A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Lucs 11/12/2023

Angustiante
Apesar de estar atrasado 127 anos consegui ler e desfrutar da obra, relevando a natureza da criação dos monstros. Fiquei angustiado com o isolamento junto com todas essas criaturas que pendem entre o humano e o animal. Algumas resoluções achei até rápido, pensei que certos animais dariam mais trabalho.

jotaefesanchez 27/09/2021

Quem são os animais?
Uma obra interessante em toda sua extensão, traz criatividade e uma discussão pertinente à época em que foi escrita, sem deixar de ter relevância nos dias atuais.

Por se tratar de um romance curto, em nenhum momento a história apresenta uma "barriga" que poderia cansar o leitor. Nem mesmo durante a especulação científica que justifica os principais elementos fantasiosos da trama.

Incrível notar a desumanização de determinados personagens ao longo da narrativa, ao conviver com a tentativa de humanização dos animais presentes na ilha. Talvez nem tanto na época de H.G. Wells, mas algo presente em nossos dias atuais, onde pets passeiam em carros de bebê pelos shoppings, empurrados por preocupados "pais" que procuram por roupinhas novas.

Alguns escritores puderam imaginar além de seu tempo.

Duchesse 24/05/2020

Perturbador
O livro é perturbador; chega a ser desagradável em alguns trechos, mas é imperdível! Ele me remeteu ao filme "A carne que habito", de Pedro Almodóvar, que é o filme mais cruel que já vi.

Várias "leituras" podem ser feitas: a humanização dos animais concomitante à desumanização dos humanos; a subjugação pelo medo e pela dor ("quem desobedecer à Lei, vai para a Casa da Dor"), a inevitabilidade da nossa natureza (não se pode fugir daquilo que somos ("a carne teimosa dos bichos"); a criatura que se vira contra seu criador; a manipulação da forma, o ser humano que brinca de Deus e acaba criando seres à sua imagem e semelhança: um ser monstruoso que cria monstros (nesse sentido, o livro me fez pensar no "Frankenstein" de Mary Shelley).

No entanto, o que mais me marcou e perturbou foi a crueldade gratuita e inútil, o sadismo, a indiferença diante da dor do outro, a dor pela dor, a dor inútil, a dor racionalizada para se tornar "aceitável", a dor sem objetivo, sem porquê.

"O pior sofrimento é aquele ao qual não conseguimos dar um sentido".
Ari 26/05/2020minha estante
Será meu próximo livro de Wells.

Mareufq 29/08/2023

?Não existe lugar para a compaixão. Não existe lugar para a humanidade."

"A lei é a coisa mais importante. Sem a lei, não seríamos humanos."

"A liberdade e o espaço são o que precisamos."

"A única criatura sensata é meu cão."

"Os homens de amanhã precisam de sacrifícios humanos."

"Se um homem pudesse passar através da matéria, ele poderia ver o que está acontecendo dentro das coisas; ele poderia ver como as coisas trabalham."

"Os animais têm esse talento de se adaptar, aprender e evoluir. Eles vão nos superar."

?A ciência é a coisa mais nobre que o homem pode possuir.?

?A dor é uma coisa purificadora para as almas fracas.?

?O homem é a coisa mais estranha e complicada do universo.?

?A natureza é uma grande máquina, e a ciência é apenas uma maneira de entendê-la melhor.?

?O medo é o mais forte dos sentimentos humanos.?

?O que é um homem, de qualquer maneira? O que é um animal? São apenas máquinas, apenas máquinas feitas de carne e osso.?

?Nossos desejos e nossos medos são tão íntimos, tão intrincados, tão parte de nós mesmos, que não podemos falar sobre eles a outras pessoas.?

?A vida é um ciclo de criação e destruição, uma dança incessante de transformação.?

?O homem não é o ápice da evolução, mas sim um elo em constante mudança no grande ciclo da vida.?

?Na busca pelo conhecimento, devemos ponderar sobre as consequências das nossas ações.?

