O Herege

Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

charles.franco.35 20/01/2023

Lindo
Final épico de uma história emocionante. A forma como é maturada a personalidade de Thomas nos deixa empolgados lendo palavra a após palavra sem parar?

Gabas10 16/01/2023

Final muito bom
Esse é o último livro da trilogia a busca do graal, ele se desenvolve bem embora tem alguns momentos um pouco chatos mas no geral é uma boa história que encerra a história do Thomas de uma forma que satisfaz. Esse livro não é melhor que os outros 2 anteriores mas ainda assim é um bom livro, Bernard Cornwell como sempre mantendo um nível de excelência.

Igor.Borges 29/12/2022

Excelente obra que fecha a trilogia. Achei o melhor dos três. Todos são bons, mas esse aqui se destacou mais para mim. Os livros abordam vários temas como: inquisição, heresia, relação da igreja com a nobreza, relação entre os nobres na guerra, Guerra dos Cem Anos, Batalha de Crecy, Batalha de Calais, estratégia de guerra, peste bubônica e ainda há espaço para muita coisa.
A Igreja foi implacável e extremamente corrupta. Ser considerado imigo dela era uma coisa que você definitivamente não queria. Engraçado notar também como algumas superstições, a maioria extremamente idiotas, definiam a vida de qualquer um que viveu naquela época. Desde o Cardeal Bispo, o Rei da França, da Inglaterra ou de qualquer outro reino, até o camponês mais simples.
Se você gosta de história, principalmente a Idade Média, pode ir sem medo. Bernard Cornwell domina o que faz.

(SPOILER!!)

O ponto falho para mim foi ele ter esquecido da Black Bird. Ela era importante na estória e parece que ele simplesmente esqueceu mesmo dela, rs. Podia ter dado um desfecho já que ela participou ativamente dos dois primeiros livros. Não fez muito sentido isso. Na minha visão foi um erro, mas que jogando na balança não pesou nada contra todo o resto. Cornwell é muito foda!

Jenner Azevedo 17/12/2022

Um bom encerramento para a história de Thomas de Hookton. Sem paciência pra escrever mais. Li os 3 em sequência, coisa que não faço via de regra. Nao sei se em algum momento li no automático mas não me lembro o que aconteceu com uma personagem importante

Lorena 03/12/2022

Eu amo livros medievais, guerras, romances, os detalhes dos personagens. Sem transportada para dentro de histórias assim, não há como explicar.

Leonardo.Bonetti 12/08/2022

Sensacional
Apesar de um final bem previsível, a narrativa te convence de que faz sentido as atitudes de Thomas, mais um livro sensacional do Cornwell e vale muito a pena a leitura

Déia 11/07/2022

Obrigada Bernard Cornwell
O melhor livro da trilogia, sem dúvida.
Thomas, até que enfim, foi atrás do Graal. A busca, o caminho, encontros e desencontros, a história em si, vale cada página. Sem enrolação como nos livros anteriores, só achei o final um pouco apressado, mas o livro é muito bom, valeu por toda a trilogia.

Aninha 29/06/2022

Obrigada, senhor Bernard Cornwell!
Então, esqueçam todas e quaisquer criticas feitas ao Bernard por mim até agora, porque ele se superou com esse livro! É a melhor coisas escrita pelo autor que eu já li? Não, mas é muito bom.
Gostaria de traduzir a minha satisfação com figurinhas e frases da Isabela Boscov, mas como não posso, caberá a mim escrever sobre as seguintes afirmações:
O livro passa-se durante a Guerra de 100, ou seja, é um romance historico, mas isso nós já sabemos. Onde eu quero chegar com essa afilmação? Bom, eu não esperava um final feliz, apenas um bom final para os personagens, e apesar de passar a gostar de alguns e odiar outros, não senti que o autor falhou com os seus leitores. Não existem pontas soltas, personagens não foram esquecidos, dividas foram sanadas e promessas foram feitas e desfeitas na mesma proporção que homens eram mortos e batalhas eram iniciadas.
Não houve tempo para ficarmos de luto pelos mortos, e também não teria motivos para isso levando em consideração a formas como as mortes aconteceram.
Tenho que confessar meu odio pelo Robbie, que me decepcionou bastante, mas o que esperar de um inimigo que não se deve esperar nada?
Sir Guillaume sempre um cavalheiro com H.
Genevieve que por muitas vezes não entendi porque estava lá, levando em consideração que o autor só fazia pontuar sua beleza, mas que cresceu na trama e se tornou um ponto chave para o desfecho.
E por falar em desfecho... tenho que confessar que já espera por aquele final, afinal onde poderia acabar tudo senão no começo? Acho que admiro o Thomas ainda mais por isso, mas se eu pudesse escolher, escolheria conhecer um pouco mais a mente e os sentimentos do personagem, que para nós leitores, sempre foram silenciosos e superficiais.
Por fim, posso dizer que esse é um final mais do que justo para uma historia como essa. Obrigada, Bernard Cornwell!

