O Herege

Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Romerito 30/05/2013

Excelente.
Este livro é excelente, assim como os dois livros anteriores da saga.
O nível de detalhes impressiona, assim como os fatos que acontecem durante a busca do graal.

Recomendo.

Só Sobre Livros 24/05/2013

A busca pelo Graal
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/09/a-busca-pelo-graal-carla-cristina.html

Só Sobre Livros 20/05/2013

Resumão de 2012... até agora! (Carla Cristina)

Confiram resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/03/resumao-de-2012-ate-agora.html

Gleici 25/01/2014minha estante
Concordo com suas palavras, o livro não pode ser descrito como ruim, mas ao meu ver, mais deixa um pouco a desejar se comparados com as outras obras de Bernard Cornwell. O que salva ele são os amores (Blackbird principalmente) e as flechas.

.anA 01/01/2013

Calix meus inebrians
Clássico. Dos que eu li, o melhor dos livros de Cornwell. Não há disputa mais grotesca que se torne tão real quanto as criadas e retratadas por ele, não há realidade mais viva do que a vida que o autor dá ao mundo de 1347/8, a Thomas de Hookton, ao Herege. Os comentários e diálogos relacionados à Igreja, a personalidade intrincada e obstinada de Guy Vexille, a história de seus antepassados e do envolvimento com o Graal, até mesmo as frases em latim nos deixam com um ar tão medieval, que o sabor do Graal continua em nós, e o peso dele em nossas mãos, como se estivéssemos segurando tal relíquia, e não um livro de capa alaranjada.

Seja lá qual for a fé que você tenha, qual for a sua ideia sobre religião, sobre a instituição da Igreja em si, sobre Deus; a magnificência deste livro na sua simplicidade da escrita e no profundo poder de descrição, o deixarão inebriado. No brutal da época e na ficção de personagens, o desejo real se mistura, A Busca do Graal, nos seus derramamentos de sangue, na peste, nos dias enlameados de tempestades, e em cada flecha disparada pelo tão inglês arco de teixo.
É bonito. É incrível. É clássico, pela lógica e pelos acontecimentos.

E se o Graal é encontrado ou não durante a trilogia, e se ele existe(existiu?) ou não, tanto lá quanto aqui, e sobre o que ele realmente foi, fico com as palavras de Bernard, cujo entendimento virá pelo leitor (da obra, é claro): "Fosse lá o que fosse, nunca foi achado, embora persistam rumores e haja quem diga que ele está escondido na Escócia."

Deixe-se inebriar, vai. Vale à pena.

Izandra 20/12/2012

Este é o final da saga "A Busca do Graal". Surpreendente, com coisas que nenhum leitor pensaria ser possível, Cornwell fecha com chave de outro a trilogia, dando o final que ela merece. Thomas está mais inteligente e com a pontaria mais certeira do que nunca, desafiando a Igreja em um nível além do imaginável. Nota máxima para a genialidade de Cornwell em mais esta obra histórica.

Vagner46 27/10/2012

Desbravando O Herege
Depois de sobreviver ao cerco de La Roche Derrien, Thomas viaja para o norte até Calais, onde tenta ajudar o exército inglês a invadir a cidade. Mas o seu destino não é esse e a busca pelo Graal ainda não foi concluída, fazendo com que o nosso personagem principal viaje até Astarac para descobrir mais a respeito do misterioso objeto e também sobre a sua família.

Na maior parte da narrativa, o terceiro e último livro da trilogia não mantém o mesmo ritmo do anterior, mas isso não é necessariamente um problema, pelo menos na minha opinião. É que eu estava tão empolgado com o desenrolar da história em “O Andarilho” que acabei não sentindo a mesma coisa com esse livro.

