Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Nina 24/06/2021

Que final...
Este livro conta a história de Yosef, líder de keitói, um homem que ama seu povo, sua família e sua cultura. Um personagem muito humano (com qualidades e defeitos), que busca a proteção de tudo que ama. O livro é bem escrito, senti que era um pouco lento no início da leitura, mas isso é compreensível, já que é necessário a inserção em todo um universo. Os personagens são bem construídos e simplesmente amei desde o início a Morgiana ?. A intolerância religiosa é abordada neste livro com responsabilidade e como ela pode trazer dor. Amei o final e deixou um sentimento de querer saber mais. Super indico a leitura e fato de ser um autor nacional merece ainda mais o nosso apoio.
Elias Flamel 25/06/2021minha estante
Sempre quando falam que o meu livro é bem escrito cresce em mim uma felicidade impossível de ser calculada. Sobre a lentidão, ela é causada pelos detalhes e por eu querer criar imagens na mente do leitor. Dito isso, sei que ela precisa ser dosada e é legal ver uma leitora que a enxergue como parte de uma construção mais elaborada.

Personagens são o coração do livro e se você gosta deles, a sensação de vitória é completa. Parabéns por ter enxergado um dos temas central do meu livro e todo mundo ficou impactado com aquele final.

Marcelle 04/01/2022

Encantador
O início do livro parece meio chatinho, pois um livro beeeeeem detalhista, as descrições são bem realistas e por vezes, um pouco longas, maaaas apesar de ser um livro enorme e cheio de detalhes, e de uma leitura fácil e encantadora. A história de Yosef é envolvente e me levou a reflexão por muitas vezes. Sua fé, seu senso de família, comunidade, por vezes foi emocionante de ler. A verdade é que terminei o livro apaixonada, pronta pra encarar mais muitas páginas do próximo, ansiosa por saber mais dessa história. A escrita do autor me deixou com uma sensação de estar à beira de uma fogueira, numa cidadezinha de interior, escutando os ?causos? contados pelos mais velhos.
Elias Flamel 05/01/2022minha estante
A sensação que desejei transmitir foi alcançada! Obrigado por mostrar que o meu desejo foi realizado.
Essa sensação de história ao redor da fogueira é o que busco. Faço até mesmo uma referência a isto no próprio livro.
Sinto que você vai adorar a continuação. Você viu que ela foi lançada?

Marlos 18/10/2021

Nesse livro, acompanhamos o cotidiano do vilarejo de Keltoi aos olhos de seu líder, Yosef.

O enredo começa com o enfrentamento de problemas do cotidiano e escala para questões sociais e problemas que colocam em risco toda a harmonia do vilarejo.

Além disso, há a questão familiar de Yosef, que é abordada de forma bem interessante, como a diferença de personalidade de seus filhos e a dificuldade que ele tem em lidar com isso.

O autor consegue transmitir ao leitor as emoções vivenciadas pelo protagonista, o que facilita a imersão na trama.

Achei bem interessante pois diverge um pouco das leituras que busco ou que sou habituado, mas gostei e achei uma ótima experiência.
Elias Flamel 18/10/2021minha estante
A sensação é de trabalho bem feito ao ver você descrever de forma clara os principais pontos do livro. Sinto que o Yosef tornou-se um conhecido seu e estou feliz ao ter a certeza que além de proporcionar uma experiência boa, entreguei algo diferente.

Ivan 08/06/2021

Ótima história, autor nacional!
A história se desenvolve em um pequeno povoado chamado Keltoi, onde se vive uma vida simples baseada na agricultura (centeio). O povoado é liderado por Yosef, um homem justo que tenta ao máximo ajudar seu povo. A história é narrada em primeira pessoa, pelo próprio Yosef.

O mundo é dominado Numitor, um grande império. Todas as cidades dominadas, incluindo Keltoi, precisam pagar tributos (parte da produção). A trama ocorre quando o imperador exige que o império tenha somente um Deus. Isso começa a preocupar Yosef, cujo povoado adora outros deuses: Os Cinco do Ciclo, que dá nome ao livro.

Alguns grupos radicais estão atacando vilarejos politeístas, deixando um rastro de fogo e destruição. Yosef precisa lidar com as mudanças que estão ocorrendo no mundo, que ameaçam a sua vida e a do seu povo.