?A capacidade de criar é tanto um dom quanto uma maldição, pois traz consigo a responsabilidade pelas criaturas que geramos.?

?A linha que separa a humanidade da selvageria é tênue, e a civilização é frágil diante dos instintos mais primitivos.?

?Somos moldados não apenas pela nossa origem, mas também pelas escolhas que fazemos.?

Alessandro.Aguilera 13/10/2023

Um clássico
H. G. Wells sabe contar uma história. Uma mistura de fantasia e ficção científica que só ele sabe aflorar do nosso subconsciente.

Alan kleber 04/05/2023

Uma reflexão perturbadora sobre a ciência e a natureza humana.

Uma obra literária icônica que, ainda hoje, após mais de um século de sua publicação, consegue cativar e fascinar com sua narrativa envolvente, reflexiva e repleta de mistérios.

A história começa com Edward Prendick, o protagonista da obra, cujo navio naufraga, e ele fica à deriva em alto mar até ser resgatado perto de uma ilha remota e misteriosa no Oceano Pacífico pelo Dr. Moreau e seu assistente Montgomery. Com esses dois, estão outros três homens de aspecto bem sinistro.
Prendick, assustado e curioso, acaba descobrindo o que o Dr. Moreau faz naquela ilha. O cientista excêntrico conduz experimentos bizarros com animais por meio da manipulação genética. A descoberta de Prendick o choca, e nos leva a um mundo onde a ciência se confunde com a natureza, e onde os limites da ética e da moralidade são constantemente testados.
A partir desse ponto, a narrativa de H.G. Wells passa a explorar temas profundos e controversos, como a ética na ciência e a relação entre humanos e animais. O livro, portanto, é muito mais do que uma simples história de aventura na qual um homem tenta escapar de uma ilha perigosa. A trama é um convite para refletirmos sobre os limites que existem na experimentação científica, e sobre o que define, afinal, o ser humano como ser racional.
O autor, por meio de sua escrita envolvente e poética, nos leva a questionar o papel do homem como criador e a mostrar as consequências desastrosas de se brincar com as leis da natureza. A forma como Wells trata essas questões em seu livro é um dos motivos pelos quais ele ainda é considerado um grande clássico da literatura de ficção científica.
A Ilha do Dr. Moreau é também uma obra que se destaca pela sua capacidade de criar um clima de tensão e mistério. O autor consegue manter a tensão na trama com a sua habilidade de criar imagens vívidas e perturbadoras na mente do leitor. Ele nos leva a refletir sobre o que é humano e o que é animal, e como essas fronteiras podem se confundir e se misturar.
Em resumo, A Ilha do Dr. Moreau é um livro que recomendo sem hesitação. Ele não apenas é um grande clássico da literatura de ficção científica, mas também é uma obra que nos faz refletir sobre questões profundas e atemporais. Se você gosta de histórias de aventura, mas também quer ser levado a pensar sobre as implicações éticas da ciência, este livro é para você.

Leiturista 18/09/2023

Me surpreendeu
H.G Wells é gênio, meu primeiro contato com o autor e já vem uma maravilha dessas, que livro sensacional, eu confesso que demorei bastante para ler ele, porém eu sinto que eu absorvi muita coisa boa dele, até meu ritmo diminuiu um pouco, acredito que por conta de ele ser um "clássico", mas não é uma leitura difícil, pelo contrário, é muito tranquila, eu gostei dms de como foi acontece as coisas, uma escrita impressionante, os personagens incríveis (PENDRICK THE BEST), e as descrições nossa senhora de arrepiar, um livro muito muito bom, me fez refletir muita coisa, gostei dms do livro, e com toda certeza lerei os demais títulos do autor.

maryelli0 26/12/2023

Gosto muito da escrita do Wells e dos temas que ele aborda em seus livros. E com esse livro não foi diferente!
Esse livro me marcou pra caramba

