Os Cinco do Ciclo

Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Barbara 17/04/2021

Os cinco do Ciclo
Livro lindo! Amei conhecer a vila de Keltoi, seu povo maravilhoso e o líder mais humano e orgulhoso do seu povo que eu já vi. Yosef de Keltoi vai fazer de tudo pra salvar seu povo e sua cultura da tirania e fanatismo do império. Uma história linda, cheia de amor, dor e muita determinação. Muito feliz com esse livro e já ansiosa pelo próximo.
Elias Flamel 17/04/2021minha estante
Quanto amor.
Palavras doces, palavras tão belas como as flores.
Vejo elas como um troféu e digo que elas combinaram com o sorrir da foto :)
O próximo já foi lançado e espero que você goste.

Barbara 17/04/2021minha estante
Parabéns pelo livro excelente. Amei de verdade.

Elias Flamel 18/04/2021minha estante
Obrigado.

WilliamAssis 14/02/2021

Os Cinco dos Ciclos ou um Deus único
Elias Flamel traz nesse primeiro livro uma descrição completa e bem ambientada da pacata vila de Keltoi que tem como líder Yosef, toda vila precisa ter seu líder alguém que defenda seu povo, sua religião. Numitor a capital busca introduzir apenas uma única religião a do Deus único e isso vem provocando extermínio e muitas mudanças em todos os povos.

Uma história rica em detalhes sobre família, liderança, religião, e amizade. Até onde um líder, precisa ir para poder provar seu valor e defender seu povo contra Numitor, até onde a amizade de amigos vai para poder ajudar a salvar um povo, o que é preciso renunciar em troca da amizade verdadeira.

É preciso lutar uma guerra ou podemos recorrer a quem nós sempre servimos e pagamos nossos impostos, será que Numitor poderá ajudar a manter a religião, do Cinco dos Ciclos ou seremos castigados e não se poderá mais ser livre?

Entre terra e mar, venha você também se aventurar nessa história maravilhosa.
Elias Flamel 16/02/2021minha estante
Imaginei esse texto em uma bela revista focada em literatura.
Obrigado, muito obrigado.

rayane_emily 18/07/2021

Entre a realidade e a fantasia
Confesso que comecei a ler o livro sem saber muito a fundo sobre a história, porém, com o desenrolar da trama e a apresentação das personagens, comecei a me entreter e a me interessar com esse mundo. Primeiramente, é importante ressaltar que os elementos históricos e as referências às religiões e às culturas clássicas foram aspectos que fizeram com que eu me identificasse mais com o livro, principalmente com a história genial do império de Numitor. Além disso, os problemas sociais e a intolerância religiosa foram executados de forma bem realística e e abordados de forma consciente.
Porém, pode ser por uma questão pessoal ou por eu não estar acostumada com essa temática (apesar de ter apreciado muito), a progressão da história demorou um pouco para que eu consumisse a obra mais rápido, creio que se ela tivesse mantido o mesmo ritmo da metade para frente eu teria dado 5 estrelas (principalmente por aquele final surpreendente e emocionante) e terminado em um tempo mais curto.
Mas obra continua sendo perfeitamente apreciável e o final realmente me deixou curiosa com o desenrolar da narrativa no próximo livro, o qual pretendo ler.
Elias Flamel 19/07/2021minha estante
Um mundo que nos faz viajar para além da realidade deve ser explorado através da leitura. Palavras surgidas logo após a primeira frase da sua resenha. Depois percebi que o estudo sobre o império romano valeu a pena. Não sei se sou a pessoa ideal para tratar de questões delicadas, entretanto, falar de problemas sociais sempre é necessário e acredito que a arte é uma das melhores formas para abordá-los.

Leitores já me falaram da questão do ritmo, principalmente no início, e é um ponto que sempre me manterei atento e que melhorou muito no segundo volume da saga. Quem sabe no próximo livro consigo um 4,5 ou 5 estrelas (risos).

O final deixou muita gente de queixo caído e fico feliz ao saber que você quer ler o próximo.

