Twilight

Twilight Stephenie Meyer

Resenhas - Twilight

Ruth 27/07/2023

Ler crepúsculo é um evento canônico de toda adolescente meio gótica e trevosinha, mas na época não li e agora mais velha e amante da saga de filmes, resolvi finalmente ler. Comecei muito empolgada com a leitura e recordando todos os detalhes do filme, é muito nostálgico pra mim e trás uma memória afetiva boa sobre a história. Mas de certa forma, foi uma leitura maçante e que serviu para suprir as expectativas da minha adolescência.

MadeInHopeWorld 19/07/2023

Um toque de nostalgia
Sempre fui apaixonada pelos filmes de crepúsculo e tinha um enorme carinho pela saga. Ler o livro, entretanto, é uma experiência completamente diferente e eu diria que até melhor! Super recomendo para quem é fã de um estilo mais clichê do romance. Nem todos vão gostar, obviamente, mas é realmente uma saga que vale a pena ler. Crepúsculo tem meu coração.

Leonor 25/06/2023

Resenha
É um livro interessante, no entanto sinto que o li demasiado tarde. Recomendaria que fosse lido por pessoas com 12/13 anos, não mais velhos
A história é interessante mesmo para uma pessoa como eu que não aparecia fantasia.
Por vezes sinto as personagens bastante "?" o que me irritou durante todo o livro!

b.de.biscoito 20/06/2023

Mitologia interessante, escrita extremamente amadora
Comecei a leitura de cabeça aberta, tentando tirar os preconceitos que tinha gerado sobre a obra através dos anos. Afinal, crepúsculo teve sua época e ela era GRANDE, então quis entender parte desse fenômeno também. Eu juro que quis muito gostar desse livro, mas não teve como.

O livro apresenta os personagens de maneira bem rasa, assim como todo o resto: cenários, cenas, pensamentos. É o debut da autora, e fica muito nítido. A personagem principal provavelmente foi a criadora do gênero "garota que não é como as outras", pois ela lê (?), é tímida e (eu preferia acreditar que isso era apenas um meme) não consegue se manter em pé de tão desengonçada. As descrições a partir da visão dela são péssimas, porque o foco delas é em uma pessoa só: o Edward. Isso até explicaria a falta de detalhes em todo o resto, mas não deixa de ser ruim ou no mínimo, medíocre.

O "problema Edward" é gerado aos poucos, porque ela começa a descrever ele quase como um deus grego, e fica essa bajulação durante o livro todo. O Edward também não é um personagem "gostável", porque fica mudando de temperamento a cada duas frases que fala, tanto que a Bella diz em certo momento "Você tem transtorno de personalidade múltipla?" e isso exemplifica bem.

E aí vem o problema principal: esse livro é careta demais, envelheceu muito mal. Várias vezes eu me vi sentindo repulsa de tão careta que era. Os diálogos nem sempre são críveis, assim como as reações dos personagens. Além disso, o livro é longo demais pra conter isso tudo (502 PÁGINAS), pra algo que poderia ser contado em 200.

Maaaas nem só de coisas ruins dá pra viver. Existe uma mitologia muito interessante aqui: a maneira dos vampiros, a diferença física entre os que se alimentam de sangue humano X sangue animal, o background da família Cullen (especialmente da Alice e Carlisle), os poderes que alguns vampiros tem, a maneira como eles se tornam como são e perdem as memórias da vida de "antes", a pele do Edward que é quase como vidro no Sol, e assim por diante. A guinada na história depois do jogo de baseball também foi uma das partes mais importantes (com a introdução dos vampiros caça-humanos), porque até os 60/70% foi só romance e nada mais. A partir daí, ficou interessante se tornando quase um thriller.

Por fim, não sei se investirei meu tempo de novo na história em forma literária considerando a quantidade de tempo que eu gastaria (os outros são tão grandes quanto ou até mais), e a diferença pros filmes (que pelo menos nesse primeiro) foi mínima, pois cortou grande parte das coisas que fazem o livro ser chato e dão mais contexto pro final do filme. Dá pra ver o quanto essa história influenciou tantas outras que vieram (pro bem e pro mal, como os hots que usaram dessa dinâmica submissa + homem agressivo e incompreensível com passado misterioso), e quão importante ela é pra cultura pop, e isso basta.

