Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Beatriz 05/11/2017

Pode ser que eu tenha um leve medo do escuro agora
Faz um tempinho que queria falar um pouco mais sobre Nova Jaguaruara em uma resenha, o livro de terror brasileiro que li no Kindle Unlimited. O livro de terror nacional do escritor Mauro Lopes me pegou muito de surpresa por vários motivos, e por isso achei que seria legal compartilhar com vocês.

A história aqui se passa em uma pequena cidade no interior do Ceará, Jaguaruara. Onde um evento curioso acontece todos os dias, no mesmo horário. Quando o relógio de todos da região bate a 00:00 todas as luzes se apagam, todas elas, até mesmo as lamparinas e velas. Esse breu geral se instala até o relógio marcar 00:01. Algo bem simples e corriqueiro que já faz parte da vida dos habitantes dessa cidadezinha faz muito, muito tempo e estranha os forasteiros.

Quando um grupo de pesquisadores e cientistas se hospedam no hotel da cidade para estudar e analisar o terreno para uma possível instalação de torres de energia eólica na região e começam a perceber que essa cidade tem muito mais do que aparenta. E que esse mistério de queda de energia pode ser muito mais profundo do que acreditavam.

O Mauro faz um trabalho muito bom neste livro, entrelaçando partes do passado e apresentando inicialmente personagens que parecem alheios a narrativa, mas que no fim tudo se encaixa como uma tapeçaria e a historia absolutamente macabra da cidade é exposta.

Aqui temos várias personificação do mal e do terror, tanto na história da cidade quanto na vida dos personagens que aparecem e dão forma a história. São poucas páginas que conseguiram me deixar alerta e ter pesadelos horríveis com as "coisas" que apareceram nesse livro.

Outro ponto positivo foi a realidade dos personagens, a profundidade de cada um. Como todos eram vivos em suas formas e no final seguiram cada qual seu rumo. O que contribuiu muito para a veracidade do livro. Bonifácio e sua história certamente vai ser algo que vai ficar gravado em minha mente por muito tempo.

Eu nunca me assusto com terror, não existe S. King, ou Atividade Paranormal que consegue me surpreender hoje em dia. Mas este livro me pegou de jeito, e quando eu vi eu tava com um olho na porta, outro na leitura. Acredito que o fator mais marcante foi ele ser nacional, ter me posto mais perto de terrores, demônios e pessoas ruins. Nunca mais vou viajar para o nordeste e ver as pequenas cidades da mesma forma. Esse livro foi uma das melhores leituras de 2017 e eu indico para todos que gostam do tema e tem culhão para aguentar um demônio ou dois (ou dezenas).

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2018/01/10/nova-jaguaruara-mauro-lopes/
JV Barcelos 22/11/2019minha estante
ô Beatriz so vim te contar que eu to lendo esse livro por culpa sua e do seu video indicando ele. TO AMANDO, voce nao erra, é nois bjo

Fê Fucci 17/01/2020minha estante
Somos dois então kkkkk
Li de tanto ouvir vc falar dele, e adivinha AMEEEII demais.

Suelen.Pina 21/02/2020minha estante
Beatriz, e a marca que Vicente e Raquel tinham no pescoço? O que significa?

Myrna 27/07/2020minha estante
Hahahaha o primeiro livro que me matou de medo. Já experimentei uma leve tensão em O Iluminando, mas nada igual a esse.

Gato Preto 21/05/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Vai pra minha lista!

Hellaa 22/12/2022minha estante
Esse livro me fez sentir medo, do escuro , olha só. Reparei que o autor está com o nome diferente, não era Mauro Lopes? ??

Gecilene1 18/02/2023minha estante
Não senti medo não
E tbm não gostei muito do final ?

Karla321 23/07/2023minha estante
Comecei a ler agora .. Depois de ler Galinheiro...

arihypegirl 18/08/2023minha estante
No final eu fiquei sem entender porque o Bonifácio nasceu com o dom, e se a Raquel seria uma neta dele (pela pinta no pescoço que o Bruno observa no final). Também não entendi muito bem a relevância do pai da Raquel, não sei de me desatentei em algum momento da leitura. Esse livro consegue realmente ser assustador, eu amei.

