A Ilha do Doutor Moreau

A Ilha do Doutor Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Yor_Briaar 25/02/2023

Um clássico perfeito para iniciantes
Não tenho muito costume com clássicos e esse foi definitivamente o que mais me prendeu dos que eu já li até agora,a narrativa do H.G.Wells é super simples e fácil de acompanhar,o enredo também aparenta ser bem simples sem grandes complicações mas explora diversos outros temas de forma sútil.

Daire 17/02/2023

Fenomenal
Há tempos tenho vontade de ler muitos dos clássicos da literatura mundial e, desta vez, pude contemplar essa grandiosa obra.
A narrativa em primeira pessoa assemelha-se a um diário onde Edward Prendick narra os seus diversos infortúnios e horrores que presenciou. A começar por um naufrágio que acabou fazendo com que seu destino o levasse à uma ilha estranha, com criaturas animalescas humanizadas, frutos de experiências de um certo Dr. Moreau.
Criaturas essas que, através das experiências traumáticas do personagem, nos fazem pensar em quem há mais traços de insanidade. Seria nos animais ditos irracionais, ou nos animais que sempre insistem em brincar de Deus?

Hugaralh0 09/02/2023

Sobre a dor, a empatia e outras coisas.
Já tinha lido outra obra do H.G. Wells (O Homem Invisível), mas não vou mentir, agora aquele livro parece até um pouco "superficial" quando se coloca ao lado deste. Não achei que esse livro fosse ser tão profundo nos temas que ele escolhe discutir, o mistério todo envolvendo as experiências do Doutor é genial, o clima bizarro que vai se criando é algo surreal de imersivo. E ao longo do livro as discussões são vão ficando melhores, não quero dar spoiler algum mas, MEU DEUS, aquela parte das "experiências" adorando o Doutor como se fosse seu Deus me pegou muito, favoritei esse livro ali. Enfim, recomendo vocês a darem uma olhada nessa ilha, vai valer a pena, juro.

michelyvogel 31/01/2023

O livro é escabroso e super crítico. Além de questões éticas, discute o que é humano e o que é animal. O final não foi o que eu imaginava, mas nem de longe tira a graça da história. Eu diria que é o que dava para fazer, mas o ritmo me fez esperar mais. De todo modo, vale muito a pena.

Benjamin 30/01/2023

Caramba
É muito interessante como o homem acredita que pode fazer o que quiser com os animais e não ter nenhuma consequência, pois bem, nesse livro elas existem e eu acho muito bem feito, sempre vou torcer pelos animais.
Gostei da leitura e espero ler mais livros do autor

Cris 22/01/2023

O animal humanizado e o homem animalizado.

Nem tenho palavras para H.G. Wells. Ele é ótimo! Sempre trazendo temas interessantes em suas obras com ficção científica de qualidade.

Charles Prendick está à deriva e é resgatado por um navio que tem a missão de levar a uma pequena ilha no Pacífico algumas espécies de animais selvagens. Prendick é obrigado a desembarcar na ilha junto com o carregamento.
Nesta ilha ele conhece o Dr. Moreau, um cientista que realiza experimentos sinistros com diversos animais selvagens juntamente com seu assistente Montgomery.
E como é de se esperar isso vai dar muito errado.

Jaque 13/01/2023

Muito bom!!!!
Genteee! Que viagem. Eu amei.
Sério... Muito bom mesmo. Eu já conhecia alguns contos do HG Wells, mas essa história foi ótima.
Eu tinha pensado em outro final kkkkkk mas amei de verdade!

Lizzmarcella 10/01/2023

Talvez por eu já ter sido contaminada pelo espírito cinematográfico da minha época, não consegui me maravilhar com o viés fantástico dessa obra em perspectiva. Me ative analisando os comportamentos dos animais que em certa medida vão e voltam num arremedo de sociedade humana. Os humanos são tudo isso que vemos nos animais de Moreau: dóceis quando amarrados em regras punitivas e selvagens quando cessa a punição. Vendo por esse lado, o cientista conseguiu o que queria.

letícia 10/01/2023

A ilha do Dr Moreau
Gostei bastante do livro, mesmo não se encaixando tanto no estilo dos que eu costumo ler.

A escrita é boa, tornando a leitura muito fácil (fazia tempo que não lia um livro tão rápido).

Gostaria que tivesse um foco maior na questão da bioética, porque é algo que me interessa muito, mas não tem como pedir uma discussão profunda disso em um livro de 1896.

Spoiler: a questão do prendick terminar a história num limbo (humano demais pra estar entre os animais, mas animal demais pra estar entre os humanos) é muito boa

Ana Clara 08/01/2023

É uma história horripilante sob qualquer ponto de vista, mas o que encontramos no fim são perguntas ainda atuais sobre humanidade, animalidade e ciência. A humanidade é racionalidade e a racionalidade é ciência? Dor é irracionalidade e bestialidade? Emoção é irracional e são irracionais todos os que não são Homens?

Moreau-Mengele nos leva ao mais extremo da dicotomia ainda hoje culturalmente internalizada da suprema diferença entre seres humanos e seres não-humanos – porém com a sempre mutável escala de graus de humanidade (mulher é Homem? Alguém negro é Homem? Os indígenas são?).

Dá uma interlocução fantástica com livros recentes sobre o tema, como "Sob os ossos dos mortos" ou "Não me abandone jamais".

Laura Tonini 31/12/2022

Bom?
De fato é um grande clássico.
Me surpreendi em muito aspectos principalmente pela escrita fluída do autor. Pretendo ler mais de seus trabalhos.

Francisco240 29/12/2022

???
????????????.. ????????????.. ????????????.. ????????????.. ????????????.. ????????????.. ????????????..

Arthur Peixoto 19/12/2022

Um livro com reflexão...
Pra mim esse livro foi muito melhor escrito e imaginado que o A Guerra dos Mundos. A história em si é um pouco mais impactante, até mesmo repulsiva na descrição de certos personagens, porém o desenvolvimento foi bem feito, com um desfecho bacana e um final bem reflexivo e verídico sobre a natureza humana.

Claudia 05/12/2022

Bizarro
Esse livro nos mostra mais uma vez o quanto o ser humano é egoísta e só faz aquilo que lhe interessa. Enfim, dá pena do pessoal da ilha. Achei muito bem contada a história e consegui imaginar perfeitamente cada ser que lá habitava. Gostei muito.