“Ele atirava sem pensar. Sem mirar. Aquilo era a sua vida, sua perícia e seu orgulho. Pegar um arco, mais alto do que um homem, feito de teixo, e usá-lo para disparar flechas de freixo, com penas de ganso na extremidade e armadas com ponta de estilete. Como o grande arco era puxado até a orelha, de nada adiantava tentar mirar com o olho. Eram anos de prática que permitiam saber aonde iriam suas flechas, e Thomas as disparava em ritmo alucinado, uma flecha a cada três ou quatro segundos, e as penas brancas cortavam o ar em direção ao outro lado do pântano, e as compridas pontas de aço atravessavam cotas de malha e couro e penetravam em barrigas, peitos e coxas franceses. Elas atingiam o alvo com o som de um machado de açougueiro caindo sobre carne, e faziam com que os cavalarianos parassem.”

A maior parte deste livro é focada em fugas que Thomas foi obrigado a realizar para conseguir sobreviver, ainda mais depois de ter salvo uma jovem considerada herege da fogueira. Mesmo assim, apesar de não termos tantas batalhas como nos livros anteriores, quando estas acontecem, só Deus sabe o que vai acontecer, pois as reviravoltas acontecem quando menos se espera.

Um dos pontos que eu praticamente tenho a obrigação de mencionar é o seguinte: quando alguém quer MUITO alguma coisa, essa pessoa fará de tudo para consegui-la. Esse desejo está tão explícito no livro do Cornwell que eu também gostaria de destacar um trecho do mesmo:

“Planchard apanhou a lanterna. - Não posso dizer mais nada, excelência, porque não ouvi nada que me diga que o Graal está em Astarac. Mas de uma coisa eu sei, e sei como sei que meus ossos em breve irão descansar com os meus irmãos neste ossário. A busca pelo Graal, excelência, leva os homens à loucura. Ela os ofusca, ela os confunde, e deixa-os choramingando. É uma coisa perigosa, excelência, que é melhor deixar por conta dos trovadores. Que eles cantem sobre ele e façam poemas a seu respeito, mas pelo amor de Deus não arrisque a sua alma indo à procura dele.”

E só para finalizar: o livro fecha com chave de ouro essa excelente trilogia! Gostei bastante dos três livros e achei a narrativa um pouco diferente dos livros das Crônicas Saxônicas, o que é importante para justificar o incrível trabalho do autor, que dedicou-se bastante às pesquisas sobre a Guerra dos Cem Anos e nos brindou com essa ótima coleção.

Pontos fortes: o desfecho da história é digno de um autor como Bernard Cornwell. Você vai se surpreender!
Pontos fracos: não há um mapa para ajudar o leitor a localizar-se melhor e a narrativa não é tão empolgante quanto a do segundo livro.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-herege-bernard-cornwell.html

Marcel 24/10/2012

Clichê de sempre - Bernand é o cara!!!!
"Calix meus inebrians"

O Herege é o terceiro livro da trilogia a Busca do Graal - agora não mais trilogia, pois, foi lançado 1356 que dá continuidade a vida de Thomas de Hookton.

O Herege demonstra com clareza o período das pestes bubônicas e o poder do arco inglês.

Mais uma vez Bernarnd Cornwell dá um show de história medieval, armas e fatos da sociedade daquela época!

Conta a história de Thomas e sua busca pelo Graal!!!

Este livro deve ser lido por todos aqueles que gostam de história e principalmente a medieval, pois, Bernard dá uma aula sobre este assunto!

O Herege ainda mostra o poder da igreja católica na época!!!

Do Bernard Cornwell, somente ótimos livros são esperados!!

Jair 22/10/2012

O melhor livro da trilogia da busca do Graal
O Herege é o melhor livro da trilogia que conta a estória de Tomas, o arqueiro inglês na guerra dos cem anos. Quem gosta só das descrições sanguinárias de batalhas de Cornwell poderá ter opinião diferente da minha porque são poucas batalhas nesse terceiro volume.
Normalmente, não gosto de usar o nome da trilogia (“A busca do Graal”) porque acho que ela deturpa um pouco o que um leitor desinformado poderia esperar dos outros dois livros (“O Arqueiro” e “O Andarilho”), porque lá, essa busca em que Tomas se viu jogado meio contra a vontade, era apenas um pano de fundo “quase transparente” para movimentar o personagem; Mas no terceiro livro, essa busca se torna mais presente na trama.

