Como Parar o Tempo

Como Parar o Tempo Neil Gaiman
Matt Haig

Resenhas - Como parar o tempo

Leticia.Martins 04/01/2022

Leitura cansativa, mas esperançosa.
Fico triste porque queria ter gostado mais da leitura desse livro. Digo isso, pois o autor é detentor de uma escrita sensível e humana.

Acho que o maior problema, no meu caso, foi que não consegui me apegar tantos aos personagens.

Além disso, acho que a alternância frequente entre vários momentos do passado acabou se tornando cansativa.

No fim, não houve profundidade necessária entre os diversos momentos da narrativa. Para mim, em muitos momentos, foi uma leitura cansativa.

Apesar disso, por incrível que pareça, eu diria que valeu a pena. Valeu a pena por causa de algumas reflexões bonitas e reais.

Na minha opinião, o livro tinha potencial para ser mais, porém alguns trechinhos da narrativa dão um brilho para a leitura.

?Uma onda pode matar. Ou você pode surfá-la. Às vezes, fugir é mais perigoso. Não se pode viver com medo, Tom.?

?A incerteza é o modo que temos de saber que existimos no mundo. É por isso que às vezes queremos voltar ao passado, porque o conhecemos, ou achamos que conhecemos. É uma canção que já ouvimos.?

?Entendo que pode parar o tempo se não permitir ser governada por ele. Não estou mais me afogando no passado, ou temendo o futuro. Como poderia estar? O futuro é você.?

Winicius9 01/11/2021

Livro Simplesmente Incrível
O autor sabe muito bem como mexer com os sentimentos e despertar nossa empatia com o personagem, esse livro eu recomendaria para todas as pessoas, é muito bom entender um pouco mais sobre o tempo e quanto ele é valioso!

Cris 19/10/2021

Sem palavras
Adoro ler livro sem saber nada sobre ele, este foi escolhido por causa do autor, já que adorei A Biblioteca da Meia Noite.

Que leitura incrível, uma história diferente sobre um homem que envelhece lentamente e está com mais de 400 anos, seguindo com sua vida de forma solitária e arrastando um passado enorme do qual não consegue se libertar.

Os capítulos alternam entre passado e presente, revelando aos poucos os segredos de Tom.

Apesar da vida do protagonista ter sido bem interessante, o ponto alto do livro são as reflexões sobre o que fazemos dela diante das adversidades e o quanto nos permitimos seguir em frente mesmo tendo todo o tempo do mundo.

Virou favorito da vida.

Para quem gosta de um livro reflexivo e diferente,

Recomendo

"Eu já fui tantas pessoas diferentes, desempenhei tantos papéis. Não sou uma pessoa. Sou uma multidão em um corpo."

#comopararotempo #matthaig
Ra 19/10/2021minha estante
wow até me animou a ler

Cris 19/10/2021minha estante
Leia sim, é um livro diferente mas muito bonito

Ra 20/10/2021minha estante
obrigada pela dica cris

Cris 20/10/2021minha estante
Imagina!

@viajantedaleitura1 23/09/2021

Mais um da série: Por que demorei tanto para ler este livro?
Tom, que havia nascido com outro nome, e já havia usado outros tantos, tinha 439 anos.
Não, ele não era um vampiro. Era uma pessoa comum, que __seria de fato comum__ se não tivesse nascido com uma certa condição, que foi chamada, certa vez, de Anageria. Sua condição o fazia envelhecer de forma muito mais lenta que o normal, obrigando-o a trocar de identidade e mudar-se a cada 8 anos, para não ser descoberto.
Seguindo o amigo Hendrich e a organização chamada Albatroz, encontrava-se protegido. Se fossem descobertos__ e haviam muitas pessoas interessadas em estudar sua condição__ poderia correr muitos riscos, assim, melhor eliminar, que ser eliminado.
Tom encontra o disfarce perfeito, como um Professor de História e tenta viver sua vida e encontrar sua filha Marion, porém, sua vida tem muitas variantes e passado e presente, por vezes, se misturam em seus pensamentos, relembrando encontros marcantes __ Shakespeare, Scott Fitzgerald, Chaplin __ e seu passado doloroso __ como foi obrigado a deixar sua família, desde a mãe à esposa e filha.

Um livro maravilhoso, que cita vários autores em frases célebres e exprime como estar presente em uma vida que o tempo não leva __ embora, mais cedo ou mais tarde, leve a todos ao seu redor.

Larissa3637 11/09/2021

Sem palavras
Meu deus. Sem reação até agora com este livro.

Depois de um bom tempo sem essa experiência, esse livro me fez ter pulos de emoção dentro do peito.
A história envolve amor, saudade, angústia, medo, solidão e, o mais importante de tudo, o tempo. O tempo, os anos, as décadas, os séculos e a vida.

Perdi a conta de quantas vezes fiz marcações e destaques. Me embalei na história de um modo que há muito tempo não fazia. Me vi viajando nos séculos, com Tom. E quando colocava as músicas que o personagem citava durante a leitura me sentia ainda mais dentro do livro. Imaginando-o tocar seus instrumentos, de olhos fechados enquanto se perdia em suas próprias lembranças, suas próprias memórias.

Eu simplesmente sou apaixonada por livros que abordam o tema do tempo, da vida, do passado, presente e futuro. E a escrita do autor, definitivamente, me prendeu do começo ao fim.

