O Herege

Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Herege

Biblioteca Álvaro Guerra 20/12/2018

Depois de participar do cerco de Calais, o arqueiro inglês Thomas de Hookton reúne um grupo de homens e viaja para o interior da França. Pretende tomar uma fortificação na Gasconha, perto da Astarac de seus antepassados, e assim chamar a atenção de seu primo Guy Vexille, o assassino de seu pai que, como Thomas, também segue a trilha do Santo Graal. Durante a jornada, deixa um rastro de aldeias saqueadas e, em uma delas, salva da fogueira uma jovem acusada de feitiçaria. Uma mulher que faz com que Thomas perca o controle sobre parte de seus guerreiros, ameaçados o sucesso da missão mais importante de sua vida: encontrar maior relíquia de toda a Cristandade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501068675

Racestari 17/12/2018

Saudades...
Thomas de Hookton vai deixar saudades. Foram três livros devorados em um punhado de dias. Saborosa aula de história dada pelo mestre!

Raphael 06/09/2018

Um excelente fechamento da saga do arqueiro inglês, muito bom

@solitude_e_books 18/07/2018

Nunca Spoiler
Muitas pessoas falam mal desta trilogia e por isso comecei a ler ela com um pouco de receio, e confesso não ter gostado muito do primeiro livro mas os últimos dois foram magnéticos, valeu muito apena.

Mesmo não tendo dado 5 estrelas para nenhum livro considero essa trilogia 5 estrelas pois a evolução foi excelente.

Sem dúvidas os personagens vão deixar saudades.

Mais do que recomendo.
Mireille 18/07/2018minha estante
Concordo 100% com você nas notas! Acho que as pessoas ficam chocadas pq os livros são bem violentos (afinal, é a Guerra dos 100 Anos).

@solitude_e_books 18/07/2018minha estante
Quase ninguém consegue dar esse realismo como o mestre Cornwell, é isso choca os desavisados .

Mireille 19/07/2018minha estante
Pura verdade.

Cy 17/07/2018

Decepção define
Achei a série mal ajambrada demais para quem escreveu a quase perfeita "Crônicas de Artur". Cheguei, em um momento de profunda negação, a desconfiar da autoria dos livros. rssss.

Infelizmente, "A Busca do Graal" tinha tudo para ser, mas não foi. O enredo principal, a tal busca, fica perdido em meio a um plano de fundo por si só muito interessante: a Guerra dos Cem Anos. Na verdade, quem passa o livro procurando pelo Graal são os outros personagens, enquanto nosso protagonista se arrasta até a página 300 do último volume tentando se decidir se acredita ou não na existência do tesouro, e então o que fazer com essa decisão. Aff, que preguiça!

Para botar a cereja no bolo e apelar de vez para a minha má vontade, o Cornwell caiu na armadilha do pior clichê da face da Terra: o da mocinha bonita pela qual o protagonista se apaixona perdidamente no primeiro olhar e faz as piores burrices em nome do "Amor". O pior de tudo: ele caiu TRÊS vezes nessa armadilha durante a série toda. Haja paciência!

A parte mais interessante do livro, pra mim, foi a referência à peste que dizimou um terço da população europeia durante a Idade Média. Porém, para fazer jus ao resto do livro, ela ganhou ali 20 páginas de destaque e é isso.

Enfim, apesar de alguns bons momentos aqui e ali em cada volume, e partindo da minha expectativa quanto ao autor, eu particularmente considero a série um regular, por tudo o que podia ter sido e não foi.

Jon Snow 29/04/2018

Um fim honesto para a trilogia.
O herege começa mais focado que os outros livros da trilogia "a busca do grau", porem este foco, faz com que ela perca um dos pontos mais interessantes na historias do Cornwell, que é estar atrelado da forma mais crível possível aos eventos históricos, porque, apesar dos outros livros serem mais dispersos, esta dispersão, por assim dizer, fazia com que voce tivesse uma noção acurada por sobre o mundo a sua volta, coisa que o herege não tem, algo que também não é nem um pouco interessante é repetição de alguns pontos, que fazem com o livro fique óbvio, pois segue uma receita de bolo com uma constância extremamente previsível, que faz com que ler os livros um atrás do outro seja um processo maçante, alguns personagens aqui não são nenhum pouco desenvolvidos o que lhe deixa com uma sensação meio estranha, pois, a impressão é que alguns aparecem por pura e simples conveniência, sem agregar absolutamente nada .
Apesar de todos os problemas, porem, ainda é um livro de Cornwell, ou seja, espere cenas de batalhas muito bem escritas, personagens para odiar, o foco, que tem seus pontos negativos, porem que tem o ponto positivo de finalmente fazer a historia andar, sendo assim, é o pior livro que já li deste escritor, porem, ainda assim, esta acima da maioria. Nota 3/5

Bruce 19/02/2018

O ultimo livro desta trilogia, encerra de forma apropriada. Resolvendo os conflitos pessoais dos personagens e esclarecendo os mistérios impostos na obra.

