O Farol e a Libélula

Resenhas - O Farol e a Libélula

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daniaquarela 18/06/2023

O farol e a libélula
Eu demorei um pouco a me interessar pela história, mas quando começou a ter plot twist atrás de plot twist eu comecei a entender os bons comentários sobre o livro. A autora desenvolveu muito bem a história e a escrita é muito boa. Não é um dos meus livros favoritos mas foi uma boa leitura.

Lu Salles 12/05/2023

Duas mulheres que tem suas histórias ligadas de forma inesperada, a jovem em busca de um futuro e a idosa revivendo o passado repleto de mistérios.
O ponto que as ligam é surpreendente, como todo o desenrolar da história, simplesmente perfeito!

Anny F5 07/05/2023

Uma grata surpresa
Comecei sem grandes expectativas, e fui agraciada com um estória diferente, sincera, dura e comovente por parecer algo que poderia ser a estória de qualquer um de nós em tais situações. Gostei muito. Tocou meu coração.

BaYoshiko 02/05/2023

Não consegui parar de ler até terminar o livro
Peguei o livro por acaso na sessão de livros do prime reading, a sinopse chamou minha atenção, mas nada me faria imaginar o quanto essa história me pegaria, simplesmente não consegui parar de ler (vou trabalhar cansada e com sono por isso? Sim, mas valeu a pena!). A história é cheia de nuances, detalhes inesperados e também alguns gatilhos, mas parecia que eu estava acompanhando tudo de perto, vendo as cenas a poucos metros dos personagens.
Favoritado!

fernandaugusta 29/04/2023

O Farol e a Libélula - @sabe.aquele.livro
Que grata surpresa! Eis um livro que eu não dava nada, e é excelente.

Morgan é uma adolescente rebelde, órfã, que se mete em confusão por grafitar a cerca de uma casa de repouso para idosos. Cumprindo pena educativa, ela deve prestar serviço comunitário no lar.

Ali conhece Elizabeth Livingstone, velha senhora cega, que tem uma mente ainda lúcida e muito perspicaz. Morgan se sente curiosamente observada por Elizabeth, e ao mesmo tempo atraída pelas pinturas no quarto da idosa. Elizabeth logo envolve a rebelde Morgan em suas memórias, e pede à moça que lhe faça um favor: leia os diários de seu falecido pai, finalmente encontrados após um naufrágio no Lago, em que Charlie, irmão de Elizabeth, desapareceu.

Os diários logo se revelam um relato da rotina diária na Ilha Porphyry, onde o pai de Elizabeth foi faroleiro. No local, isolado em meio à natureza selvagem do Lago Superior, o faroleiro, enquanto acendia as luzes para guiar os navegantes, também acabou escondendo um segredo de família capaz de impactar três gerações.

Me envolvi e fiquei completamente absorta nesta leitura. Morgan é uma personagem bastante irritante, adolescente problemática bem clichê, então o começo mais focado nela pode ser até desinteressante. Quando os diários do pai de Elizabeth entram na história, tudo muda. Aí entra a mescla de passado e presente, e o passado é extremamente envolvente.

A autora consegue nos colocar no gelado Lago Superior, no isolamento da ilha e do farol e o que começa como um relato de uma rotina, logo vira um drama familiar cru, que tem personagens muito marcantes. Mistério em cima de mistério encobertos por ondas, neve, neblina e solidão. Quando a autora começa a revelar a profundidade do enredo, fica impossível largar o livro e é uma reviravolta atrás da outra, até um final incrível. Tem coisas acontecendo até as últimas páginas, com zero pontas soltas.

Apenas senti falta de um mapa para me situar nas várias descrições geográficas feitas pela autora. Nunca tinha lido nada com ambientação na região dos lagos do Canadá, e fiquei bem perdida em alguns momentos.

Todo o restante compensa, com uma história incrível. Vale a pena conhecer!

Nathalia 23/01/2023

Bela surpresa
Uma trama que me pegou de surpresa e tratou temas delicados e dramas familiares de forma surpreendente, com uma fluidez narrativa que nos transporta a atmosfera da história e nos torna familiares aos personagens...

A trama se desenrola a partir do encontro acidental de uma jovem órfã que enfrenta seus demônios pessoais e uma idosa internada em uma casa de repouso. Quanto mais se conhecem, mais suas vidas se conectam e segredos de suas histórias se revelam.

Lety Tate 06/01/2023

Final previsível, mas surpreendente
Mais uma leitura provocada pelo feed do Skoob. Achei que seria uma leitura leve, bobinha. Já comecei suspeitando de uma informação crucial do livro, que veio a se tornar verdade. Mesmo assim, o livro não se tornou chato. A narrativa fluída, passando do presente para o passado, fazem você querer saber mais da história das gêmeas no farol. Várias reviravoltas para uma ilha pacata. Senti falta apenas de um desenvolvimento maior da Morgan, mas, sabendo ser uma história secundária, entendo e nem fico chateada por não saber mais da raiva aprisionada dentro dela.
Recomendo a leitura para todos.