Thiago.Barros 01/10/2022

Deuses e o Deus único
Neste livro foi possível esclarecer e afirmar algumas convicções que tinha referente a dizimação das religiões de vários Deuses, que são denominados de Mitologia, sendo: grega, nórdica, egípcia, romana... Para ocorrer tal ato muitas pessoas perderam as suas vidas por serem denominadas de pagãos.

Essa é uma visão macro de minha percepção da estória. Contudo o livro relata a vida do líder de Keltoi, Yousef. Responsável para proteger seu povo e servir o império de Numitor.
luanardlourenco 02/10/2022minha estante
??

Elias Flamel 05/10/2022minha estante
Quando o livro transforma-se em uma mensagem que convida a reflexão. Diante desta conquista olho para as minhas páginas e aplaudo a mim mesmo como uma criança feliz.

Fiquei curioso para ver toda a sua visão, mas de momento agradeço de coração as palavras ditas sobre o meu trabalho.

Everton Vidal 08/11/2020

É a história de Yosef, líder de uma pequena vila de um poderoso império, um homem amante dos livros, honrado e dedicado ao seu povo que reluta em aceitar os ventos de uma mudança que está para ocorrer. Esse tema da mudança é uma espécie de motor do romance, com os personagens se desenvolvendo a partir de sua atitude ou reação a ele. Desses personagens a mais admirável é Morgiana, esposa do líder, uma mulher forte, inteligente e intuitiva. Seus filhos mais velhos, Hítalo e Yohan representam pontos de vista distintos sobre como encarar o futuro, o realismo fruto do amadurecimento e a esperança otimista. Além deles, há dois personagens que ocupam um lugar importante, Guilda, preceptora de Yosef e o seu amigo marinheiro Hadart.

Outro aspecto central e muito interessante é o religioso, marcado pelo choque entre religiões e os resultados que isso traz nas pessoas (fé, medo, dúvida, resistência, decepção, perseguição, etc.). O próprio nome do livro se refere ao panteão do povo de Keltoi. Particularmente foi o que chamou a minha atenção desde o primeiro momento.

É um livro criativo, com uma história cativante, que além de entreter aborda assuntos que geram reflexões sobre coisas que ocorrem no nosso dia a dia, com o adendo especial de que é um autor brasileiro. Ah, e o livro tem continuação. Recomendado!

Ana Ponciano 09/06/2020

Poético
Esse livro me surpreendeu pela sua escrita poética e filosófica. Porém, alguns problemas, sobretudo no começo, atrapalham o andamento da estória (muitas digressões, algo que poderia ser encurtado e ido direto para a ação).
Eu saliento a parte da tempestade, muito bem escrito. A descrição final também (sem spoilers)

Espero continuação!!!

Karine.Maco 02/02/2022

Um lider ingênuo de uma pequena Vila
O livro é narrado pelo Yosef, o líder da vila de Keltoi. Os moradores da vila vivem da agricultura e seguem uma religião que cultua a vários deuses. O Yosef passa a ter sonhos recorrentes onde os deuses pedem por ajuda e Hitalo, seu filho mais velho, ao voltar de viagem confirma que fanáticos por um Deus único estão incendiando vilas. A história tem como base o apego do Yosef a fámilia, cultura e a religião. Eu sinceramente achei o Yosef bem ingênuo para um líder. A história até que é interessante mas, acredito que as muitas descrições e exposição de pensamentos do Yosef que não acrescentam nada a narrativa a tornam monótona e cansativa. De qualquer forma me empolguei para ler o próximo livro porque gostei muito do personagem do Hitalo. Ele não é ingênuo como o pai.
Elias Flamel 03/02/2022minha estante
Agradeço a sua sinceridade, ela é parte da minha evolução.

Sobre as descrições, você tem razão. Gosto de construir imagens na cabeça do leitor e este desejo me fez querer que cada detalhe seja imaginado. Conforme a minha pilha de livros lidos aumenta percebo que a descrições podem ser feitas de forma mais sucinta e também com mais movimento. A respeito dos pensamentos do Yosef serei bem sincero. O personagem estava tão vivo em mim que simplesmente quis botar toda esta vida para fora. Faltou uma ponderação ou quem sabe a mão de um editor profissional.