Juliana Nóbrega 07/10/2017

Sinto que comecei a ler Cornwell pelos livros errados...
Uma coisa deve ser dita: Cornwell escreve bem e a leitura é fluida se a estória te cativar. Digo cativar, pois infelizmente não gostei da estória que preenche o enredo da trilogia A Busca do Graal.
Se cenários de batalhas medievais te atraem, esses livros são um prato cheio, pois o autor, além de se basear em fatos históricos, descreve batalhas e guerras muito bem. Porém, o que deixou a desejar foi o desenrolar dos personagens e da estória em si.
Os personagens são rasos em sua maioria, e muitos dão a entender que serão promessas, mas ao fim desapontam, tanto pela personalidade, quanto pelas atitudes e importância nos acontecimentos. Senti falta de um desfecho para alguns deles, como a Blackbird por exemplo, além de uma situada geral nos acontecimentos ao final do último livro. As relações entre os personagens no geral também foram bem fracas e mal construídas.
Cornwell ainda leva inúmeras páginas descrevendo as ações nos campos de batalha (O Arqueiro e principalmente O Andarilho são quase inteiros assim), o que chega a ser enfadonho em alguns momentos, pois o enredo fica em stand by enquanto ocorrem essas passagens (isso vai diminuir um pouco em O Herege somente).
Em resumo, nenhum personagem me cativou, e a estória principal, que gira em torno da busca de Thomas pelo Graal e pelos segredos de sua família, me pareceu bem rasa. Dei uma nota média em todos os livros pelo simples fato do autor escrever bem mas não me cativar com essa trilogia, salvo pelas referências ao periodo medieval (que me agradaram).
Enfim, fiquei bem decepciomada com esse primeiro contato com o Bernard Cornwell, principalmente depois de me falarem tão bem dele e espero ter oportunidade de mudar minha perspectiva sobre o autor.
Marisa Aziliero 01/12/2017minha estante
Pensei que só eu estava sentindo isso.. depois de ouvir falar tanto... Não consegui embalar a história.. nada me motivava a ler, além da vontade de acabar logo... uma pena..

CRIS LI 05/03/2020minha estante
Tô na esperança de ler livros mais cativantes. Até agora, a parte historical é excelente, mas a fictícia deixa a desejar.

@dojogoaoslivros 22/06/2017

MUITO POTENCIAL E POUCO APROVEITAMENTO!
Oi pessoal!

Hoje terminei a leitura de O Herege, último livro da trilogia Em Busca do Graal do Bernard Cornwell, e infelizmente me decepcionei bastante.

Sei que o escritor é incrível e não tiro seus méritos. Sei também que tem obras e mais obras com muitas descrições minuciosamente incríveis e uma forma de descrever batalhas, que ficamos impressionados, entretanto não me conquistou.

E no que diz respeito a essa trilogia, percebi um autor meio perdido, já que na maior parte dos 3 livros, nos vimos mais inseridos no pano de fundo da trama - a Guerra dos Cem Anos -, do que na busca deste bendito Graal.

Não consegui gostar dos personagens e nem senti conexão com eles. E digo, que só prossegui na leitura, pois queria saber da tal busca do Graal, que volto a dizer, ficou em muitos momentos perdido na narrativa, que continuou densa, cansativa e chataaaaaaa.

A trilogia tinha muito potencial, mas não foi aproveitado da forma correta, se atendo em amenidades. Enfim... essa é a primeira vez que não tenho mais o mínimo interesse em ler outras obras de um escritor...

INSTAGRAM LITERÁRIO @MARYOJONAS

Carlos 12/09/2016

Épico
Nesta última obra da seria a busca do santo graal, Bernard surpreende novamente, mostrando como se faz uma boa obra de Ficção Histórica, o cenário é muito bem elaborada, fazendo com que viajamos para a idade média, principalmente nos detalhes dos lugares, a miséria que permeava a época, entre outros detalhes. Um ponte marcante de sua obra é a descrição da miséria humana, não somente ela no sentido de pobreza,as também no sentido de podridão de espírito, que fica muito claro na maioria dos religiosos e fidalgos. Mas o mais marcante e comovente é a caminhada do personagem Thomas, suas contradições, tristezas e principalmente a busca, que me parece não a busca pelo graal, mas sim dele mesmo, com um final surpreende, e desfechos incríveis é uma obra que recomendo a todos, e garanto que não se arrependeram. Boa Leitura!

Ney 02/09/2016

E a busca termina...
Recuperando o ritmo de O Arqueiro, na terceira parte da trilogia, O Herege, o autor consegue compor uma obra, misturando fatos reais com ficção, que proporciona uma leitura instigante, que faz o leitor ler sem parar. Os inimigos agora são mais sutis, porém não menos perigosos. No terceiro capítulo do livro, A Escuridão, o autor usa todo seu poder descritivo, fazendo com que as batalhas fiquem emocionantes e preparando o leitor para o gran finale.