Um livro que apresenta algumas reflexões sobre política e religião. Nos faz pensar sobre conflitos motivados por divergências religiosas.

A história é muito boa, porém prepare-se para uma narrativa lenta e muito detalhista, com pouca ação, especialmente na primeira parte do livro. A parte final é mais intensa. Porém, tenha em mente que este livro tem uma “continuação” em uma próxima obra.

Um ponto muito importante: Elias Flamel é um autor nacional contemporâneo. Não tenho dúvida do tamanho do desafio que é escrever um livro. Só estes fatos, além da qualidade da obra, já são suficientes para recomendar a leitura do livro!
Elias Flamel 09/06/2021minha estante
A simpatia das suas palavras são algo mágico. Terminei de ler a sua opinião e me senti cumprimentado. Agradeço os elogios e o fato de recomendar a minha obra. Tomarei mais cuidado com a lentidão e estou aqui na torcida para você ler o próximo.

Abraços.

Rony 20/05/2021

Opressão religiosa e miséria
Amei o livro. Foi uma boa ilustração de como a religiosidade opressiva destrói outras culturas e expressões em nome de um deus. Também nos mostra vários contrastes sociais em um sistema tal como foi no império romano e como prossegue em nossa sociedade. Recomendo bastante a obra, se esse assunto for do seu interesse e não for duro demais ler sobre o tema.
Elias Flamel 20/05/2021minha estante
Um dos temas que dediquei mais atenção gerou identificação em você e o fez gostar do livro. Fico feliz que todas as minhas críticas foram compreendidas e vi aqui no histórico que cada pedaço da jornada do Yosef foi aproveitada.

Obrigado pela leitura.

Jessica Sena 29/07/2021

Os Cinco do Ciclo
Eu já havia escrito a resenha inteira e o app do skoob crashou, pois bem, terei que fazer novamente, que ódio.

Achei o começo um pouco chato, por mostrar muito do cotidiano em uma vila, o tempo em que se passa não é algo do meu agrado hoje em dia, porém no decorrer do livro isso vai mudando e a curiosidade sobre o que vai acontecer se torna muito presente.

Uma história muito bem construída, é tudo bem feito, apesar que fiquei confusa em alguns diálogos por não compreender totalmente a forma de falar daquele povo, mas aí é uma questão pessoal, nada a ver com a escrita. Em certo ponto comecei a ficar preocupada com o rumo da história e só senti dor. Deixa um gostinho e curiosidade sobre o que acontece no segundo livro.

Enfim, recomendo a leitura, vale a pena, mas talvez não seja para todo mundo, mas mesmo assim é bom dar uma chance, podem se surpreender.
Elias Flamel 30/07/2021minha estante
Começo já agradecendo pela insistência e parabéns por ter vencido o skoob.
Agradeço pelos elogios e você pode me contar mais como foi esse sentir dor? Foi por causa dos acontecimentos da história, devido ao tom do livro ou outro fator?

Agradeço pela sinceridade e fico contente porque algo em mim me diz que o livro foi uma surpresa, algo novo para você.

Jessica Sena 30/07/2021minha estante
ah, foi pelo que acontece no final, em Keltoi, me deixou destruída hahahah mas não é nada de errado com o livro não, pode ficar tranquilo

Diana279 04/09/2021

Leitura nacional
Cara o livro é bom, ele faz uma crítica tão bem formulada sobre o governo, religião, e várias coisas ligadas a isso, mostra bem, como a mudança, independente do que seja, pode afetar as pessoas de diferentes formas. Eu gostei muito dos personagens, mas gostei mais do Yosef. Mas achei ele de certa forma, ingênuo em relação as pessoas, principalmente pelo fato de todas as mudanças que estavam ocorrendo, e ele ficar indignado com isso. Mas fora isso, o livro é ótimo, é uma das poucas fantasias brasileiras, que mostram um mundo tão diferente assim.
Cleber 05/09/2021minha estante
Valeu pela resenha. Tô gostando muito também.

Elias Flamel 05/09/2021minha estante
Ver resenhas como a sua é mais que um elogio, é uma vitória. Você enxergou a mudança, o tema central do livro. Sobre o Yosef, a ingenuidade dele é tão incomum que até causa surpresa, né?

