A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Helena 21/02/2023

A história é mais secreta do que eu achei que seria
O livro nn para de ter plot twists mas o final é agoniante parece que tudo desmorona, (se é que tem como) que ngm consegue ser feliz aqui mds. Como leitor vc se torna o Richard pq a gente é enganado assim como ele. No final achei a história ótima mas muito longa e arrastada

Isa 29/04/2023

ELE FEZ O QUE????
Ah, o ensino superior. seduz com seu aparente glamour e hedonismo, a promessa de conhecimento pra saciar aquela arrogânciazinha do fundo da nossa mente. inevitavelmente acaba em tragédia.

diferente das nossas tragédias universitárias usuais ( um trabalho em grupo cansativo, noites em claro estudando para uma prova) o protagonista desse livro consegue se envolver em um ASSASSINATO. agora você pode se sentir um pouco melhor consigo mesmo, pelo menos você não é esse otario.

Richard Papen: pobre coitado (literalmente falando), definitivamente MUITO hétero( eu juro) ansioso por uma vida maior que sua cidadezinha da califórnia. e lá vai ele para Hampden College, em Vermont, onde ele se mete com uma turminha da pesada que vai aprontar altas aventuras.

Henry, o líder, figura misteriosa, sempre com uma carta na manga, prodígio do Grego e especialista em chatices. Bunny, a personificação do ?se ele for na festa eu não vou?, simpático quando você conhece, ainda mais simpático quando você não conhece, rip. Francis, gay e melhor do que você, provavelmente tem o pulmão preto de tanto fumar. Charles e Camila, o primeiro um semi pseudo quase alcoólatra que é tão mas tão legal que o santo desconfia, e a segunda que eu só consegui definir como mulher, porque ela é muito mulher. tipo mulher ao quadrado. mulher à quinta potência. eles são irmãos bastante próximos, do jeito aristocrata mesmo.

essa gangue é arrogante e irritante e cansativa e inquietante. eles são aquele furacão estranhamente convidativo vindo direto na sua direção, mas se o furacão viesse acompanhado de música clássica. juntos eles estudam grego antigo ( de uma maneira relativamente vaga, vamos combinar) sob a tutela de Julian, o tipo de professor que qualquer pessoa de humanas com um ego um pouquinho acima da média amaria ter.

esse livro é sobre um crime, mas ao mesmo tempo não é. é uma análise observadora e incrivelmente subjetiva dessas pessoas incomuns e geniais, dos seus lados resplandecentes e dos seus lados obscuros. tal qual nas tragédias gregas, os acontecimentos movem como que controlados por um fio invisível do destino, conferindo misticismo e até certa poesia ao que é dito e feito pelos personagens. taí um dos perigos de voar perto demais dos gregos antigos com asas de cera.

essa obra prova que é sim possível escrever algo envolvente sem sacrificar a qualidade da escrita, e acredito que podemos todos aprender um pouquinho com isso.

tendo dito isso, trago críticas, porque nasci hater e hater morrerei. o uso de ?slurs? (em inglês, insultos específicos direcionados a grupos minoritários) foi algo consistentemente desconexo durante a obra, a ponto de eu questionar sua necessidade muitas vezes. é uma questão polêmica, e eu entendo o apelo à verossimilhança, mas não posso deixar de me perguntar se a escrita não poderia ter ocorrido de uma maneira mais bem-feita, menos jogada. tenho também problemas com o ritmo do livro em partes específicas, e o vai e vem pra dormitório merecia uma editadazinha, especialmente nas primeiras 200 páginas.

acredito que este seja um livro com bastante valor, ainda que conte com seus tropeços, especialmente pra quem gosta de destrinchar bem personagens com uma moralidade duvidosa. de resto, quando forem matar um colega de classe, estejam dispostos a arcar com as consequências?sejam elas quais forem.
juju 08/05/2023minha estante
EU AMO A LENDA RAINHA

