Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Roberta Costa 21/12/2023

Muito cansativo?
Estava com muitas expectativas, mas a experiência de leitura não foi muito boa?
Muitos personagens superficiais, histórias que pensei que se cruzariam de forma mais densa, texto cansativo?
Terminei a leitura me sentindo frustrada, fiquei esperando um final mais emocionante.

Giovanna.paginasda 17/12/2023

Mais uma ótima história do autor. @paginasdagio
Após ler O Galinheiro e ter amado demais, decidi ler outro do autor que também via muitas pessoas falando sobre.

Gostei que a história se passa no interior do Ceará, mostrando como é a vida em cidades pequenas, assolado pela seca e lendas regionais que vão passando de geração em geração.

São muitos personagens, e como cada capitulo é um personagem novo, a história demora pra andar no início porque a gente tem que conhecer o personagem, saber o contexto da vida dele, e nisso o livro vai passando e não acontece muita coisa.

Porém, quanto mais eu ia lendo, mais ia reconhecendo os personagens e percebendo a forma como cada um deles se conectam e como se interligam com as lendas da cidade.

Quando a gente começa a entender os períodos que se passa a história, é quando tudo vai fazendo sentido. O autor conseguiu escrever muito bem de forma que demora a gente entender o que estava acontecendo e quando descobrimos é um baque.

Mais uma vez foi uma leitura ótima do Amaurício e continuo tendo vontade de ler mais coisas do autor.

Quem busca um thriller nacional bem regional de ciade pequena, esse aqui é perfeito!

Pedro.Augusto 15/12/2023

Esperava mais terror
Gostei do livro, é interessante, mas a narrativa poderia ser mais direta (algumas partes servem para mostrar o contexto social e geográfico e dão a sensação de estarem um pouco desconectados na narrativa principal).
Um dos mistérios para mim foi tentar, ao longo do livro, estabelecer a relação temporal e de casualidade entre os diferentes personagens, que vai se elucidando nos últimos capítulos.
A história cria uma atmosfera de mistério sobrenatural não tanto focado no terror.
Foi uma boa leitura.

Amanda3808 11/12/2023

O único defeito dessa obra é o excesso de personagens. É muita gente apresentada no livro que quase me perdi. Tirando isso o livro é ótimo

Juliana1637 09/12/2023

Livro otimo
Foi uma leitura que me prendeu muito. Daqueles de fixar pensando depois. Recomendo. Um tema meio pesado. Mas pra quem gosta é um bom livro

RodsVieira 07/12/2023

Incrível thriller brasileiro! Recomendado várias vezes por um amigo, inicialmente pensei que fosse uma trama centrada em engenheiros desvendando um apagão misterioso no interior do Ceará. No entanto, logo nos primeiros capítulos, percebi que a história ia muito além, revelando-se incrivelmente envolvente e cheia de suspense.

Alberto.Tisbita 06/12/2023

O último a sair acende a luz
Anoitece em Nova Jaguaruara. Não obstante, os derradeiros fios de luz são suficientes pra permitir contemplar, em cada ranhura de seu reboco decrépito, na calorosa acolhida de seus acúleos xerófitos e nos sôfregos e indolentes zurros ao fundo o sucesso de Amaurício Lopes na ambientação da trama. Não é difícil trazer à lembrança, durante a leitura, aquela igrejinha que se viu em andanças seranejas, no meio do nada, marcando, como lápide, o jazigo de uma povoação que outrora chamou de lar aquele torrão. A premissa narrativa e o suspense inicial são, outrossim, muito bem elaborados e, ainda, potencializados pelas idas e vindas na cronologia jaguaruarense ? opção estilística acertada e bem executada. Impossível não tentar montar o quebra-cabeças e prever como todas as linhas vão se encontrar no final. Esse, para o bem e para o mal, é o ponto alto da obra.

Ao soar das doze badaladas tudo muda. Materializam-se nas sombras entidades malignas a assombrar a literatura. A primeira delas é a inverossimilhança. Coragem sobre-humana de personagens destinados à morte é lugar comum ? e aceitável ? em histórias de horror, mas uma grande conspiração para ocultar fenômenos sobrenaturais ainda é mais difícil de engolir que a mera descrença. Todavia, dentre as criaturas que rastejam nas trevas do sertão, nenhuma é mais nefasta que o monstro das pontas soltas. É verdade que nem tudo precisa ser explicado, mas se o elemento é essencial para o entendimento das motivações e relações entre os personagens, isto passa a ser digno de água benta. Tal coisa-ruim, nesta obra, conseguiu a proeza de manter um dos arcos narrativos meramente tangenciando os demais: algo que o tornou completamente inócuo e dispensável.

Resta ao leitor apenas a esperança de permanecer vivo até o amanhecer. Afinal de contas, o choro pode durar uma noite, mas o caos e o pânico vêm na noite seguinte.

Piter 05/12/2023

O que há no escuro de si e dos outros?
De tanto ouvir falar bem, dei uma chance e não me arrependi. Um livro que me deixou com a curiosidade atiçada, pelos eriçados e olhos esbugalhados. Recomendo para quem ama um suspense sobrenatural com elementos aterrorizantes unido a uma mitologia bastante criativa, de desenvolvimento cativante e um olhar para os horrores cotidianos.