Dito tudo isso fico feliz por você ter gostado do Hitalo e ficar curiosa sobre a continuação. Não posso esquecer de falar sobre a ingenuidade do protagonista. Ver que você não gostou da ingenuidade do protagonista me deixou satisfeito porque a ela foi bem feita (sinto que o personagem foi bem construído).

Muito obrigado pelas sua opinião.

Karine.Maco 03/02/2022minha estante
Os personagens foram muito bem construídos sim. Percebi uma melhora na questão da descrição nos últimos capítulos, pq são mais objetivos. Mas, fico feliz que vc aproveitou as críticas para evoluir na escrita. Um abraço.

Beatriz Kath 08/10/2021

Os Cinco do Ciclo
A história acompanha o líder de uma vila buscando proteger seu povo e sua cultura, uma vez que surgiram boatos indicando possíveis ameaças à sua religião, assim como a todas as outras diferentes daquela que foi recentemente adotada pelo Império ao qual ele e sua vila pagam tributos.

O livro então acompanha toda a jornada desse líder, e o faz com uma grande proximidade entre o leitor e o personagem, principalmente por conta da narrativa em primeira pessoa, pois, dessa forma, ficam bastante claros todas as incertezas e confusão dele quanto aos boatos repentinos; a preocupação com sua família e seu povo; e o desconhecimento quanto a tudo que realmente acontece no Império.

Porém, ao mesmo tempo que isso tornou a história bastante imersiva e me aproximou do protagonista, em alguns momentos também tornou a leitura um pouco cansativa, porque fez com que eu não soubesse bem o que estava realmente acontecendo fora da mente do protagonista.

Isso porque o personagem passa algum tempo bastante confuso e, como o ponto de vista dele é o único, eu também me sentia assim, e sem saber bem o que esperar, o que temer ou pelo quê torcer.

Gostei das cenas iniciais, que estabeleceram as relações dele com boa parte da sua vila, e também da sua família. Embora tais personagens acabem não aparecendo tanto durante a jornada solitária do protagonista, deixa bem fácil de entender o desejo que ele tem de proteger tais pessoas.

Durante as viagens e buscas realizadas por ele há algumas cenas de ação, nas quais a narrativa segue um ritmo mais rápido, porém, em outras cenas, mais uma vez acabei achando o ritmo lento por conta de todas as descrições e algumas ações que, ao menos para mim, foram excessivamente prolongadas.
Elias Flamel 09/10/2021minha estante
Como não gostar de uma resenha que mostra que a minha obra foi entendida linha por linha. Um texto que elogia ao mesmo tempo que sabe apontar críticas. Comemoro a imersão e a lentidão é justificada pela falta um editor profissional e um aprofundamento na questão da estrutura narrativa. Não sei quando poderei melhorar este primeiro ponto, mas melhorei o segundo na continuação.

A confusão pode ter como origem a quantidade de pensamentos do personagem e a proposta diferente se comparada a outras fantasias. Pelo seu texto, sinto que o "ficar perdida" se deu no inicio e foi melhorando conforme o avançar da história.

Adoro descrições, elas são os meus traços e cores. Acredito que sempre terei esta característica. Isso pode ser um estilo, mas deve ser dosado. Obrigado pelas excelente considerações que farão parte da minha evolução. Feliz em ter o meu livro lido por você.

Beatriz Kath 10/10/2021minha estante
Muito obrigada também, pela oportunidade de lê-la. Foi uma experiência bem interessante pois, como disse, é uma história com uma proposta diferente daquelas que costumo ver em outras obras do gênero.

Espero que continue sempre escrevendo e criando novas histórias ??

Elias Flamel 11/10/2021minha estante
Ser diferente é um combustível, uma meta e um desejo enquanto escritor. Quero sempre trazer algo diferente ou tentar inovar em alguma questão sobre o gênero da fantasia.

