A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

z..... 16/08/2019

Edição L&PM, traduzida por Alexandre Boide, publicada em 2019
Em termos práticos, acredito que a obra representa uma visão popular sensacionalista em reação ao darwinismo, que estava em projeção no contexto.

O destaque não está na metodologia científica (super grotesca, abusando do absurdo, o lado sensacionalista do livro), mas na idealização do homem como ser com ancestralidade animal, numa percepção visceralmente impactante. Do darwinismo, esse foi o aspecto que o autor privilegiou, sem querer ser fiel à teoria, apenas sensibilizando à essa visão, o que afinal estava em debate (e assim até hoje) junto ao público.

Delineando-se o romance, podemos partir para suas singularidades que, convenhamos, tornam esse um dos clássicos de terror mais trashs, pelo menos em minhas leituras... e isso não é uma crítica pejorativa.
No tal processo evolutivo, coisas como seleção natural da teoria são substituídas por vivissecção, sem muito papo explicativo, onde temos um projeto de humanos, o povo-bicho, a partir dos devaneios e loucuras de Moreau, o Dr Frankenstein dos animais.

É isso, o básico que entendi do livro, mas sei que é aberto a mais percepções como: a permissibilidade e ética na ciência; a exploração e escravismo através de ideologia manipuladora; e o confronto de ideias entre o que chamam de racionalismo científico e a espiritualidade do criacionismo.

Particularmente, esse último aspecto é trabalhado com bastante sutileza pelo autor, principalmente no derradeiro capítulo, quando o protagonista é invadido e perturbado por uma loucura que confronta as duas coisas. Em seu íntimo, sugere que não tem respostas para muitas coisas, desejando entender, tornando-se um racionalista materialista, desapegado a explicações espirituais, mas estranhamente encontrando certo alívio quando vê no céus um mistério incompreendido (as coisas necessariamente não estão expressas com essas palavras, mas tem esse sentido). Traduzindo em miúdos, é como se aceitasse o racionalismo científico como verdade explicativa, mas mesmo assim, encontrando paz apenas no espiritual para seus questionamento (sugestionando-se Deus).

Foi o que entendi, e quem quiser que conte outra.

Não posso encerrar sem dizer que não sou adepto do evolucionismo e creio no Deus único, criador dos céus e da Terra, salvador e redentor através do Senhor Jesus Cristo, a quem dou graças pela vida!

Sobre a edição, deixa a desejar, como na falta de informações sobre o autor ou texto introdutório. E a capa, hein! Pra lá de furreca! Exemplos de simplicidade que não curto.

WeltonLuis 20/04/2020

O livro conta a história de Pendrick, que sobrevive a um náufragio e conhece Dr. Moreau, que se dedica a fazer operações com animais para torná-los "seres humanos melhores". Porém, o Dr. Moreau, apesar de conseguir com algum sucesso adicionar racionalidade às suas criaturas, tem dificuldade para domar o animal que ainda existe em cada um. Por isso, usa hipnose e uma espécie de ética que se aproxima de uma religião.

skuser02844 23/06/2021

A Ilha do Dr. Moreau
Agoniante a cada linha!

Nessa obra, H. G. Wells traz reflexões sobre o que faz de nós, humanos, seres ?superiores? aos animais. Será que, dependendo da situação a que somos submetidos, nos diferenciamos tanto deles? De onde vem nossas mais profundas crenças? Podemos mesmo crer cegamente nelas?

?Posso dizer que me habituei ao povo-bicho, que mil coisas que me pareciam antinaturais ou repulsivas logo se tornaram normais ou corriqueiras pra mim.?

Não foi uma leitura tãão prazerosa pra mim justamente pela maestria do autor em descrever certas cenas e horrores que me agoniavam até as entranhas - o livro inteiro, ao meu ver, tem a intenção específica de te perturbar, te tirar da zona de conforto -, mas, com certeza, valeu muito a pena pelas reflexões, assim como pelas diversas metáforas e críticas disfarçadas.

brenin 04/09/2021

imagine?
Por mais clichê que possa ser falar que esse livro fala da natureza humana, é a mais pura verdade! Mas queria ressaltar um outro ponto, essa história eh um desafio para a imaginação. Imaginar as indescritíveis figuras do livro é uma atividade quase impossível, mas é isso que mais me atraiu e me fez mais refletir.

Rodrigo 27/09/2021

Segunda obra do precursor da Ficção
O autor conta sobre um médico chamado Dr. Moreau que vive numa ilha criando criaturas monstruosas, semihumanas. A obra traz a tona questões sobre ética, religião e evolução. Vale muito a pena a leitura!

akasaori 03/10/2021

Não sei porque ainda insisto nesses clássicos antigos de terror/sci-fi, sei la como esse se classifica. O protagonista é sempre um homem lerdo e a trama em si não me prendeu mais por conta da minha expectativa em cima do livro do que da escrita em si. Ambientação bem bacana e o audiobook do Scribd está bem legal também.

Vity 27/01/2022

Excelente!
Eu resolvi ler o livro porque ele é citado em Orphan Black e eu sou completamente viciada nessa série...

Em resumo, o livro se trata de um cientista que tenta transformar animais em humanos, porém, ao longo da história é possível perceber que os próprios humanos também tem seu "lado animal".

É excelente, uma leitura rápida e sem detalhes desnecessários!

Luca.Lopes 30/01/2022

Dr. Moreau
Nunca tinha ouvido falar deste livro e me surpreendi muito positivamente! A história é bem trabalhada e cria um suspense no ar!

Bia 07/02/2022

Muito bom.

Senti que demorou muito pra engatar e terminei há uns dias e esqueci completamente o final já. Kkkk

Mas o plot daqui é muito HG, leitura quase que obrigatória pra estudantes da área das biológicas. O tema ética é abordado de uma forma inesquecível.

Senti muito nojo em alguns momentos, a vontade do homem de ser ?Deus? é nojenta. Tudo gira em torno de poder e conhecimento e isso supera o limites e fica horripilante.

Adelson 15/05/2024

É bom mas ...
Depois de ler obras como O homem invisível e A máquina do tempo esperava muito mais da Ilha, tem um ótimo viés crítico, porém achei a história um tanto rasa, um início no navio muito bom, porém após nosso narrador cientista parece meio despeitado a contar a história e um final corrido após a cana X.
Mas repito, ainda é bom.

Joy Barreto 16/05/2023

Empolgante
Romance de ficção científica é um livro empolgante cheio de fantasias. Desses que prendem o leitor, deixando-o curioso com cada acontecimento.

Larissa 18/05/2023

Uma boa reflexão
Este livro nos convida todo instante à refletir sobre a condição humana, sobre a criação das crenças, sobre a maldade humana e sobre sua condição como animal que não se vê como tal
Eu gostei muito do livro e recomendo a leitura

Leonardo 25/05/2023

Um típico clássico
A respeito deste livro eu penso o mesmo de outros clássicos que já li: a leitura é válida apenas para conhecer a obra, porque a estória é simples, sem nada de extraordinário. A vantagem desta obra é que o autor é sucinto.