Felipe Mello 12/06/2022

Brilha ao Humanizar os seus Personagens, mas Falha em Entreter nas suas Cenas de Ação.
OBS: Foi-me bastante claro, com o término desta obra, que “O Andarilho” foi um livro completamente inútil para a saga, então vamos fingir ao longo desta review que aquela terrível pérola nunca sequer existiu.

Pareceu-me que Cornwell escutou boa parte das críticas sofridas pelo “O Arqueiro”, visto que o autor deixou praticamente o cenário da “Guerra dos Cem Anos” de lado conforme finalmente se focalizava na busca do maior artefato da cristandade, pois, além de se focar unicamente no caráter moral, psicológico e religioso de seus personagens, o autor conseguiu transportar com muita delicadeza o laço construído entre Thomas e Genevieve(fiquei com muita pena dela!), uma vez que desenvolveu com bastante visceralidade a perseguição cometida pela inquisição no instante em que desenvolvia com boas sacadas os dilemas que o seu protagonista deveria enfrentar(foi genial a maneira como Castillon d'Arbizon foi pega, por exemplo). Mas esta obra careceu de momentos épicos ou de alguma cena marcante. Pois, apesar dos seus personagens(tanto os novos como os antigos) serem naturalmente carismáticos, algumas mortes foram tão abruptas que não consegui sentir o impacto que deveria ter tido e as duas únicas batalhas que acontecem ao longo de toda a leitura foram no máximo ok. Que para os padrões de Cornwell, desejaram e MUITO a desejar.

Jonas 02/06/2022

Bom livro...último livro da trilogia do graal... o jovem Thomas enfrenta seus inimigos na busca pela relíquia sagrada. Boa história, leitura fácil e fluida.

Nobre 21/04/2022

Valeu a Pena!!!
Esse livro encerra a história, que começou em O Arqueiro, de maneira surpreendente pois deixa o leitor sem saber como vai terminar e a conclusão que o autor deu para os personagens foi muito boa e coerente e as batalhas continuam incríveis. Ademais, o único defeito do livro que ele é um pouco lento. Portanto, recomendo muito a leitura de toda a trilogia.

Karen 04/04/2022

Até que enfim...
Finalmente o último livro da trilogia se ateve ao tema que era para ser o central, já que o título é a busca do Graal e isso não acontecia nunca.
No livro O Arqueiro, Thomas não tava nem aí pro Graal e estava em busca de guerra e guerra, um livro inteiro de batalhas históricas intermináveis, chato e maçante. No O Andarilho o negócio começou a tomar forma, Thomas finalmente começa a querer pegar o gosto pela busca do Graal, mas não se aguenta e vai em busca de guerra e mais guerra e mais batalhas chatas e intermináveis. Até que no último livro, O Herege, Thomas finalmente toma vergonha na cara e vai atrás do Graal, aí o livro começa a ficar interessante, vira uma abança, uma correria que poderia ter sido melhor trabalhada nos outros 2 primeiros livros, que são um desperdício de tempo. A busca do Graal se dá apenas nesse livro, os outros são desnecessários, que o autor vergonhosamente encheu linguiça, por 800 e tantas páginas, de busca do Graal mesmo, nesses 2 livros, se tiver 200 páginas sobre o tema é muito. O resto são descrições infindáveis de batalhas.
Apesar de ter gostado desse livro, não recomendo, pq não vale o esforço de ler os anteriores.