Ter leitoras como você querendo mais é um baita incentivo.

Márcia 26/07/2021

Os cinco do ciclo - um livro para refletir e emocionar!
Este livro narra a história de Yosef, líder do vilarejo de Keltoi, terra de um povo simples e harmonioso. A economia local é baseada na produção de centeio e sua religião é politeísta, em que seus deuses são denominados "Os cinco do ciclo".
Parte de sua produção periódica deve ser entregue à capital Numitor, como forma de tributos. Yousef é muito querido e respeitado por seu povo e por sua família.
Rumores sobre a imposição de uma nova religião de um Deus único e de ataques às vilas que não seguem este Deus preocupam Yousef. Estes boatos se confirmam através de uma conversa com seu amigo livreiro Lucien, quando o líder de Keltoi vai a Numitor entregar seus tributos.
Ao retornar ao seu vilarejo, nosso protagonista reúne seus conselheiros e juntos tomam algumas decisões.  Uma delas é a de que ele, Yousef, partiria para Numitor, pedir ajuda e proteção à capital, afinal sempre cumprira suas obrigações e pagara seus tributos regularmente e agora seria a hora da capital retribuir. A outra é a de que seu filho mais velho, Hitalo, partiria em busca de homens para defender o vilarejo.
Yousef parte então para uma aventura além mar, na embarcação de seu amigo marinheiro Hodar, em busca de uma solução para salvar sua família e seu povo , a quem sempre dedicou sua vida!

A história é narrada em primeira pessoa e apresenta um tom bastante intimista.  Por isso mesmo, não apresenta muita ação em boa parte do livro. No entanto surgem reflexões muito sensíveis e atemporais ao longo do texto, o que faz a leitura valer a pena.
A narrativa apresenta muitas camadas, mas alguns temas se sobressaem, como as questões sociais, políticas e religiosas.
A questão religiosa é o fio condutor da trama, mas o que me sobressaiu foi ver como o sistema político de Numitor lida com esse problema e como é parecido com o que vemos em nossa sociedade, independente do tema a ser abordado.
O protagonista é um homem comum,  tem seus erros e acertos e já se sente velho e cansado, mas ainda é forte e destemido. Busca transmitir aos seus filhos seu conhecimento, sua crença e sua sabedoria para que um dia assumam o seu lugar.
Em sua jornada sofre, mas também aprende valiosas lições.
A escrita do autor é bastante descritiva, mas também sensível e por vezes poética. É um livro muito bom, mas não tenha pressa  de terminar e não espere por muita ação, pois não é o que o livro oferece. Em contrapartida traz momentos de reflexão incríveis e um final que...Meu Deus!!! O que foi aquele final? É pra matar a gente do coracão? Fiquei simplesmente chocada!! Sem palavras pra ele.... Só leiam!!
Elias Flamel 30/07/2021minha estante
Uma resenha tão bem escrita. Na primeira linha, como em todas as resenhas, li como se eu fosse um autor amador. Conforme avançava pelas pontuações, geradas por um olhar acostumado com as páginas, o escritor profissional foi surgindo. No final me imaginei como um grande autor que vive das palavras lendo uma resenha em um jornal.

Alessandro.Aguilera 15/03/2022

Um bom livro
Li a convite do autor. Não me decepcionou na leitura. No começo achei um pouco lento, mas devido a ambientação e descrição das personagens foi bem aceitável. Gostei muito de Yoself, Lucien e Hodar. Até a metade da leitura não sabia que rumo a história iria seguir, foi uma ótima supresa o desfecho do livro. Parabéns pela obra.

David 19/11/2020

A luta pelos seus Deuses
Ótima leitura, gosto de como Keltoi é um lugar pacato e gosto de todos os personagens, como conseguem ser interessantes... acredito que o objetivo do personagem principal em si é bem claro e como ele vai embusca disso se torna firme; Confesso que algumas vezes a leitura se arrasta um pouco, se torna um pouquinho cansativa... principalmente pelo início da história. Não sabia onde chegaria rsrs porém o gás vai vindo é cada pedaço da história foi me dando uma agustia .. e o final foi bem chocante!!!! Parabéns ao autor.

