A Ilha do Doutor Moreau

A Ilha do Doutor Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Matheus656 05/06/2023

Prefiro o Wilson, aos bichos-humanos
A ilha do Dr. Moreau é um clássico da literatura mundial. Misturando o horror com ficção científica, vemos aqui uma crítica à ética e também aos testes em animais. O nosso protagonista acaba parando nessa ilha após ser salvo por Montgomery, e descobre que ali então, era praticado testes em animais, ou mais especificamente, vivissecção. Os animais então de certa forma eram modificados, e o livro vai debater muito sobre isso, e também sobre religião e evolução. É um livro curto, devorei em poucas horas, a narrativa prende o leitor para que ele fique com a pulga atrás da orelha, para querer saber o que vai acontecer e não largar o livro até ter terminado. Interessante, agora divagando aqui, é raro eu ler algum livro de ficção científica que seja sobre experimentos em laboratórios, já que, talvez o tema, apesar de englobar também esses experimentos, parece estar mais ligado ao espaço; naves, extraterrestres e por aí vai. Foi meu segundo livro lido do autor, e pretendo ler mais coisas dele.

Matheus656 05/06/2023

Prefiro o Wilson, aos bichos-humanos

Maria 05/06/2023

O cara quis brincar de Deus e achou que não ia dar MUITA merda?? Incrível como o Prendik tava perplexo que estavam fazendo experimentos com humanos até que descobriu que originalmente eram animais, a tortura e a dor não eram menores.

Eu amo a simplicidade dos livros de H.G. Wells, ele trás conceitos futuristas, considerando a época em que escreveu, de maneira brilhante.

Vanessa1073 02/06/2023

Leitura razoável
Acho que meu erro foi começar a leitura tendo muitas expectativas. A história é interessante, mas o desenvolvimento dos personagens nem tanto. Queria mais aprofundamento sobre os motivos, não apenas uma conversa entre personagens explicando o motivo. O fim do enredo achei rápido também.

Mas serviu com uma leitura para passar tempo. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Priscila385 31/05/2023

Clássico
Escutar por áudio livro foi bem mais interessante, pensar que muitas coisas vieram dessa ideia e a filosofia do livro são muito profundas e a frente no seu tempo

Leonardo 25/05/2023

Um típico clássico
A respeito deste livro eu penso o mesmo de outros clássicos que já li: a leitura é válida apenas para conhecer a obra, porque a estória é simples, sem nada de extraordinário. A vantagem desta obra é que o autor é sucinto.

Larissa 18/05/2023

Uma boa reflexão
Este livro nos convida todo instante à refletir sobre a condição humana, sobre a criação das crenças, sobre a maldade humana e sobre sua condição como animal que não se vê como tal
Eu gostei muito do livro e recomendo a leitura

Joy Barreto 16/05/2023

Empolgante
Romance de ficção científica é um livro empolgante cheio de fantasias. Desses que prendem o leitor, deixando-o curioso com cada acontecimento.

e os Livros 14/05/2023

Wells não erra
História arrepiante, repleta de reflexões e metáforas. Mistura de terror e ficção científica.Wells não erra nunca.

Debora.Cordeiro 04/05/2023

Bom, mas nem taaaanto
Achei a leitura meio pesada, arrastada... tanto é que demorei muito pra ler, visto que é um livro pequeno. Mas é porque eu realmente não tava rendendo muito, às ficava com preguiça de pegar pra ler sabe... enfim.. acho que uma nota 3,5 resume ele

Alan kleber 04/05/2023

Uma reflexão perturbadora sobre a ciência e a natureza humana.

Uma obra literária icônica que, ainda hoje, após mais de um século de sua publicação, consegue cativar e fascinar com sua narrativa envolvente, reflexiva e repleta de mistérios.

