Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Nala 22/09/2022

Suspense nacional, minha maior surpresa
Uma cidade onde o solo mais sagrado não pode ser visitado, onde todos os dias as luzes se apagam à meia noite e onde os moradores escolhem morrer levando seus segredos para o túmulo. Essa é Nova Jaguaruara.
A cidade envolta por mistérios recebe a visita de Vicente e sua equipe, que buscam instalar torres de energia éolica e assim tentar acabar com o problema de falta de luz do lugar.
Mas, antes que percebam, o grupo já está envolto nos mistérios daqueles ares. E o maior desafio será ir embora.
Eles foram avisados.

É muito bom saber que esse livro tão bem escrito é uma obra nacional.
A escolha do autor em intercalar os capítulos com diferentes personagens (e todos muito interessantes) foi ótima, me prendeu muito.
Terror não é um gênero que leio muito, e apesar de não me dar medo achei o livro muito rico em detalhes. Mas de longe as cenas que mais gostei foram as de suspense e tensão (muitíssimo bem escritas).
Também tem muitos pontos positivos na construção da história, o ar de mistério e tudo que nós vamos vendo ao longo da narrativa faz sentido no final.

Além disso, o livro trata sobre muitos temas sensíveis, então atenção com os gatilhos.

Nota 4,5 só porque não fiquei com medo, o livro é muito mais suspense e drama do que terror.

Thais645 12/03/2021

Um bom livro com uma trama bem intrigante. No entanto, se você for fã de uma linha mais investigativa, assim como eu, pode se decepcionar: os elementos sobrenaturais estão por todos os lados, e não retardarão em colocar sua fé (e paciência) à prova, como dar de cara com o capiroto, numa igreja, prestes a devorar suas vísceras e fluidos vitais.

Nas inúmeras histórias que se desenrolam, personagens com vários apagões morais. E há os personagens interessantes que surgem com a mesma agilidade com que desaparecem. E alguns clichês básicos: um medroso escolhendo uma igreja abandonada e com fama de amaldiçoada para se abrigar num dia sombrio de chuva, por exemplo. Mas a eterna curiosidade do homem e coisa e tal.

No geral, uma leitura que me agradou, sem a sensação de tempo perdido ao final.

Jhoelious 11/06/2021

TERROR NACIONAL PERFEITO
Fazia muito tempo que estava na minha lista, quando finalmente resolvi começar não consegui mais largar. Fascinante, horrível, trágico porém belo.
Ao longo do livro vários núcleos são apresentados e são conectados no final.
A estória e ambiente da cidade tem muitas semelhanças com uma cidade real, velha e nova Jaguaribara, a qual foi totalmente projetada para alocar os residentes da velha cidade que seria inundada pelo açude Castanhão. Inclusive, a igreja da cidade é IDÊNTICA à Igreja real, e a foto noturna é assustadora.
Leiam, leiam com medo, pois tenho certeza que vocês terão medo quando as luzes forem apagadas :)
João Mori 12/06/2021minha estante
Esse livro é incrível, acabei hoje kakaka tive um tempinho antes de voltar para o trabalho, aí terminei kakaka

Dem 18/10/2021

Gostei!
Os capítulos vão se intercalando e vão ficando mais interessantes e assustadores a cada página lida. Tem fantasmas, mortes, suicídio, demônios. Foi uma excelente surpresa nacional! Vale a pena a leitura!

LivroAleatorio 24/10/2023

Mistério e histórias cruzadas
Que leitura, meus amigos skoobers!

Eu amei o sabor da atmosfera nordestina, do interior do Ceará. Das histórias do povo, da vida da cidade, das pessoas. Eu acredito que uma coisa fantástica que o Amaurício Lopes consegue fazer nos seus livros é dar uma profundidade humana aos personagens. É quase como se eles fossem pessoas reais.

Nova Jaguaruara é um livro intenso, que te pega pela curiosidade. Um livro que intercala diversos núcleos narrativos que irão te prender numa teia pegajosa e quando você perceber isso já vai ser tarde demais! Eu senti durante toda a leitura uma agonia muito grande por querer saber logo para onde essa história iria, como isso tudo iria acabar, os porquês. Que agonia!