Ser diferente não é só um desejo, é um dos meus objetivos.

Diana279 05/09/2021minha estante
Exatamente, nós estamos tão acostumados com pessoas ligeiras, de todas as formas, que a ingenuidade dele cauda espanto, por ser tão raro.
Você tá conseguindo alcançar seu objetivo, o livro mostra bem isso.

huntero 28/07/2022

Yosef é um homem que já viveu muitos ciclos e, mesmo no início de sua velhice, adora seus cinco deuses antigos, sua família e sua vila. Por eles, este homem fez e faz qualquer coisa.
Elias Flamel 28/07/2022minha estante
Duas frases capazes de demonstrar toda a vida de um personagem.
Parabéns por este belo poder de síntese e por ler o meu livro.

Amoriim 27/11/2020

Surpresa boa
Começo essa resenha agradecendo o autor por ter me disponibilizado uma cópia do ebook para minha leitura.

O livro conta sobre a história de Yosef, líder da vila de Keltoi, que tem uma família formada por sua esposa Morgiana e seus filhos Julien, Yohan e Hítalo. Indo para o império por conta de tributos, ouve boatos que podem determinar o fim de seu lar, de sua família e de suas crenças. Tendo isso em mente, parte em uma jornada para salvar todos que ama e sua vila Keltoi.

A escrita do autor com certeza é um ponto positivo do livro, Elias Flamel escreve entretendo o leitor e fazendo-o devorar o livro. Gostei bastante do desenrolar da história e de todas as histórias que Yosef relembra em sua jornada.

A forma que o autor desenvolve o lado da religião no livro é uma coisa espetacular de se ver, fazendo a leitura ficar interessante a cada página lida.

Ainda estou tentando digerir o final do livro, foi com certeza um final marcante que vai ficar na minha memória por um bom tempo, de uma forma positiva. O livro se encerra e o leitor fica com uma vontade imensa de ler a continuação.

Não costumo ler fantasias, o que me fez ficar surpreso por ter gostado tanto do livro. Estou ansioso pelo segundo livro e espero ler o mais rápido possível.
Ani 28/11/2020minha estante
adoreeeei

Thalita | @oli.thali 15/01/2021minha estante
arrasssouu!!

Bart 10/10/2020

*Elias Flamel*
Editora Independente
556 pág, 2017
Antes de tudo eu gostaria de agradecer  ao proprio escritor @flamel , que em pessoa, ele cedeu (me deu) o livro dele e hoje estou aqui falando sobre esta leitura!!
?????
O livro tem uma proposta que foge dos padrões marcadinhos de vilão e mocinho... quanto a isso o leitor vai ser pego de surpresa, pois temos um protagonista mais maduro... respondendo ao escritor no meu post anterior ... "eu conheci Yosef e Keltoi, sim senhor!!" Kkkkkkkkk obrigado!! Yosef é o nosso protagonista e mesmo uma personagem madura, vamos acompanhar sua jornada por uma aventura que vai jogá-lo em situações imprevisíveis e novas (em todos os âmbitos). Keltoi, sua cidade natal, onde vive com sua família assim como também é o "responsável" perante o império no tocante do pagamento dos impostos... esse já é um dos ponto viu!! Leia ?
Outro ponto que chama atenção durante todo o livro, é o quanto a obra tem uma poética (não é poesia), mas lendo no Kindle, eu acho que foi o livro que mais grifei kkkkkkkk, e esse trecho que mostro (no instagram eu mostro o trecho em questão) é dentro de uma embarcação, a conversa com o dono do barco é show.
Leitura fluída e tem rumo, e segura o leitor até o finzinho... onde o queixo cai kkkkkkkkkkk.
Agora, nem tudo são flores, o nosso ilustre escritor assim como @cardoso sabem o quanto eu "gosto" do estilo de Patrick Rothfuss de escrever os livros dele ... mas, o livro é massa!!
?? ?? ?? ?? +1/2

ToniBooks 04/04/2021

A religação
A partir de uma opressão social, causada por uma carga tributária insuportável, Yosef questiona a tirania praticada pelo estatus quo, deflagrando uma revolução em Keltoi. Numa narrativa minuciosa, Elias Flamel nós coloca numa ficção entre o medievo e questões sociais atuais.
Elias Flamel 06/04/2021minha estante
Agradeço pela leitura e por uma análise bem elaborada que sintetiza a minha obra.