Gustavo Rodrigues 20/08/2021

Tava procurando um livro de terror fácil de ler e vi muita gente falando bem desse aqui, então decidi encarar e não me arrependi. Vale os elogios que recebe!

O início é um pouco confuso, já que o autor vai intercalando entre algumas histórias e isso me deixou um pouco perdido quanto a quem seria o protagonista e tal, mas aos poucos as histórias vão convergindo e tudo fica claro.

Enquanto tava só no suspense eu tava achando um livro ok, mas quando começou o terror de verdade, aí sim o negócio ficou bom. Acho que o autor foi muito criativo e teve uma mente bem bizarra pra escrever isso daqui. ?

Sendo sincero, esse livro tem partes bem mais macabras que outros de terror que são mais "famosos". Não é todo mundo que tem coragem de colocar o próprio capeta na história e interligar com outras coisas tão assombrosas quanto.

Bom de verdade ??
Cristine 21/08/2021minha estante
Uau?. Adorei a resenha.
Já adicionei à lista

Leitorah 21/08/2021minha estante
Eu amo ??

Guilherme 21/08/2021minha estante
Não gosto de terror e mesmo assim me deu vontade de ler kkkk

Carol.Macario 22/08/2021minha estante
Esse livro realmente é bom!

Juh Saint 25/10/2020

TERROR BRASILEIRO EM ALTA!!
Não dava nada por esse livro e ganhei um dos meus favoritos, como é bom qd isso vem.
A prpria capa já dá um receio e a premissa das luzes apagarem na meia noite é so acereja do bolo pra uma estoria que nos causa pavor atraves do desconhecido e da imaginaçao pelos personagens mais velhos, que "preferem n falar oq tem no local, na estranha igreja de destaque na cidade".

O grupo de personagens é mt esperto, embora o desenvolvimento n seja mt grande entre eles, mas eu sempr gosto de falar de um personagem em especifico e quem se destacou p mim é o Bonifacio. Peguei simpatia por ele na primeira parte q ele aparece, no explora de seu passado e ate qd ele enfrentava oq dava la, anjo sensato!! Bruno tb é uma criança q as vezes te da uns cagaços mas vc ama e sofre horrores tb, vc provalmente vai sofrer com a estória dele pq ngm aguenta criança sofrendo de descaso no ambiente da familia.

Queria mais das personagens femininas e a estória da professora n se encaixo bem na trama.
O psicologico dos personagens é mt bem escrito , o inicio da trama n entrega mt isso mas do meio pro final a angustia q eles passam é um ponto chave do autor
ah talvez as linhas de tempo irritem alguns leitores iniciantes, pq as vezes é bem dificil ele fica indo e voltando o tempo todo.......

Qdo explorava o passado eu queria q voltasse logo pro presente ps é la q me dava mais medo, pra alguns leitores isso deve tirar a tensao, pra mim n tirou akpsokaoposka

Se preparem pq em varias partes da medo sim, é pesado sim TEM PARTES (isso mesmo no plural, tem varias) COM ESTUPROS E FICA O AVISO!! e principalmente pra quem tem medo de escuro, espirito, de coisa sobrenatural e de VELHO FALANDO DE FORMA ASSUSTADORA!!
Delicia ter lido ele antes do "halloween" se é q vai ter nesse ano.
Acho q esse livro foi meu dia das bruxas de quarentena akspapkspao
Edison.Eduarddo 25/10/2020minha estante
Muito curioso com esse livro, agora quero muito le-lo!!!

Juh Saint 26/10/2020minha estante
se n se importa com as linhas d tempo malucas, vai amaar!!

Nara 27/10/2020minha estante
Adorei esse livro tb!

Fabio 28/10/2020minha estante
Esse livro é muito bom.