Porém esses núcleos narrativos tem que ser lidos com atenção, pois neles temos as revelações da história, das famílias, intercalando e interpondo o passado, o presente e o futuro das pessoas e da cidade. Muitas coisas não são explícitas, mas detalhes nos revelam parentescos e histórias que vão fazendo sentido e se encaixando conforme a leitura avança. É como um montar de quebra-cabeças que vai aos poucos revelando a imagem para nós.

Lendo esse livro, muitas vezes eu custei em acreditar que se tratava de um livro de estreia, publicado de forma independente pelo autor! Mesmo agora, depois de terminar a leitura, eu ainda estou chocada com a qualidade que ele conseguiu entregar nessa narrativa.

Minha experiência de leitura foi ótima, curou minha ressaca literária (amém). Sinto que essa leitura vai me acompanhar por muito tempo, nos momentos em que as luzes se apagarem e a noite encobrir os cantos escuros. "Incrível como não me notou. Ah, mas poucos são os que me notam. Adoro acompanhar as pessoas quando caminham pela casa durante a noite. Fico escondido nos cantos mais escuros, onde a iluminação não consegue chegar. Adoro observar o comportamento delas."

Isabela Raíssa 05/01/2023

Terror nacional
Nova Jaguaruara é uma pequena cidade do interior do Ceará que sofre com uma queda diária de energia exatamente à meia-noite, deixando os habitantes na completa escuridão por um minuto. Assim, cinco engenheiros, também amigos, são enviados à cidadezinha para estudar o local e elaborar um projeto para solucionar o problema; porém, ao chegarem ali, descobrem que a falta de eletricidade é apenas um detalhe no segredo que ronda o lugar.

A narrativa alterna entre as perspectivas dos personagens, cujas histórias vão se entrelaçando e dando sentido ao mistério que envolve Nova Jaguaruara - isso se torna possível em razão do seu desenvolvimento, no qual o leitor consegue enxergar, em muitos deles, a personificação de sentimentos como a ganância, a culpa, a empatia, etc.

O único ponto fraco foram os diálogos, que por vezes eram bem superficiais, mas nada que atrapalhe a compreensão ou a qualidade geral da obra. Enfim, o autor consegue criar uma atmosfera de tensão e medo constante (eu me pegava olhando para os lados enquanto lia, certa de que algo iria aparecer a qualquer momento), com uma narrativa fluida e que deixa o leitor instigado a ler cada vez mais para saber o desfecho da história.

livukinha 19/10/2023

Nova Jaguaruara
Comecei a ler esse livro porque li O Galinheiro e amei. Não posso dizer que esse tenha me decepcionado. Confesso que são muitas histórias misturadas e isso me confundiu um pouco. As vezes precisava voltar para poder lembrar quem era quem, mas depois fluiu muito bem. O livro desenvolveu bem, me prendeu e sanou todas as minhas dúvidas. Eu recomendo

Rebeca Silva de Souza 25/01/2022

Igreja tenebrosa!
Gostei muito da história, na verdade tudo que se passa no Norte e no Nordeste do Brasil me fascina, narrativas em ambientes do sertão por si só me trazem um ar de mistério e encantamento (moro no Rio Grande do Sul!)
Gostei muito como se desenrola, os personagens crescem e as coisas acontecem bem rápido por causa do jogo de tempo que o autor faz, alternando presente, passado e...sonhos!
Não me assustei tanto como alguns leitores relatam, talvez por ser crente, várias vezes pensava, "aiaiai, se tivesse alguém aí pra repreender esse diabo em nome de Jesus".
Ótimo livro pra promover a escrita nacional!

Isa 16/02/2022

A ambientação é muito interessante, assim como a criação dos personagens que mistura histórias do presente e do passado. O único problema é que o final é muito arrastado e não teve tanto clima quanto o resto do livro.
Edson Camara 16/02/2022minha estante
Está e um dos melhores livros que já li. História fantástica.

Rafa 10/01/2022minha estante
Maravilhoso este livro

Roberto 27/08/2021

Você realmente sente o terror
A trama vai além da instalação de energia eólica na cidade e a queda de energia que ocorre todo dia.

Parece um livro de contos, aonde passado e presente aos poucos se entrelaçam.

Existem alguns problemas, como uma personagem inútil para a história, alguma violência sexual e um final apressado.

Ainda assim a pena do autor brilha nas mortes, que não são literais.

Você realmente sente o terror em cada uma delas.

Kleilson.Torquatto 26/06/2023

Uma história de terror brasileira.
Mais uma vez esse autor me surpreendeu demais!! É o segundo livro que li dele, e esse com certeza é o melhor.

