O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Vanessa 03/04/2022

No último livro da trilogia do Graal, Thomas volta à Astarac na França na tentativa de encontrar a famosa relíquia. Além de enfrentar o primo, terá que enfrentar o amigo mais próximo, a própria fé e a própria natureza.
Dos livros lidos do Bernard Cornwell, essa trilogia pra mim foi a mais fraca. Foi uma leitura arrastada. Os personagens principais não são cativantes, o que me fez não torcer em nenhum momento pelo Thomas. Acho que estava torcendo mais pelo Guy.

Jessica1248 24/03/2022

"Deus está em toda parte. Ele não é um cão na coleira da igreja."

"Deus está aqui. Ele está no fogo, no céu, no ar. Um bispo não pode tirar Deus de você. Um bispo não pode sugar o ar do céu."

"Mas vou estar entre amigos. - Aquilo era importante. Homens que ele tinha levado para a Gasconha estavam situados e, se o aceitassem de volta, ficaria com eles até o fim."

Gostei muito do desfecho, senti que a história do Graal ficou mais como pano de fundo.
Foi dado mais importância as intrigas, guerras e brigas políticas. E as vinganças. A religião esteve bastante presente também.

Thomas como sempre continua aquele bobo de coração mole, ajuda geral, se lasca, joga o grupo dele na roda também e assim vai vivendo kkkkkkk mas pelo menos como arqueiro ele é excelente, ler a descrição de cada flechada, rapaz, é surreal de bom.

Bernard continua sendo o melhor que já li, para descrever cenas de guerra, lutas e mortes. Consigo visualizar facilmente tudo que acontece. O legal dessa trilogia, é que ele misturou ficção com ficção histórica, então temos aqui a guerra dos 100 anos, entre os ingleses e os franceses juntamente com a busca pelo santo Graal.

Para quem curte este tipo de livro, será um prato cheio, além de quê, é o Bernard minha gente, confia, ele é demais ????

Julio Cesar 19/02/2022

O herege
De volta à França, após não ter encontrado a relíquia sagrada na Inglaterra, Thomas de Hookton tenta atrair o assassino de seu pai, por acreditar que ele tenha mais informações sobre o objeto de sua busca.

Babi 17/11/2021

E chegamos ao final
Acredito que esse tenha sido meu livro favorito da trilogia toda, nos primeiros me irritei demais com o Thomas e a indecisão dele sobre o que iria fazer. Buscar o Graal ou não.
Nesse terceiro livro ele já estava mais maduro e mais decidido, e isso facilitou o andamento da história.
O surgimento da peste foi um golpe no meu coração pois ela levou personagens dos quais eu gostava muito, mas foi bem apresentado.
Me apaixonei pela Genevieve e amei a inteligência dela e as aparições dela nas batalhas.
É um trilogia muito boa, fico feliz que tenha sido ela a minha primeira leitura de ficção histórica, apesar de ser meio arrastada as vezes, não me deixou nada a desejar.

_Wesley_ 11/11/2021

Simplesmente Cornwell
Bernard Cornwell é um gênio na arte de transportar o leitor para seus cenários tão bem detalhados e vívidos. O último livro da trilogia apresenta um outro lado da vida medieval e as suas complicações. As lutas nem sempre precisam ser entre grandes exércitos e a vida nem sempre se resume a busca pelo ouro. A maneira como são abordados os conceitos superficiais religiosos da época são precisos e estarrecedores.

Mel 02/11/2021

Repetitivo
A trilogia consiste em contar a mesma história de maneiras diferentes.
Pelo menos, dessa vez foi mais rápido a história.

Joy 14/10/2021

5 merecidas estrelas
Este é o último livro da trilogia A Busca do Graal e ele fecha a história de forma excelente. A leitura flui demais e uma das coisas que mais me impressionam é que os livros dessa trilogia são brutais em muitos momentos, mas é essa brutalidade que confere o toque de realismo à história, afinal o que está sendo retratado é uma guerra. Foi muito bom viver essa aventura com Thomas de Hookton - e outros personagens. Sorri, fiquei aflita, fiquei chocada, fiquei triste e fiquei satisfeita com o que li. Fantástico.