-Koraline 10/10/2023

Nova Jaguaruara é um livro de terror nacional, que se passa no Ceará, e é uma história bastante interessante, especialmente as partes que se passam no passado. Em relação a dar sustos, o livro é muito melhor trabalhando o lado perverso dos seres humanos do que a questão sobrenatural. Mas mesmo assim, é um bom livro, e estou ansiosa para ler o próximo do autor.

Flavia_Lo 20/09/2023

Segundo livro do Amaurício que eu leio, O Galinheiro me deixou em choque completo, mas Nova Jaguaruara foi de cair o uc da bund@.
Esse cenário de cidadezinha pequena e transformar crendices do povo, que são passadas de geração a geração, em uma história aterrorizante, que não se parece fantasiosa, mas sim uma realidade possível.

Os moradores dessa cidade vivem com muita simplicidade, num universo repleto de violência em um sistema arcaico familiar.

O autor brinca muito com passado, presente e localizações distintas, sem sinalizar de maneira óbvia em cada capítulo, no começo isso me deixou muito confusa e até eu me acostumar demorou um pouco.

Esse mistério criado, cheio de críticas a sociedade e ação das pessoas. Me deixou completamente obcecada, com essa narrativa imersiva, tão real, brincando com elementos religiosos e crenças.

Enfim, uma leitura pra te deixar inquieto, que brinca com demônios fantasiosos e com demônios reais, como a seca, a miséria, a fome que assolam essa cidadezinha fictícia no interior do Ceará, mas é tão real em muitos cantos do nosso país.

Fiquei muito agoniada, nunca pensei que amaria tanto um livro de terror. Leiam e apoiem autores nacionais

Thaís Berganton 17/07/2020

Sempre na escuridão, de forma rápida e implacável
Sempre gostei muito desse gênero e vi nesse livro a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre o que vem sendo escrito sobre isso no Brasil. O livro me prendeu muito no início, estava super interessada pois o autor cria uma atmosfera muito sombria sob Nova Jaguaruara.
Porém, acredito que ao longo do livro o foco se desviou um pouquinho, tornando-o um pouco cansativo. Acredito que a estória poderia ter sido reduzida, ja que no final do livro o meu interesse voltou!
No geral, esse tipo de terror não me atraiu muito e algumas questões ficaram em aberto!

Pessoas desapareceram aqui. Vocês sabem que não podemos vir para esse lado. - O autor

@tigloko 14/01/2023

"Essa dualidade, o bem e o mal, parecem ser intermináveis"
Na cidade de Nova Jaguaruara, interior do Ceará, existe um estranho fenômeno que parece estar ligado a desaparecimentos ocorridos no início do século XX e a estranha igreja abandonada, evitada pelos moradores. Todo dia, a meia-noite, todas as luzes da cidades se apagam por um minuto. Os moradores parecem aceitar esse fato como algo normal. As coisas mudam quando um grupo de pesquisadores chegam a cidade e os casos de desaparecimentos voltam a ocorrer.

Gostei muito do livro. O mistério em torno da cidade, os moradores, a igreja abandonada, tudo combinado para apresentar uma atmosfera de terror sobrenatural que te prende a história.

O livro vai deixando pistas conforme a trama avança, fazendo conexões com os eventos ocorridos no início do século XX. Juntar os fragmentos e desvendar o quebra-cabeças é a parte mais gostosa da leitura. É bem eficiente em envolver.

Também gostei da forma como o livro lembra uma série de tv, com vários núcleos de personagens e seus dilemas pessoais se misturando com a narrativa principal.

Recomendo para quem gosta de uma boa história de terror.
Regis 24/02/2023minha estante
Gostei muito da resenha. Li esse livro há alguns anos e algumas partes me deixaram com muito medo.

@tigloko 25/02/2023minha estante
Obrigado Regis ??. Realmente, tem uns momentos bem tensos, as partes na igreja ?