"Há apenas o presente. Da mesma forma que cada objeto no mundo contém átomos similares e intercambiáveis, cada fragmento do tempo contém aspectos de outro. (...) Nesses momentos que vibram com vida, o presente dura para sempre, e sei que há muitos mais presentes para viver."

telefone 18/08/2021

A ideia da história é ótima, o personagem principal é super cativante e a história dele é sensacional (pra mim a melhor parte é quando ele fala sobre o Omai).
O desenvolvimento é muito bom, e as mudança de tempo pra passado e futuro é maravilhosa!
O final foi meio clichê e achei ele meio rápido de mais. Tirando essa parte o resto do livro é sensacional!

Thais.Garrido 22/07/2021

Surpreendentemente apaixonante
Quem estava esperando por uma ficção científica pode se decepcionar, pois este livro nada mais é do que uma grande reflexão sobre o sentido da vida e nosso propósito em sua existência.
A escrita do autor é sensível, instigante e calorosa, e é realmente impressionante como o Matt discorre por diversos temas distintos de maneira delicada e cativante.
Ao terminar esse livro, senti como se estivesse recebendo um abraço bem apertado de um querido amigo, e ele vai estar sempre ali, vivo entre as páginas, quando eu precisar dele de novo.

Pati Rocha 21/07/2021

"Esse é o negócio com o tempo, né? Não é igual. Alguns dias, alguns anos, algumas décadas são vazios. Não têm nada. Calmaria. Aí você se depara com um ano, ou mesmo um dia, uma tarde, e é tudo. É a coisa toda."

Lays.Ordani 14/07/2021

Um livro de reflexões.
Começo dizendo que adorei essa leitura. Comprei esse livro pela capa, sem noção nenhuma da sinopse, e mesmo depois de saber "por cima" do que se tratava, ainda me surpreendeu. Os relatos históricos são ótimos, as reflexões sobre vida, luto, solidão, são de deixar inúmeras citações marcadas para a vida. O livro é curto, com capítulos rápidos alternando em algumas épocas bem distintas, mas achei tudo muito bem escrito e descrito. Recomendo com certeza!

@juliaavictorino 05/07/2021

Repleto de reflexões sobre a vida
Se engana quem acha que vai encontrar um romance com uma pegada fantástica. Esse livro vai bem mais a fundo e traz reflexões sobre vida, tempo, solidão, preconceitos, amor, liberdade...

A narrativa se passa nos dias atuais, mas não segue uma linha do tempo comum. Presente e passado se intercalam dentro dos 439 de vida de Tom, apresentando momentos e pessoas importantes em sua vida.

Diferente do "comum", Tom vive se mudando se escondendo, com medo da violência e opressão que ele e pessoas próximas a ele possam sofrer.

Tendo vivido na época da caça às bruxas e seus terrores, o protagonista vê a história avançar e se repetir. E não precisamos ir muito longe pra perceber nossa triste realidade dentro dessa ficção.

É no amor por sua família e nas promessas que fez pra sua mãe e sua amada Rose que ele encontra seu propósito. Mas uma vida de solidão e mentiras não é uma vida plena e tudo que ele deseja é ser livre pra ser quem ele realmente é.

O desfecho segue o caminho previsível, mas não chega a prejudicar a experiência. Gostaria de ter visto desenvolvimento maior do romance no presente e do tão aguardado reencontro. Mesmo assim o livro me surpreendeu demais e já se tornou um favorito. ?

Louise Blair 26/06/2021

Um livro de citações maravilhosas!
Não achei tão espetacular como "Os Humanos", último livro dele que eu li, mas isso também não significa que não cumpriu minhas expectativas.

O excepcional do modo de escrita do Matt é como ele consegue escrever personagens tão vivos. Coisa que eu percebi com Os Humanos, raros os que são superficiais, preguiçosamente escritos. O que entra em contrapartida com a história, que eu não achei tão boa.

Não que ela seja ruim, mas ela também não é o ouro dessa mina. Talvez porque eu esperava algo do nível Os Humanos minhas apostas de algo além do excelente estavam em vigor quando eu comecei essa leitura. Pensando agora, acho que essa história não poderia ter ido mais longe do que foi. Matt trabalha muito bem nessas questões filosóficas e trabalhou muito bem nesse livro também. Recomendo muito!

Aliás, vi algo no fim do livro sobre os direitos da obra terem sido vendidos pra um produtor de filmes, mas não achei nada sobre a tal produção do filme na internet. Enfim, acho que é esperar pra ver e torcer pra que não tenha sido cancelado :)

maa 24/06/2021

Amei demais
No começo eu achei um pouco cansativo mas logo depois eu comecei a amar e aprendi muito nele.

Gizele 11/06/2021

Eu escorreguei um pouco na expectativa da verdade sobre a Marion e isso me deixou meio desapontada. Aí parece que não desenvolveu a ótima premissa, que não alcançou o potencial e que se atropela pra acabar.
Mesmo assim, eu gostei muito. O jeito que ele revisita acontecimentos do passado e tudo se conecta no presente é fascinante. Achei perfeito um homem tão velho ser um professor de história. O cara simplesmente viveu os acontecimentos, ninguém melhor poderia falar como foi.
A história tem uma vibe meio Dark (da série netflix) e de cara me atraiu.
O autor citou São Paulo duas vezes. O Rio aparece tbm. Ah, Matt, será que vc gosta do nosso Brasil tão castigado?
Uma das duas tradutoras deu umas escorregadas na tradução do texto. A última que vi: "cesta" virou "sexta", rsrs.
Ainda assim, recomendo.

Ingrid06 29/05/2021

Confesso que demorei um pouco para ingressar na leitura. Mas depois de um tempo foi muito bom. Uma trama bem elaborada.

Dudu 26/05/2021

Muito Bom
O livro é ótimo, principalmente para mim que adoro o temas relacionado ao tempo. A cada capítulo o livro atraí ainda mais a atenção do leitor e faz com que você o leia o mais rápido possível. Vale muito a leitura.