Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Karol 07/07/2022

Excelente
É um livro que parece pequeno, mas não é. Tem longos parágrafos e descrições profundas, as personagens são cheias de nuances e o final da história não decepciona. Mostra que, às vezes, o inimigo não é quem pensamos e a traição vem de lugares doloridos. Um encerramento excelente.

Debora.Rosa 01/07/2022

O melhor de tudo
Sensacional, simplesmente maravilhoso. Quero ler de novo todos os 3.
Derfel e cia ltda desenvolve um mundo totalmente possível, totalmente incrível. Sangue sangue sangue.

Gabyh.4rt 25/06/2022

Finalizando a série
Nessa última aventura seguimos acompanhando a história de Derfel, do destino de Arthur e a guerra para proteger a Britânia dos saxões. Além da guerra pelo poder do país os heróis precisam lidar com a guerra religiosa que lidam entre pagãos e cristãos.
Com pontos altos e baixos durante a leitura. Dividido entre momentos de não desgrudar do livro e momentos de contexto que chegam a ser tediosos.
O porto alto do livro é o realismo e as batalhas que são de tirar o fôlego. Arthur após um certo tempo volta a ser aquele líder idealista, leal e as vezes até sonhador demais. Mas sempre estrategista e um ótimo líder.
Na minha opinião o segundo livro se concretizou como o melhor da série.

Daniel.Victor 22/06/2022

Fechando com chave de ouro
Um livro espetacular, com reviravoltas, grandes batalhas, e um grande final. É difícil falar apenas de um dos livros, quando a trilogia toda é perfeita. Chega um momento que as descrições das batalhas se tornam um pouco cansativas, mas é o de menos, pois Bernard Cornwell faz isso com maestria, parece que estamos presenciando as mesmas ao vivo. Há anos que queria ler essa série, e hoje eu posso dizer: já li as Crônicas de Artur!

Willian 17/06/2022

Simplismente, leiam essa fabulosa história!!!!
Não tenho muito o que falar. Excalibur apenas termina uma história de mais de 1500 páginas, simplismente fazendo você mergulhar em um tempo tão distante. Você está lá, está com Artur e Derfel, Guinevere e Ceinwyn. Essa história estará pra sempre como uma das minhas favoritas!

anderson.fndss 13/06/2022

perfeito!
não existe outra palavra pra definir essa trilogia a não ser: perfeição!
facilmente uma das melhores histórias que já li e que vou guardar pra sempre comigo.

Elias 10/06/2022

"Enquanto abaixo de nós os saxões juntavam lanças de novo"
Uma trilogia é sempre uma grande jornada, mas essa trilogia é realmente fantástica. O último livro da trilogia do Arthur tem um equilíbrio perfeito entre tramas políticas, guerras e religiões.
A narrativa do Bernard segue impecável, impossível não se apegar aos personagens e torcer por eles, principalmente Derfel, Galahad, Sagramor, entre muitos outros, os inimigos são asquerosos, nojentos e essa combinação, somado a um detalhamento incrível das batalhas e guerras, faz com que você vibre a cada inimigo derrotado e sinta um aperto no coração a cada guerreiro aliado morto.
A implacável sede de poder que a grande maioria dos personagens possui, lutando para sentar no trono ou ser aliado de quem senta nele, move toda a história, criando reviravoltas e traições capítulo a capítulo, mas todas muito bem encaixadas e justificadas.
Bernard Cornwell é um grande escritor, todo seu esforço e estudo pra criação dessa trilogia é louvável, sua narrativa é genial e com certeza recomendo demais essa série. Se Arthur foi metado metade do homem que Bernard retratou, ele já foi gigante.

Breno 02/06/2022

o livro é o melhor da trilogia!
Guinevere vira uma das melhores personagens da história da trilogia, Arthur tem um final lendário e Derfel termina sua saga como o último senhor da guerra de Arthur. toda a trama do Merlin e da Nimue no livro são muito bem trabalhados e se ligam de forma espetacular com a história do filho do Arthur que acaba se ligando com a história de Mordred.
é um do melhores livros que eu já li! mesmo antes dos 50% já dava pra perceber isso.