Éverton 04/10/2020

Não adianta tentar mudar a natureza
Nada pode ser mais destrutivo do que a ambição humana quando age desenfreada. Seja na política, na religião, na ciência, etc. Essa curta história de um relato de um náufrago que se vê resgatado e colocado numa aventura sinistra onde um cientista faz experimentos bizarros com animais numa ilha longe da civilização humana. A falta de escrúpulos e empatia com os animais faz com que essa ilha seja palco de experimentos bizarros. Levado para essa ilha, Prendick (protagonista) tenta entender o que se passa com os animais levados para àquele lugar até ficar a par do que o Dr. Moreau (contando com a ajuda de Montgomery) tenta fazer com os animais. A experiência não termina muito bem porque as cobaias tendem a regredir para o seu estado selvagem e todos correm risco de vida. A arrogância do Dr. Moreau e a passividade de Montgomery acabam por selar seus destinos. Prendick passa por uma experiência que o deixa transtornado pelo resto da vida. Humanos sem caráter acabam se bestializando.

Ana 01/05/2021

O ser humano vive entre os instintos e a racionalidade.
O livro conta a história em primeira pessoa sobre um náufrago chamado Edward Prendick que é resgatado num barco cheio de animais e Depois acaba numa ilha com muitas criaturas estranhas...
A narrativa é muito fluída e é difícil parar de ler. Por incrível que pareça, não sabia do que se tratava, então achei muito interessante. Não é difícil perceber o que está acontecendo, mas isso não tornou a leitura cansativa. Pelo contrário, me fez devorar o livro em 1 dia. Essa história é uma metáfora à Perversidade do colonialismo. Assim como colonizadores europeus dizimaram inúmeros aborígenes em diversos lugares do mundo novo com a desculpa esfarrapada de transformar primitivos em pessoas civilizadas. Moreau justifica suas atrocidades tentando humanizar animais selvagens para criar um ser humano perfeito. Tbm existe uma crítica à ética científica. Sua falta de empatia e humanidade é impressionante. Ele é o verdadeiro monstro desta história. Demonstra uma falta de princípios, limites e um complexo de Deus que chega a assustar... Outro viés que vale ressaltar é o maus tratos a animais. São tratados como coisas pelo Moreau e não como seres vivos. O livro foi lançado em 1986 e até hoje isso ainda acontece, Infelizmente.
Achei o livro excelente.

@apilhadathay 21/11/2020

A obra de um Mestre!
Li essa tradução junto à do Bráulio Tavares, comparando ambas com o original de H. G. Wells. Notei algumas peculiaridades (uma maior afinidade com os termos originais de Bráulio x vocábulos mais politicamente corretos, como se considera hoje da parte da Mayra).

O livro é muito bom, mas é feito de extremos. Há horas em que pouco acontece e parece que estamos mesmo à deriva e tão perdidos quanto o Prendick na ilha e no mar, e outros de picos de ação absurda, de fazer você pensar "Como é que isso aconteceu?!!!". Horror, Terror, Ficção científica, tudo se reúne em mais uma grande obra wellsiana.

Wells escreve como um homem muito adiante de seu tempo, o que ele era. Biomedicina, ética na ciência são dois temas muito tratados. A figura do Dr. Moreau, a visão relativa e distorcida da dor do Outro são pontos fortes a debater na obra e super relevantes. Moreau é muito peculiar.

Edward parece estar completamente à deriva na vida. E olha... Por ter se perdido no mar e ser resgatado também lá... Tudo me leva a crer que, na verdade, a história inteira não passou de um grande devaneio de um homem sem comida e sem água, naufragado e à deriva em alto-mar. Simples assim. Recomendo, sim, pra quem ama esse autor fabuloso, um dos pais da FC, que merece ser mais lido e debatido!

Jackson 22/11/2020

O autor mistura ficção científica com terror, trazendo uma atmosfera incômoda em alguns momentos, principalmente em relação aos maus tratos com animais. O dilema do protagonista em tentar aceitar se as criaturas do dr. Moreau podem ser consideradas humanas ou não também traz um grande conflito pra história.