Lavinya 22/05/2023minha estante
Só queria dizer que AMEI sua resenha, a forma como você comentou a história de forma descontraída e dando uma breve descrição dos personagens, estou ainda mais ansiosa para ler agora!

rkive 10/01/2024

Um grupo de brancos juntos é sempre um problema
Eu gostei de certos pontos da leitura, mas ao mesmo tempo desgostei de como em vários momentos a leitura vira uma coisa muito maçante, especialmente na primeira parte do livro onde as coisas estão bem mais confusas

a primeira parte do livro não vou negar que achei bem chatinha, os personagens estavam me irritando e pareciam só encher o saco de todos incansávelmente, todos pareciam esconder até o que comeram na semana passada e ainda tinha o richard (o narrador) que as vezes parecia deslocado.
a segunda parte foi a mais interessante para mim, pois parecia que tudo estava a prester a dar errado e com os personagens a beira de um surto de nervos. em relação aos personagens nessa segunda parte eu ainda não consegui me conectar com eles e só conseguia achar que todos faziam parte de uma comédia dramática.

todos os personagens nao pareciam confiáveis
o richard, que é o pobre coitado tentando entrar em um grupo de ricos, em muitos momentos parecia descrever as coisas como se tivesse faltando algo e isso me deixou desconfortável, realmente eu só queria que ele fizesse um terror psicológico em cada um e esclarecesse as coisas.
os gêmeos, charlie e camilla, até agora me causam dúvidas, eu senti repulsa deles e até agora quero explicação sobre como diabos aquilo foi acontecer.
o henry pra mim é um gay enrustido, parece que tudo ele quer transformar em um conto dramático grego de iliada, muitas vezes quase esqueci de toda a manipulação quando ele era gentil com o richard e até agora queria saber como era a relação dele com a camilla.
o Francis é o meu fav disparado de todos, o coitado só era criticado por ser gay!
eu fiquei meio tristonha com a descrição dele no final, porque eu queria mesmo que ele fosse feliz.
e o bunny, que só soube me estressar com aquele jeito debochado nojento dele, claro que tinha umas coisas que ele estava certo e só falava pra alfinetar um ou todos, mas ao mesmo tempo não aguentava aqueles comentários nojentos, machistas e homofobicos, ainda bem que ele foi visitar iliada ?

e por fim o final foi realmente algo que estava esperando e não me surpreendeu tanto.
dantielos 10/01/2024minha estante
como pode todo henry ser um viadao

rkive 10/01/2024minha estante
KKKKKKKKKK pior que é

Marie 15/08/2022

sdds do que a gente não viveu
Esse livro é ótimo. A leitura é longa, mas eu nunca me senti entediada lendo, mesmo quando não acontecia nada e era só o narrador brisando, era super interessante (pelo menos para mim). Eu realmente sentia que estava na sala com eles, observando e conversando. Também entendia muito o ponto de vista do narrador, como se ele tivesse do meu lado contando essa história.

De primeira, você já sabe o que aconteceu, mas o desenrolar dos acontecimentos é muito inesperado. E você está tão acostumado com os devaneios do narrador que nem percebe quando algo crucial acontece, e é sempre uma bomba jogada na sua cara.

cris 13/07/2021

"A beleza é aspera"
Que livro incrível, não vou me esquecer tão cedo. Fui surpreendida demais, os personagens são muito bem construidos. Por mais que já sabemos o que vai acontecer, o desenrolar da história te deixa completamente imerso.

Temos aqui um grupo universitários muito inteligentes, mas todos perturbados, bebados e drogados. Mas acredite em mim, ainda sim você vai admirar o gênio deles, a inteligência e o modo cauteloso de ser.
-obs: após tantas referências a "Ilíada" e "A divina comédia", o henry me despertou a vontade de ler esses dois livros que passo bem longe.

"A mente é seu próprio lugar, e pode criar por si o céu ou o inferno e assim por diante."