Antonella 20/06/2023

Bem o que eu esperava
Obviamente não comecei a ler crepúsculo achando que ia ser uma obra prima da literatura kkkk

Me passou uma vibe bem gótica sad girl e por mais que tivessem umas cenas que me deram vergonha alheia não fugiu do que eu esperava

Yasmin 10/05/2023

Já tinha lido crepúsculo quando era mais nova só que tive a oportunidade de reler em inglês. Não recordava das diferenças com o filme(vejo direto) e percebi que a Bella é mais desastrada e com mais camadas no livro do que no filme, assim como o Edward é mais sarcástico. Excelente e é como se fosse um complemento do filme

Davi Lima 23/04/2023

TBT
A experiência de voltar pra essa leitura tantos anos depois foi bem interessante. Somos pessoas que mudam com o passar do tempo e nossa experiência de leitura vai mudando também.

Consegui ver aspectos da história que não tinha visto antes, e, francamente, não entendi o hate todo em cima da Bella. Tirando toda a dependência emocional do relacionamento que se forma, ela é só uma adolescente cara. Tá na idade certa de falar, pensar e fazer merda.

Enfim, foi uma experiência legal. Vou seguir com New Moon.

Stefanny 23/04/2023

A releitura de uma das obras que marcaram minha adolescência
Sou uma das crias de Crepúsculo: minha adolescência foi moldada por essa aventura envolvendo vampiros e todo o misticismo da história. Vi os lançamentos de cada sequência e dos filmes, sempre acompanhada de amigos que também amavam a incrível história que Meyer tinha criado. Entretanto, com o passar do tempo, comecei a notar o quão problemática a história parecia e, por esse motivo, resolvi reler a saga Crepúsculo em sua língua original para entender se realmente a história tinha problemas ou se apenas os filmes haviam exagerado na dose.

E cheguei ao veredito que a história não é tão ruim quanto parecia ser, apesar de ainda ser problemática em alguns pontos.

Mesmo sabendo o quão tóxico o Edward é, Crepúsculo não foi uma péssima releitura, pelo contrário, foi bem divertido reler a história de como uma simples humana se apaixona por um vampiro centenário. Mas, de qualquer maneira, fiquei um pouco surpresa em como a história do primeiro livro passa relativamente rápido: Bella chega na escola, dias depois finalmente tem o primeiro contato com o Edward que assume que desistiu de tentar se afastar, num sábado os dois saem sozinhos, no outro dia ela já conhece a família dele e temos todo o drama do vampiro James atrás da Bella, o que já nos encaminha para o final da história.

Ainda que bem narrado, fiquei um pouco agoniada em como em poucos dias Bella já amava Edward e vice-versa. Sem contar no modo como Edward quase perde a cabeça quando James começa a caçar a Bella e ele não ouve mais ninguém, nem mesmo a namorada.

A releitura definitivamente foi incrível para entender um pouco mais sobre a história que marcou uma década e que até hoje é sempre lembrada quando o clima está idêntico ao de Forks, assim como para finalmente ver como Edward é um péssimo exemplo de homem e Bella é uma personagem nada inteligente em diversas situações. Até mesmo os vampiros bonzinhos que não bebem sangue humano podem ser pessoas terrivelmente ruins e muito tóxicas.

site: https://www.tiktok.com/@isterbooks/video/7222005497568693509

Debs Vegs 08/04/2023

Queria não ter gostado mas sigo adicionando o próximo na lista ?
Não achei perfeito poréeeem foi uma leitura legal, assim como nos filmes continuo não gostando da Bela mas o restante dos personagens, principalmente a Alice, são beeem legais

Seguirei lendo pois quero muuito mais Jacob e brigas de lobos vs vampiros ??

Virginia 25/03/2023

Que leitura mais gostosa! cada coisinha que o Edward falava eu ficava pensando "meu deus podia tanto ser meu amor ali" ai incrivel

maria6977 11/03/2023

EU AMO MTO CREPÚSCULO.

é tao simples e tão tipo uauuuuuuuuu.

a bella uma chatona porem amamos ela.

Lara 28/02/2023

Going back to twilight
So, I finished reading Twilight after more than 10 years since the last time and this time in English. I fell in love again with the Cullen family specially Edward, so let me go into my thoughts.
Bella is not the best main character, she's completely bland but somehow I really like it, I love the first book and how it shows her falling in love with Edward, he's definitely the best character, and the best thing about this book: no Jacob for the majority of the book ?
I wish there were more interactions of Bella and the Cullens apart from Edward and Alice, but anyways, it's still a good book.

Cla 24/02/2023

Twilight - resenha
Eu já tinha lido crepúsculo em português, então já sabia que ia ser bom. O inglês é fácil - intermediário. Muito bom para começar a ler em inglês e aumentar o vocabulário. Tem muitas expressões que eu não conhecia e acabei aprendendo.