P.S.: Meu gosto por História só aumentou.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Bernard Cornwell continua imbatível
Li os três livros em sequência (O HEREGE, O ARQUEIRO e O ANDARILHO). Já havia lido do autor sua trilogia das Crônicas de Artur: O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur, além das obras Stonehenge e Azincourt. Os três volumes que li agora são integrantes da trilogia: A Busca do Graal. Por ironia, resolvi ler outro livro antes: 1356. Mal sabia que estava lendo o quarto volume da trilogia (uma trilogia com quatro volumes?). Então, ao começar a história do arqueiro inglês Thomas de Hookton, já sabia o que havia acontecido com o Graal, objeto do quarto volume. Independente disso, a história é recheada de batalhas de tirar o fôlego e é tão boa quanto todas as obras do prolífico inglês Bernard Cornwell (tenho 25 livros dele para ler ainda, entre eles os 12 volumes da série das Guerras Napoleônicas e outros 11 das Guerras Saxônicas).

Julcimari 06/09/2021

Aventura do começo ao fim
Essa trilogia da busca ao graal que finaliza com o livro O Herege é uma obra muito boa! Aventura do começo ao fim, com batalhas sangrentas e reviravoltas inesperadas que ilustram a busca do personagem principal, Thomas de Hookton, ao santo graal.
Muito bem escrita e de uma linguagem fácil, a história me prendeu do começo ao fim.
Falo para todo mundo que aprendi muito mais sobre estratégia de guerra lendo essa trilogia do que lendo "A Arte da Guerra", que diga-se de passagem, é uma leitura horrível (desculpa, mas é minha resenha e estou expressando minha opinião).
Em suma, uma história envolvente, que traz acontecimentos históricos misturados com ficção em conjunto com a trama principal que é a mística que perdura até hoje entre os cristãos o Santo Graal.
Super indico! Boa leitura ??

@ceciliatameirao 16/08/2021

Falar sobre esse livro, pode acabar sendo complicado.
Anos de 1300. Thomas de Hookton é o filho bastardo de um padre.
A pequena cidade em que morava, foi atacada e totalmente saqueada, levando a vida de seu pai. Diante ao altar, Thomas jura vingança pela sua morte e encontrar a relíquia que seu pai jura possuir, mas que foi levada: o Graal.

Durante essa busca pela sua vingança e pelo objeto sagrado, Thomas conhece amigos, inimigos, aliados e é claro, se apaixona... diversas vezes!
Acontece que, na busca do assassino do seu pai, acontece uma reviravolta incrível, que faz com que ele descubra a verdade sobre a sua família e sua origem.

Guerras e mais guerras se dão ao longo da história. Relatos históricos de acontecimentos e lugares verdadeiros são retratos. É o inicio da guerra dos cem anos e o começo da peste negra. Por isso, Bernard se torna fiel aos detalhes e você se sente totalmente intimo dos personagens, lugares e relatos. Eu te garanto, muitas vezes achei que já conhecia determinados lugares. Pois é, loucura! E é por isso que...

Já li várias resenhas sobre esse livro e foi o que eu mais vi metade/metade. Ele depende de uma certa paciência, porque os detalhes de cada acontecimento são minuciosos.
''Ninguém descreve o som de um tiro de canhão como Bernard Cornwell''. Essa é a mais pura verdade!
Aqui, você encontrará detalhes das guerras e dos lugares como nunca encontrado em outros livros. Por isso, eu digo: tenha paciência. Na maioria das vezes, acaba sendo cansativo, porque os detalhes se tornam tantos, que acabam faltando diálogos e acontecimentos de verdade em torno da história do livro, cansando um pouco a nossa cabeça. Mas não, não é um livro em que você perderá o seu tempo.
A trilogia é incrível!!! A história te prenderá e como todo livro com uma história incrivel, em vários momentos você vai achar que já sabe da verdade, mas... plot! Você nunca se achará mais enganado em toda sua vida - de uma forma boa, é claro.

Leia Bernard Cornwell. Leia O Arqueiro, O Andarilho e O Herege.
Sim, Bernard Cornwell vicia!

Gustavo.Cesar 06/07/2021

Thomas é um homem livre
Esse sem dúvida foi o melhor da saga, muito emocionante, reviravoltas a todo momentos, batalhas fortes e muito bem escritas, o personagem do Thomas finalmente tem seu crescimento, a trama é bem envolvente e o final é um cenário de horror e desesperador. Concluiu a obra com muito êxodo.

Wesley.Junges 24/06/2021

É incrível, o final perfeito para uma trilogia fenomenal, impactante, marcante e prende muito fácil com a história, cada nova página trás informações relevantes e não ficam perguntas sem respostas.

Julia.Dani 04/06/2021

O Herege
A conclusão da triologia não me surprendeu mas gostei bastante, achei muito boa a forma como ele amarrou o enredo!