"A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta."

evelynartx 29/01/2023

incrível!
tinha grandes expectativas pra esse livro e posso dizer que elas foram bem atendidas. vejo bastante gente comparando ele com como se fôssemos vilões e realmente tem semelhanças, mas não achei que é a mesma história, como dizem por aí.
sem dúvidas o maior mérito do livro e da autora é o desenvolvimento dos personagens! vc termina o livro sem entender muitas coisas a respeito de tudo o que aconteceu? mas eu acho isso interessante
a atmosfera do livro é muito incrível, e o trabalho de imersão é perfeito. a quantidade de detalhes não me incomodou, pelo contrário! me peguei em uma grande crise moral nesse livro quando vi que tava torcendo pelos personagens kkkkkkk
enfim, vale a pena a leitura

highbythem00n 24/08/2021

INCRÍVEL
Eu amei absolutamente TUDO sobre esse livro, a escrita, o suspense, os personagens (por melhor ou piores que eles fossem como pessoas), a ambientação, tudo mesmo. Virou favorito e ja quero ler outro dela ?

Júlia 04/10/2020

O final desse livro me deixou triste. Profundamente triste. Sinto que não tenho mais razão nenhuma em relação a nada. Muito bem escrito, ainda que a segunda metade seja extremamente entediante.

jane 24/06/2022

A História Secreta
A primeira metade do livro foi um sacrifício pra mim, a segunda foi um pouco melhor.

O livro não chega a ser completamente terrível mas na minha opinião se perde muito num mar de coisas desnecessárias, os personagens não chegam a se desenvolver muito bem, principalmente o Richard; e, apesar de ter 560 páginas, em vários momentos a sensação que fica é de que não acontece nada, apenas mais e mais páginas de coisas irrelevantes pra história.

Malu.Vilalta 05/02/2022

Glorioso... acho que essa é a única palavra capaz de definir esse livro.

Como eu já tinha lido anteriormente numa resenha, o mistério é o que menos importa aqui...

ilyranwan 28/04/2022

Sensacional.
Eu sinceramente não sei muito o que falar sobre esse livro, mas tudo que posso dizer se resume a: ?é inovador e revolucionário? É sim. É uma experiência como nenhuma outra que eu tive na vida?.

Bia 01/04/2021

Triste, mas belo
Eu gostei bastante desse livro, ele tem essa coisa que eu amo de me fazer amar/odiar personagens ao mesmo tempo.
Acho que o principal aqui nem é o assassinato em si (não é spoiler pois é falado sobre isso na primeira página do livro), mas sim os caminhos que levaram ao trágico desfecho e as consequências que cada um deve enfrentar (e de que forma conseguem enfrentar). Também gosto dessa ambientação da história de acontecer em uma universidade, acho muito legal.
Achei o desfecho interessante, triste, mas necessário.

Carol Coutinho 19/04/2021

Então...
Confesso que esse livro bagunçou minha cabeça. Acho que ele seria uma ótima leitura de conscientização anti-drogas.
Todos os personagens, sem exceções, são complexos, com bastante camadas, e a narrativa pelo ponto de vista do Richard é muito parcial e o leitor vai construindo sua opinião junto com ele. Acho que o único defeito é o final que não me satisfez. É um final realista? Com certeza! Mas eu queria algo mais para aquelas pessoas.

Julinho 11/06/2021

O mal é banal?
O conceito de banalidade do mal concebido por Hannah Arendt se aplica muito bem a esse livro: costumamos achar que o mal está distante, e não ao redor e dentro de nós: pessoas comuns podem cometer maldades monstruosas, sem motivo ou por um motivo idiota como no enredo de "a história secreta". Foi um livro que me fez muito mal - nesse sentido ele é muito realista, mas foi uma experiência de leitura muito sufocante (principalmente a primeira parte, é um livro muito longo, desgastante e enrolado demais).

Não acho que se encaixe numa estrutura de tragédia clássica - e não concordo com as comparações com crime & castigo - simplesmente todos saíram impunes e o final foi patético, um mero desdobramento de uma sub-trama idiota de triangulo amoroso.

Julian entrou mudo e saiu calado, e o plot da carta foi muito furado.