Aninha 30/05/2022

E todos morrem no final!
"Todos morrem no final" deveria ser o nome da trilogia, e não "As Crônicas de Artur"!
O que dizer dessa sequência de livros que não deixa nenhuma ponta solta? Eu simplesmente amei!
A história é uma mistura de romance de formação, com romance histórico e fantasia épica. O melhor da literatura!
Quando penso nos personagens posso sentir que eles poderiam ter existido na vida real, e isso é o mais incrível na escrita do Bernard Cornwell.
Quando terminei esse último livro estava em lágrimas por aqueles que morreram ao longo do processo, por aqueles que foram deixados para trás ou esquecidos, por aqueles que "se perderam" ao longo do caminho e por tantos outros motivos.
Acho que o autor deu um destino heróico, mas nem sempre justo ou tão bonito/feliz aod personagens e essa característica deixa a história mais significativa!
Sempre vou levar no coração o Derfel e as coisas que aprendi com ele!
No final meus personagens favoritos eram:
1. Derfel;
2. Galahad;
3. Guinevere (por incrível que pareça);
4. O rei Cuneglas
5. E o Culhwch.
E os personagens que eu amo odiar:
1. Lancelot;
2. Nimue (infelizmente);
3. O rei Meurig;
4. Os gêmeos de Artur;
5. E os gêmeos Druidas.

Rafael 26/05/2022

FECHOU COM CHAVE DE OURO
Excalibur chega para fechar a trilogia das CRÔNICAS DE ARTUR com chave de ouro!

Nesse livro vemos o desfecho de várias narrativas e da para perceber o quanto esta jornada fez os personagens crescerem e mudarem. Derfel e Artur estão incríveis nesse livro, mas quem rouba a cena é Guinevere. Toda vez que ela aparece algo incrível acontece e ela se tornou um dos meus personagens favoritos, o que é curioso, pois eu cheguei a odiá-la no volume anterior.

Terminar este livro se tornou uma tarefa difícil, pois eu ainda não estava pronto para me despedir destes personagens e da história.
O final é emocionante e deixa todo mundo com aquele gostinho de quero mais, mas com a missão cumprida.

Que livro!

eeama_ 12/05/2022

meu coração descansa juntamente ao presente de Merlin!
desfecho fenomenal! estive tão íntima dessa história, desses personagens e dessa escrita que me encontro em prantos com esse final. a trajetória foi tão intimista que, mesmo trazendo o mito de artur com toda a sua regalia heróica, humanizou os personagens, trouxe verossimilhança e proximidade com uma realidade histórica tangível por nós. estou fascinada por tudo e, principalmente, por esse resquício de dúvida deixado no final. excelente leitura!

Bizinelli 10/05/2022

O destino é inexorável
Que livro maravilhoso. Eu não esperava que fosse ficar imerso na história de derfel e Arthur. O número de acontecimentos deste livro é de explodir a cabeça. Eu terminei essa leitura acreditando realmente que é uma história real sobre Arthur de tão bem escrito. E o final, o fato de Bernard cornwell não escrever se derfel morre ou vive (pra quem leu a última parte sabe que os saxões estavam perto do seu mosteiro) é de uma genialidade incomparável, não precisamos saber tudo! O mistério é o melhor presente. Estou aplaudindo de pé está obra de arte.

Amanda 06/05/2022

Queria mais!
Como eu queria continuar lendo sobre as histórias do Derfel e Artur (e tantos outros personagens secundários que também conquistam a gente). Esses três livros foram uma grata surpresa, um gênero que não costumo gostar tanto, mas que esse aqui quase me fez chorar! E assim terminei a trilogia: com água nos olhos e sensação de "quero mais"!

InfinitaTBR- Jana 02/05/2022

Foi uma experiência inesquecível.
??????????? fecha com chave de ouro e diamantes a série ??? ??ô????? ?? ??????, de ??????? ????????. ?

Foi aqui que todos os caminhos se encontraram e acho que a última vez que amei tanto uma série foi a ?Série Napolitana? de Elena Ferrante.

Derfel é uma narrador maravilhoso e os finais dos personagens foram surpreendentes.

Tive que ler as linhas finais algumas vezes para acreditar que era a despedida de Artur, Guinevere, Ceinwyn, Merlin, Lancelot e muitos outros que fizeram da saga uma aventura e tanto.

Assim como nos outros livros, alguns momentos são arrastados, mas agora eu penso que eles são a calmaria que precede o furacão. ?

A escrita do autor é fenomenal.
E sem dúvidas, ler esta série foi um excelente investimento de tempo e dinheiro. Todos os livros foram 5 estrelas e dois deles favoritados.

Simplesmente magnífico.