Gabi 04/06/2020

Uma dose de suspense.
O livro conta a história de Nova Jaguaruara, uma cidade fictícia no Ceará, que todas as noites é invadida pela absoluta escuridão por exato um minuto em circunstâncias misteriosas e desconhecidas pelos moradores.
Com capítulos curtos e dinâmicos, o autor se preocupa em criar uma atmosfera misteriosa que aos poucos vai se desvendando e ganhando sentido para o leitor.
Durante a leitura, vamos nos deparando com inúmeros personagens e suas estórias que aos poucos vão se entrelaçando e que acabam por se dividir em duas linhas temporais conectadas.
A criação segmentada do universo e do suspense pelo autor são os pontos mais fortes do livro, pois são capazes de prender o leitor e instigá-lo a dar continuidade a obra. Além disso, é fundamental destacar a exploração inteligente da região cearense e de sua história que demonstram o trabalho do Mauro em estudar a área.
Entretanto o livro não atingiu às minhas expectativas, talvez devido às teorias criadas por mim antes de lê-lo que no meu achismo guiaram o livro para um patamar diferente. Portanto, acho importante colocar que o livro não é um verdadeiro terror, está mais para um suspense sobrenatural bem escrito.
Por fim, é um livro que indico e vale sim a pena principalmente por ser de um autor nacional e se passar na região Nordeste, que raramente é explorada nos livros.

*aviso: este livro contém cenas de violência sexual (se resumem a um capítulo) e está de certa forma conectado a religião e fé.*
Daniel.Malaquias 25/06/2020minha estante
Só uma observação, Nova Jaguaruana não é uma cidade fictícia, ela realmente existe no estado do Ceará.

Gabi 25/06/2020minha estante
A cidade do livro é Nova Jaguaruara, quando eu pesquisei só encontrei a cidade Nova Jaguaruana no Ceará. Os nomes são bem parecidos e deve ter sido a intenção do autor ;)

Bibs 06/01/2021minha estante
Não concordo quando dizes que não é um terror, porque é sim. Terro não é apenas o que te causa medo, mas elementos que compõem uma história que a classificam como e, no caso de Nova Jaguaruara, é classificado com um terror sim (elementos sobrenaturais, cenas de violência e de terror psicológico). Enquanto ao comentário do Daniel, a cidade do interior do Ceará se chama Nova JaguaruANA a do livro é Nova JaguaruARA hahahaha

Gabi 07/01/2021minha estante
Super concordo com seu comentário Bibs, mas quando falamos de terror geralmente vem à mente a expectativa do medo e achei importante salientar que nem todos vão ter esse sentimento durante a leitura. Portanto, na minha perspectiva eu não admito a obra como terror justamente por isso, mas claro que pela perspectiva literária é super válida tal classificação.

prinsycho 30/03/2024

Mistério em torno da Igreja Abandonada de Jaguaruara
?Ninguém entendia o fenômeno na cidade de Nova Jaguaruara, mas todos o conheciam muito bem. Um segredo que foi se perdendo ao longo das gerações, uma informação que por escolha era mantida em sigilo pelos mais velhos.?

Como o trecho sugere, há um mistério em torno da história da cidade que ao longo do livro é revelado. A princípio o livro foca em te introduzir os personagens, que no começo, não parecem ter conexão pois a história não é contada em ordem cronológica. Porém ao decorrer do livro as peças vão se encaixando.

Há bastante mal humano que consegue ser mais chocante que o sobrenatural da história

?A mão à frente tremia. O sabor do arrependimento veio-lhe à boca. Sentia-se ridícula, mas pareceria ainda mais se desistisse ali, a meio caminho. Precisava mostrar coragem e a única maneira era levar aquilo até o fim?

Achei o livro muito bom, após a leitura você ainda vai teorizar alguns pontos e conectar com algumas outras histórias.

?Ela viu fome, miséria e destruição. Sentiu como se nada na vida jamais pudesse dar certo. E foi tomada naquele instante pela sensação mais triste e desprezível que uma pessoa poderia sentir. E experimentou um sentimento amargo de descrença nas pessoas, descrença na sorte, descrença no futuro.?

O livro galinheiro do mesmo autor é sensacional e também recomendo a leitura

edisik 18/02/2023

Já tinha me surpreendido pela qualidade da escrita com o primeiro livro que li do autor (O Galinheiro). E não foi diferente com esse, não dá vontade de largar o livro.
Núbia Cortinhas 18/02/2023minha estante
Já fiquei curiosa!