Gabriel 19/02/2021

Um livro nacional inspirado nas culturas das civilizações da antiguidade. Um livro que surpreende com tamanha descrição dos acontecimentos e sentimentos dos personagens. O nosso protagonista Yosef sai do conforto de sua vila, Keltoi, em busca de pedir ajuda aos senadores do império de Numitor, sua jornada em busca de justiça e segurança ao seu povo é marcada por grandes tragédias e desilusões.
Obrigado, Elias Flamel, por sua incrível história. Obrigado, Yosef, por seus grandes ensinamentos.
Elias Flamel 19/02/2021minha estante
De nada :)
Ver a forma como você gostou do livro é uma grande conquista.
Feliz, estou muito feliz

Aline__ 15/04/2021

"Cada escolha é um novo ciclo, cada ciclo é um novo mundo."
É a história de um senhor chamado Yosef, casado, pai de três filhos e líder de sua pequena vila chamada Keltoi. A vila planta centeio e uma parte deste plantio é destinada para o pagamento de tributos ao império de Numitor.
Durante o livro acompanhamos o poder que o império tem sobre a vila e a influência forçada e quase certa que se aproxima colocando em risco a segurança, a cultura e as crenças dos moradores de Keltoi.
O livro possui uma escrita detalhada e por vezes quase poética sobre a visão de vida e os sentimentos do líder Yosef. É possível perceber a gratidão que ele tem pelos ciclos vividos, a inocência do personagem e o amor que ele tem pela vila.

O autor foi muito gentil e generoso me enviando o livro para que eu pudesse conhecer a história de Keltoi. :)
Muito obrigada.

Elias Flamel 15/04/2021minha estante
Sempre fico feliz quando falam da minha escrita detalhada e, tenho quase certeza, que você foi uma das poucas que salientou a inocência do Yosef.

Mandei com o maior prazer e que bom que você gostou.

thabooks 15/03/2021

Interessante
Livro nacional! (entra aqui o meu apelo para darem uma chance aos livros contemporâneos nacionais, porque eles valem a pena.)

É uma leitura empolgante. Conta a jornada de um líder e seus filhos na luta para preservar seus costumes e religião. Confesso que, de início, estava meio estranho a forma como eles falam, mas depois fica tudo certo.
Elias Flamel 16/03/2021minha estante
Eles valem sim e é ótimo ter reconhecimento dos leitores.
Costumes e religião são a base por trás de muitos personagens.
Tenho que aprender a melhorar o início dos livros e agradeço pela leitura e pelas considerações.

sara 26/06/2021

Adorei tudo sobre esse livro, o fato de ser um livro de fantasia nacional, a escrita descritiva e poética, a religião e a intolerância religiosa serem tão relevantes no desenrolar de um livro de fantasia!! Eu adorei tudo isso.
Livros com questões sociais são os meus favoritos (sempre) e esse não me decepcionou. Foi uma leitura mais lenta no começo, porém compensou na trajetória do personagem principal.
Acho que a insegurança, medo, preocupação e resiliência que cercam Yosef é um retrato bem real do que sentimos quando nossa própria fé é posta a prova.
Como posso ser obrigada a desconhecer tudo aquilo que conheci a vida inteira? Me peguei pensando nisso boa parte do livro.
Um livro que te faz pensar sobre a realidade, é sempre um bom livro.
Elias Flamel 27/06/2021minha estante
A obra te encantou e isso me deixa feliz. É bom ver uma leitora que gosta do poético aliado as questões sociais.

Entendo sobre a lentidão no começo da história e melhorei este ponto na continuação. Alias, o ritmo na narrativa é algo que preciso ficar muito atento e até estudei a respeito.

O Yosef te fez refletir sobre a fé. Esta obra cumpriu a missão com louvor :)
Agradeço pela leitura e por todos os elogios.