A história começa com Edward Prendick, o protagonista da obra, cujo navio naufraga, e ele fica à deriva em alto mar até ser resgatado perto de uma ilha remota e misteriosa no Oceano Pacífico pelo Dr. Moreau e seu assistente Montgomery. Com esses dois, estão outros três homens de aspecto bem sinistro.
Prendick, assustado e curioso, acaba descobrindo o que o Dr. Moreau faz naquela ilha. O cientista excêntrico conduz experimentos bizarros com animais por meio da manipulação genética. A descoberta de Prendick o choca, e nos leva a um mundo onde a ciência se confunde com a natureza, e onde os limites da ética e da moralidade são constantemente testados.
A partir desse ponto, a narrativa de H.G. Wells passa a explorar temas profundos e controversos, como a ética na ciência e a relação entre humanos e animais. O livro, portanto, é muito mais do que uma simples história de aventura na qual um homem tenta escapar de uma ilha perigosa. A trama é um convite para refletirmos sobre os limites que existem na experimentação científica, e sobre o que define, afinal, o ser humano como ser racional.
O autor, por meio de sua escrita envolvente e poética, nos leva a questionar o papel do homem como criador e a mostrar as consequências desastrosas de se brincar com as leis da natureza. A forma como Wells trata essas questões em seu livro é um dos motivos pelos quais ele ainda é considerado um grande clássico da literatura de ficção científica.
A Ilha do Dr. Moreau é também uma obra que se destaca pela sua capacidade de criar um clima de tensão e mistério. O autor consegue manter a tensão na trama com a sua habilidade de criar imagens vívidas e perturbadoras na mente do leitor. Ele nos leva a refletir sobre o que é humano e o que é animal, e como essas fronteiras podem se confundir e se misturar.
Em resumo, A Ilha do Dr. Moreau é um livro que recomendo sem hesitação. Ele não apenas é um grande clássico da literatura de ficção científica, mas também é uma obra que nos faz refletir sobre questões profundas e atemporais. Se você gosta de histórias de aventura, mas também quer ser levado a pensar sobre as implicações éticas da ciência, este livro é para você.

Jéssica 21/04/2023

Uma crítica perturbadora à ciência e sua arrogância
O livro é uma crítica à ciência e sua capacidade de desafiar os limites éticos e morais. Wells retrata a crueldade e a arrogância do homem em tentar brincar de Deus, além de questionar a validade de experimentos que visam transformar seres vivos em algo que não são. A escrita de Wells é envolvente e consegue prender a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que expõe questões profundas sobre a natureza humana.
O personagem principal, Edward Prendick, é o narrador da história e seu ponto de vista permite ao leitor acompanhar de perto as atrocidades cometidas pelo Dr. Moreau em nome da ciência. Prendick é um homem sensato e inteligente, que consegue questionar a moralidade das ações do Dr. Moreau, ao mesmo tempo em que tenta entender a natureza dos seres humanóides que habitam a ilha.
No entanto, o final do livro é um tanto abrupto e deixa algumas questões em aberto, o que pode deixar o leitor um pouco frustrado. Além disso, a história pode ser um pouco chocante para aqueles que são mais sensíveis, já que há descrições detalhadas de experiências cruéis em animais.
No geral, "A Ilha do Dr. Moreau" é um livro que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que se interessam por ficção científica e questões éticas e morais relacionadas à ciência. É uma obra atemporal e que ainda hoje pode ser relevante para discutir as implicações da experimentação científica em seres vivos.

Narryman 10/04/2023

Um clássico.
As descrições de coisas do navio dão uma cansada (pra alguém como eu que desconhece totalmente o vocabulário), mas após chegarem na ilha foi ficando mais interessante.

Me desconectei algumas vezes nas descrições das criaturas - me faltou imaginação pra dar vida a elas (estranhíssimas, amei kk).

Uma coisa legal foi quando o personagem Pendrick volta pra casa e fica num "limbo existencial". Talvez ele era humano demais para viver entre as bestas, mas se descobriu humano de menos para viver entre os iguais.

Dr. Moreau "brincou de deus". E fica o questionamento de se criou um ser semelhante também, rs.

Mari M. 10/03/2023

Finalmente achei minha ficção científica
Que livro magnífico! Essa ilha, superficialmente maluca, é um antro de filosofias. A sociedade do seu tempo está ali retratada, já que o autor frequentou o Royal College, como estudante de biologia, trazendo à luz o pensamento dos cientistas da época, muito por Darwin e por outros teoricos da mesma época. É um paralelo entre a Teoria da Evolução e críticas dos médicos e cientistas agirem como Deus, indo à loucura. Base no medo e na dor, essa floresta de Frankenstein (claramente uma referência à obra de Mary Shelley) tinha por objetivo a criação da espécie em sua mais pura criação. Ser homem é puramente biológico? Ou será que existe algo a mais, como a alma? A capacidade de pensamento pode ser ensinada e criada? Que poder temos sob a natureza e que ego é esse por acharmos que somos seres superiores? Achei fantástica a leitura, muito fluida e incrivelmente instigante.

Corquiola 07/03/2023

Bom título para quem quer começar a ler clássicos...
Achei a história intrigante, a leitura fluida e em alguns momentos até angustiante de tão bem descrito, um bom passatempo.