"Nova Jaguaruara" é o título homônimo da cidade onde se passa o livro. Localizada no interior do Ceará, todas as noites às 00:00, as luzes se apagam sem restrição. Nessa hora, coisas muito estranhas começam a acontecer. Há, contudo, um passado sombrio o qual explica essa condição, e é exatamente nele onde a obra mira, acertando com zelo.

O escritor soube direitinho como armar os mistérios, fazê-los interessantes e depois propor uma explicação convincente a qual fizesse o leitor aguçar as orelhas. Fiquei atento a cada detalhe, formulei teorias, tentei achar as pistas e coletá-las de forma minuciosa. Ainda assim, o enredo conseguiu me surpreender, e todos os plots aqui inseridos têm uma elaboração bem orgânica cuja experiência nos conduz pelas páginas a partir da dúvida acerca do esquisito, do paranormal, bem como das nuances do pós-vida.

Toda a ambientação construída criou o clima aterrador o qual a obra se propunha. Fiquei admirado pela cidade. Gostaria que ela fosse real (e se for, quero visitá-la um dia). Os ambientes e espaços são tão palpáveis, tão instigantes, que parecem vivos. A representação do Ceará soa fenomenal, desde os aspectos linguísticos, até espaciais e de cultura. Sem dúvidas, a igreja e o núcleo urbano são pontos altos da trama.

Toda a atmosfera me transportou da aflição ao simples estranhamento. Trouxe-me sentimentos de raiva, agonia e apreensão. Algumas cenas foram um baque para mim, o que considero totalmente positivo. Os personagens têm "a cara" do nordeste; comovem e extrapolam o lugar comum, por mais que lhe faltem mais "personalidade" atribuída a objetos pessoais, estilos, manias e outros fatores de singularização.

Gostaria, ainda, que o terror sobrenatural estivesse mais envolvido no desenrolar da história, com mais recursos narrativos e uma redução do aprofundamento nos personagens. Penso que o texto se concentra por demasia no passado de algumas figuras, ou se atenta demais às histórias de outras. O n° de personagens também poderia ter sido mais ameno, já que não senti que todos têm tanta relevância para a execução do enredo.

Queria ter visto + horror em sua pura forma. Os elementos de pavor psicológico estão de parabéns, mas faltou mais aparições e mais ameaça física. Os momentos do meio para o final entregaram satisfatoriamente nesse tópico, em especial porque são crus e aparecem no instante decisivo.

Do meu repertório, vi vários flertes com a literatura gótica, já que são trabalhados diversos conceitos, como o locus horribilis, a figura monstruosa, personagens de moral ambígua e temas pra lá de insalubres. Uma prova de que nossos interiores e nossas cidades tropicais podem ser tão assustadoras quanto os consagrados locais da ficção terrífica. Tudo isso, com leves esbarrões no realismo mágico (especialmente no arco de Bonifácio).

Em resumo, foi uma obra que me concedeu ótimos insights enquanto a lia no ônibus ou em casa. Percebi vibes de "Missa da Meia-Noite" do começo ao fim, como também referências a outras produções de terror folk e lendas urbanas brasileiras. Com certeza lerei mais exemplares do autor. Gratidão à Beatriz Paludetto por ter indicado a obra no canal dela, pois vim de lá.

Clara 04/12/2023

Surpreendente
Eu amei muito esse livro!! Começo intrigante, meio instigante e final surpreendente.

Achei as reviravoltas geniais. Os personagens são complexos e consegui me apegar a eles. A narração em passado e presente é muito boa.

A muito tempo eu não terminava um livro e ficava com medo. Amei!

Pierri 04/12/2023

Mto bom!!
Livro viciante!! Já tinha lido o outro livro do autor e gostei demais, li esse em seguida ambos estão disponíveis no kindle unlimited!! Esse é um thriller que se passa tbm no interior do Ceará e conta a história de uma cidade fictícia chamada Nova Jaguaruara ao longo de muitos anos, focando em diversos personagens. Eu curti muito. Vale demais conferir!!

Dean Avery 02/12/2023

Perfeito
Nunca fui muito fã de livros locais, até realmente dar uma chance, e confesso que há muitos autores que merecem reconhecimento pela suas obras, são esplêndida em suas construções e bem, esse livro me deu vontade de conhecer um pouco sobre a história da cidade, de fato, um livro envolvente

bobbie 02/12/2023

Bom, mas pode ser muito melhor.
O autor tem criatividade para contar uma história de terror em terras nordestinas. Escreve relativamente bem, embora possa melhorar na escolha de palavras e na revisão do seu texto, que deixa muito a desejar. Achei as linhas temporais diferentes confusas, uma delas, inclusive, tem pouquíssimo - ou quase nada - a acrescentar à narrativa como um todo. E o desfecho da história não entregou o que o começo, o primeiro capítulo com as crianças, prometeu. No cômputo geral, muita fumaça para pouco, ou nenhum fogo.

Fê Aljarilla 01/12/2023

Fazia tempo que eu não ficava tenso com um livro
E digo isso porque realmente faz tempo a última vez que uma leitura me deixava apreensivo tendo como tema terror/sobrenatural.
Fiquei muito confuso com tantos núcleos da história. Mas a vontade de ler o final foi mais forte, e valeu a pena.
Confesso que ainda fiquei com dúvidas sobre a conclusão da história e que eu voltei algumas páginas para procurar referências e tentar entender melhor. Não consegui. Kkkk
Mas foi uma (muito) boa leitura.