Andressa 03/01/2023

Um drama um pouco confuso
Eu gostei do livro mas em alguns momentos tive dificuldade de distinguir os personagens e saber quem era quem.

Erica384 31/12/2022

Esse livro...
Esse livro...
Não tem como não amar as filhas do faroleiro. Já quero ler de novo.
Não sei pq mas sempre que eu leio algum livro muito bom eu imagino como seria se houvesse um filme sobre aquele livro.
Eu realmente queria um filme pra poder ver os personagens e a história acontecendo.
Amei e recomendo muito.

Pietra 29/12/2022

Surpreendente
Ao decorrer do livro fui me surpreendendo cada vez mais conforme a história ia me prendendo em cada parte, tanto pela curiosidade quanto por uma realização que ele busca em seu livro. Confesso que quebrei bastante a cabeça para processar todas as informações e lidar com os momentos cativantes, mas nunca foi
uma experiência tão boa.

Victória Catel 27/11/2022

Surpreendente!
Eu amei!! Serio mesmo, comprei esse livro por $10 na bienal pelo nome e a historia me surpreendeu muito! Ela se desenrola um pouco devagar no inicio pra vc entender da onde os personagens vêm, mas depois os misterios vao se revelando e te prendendo!

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Comprei pela capa, mas me surpreendi com o conteúdo. Recomendo.
No livro conhecemos a história de duas protagonistas no presente: Morgan e Elisabeth.

Morgan é uma adolescente que foi criada em lares adotivos e que ultimamente anda fazendo escolhas não tão certas na sua vida, se envolvendo com um pessoal mais barra pesada. Ela não conhece muito sobre seu passado, apenas lembra vagamente do seu falecido avô que ela gostava muito. Bem na linha do “diga-me com quem anda e te direi quem és”, ela aceita um desafio de um “amigo” de grafitar o muro de um lar de idosos e é pega pela polícia, fazendo com que a sua punição seja repintar o muro.

Neste lar mora uma senhora chamada Elisabeth que é cega. Esta senhora recentemente perdeu o irmão e a polícia entrega a ela diários antigos que pertenceram a seu pai.

Durante o período de reabilitação/punição de Morgan, as duas se conhecem. Morgan encontra sem querer algo que chama sua atenção dentro do quarto de Elisabeth. Aproveitando a presença da menina e o interesse dela por uma gravura que existe em seu quarto, Elisabeth pede que Morgan lhe ajude e leia para ela os diários encontrados.

A partir daí vamos mergulhar em um passado intenso, cheio de acontecimentos marcantes. Vamos descobrindo a história por trás do passado de Elisabeth ao mesmo tempo em que Morgan vai se reencontrando. Os acontecimentos do passado vão revelando uma história incrível e surpreendente (não quero dar muitos detalhes para não dar spoiler).

Me encantei com o livro. A história tem uma aura um pouco melancólica, intercalando o presente e o passado. O cenário onde se desenrolam os acontecimentos do passado ajuda a criar esse clima. O cenário aqui é quase um personagem do enredo. O livro é muito bem ambientado para o enredo criado.

Enfim, apesar de não ser um livro tão conhecido e popular, é uma excelente obra para ser lida devagarzinho, com calma, aproveitando tudo que tem a oferecer.

Mari 08/11/2022

Levei um tempo pra me empolgar c a história mas no final n consegui largar e arrancou algumas lágrima!

Fernanda 05/11/2022

Um bom romance
A leitura é fluida e envolvente nos levando a conhecer a história de uma mulher e de sua família ao longo de toda a sua vida.
Esta leitura me gerou um misto de sentimentos desde angústia a amor, onde fiquei pensando sobre as situações discorridas no livro e as consequências dos atos assim como todo o pano de fundo em que a história se passa. Quantas pessoas sofreram as consequências da guerra em lugares tão longínquos como o Lago em que se passa a história e como a falta de entendimento do considerado "diferente" pode impedir as chances de alguém ser completo.
O caminho em que o livro vai me confundiu em algumas partes porque alguns fatos foram inseridos de modo que me perdi mas gostei bastante da leitura.

Jaque 29/10/2022

O Darol e a Libélula
Cheio de reviravoltas e mistérios! Ao longo do desenrolar da trama, histórias serão contadas, mistérios desvendados, que alinham passado e futuro com a amizade entre uma menina infratora e uma senhora misteriosa.
wanessa 30/10/2022minha estante
Acabei de ler hj e amei! Que final surpreendente, deu até nó na cabeça, muito bom! Super recomendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6