Duda 14/09/2021

Os cinco do ciclo
O livro é muito interessante, um pouco lento no início, mas a história prende você. Quando um homem ver a possibilidade de tudo em que ele acredita mudar e ser destruído por fanáticos do deus único. Yosef sai em busca de uma forma de proteger a vila da qual ele é líder. Estou muito curioso pra saber como vai terminar.
Elias Flamel 15/09/2021minha estante
A continuação já saiu e está surpreendendo os leitores dos Ciclos.
Mudança, essa é a essência. Você a internalizou e só posso sentir uma sensação de dever cumprido.

Sobre o início lento, você tem toda razão e melhorei esta questão no segundo volume. Agradeço pelo toque , por ter lido e por sua opinião.

Duda 15/09/2021minha estante
Ansiosa para ler

Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Que a ansiedade se transforme em leitura.

Alberto 09/07/2021

Conflito religioso e início de uma saga
O livro é bem interessante, apesar de começar de forma lenta e detalhista, e nada de excepcional acontecer até a metade da história. A intenção é apresentar a religião pagã fictícia e os personagens, com destaque para o protagonista, que foi muito bem construído. Do meio em diante, o conflito religioso com a religião monoteísta é bem abordado e muita coisa acontece até o final inesperado e emocionante, que abre espaço para o livro seguinte, que certamente terá um novo ritmo, agora que a situação foi toda apresentada.

O livro me foi gentilmente cedido pelo autor brasileiro, Elias Flamel, a quem agradeço pela experiência, e está disponível no Kindle Unlimited, assim como o segundo volume, Herdeiro do Ciclo. Fica a recomendação. ??
Elias Flamel 09/07/2021minha estante
Agradeço pela leitura e pelas palavras sinceras. O ritmo é um dos pontos que mais tive que melhorar e melhorei no segundo volume. É algo que sempre tenho que ficar mais atento. Pontuações como a sua me fizeram enxergar esta questão e sou grato.

A sensação de conquista é enorme ao ver o elogio sobre a construção do protagonista, sendo que, ele é o coração do livro. Também tenho que comemorar pelo tema não ser só compreendido como também elogiado.

Você acertou, Os Cinco do Ciclo cria todo um contexto para o próximo livro que será muito dinâmico. Obrigado por tudo e abraços.

Will 27/03/2023

História interessante e leitura agradável.
Uma boa história, posso colocar como destaque a capacidade de escrita imersiva do autor, pois me senti em Keltoi, consegui recriar mentalmente com riqueza de detalhes o ambiente, seus personagens, suas personalidades e peculiaridades. O interesse na história cresce com o passar do livro e mesmo após concluir, tenho várias perguntas e o desejo de uma continuação.
É muito interessante a forma como o enredo mescla elementos culturais de história, referências a povos antigos, a arte de fazer política que é quase atemporal e também pitadas de mistério. A ambiguidade dos personagens nos aproxima da realidade, assim como alguns diálogos humanizam a história, que recheia a jornada de Yosef com problemas cotidianos. Parabéns ao Elias pelo trabalho completo, pela vasta pesquisa que deve ter feito pra criar todo o universo cultural do livro e também pela simpatia, pois pude ler enquanto fazia observações ao próprio autor, o que enriqueceu ainda mais a experiência.
Espero voltar a Numitor em breve...
Elias Flamel 28/03/2023minha estante
Gosto de comparar a escrita com uma saborosa comida. É necessário misturar temperos, diversos alimentos e até mesmo diversas temperaturas. Tudo isso conversando entre si forma uma experiência única.

Vendo os seus elogios sinto que Yosef foi um personagem marcante na sua leitura. Humanizar e conseguir transmitir um cotidiano é aproximar o personagem do leitor e transformá-lo em uma lembrança. A leitura é marcante quando isso acontece e tento fazer o mesmo com a escrita. Parece que consegui.

Agora é continuar trabalhando para manter, e, quem sabe, melhorar o padrão.
Abraços e vamos conversar sempre.