O maravilhoso bistrô francês

O maravilhoso bistrô francês Nina George

Resenhas - O Maravilhoso Bistrô Francês

MãeLiteratura 12/07/2021

Delícia de livro!
Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura.

Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido.

O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem. Resolve conhecer o lugar pessoalmente.

"Na busca pela morte, encontrei a vida."

Sozinha e sem dinheiro, Marianne embarca para a maior e mais emocionante jornada da sua vida. Nesta aventura, ela terá a oportunidade de refletir sobre suas escolhas, repensar sua trajetória e aprender a realmente se conhecer.

O processo de autodescoberta é maravilhoso e vamos acompanhar o desabrochar desta mulher de 60 anos que viveu uma vida de privações, muitas sem necessidade, com um marido controlador e frio.

É muito reflexivo perceber o quanto a personagem é responsável pelas suas escolhas e como se acomodou numa vida sem perspectivas.

Gostei muito da forma que a autora encontrou para trabalhar esta temática e dar voz à esta mulher madura, mas ao mesmo tempo ingênua, que não se conhece, que nunca se permitiu sentir prazer.

A escrita da autora é bem diferente e no começo estranhei um pouco, mas depois achei deliciosa.

Este é um livro muito sensorial, cheio de cores, sabores e sons. Paisagens lindas e (re)descobertas maravilhosas.

Corri no Google para visitar as paisagens descritas e fiquei morrendo de vontade de conhecê-las pessoalmente.

Um livro com personagens bem construídos, que sonham, sofrem e que aprendem a lutar pelos seus desejos, sonhos e amores.

Uma delícia! Permita-se esta viagem você também, super recomendo!

site: https://www.maeliteratura.com/2021/07/o-maravilhoso-bistro-frances.html

Suzana Linhares 09/03/2024

Leitura conforto
Amei demais a história desse livro. Conforta, é aconchegante, é delicada. Enquanto lia, ia pesquisando no Google os lugares e fiquei com muita vontade de conhecer a Bretanha (quem sabe um dia). Os personagens são gostosos, singelos. É uma história sobre recomeços e mostra que não existe idade certa para ir atrás do que você quer.

Laryssa.Luna 25/12/2021

Ótimo livro
Os livros dessa escritora são ótimos! Esse fala um pouco da vida e como nós perdemos dela. O reencontro de marianne com a vida é lindo

Carolina Nanya 24/05/2022

Bem levinho, como uma leitura de férias deve ser
Gostei: alto astral, cativante, mistura várias línguas diferentes (pequenos trechos, facilmente compreensíveis dentro do contexto). Recomendo !

Nanda 29/04/2021

Marianne é simplesmente incrível. Quando vemos sua libertação de uma vida inteira prisão é libertador para o leitor também, ela descobrir que a vida é muito divertida e inesperada. Esse livro é um lembrete que a vida não para quando completamos 60 anos.

Objs: Sexualidade na velhice existe e é necessária.

San 01/02/2021

Indico leitura
Gostei muito.
A história prendeu minha atenção desde o começo.
Fez-me pensar na vida, escolhas e sonhos.

Fabiana610 31/03/2021

Quanto custa se reinventar?
Marianne é uma mulher admirável!
A narrativa de uma mulher com sessenta anos, presa a um casamento com um marido opressor. Quando, nessa altura da vida, ela resolve se libertar e tudo sai completamente diferente do que ela esperava. No entanto, foi explêndido, o rumo de sua "sorte" a levou direto para sua essência, algo surpreendente até mesmo para ela. Vários questionamentos me foram provocados através da protagonista e recomendo a reflexão para todos.
Não posso deixar de mencionar que alguns momentos a leitura foi cansativa pelas referências gastronômicas muito detalhadas. Talvez a autora tenha a intenção de nós provocar sensações variadas através da narrativa. Mas, na minha opinião poderiam ter sido mais resumidas.
Mas, ainda assim, foi um livro que no final me deixou a sensação de que bom que li esse livro.

Claudia 21/03/2020

Para os amantes de Bretanha
Esse foi o segundo livro da Nina que eu li. Como já era apaixonada pela escrita dela, mergulhei de cabeça no primeiro capítulo. A história é sobre uma mulher alemã que não aguenta mais sua vida, e decidi dar um fim a ela em Paris. Mas claro que ela não consegue (felizmente) e assim se dá início a jornada dela rumo ao Sul da França e seu autoconhecimento.
Ela reencontra a pessoa que ela era na infância, confronta a mulher que ela é agora e começa a moldar a mulher que ela quer ser. É incrível poder acompanhar o crescimento dela, seu florescer.
E claro que os outros personagens não deixam a desejar. Cada um mais cativante que o outro.