Tomas impede a execução uma mulher acusada de bruxaria e com isso se torna um herege. Ao mesmo tempo, vários inimigos de Tomas conspiram pelo Graal e pessoas que Tomas nem conhece também entram na busca. E todos estão numa mesma região, na região onde viveram os antepassados do Vexilles.
Muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo e o leitor começa ansiar por alguns desfechos. Embora possa ser uma leitura agradável, o leitor só terá a apropriada noção da gravidade dos fatos em andamento se tiver lido os dois livros anteriores. Recomendo a leitura e atribuo fácil cinco estrelas à trilogia.

Paulo 12/07/2012

Jul/2012

Skeat 10/07/2012

Trilha sonora
Esse livro é o melhor da trilogia, li em 3 dias e a trilha sonora pra ele foi exclusivamente Defenders of crown(sim, acabei viciado nesse álbum).

Fernanda 18/06/2012

O melhor da saga
"O herege" fecha com chave de ouro a trilogia do Graal. A trama ganhou muito com a entrada da personagem Genevieve. Até passei a gostar mais do protagonista Thomas (homenzinho indeciso!). Neste terceiro livro a trama finalmente se foca na busca pelo Graal. Desta vez Thomas segue para a região de Astarac em busca de respostas. Esse é inclusive o grande diferencial desse livro, já que toda a trama se foca no condado de Berac.
Confesso que não gostei tanto assim dessa saga, e quase a abandonei algumas vezes. Não o fiz porque confio no potencial de Cornwell para contar uma boa história. Não fiquei decepcionada.
É claro que Thomas não tem o carisma de Aläis, a protagonista de "Labirinto" da Kate Mosse, outro livro cuja temática é o Graal. Ele é indeciso e se afasta da busca inúmeras vezes ao longo da saga. E é nessa insegurança do protagonista que podemos perceber o estilo de Cornwell. Ele não envereda pelo lado místico, como Mosse. Pelo contrário, torna a busca pelo Graal uma saga com os pés fincado na realidade. A ambientação histórica, em meio à Guerra dos 100 anos, é tão perfeita que nos faz agradecer por não termos nascido naquele período em que a morte, a sujeira, a Inquisição e a peste eram companheiras constantes.
"O herege" é um bom livro e a Trilogia do Graal é uma boa saga. No entanto, em minha opinião, não é o melhor dos trabalhos de Cornwell.
Abel 03/11/2014minha estante
Muito boa sua resenha! Mas só por curiosidade, qual seria, na sua opinião, o melhor trabalho de Cornwell?

06/05/2012

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS OUTROS LIVROS DA BUSCA DO GRAAL!

Depois de participar do cerco de Calais, e perder e esposa Eleanor (eu tenho que especificar, porque ao contrário de Derfel das Crônicas de Artur, Thomas arranja um caso e se apaixona por onde quer que passe), Thomas finalmente consegue o que quer e parte liderando um grupo de arqueiros para a Gasconha, violando uma trégua na guerra entre ingleses e franceses (ele faz isso sob as ordens do conde de Northampton, que agora sabe sobre a sua busca) a fim de encontrar mais pistas sobre o cálice nas terras de sua família, Astarac. E, com a perda de Eleanor e do padre Hobbe, ambos mortos por seu primo Guy Vexille), Thomas está mais amargurado e sua sede de vingança está ainda maior...

Mais em: natrilhadoslivros.blogspot.com

Joabe F. 31/03/2012

Um dos melhores Autores que já li.
Eu adoro livros épicos e por isso sou suspeito em falar dos mesmos... Mas, nunca tinha lido livros tão ricos em detalhes como os de Bernard Cornwel. O autor realmente consegue nos levar para a historia, quase da para sentir a emoção das batalhas, sentir o cheiro do sangue e ouvir o tilintar das espadas. A pessoa fica em estado de plena euforia ao ler, realmente muito bom, não teria como não classificar com 5 estrelas. Recomendo!