Pedro Henrique 20/04/2021

Belíssimo terror nacional
Temos aqui o primeiro livro de um promissor escritor brasileiro, cuja fascinante história o fez figurar entre os finalistas do 2° Prêmio Kindle de Literatura.

E após ter lido o livro, posso dizer que tal ascensão foi merecidíssima pois, para um primeiro livro de um autor que, na época, contava com apenas 30 anos de idade, "Nova Jaguaruara" revela-se uma obra de altíssima qualidade.

Isso porque, a história é sobremaneira interessante com segredos, horrores e acontecimentos que te deixam um tanto arrepiado, não vou negar.

Se você, principalmente, que curte um horror, eis aqui uma leitura super recomendável; aos que não curtem, vale o desafio, porque a história é realmente muito boa e o horror nem é tão pesado (minha opinião!).

Como brasileiro, sinto-me orgulhoso por uma obra de tamanha envergadura e espero que seja apenas a primeira publicação de muitas!
Marcelo217 21/04/2021minha estante
Esse ta na fila. Espero ler ainda esse ano

Pedro Henrique 21/04/2021minha estante
Vale muito a pena, Marcelo!!!

Mari 15/10/2021

Ameiiii ?????
Se não fosse a vida corrida e os problemas teria devorado este livro. Não leio terror então achei sensacional. Senti que o terror foi colocado na medida certa sem pesar. Só recomendo ler sem parar porque são vários personagens e fica alternando entre passado e presente.

claraastb 25/04/2021

Merece mais reconhecimento.
Nova Jaguaruara é um terror/suspense com uma história muito bem desenvolvida, que te prende desde o primeiro parágrafo até o último, fechando com chave de ouro.
A história da cidadezinha no interior do Ceará, junto com a escrita excelente de Mauro Lopes é cativante, proporcionando as melhores sensações que apenas um belo terror (e ainda é nacional!) pode lhe proporcionar.

Um dos motivos por eu não dar 5 estrelas é que: a escrita formal no decorrer de todo o livro, impede de criar um vínculo com os personagens, o que faz muita falta na hora da leitura; com poucos cheguei a ter um certo apreço, na verdade.
Os capítulos abordando diferentes partes da história, interligadas, interrompidas em pontos altos, nos faz querer ler ainda mais para chegar nela de novo, entrando nesse círculo vicioso.

Primeira vez lendo um livro desse tipo e minha experiência não podia ser melhor. Chorei, arrepiei, sorri...
Espero que receba mais atenção, seja mais reconhecido.
Valorizem os escritores nacionais!!

Indico!

Loli.carol 03/09/2023

Ótimo, mas será q poderia ter sido melhor?
Gostei muito do impacto que as diversas histórias paralelas causaram na leitura, deixa a gente super curioso para saber qual a relação entre elas. O suspense foi ótimo e intrigante, mas a resolução eu não sei se gostei tanto?
Ficaram alguns pontos em aberto também, por exemplo: quem era Luís? Da onde veio a marca na professora Raquel? São descendentes do Bonifácio? Não sei? Acho que esse lado da história poderia ter sido melhor explorado.
Mas no geral foi muito bom, uma super experiência de leitura. Adorei ter um cenário brasileiro como fundo de toda a história!

Kamilla 20/08/2022

Sensacional
Uma história diferente, um terror diferente do que já li. Ele deixa você com os cabelos em pé!
Vi várias resenhas dele e por isso fui ler e amei!
É um terror que faz você pensar e imaginar.
Achei bem construída a história. Tem algumas coisas que acho que poderia mudar, por exemplo, o núcleo da professora Raquel, achei desnecessário, não vi agregar valor algum a história, poderia ter passado sem.
Outro ponto que vale a pena comentar é que a narrativa tem uma vai-e-volta entre passado e presente, entre núcleos e isso, as vezes, deixa a leitura um pouco lenta. Mas de resto, sem defeitos.
Muito bom mesmo! 5 estrelas ? e favoritado!