Katia 21/04/2020

Mágico
A capa pode fazer você pensar que é só mais um romance mamão com açúcar. Mas é um livro tão profundo. Desde a escolha por protagonistas mais velhos, nos tira do lugar comum de que o amor arrebatador é apenas para os jovens casais. A leitura é uma descoberta, as vezes queremos julgar Marianne, mas não podemos, só uma mulher que teve que se apagar, se diminuir para seguir um padrão social deve saber como é difícil se libertar dessas amarras. Esse é um livro de vários encontros e desencontros, de como a vida passa rápido e quando nos dermos conta não teremos vivido nada que sonhamos. É acima de tudo um alerta de que sempre haverá tempo para fazermos nossas próprias escolhas e abraçarmos a vida.

Luzimara.Santos 13/06/2020

A história não me prendeu, eu gostei muito da ideia, gostei muito de alguns casais secundários mas no geral "nada acontece"

Marcia.Cristina 11/09/2021

Coragem de seguir adiante
Quando li essa história, vivia uma aventura na vida e me identifiquei muito com a personagem principal. Mas a aventura dela foi bem mais gostosa e confusa que a minha... Quando é a hora certa de ser feliz? Amei tanto...

Jefferson Vianna 16/01/2018

Nunca é tarde demais para recomeçar!
Ouvi inúmeros elogios a respeito do livro “O Maravilhoso Bistrô Francês” da autora Nina George e fiquei ansioso para iniciar a leitura o quanto antes. Confesso que “Fui com muita sede ao pote”, li o exemplar em poucas horas, no entanto, até as primeiras 100 páginas o livro cansou-me um pouco, levando-me a abandoná-lo por alguns instantes. Assim que retomei a leitura o livro fluiu maravilhosamente bem e apesar do enredo de certa forma “previsível”, o livro conseguiu prender a minha atenção. As frases mais bonitas e talvez uma das mais belas mensagens do livro foram: “Felicidade é quando amamos o que precisamos e quando precisamos do que amamos.” e "As pessoas não mudam nunca! Nós nos esquecemos de nós mesmas. E quando nos redescobrimos, pensamos que mudamos. Mas isso não é verdade. Não se podem mudar os sonhos, apenas matá-los. E alguns de nós somos assassinos muito bem-sucedidos." Enfim, é um livro encantador, poético, sensível e profundo que me permitiu mergulhar em profundas reflexões, como por exemplo: nunca é tarde demais para amar e não existe idade para recomeçar e ser feliz! A leitura vale à pena!

Isabella.Moraes 03/02/2019minha estante
Eu também parei logo depois da página 20. Comecei a ler com muita expectativa porque tinha acabado de ler, e amado a Livraria Mágica de Paris. Voltei a pegar no livro agora, um ano depois, e recomecei do início. Simplesmente devorei. Talvez o momento, não sei. Uma bela história, mas bem truncada no início. No entanto, pega fôlego adiante. Gostei bastante.

Jefferson Vianna 14/02/2019minha estante
Que bom que você (assim como eu), insistiu e deu uma segunda chance ao livro Isabella... =)
O livro de fato fica melhor após a página 100... Uma leitura que vale a pena!

Fabricy 23/07/2019minha estante
Bom dia!!!
Comecei ontem e como não conhecia, sem nenhuma expectativa. Estou perto da página 50 e realmente o início é cansativo. Ainda bem que li sua resenha, não vou desistir!

Marcos 18/12/2022

Marianne vivia em um casamento sem amor. Após vários anos de infelicidade, ela sobe em uma ponte e se joga procurando o fim de seu terrível sofrimento, mas sua história só estava começando.

Ao cair e ser resgatada por um passante de barco, Marianne é levada a um hospital e logo conhece um restaurante chamado Ar Mor, onde suas perspectivas sobre o amor mudaram consideravelmente.

Ao lado de pessoas com personalidade marcantes e enredo detalhado em receitas saborosas e romances de suspirar, Marianne conclui que ela merece uma segunda chance para recomeçar e ser feliz. Buscando apagar um passado triste e tentando construir um presente feliz.

O livro é muito recomendado, principalmente para quem deseja uma experiência nova de livros com pegada francesa e romances que saem dos trilhos. Por conta disso, eu dou ????