O livro traz uma história de terror bem construída e com personagens misteriosos que levam o leitor a viajar pela cultura, tradições e acontecimentos bem peculiares de uma cidadezinha no interior do Ceará.

A história é contada de uma forma fantástica meio que obscura, trazendo muito o realismo mágico atrelado aquelas lendas de terror contadas pelos nossos antepassados em cidadezinhas interioranas.

Traz uma história não linear, abordada entre saltos de tempos desvendando os mistérios envoltos a essa cidade.

Um ponto muito positivo que amei, é a forma com que o autor desenvolveu o ambiente, é tão real que me fez esquecer de tudo a minha volta enquanto eu estava lendo, e aguçava a minha curiosidade a cada página.

Facilmente daria uma filme de terror muito bom!!
Eu gostei demais e super indico conhecer a escrita primorosa do autor tanto neste livro como no outro ? O Galinheiro?.
Leonardo1217 27/06/2023minha estante
Nos dois livros dele eu só lia imaginando cenas de um filme FOD#

Kleilson.Torquatto 27/06/2023minha estante
Vdd!! Tbm viajei. ??

Cketh 28/06/2023minha estante
Dá uma baita adaptação mesmo

Jenecy 16/09/2023

Macabro
Esse livro não é de suspense. É de terror, terror bem macabro. Esse autor está conseguindo me surpreender com estórias diferentes, nada clichês, bem amarradas, não fica ponta solta. E olha q foram muitos detalhes, muito enredo que vai se ligando ao longo da estória. Gostei bastante.

Vinny Britto 11/01/2019

Este livro pra mim foi mais uma prova de que toda vez que youtubers e blogs elogiam sem limites, o resultado final dificilmente será o divulgado.

O livro é ruim? Não!
Mais está longe de ser tão bom quanto estão vendendo ou tão assustador. Sei que emoções são relativas, mas afirmar que essa foi a leitura mais assustadora que alguém fez é forçar a barra.

O mistério é interessantíssimo até começar a se revelar e pra mim foi perdendo a graça. Também achei a narrativa confusa, a história é narrada alternando a época dos acontecimentos, o problema é que às vezes não fica tão claro a linha temporal e acaba ficando um pouco confuso.

Leitura mediana e que acabarei esquecendo em pouco tempo!
Natália Tomazeli 11/01/2019minha estante
poxa :(
Eu já tinha lido que era meio confusa a narrativa mesmo

Belarmino.Alves 11/01/2019minha estante
Boas conclusão.

Belarmino.Alves 11/01/2019minha estante
Boas conclusões

Joelma 11/01/2019minha estante
Hummm... eu já tenho problemas com livros muito hypados... vai mais pra baixo da pilha!

Vinny Britto 11/01/2019minha estante
Mesmo problema que eu tenho Joelma.

Cripta Da Leitura 12/01/2019minha estante
Também estou lendo esse livro, depois de ouvir falar dele no canal da Bia Paludetto, mas como estou lendo um outro livro que estou amando, eu não estou conseguindo dar continuidade nesse, acho que estou no terceiro capítulo.

Tah_marques 12/01/2019minha estante
Eu até que gostei, mas tbm achei que tem alguns problemas, como por exemplo tem milhares de personagens que estão la mas não fazem diferença nenhuma na historia, só deixa mais confuso.

BaaelFire 22/01/2019minha estante
Até agora não entendi o pq ter a Raquel e o Bruno ?, gostei mas eu estava com uma expectativa tão alta por conta de que os Booktubers enalteceram de um jeito que meu deus era o livro do século! Ouvi falar que dava um puta medo que não sei mais o que mas pra mim começou a ficar mais pro lado de terror lá pra 70% do livro e quando eu pensei q ia ficar terrorzão fui iludido mais uma vez. Uma pena

Vinny Britto 22/01/2019minha estante
Até hoje procuro esse tal medo.

Cripta Da Leitura 23/01/2019minha estante
Com a velocidade que eu estou lendo esse livro, sabe-se lá quando eu vou terminar, pois as poucas vezes que eu pego ele pra ler me dá sono rs... acho que estou em uns 30 por cento ainda, já faz umas duas semanas ou mais .

Noeli 31/01/2019minha estante
Kkkkk...achei a mesma coisa! Por isso nem vejo esses vídeos de youtubers e blogs! Li pq uma amiga disse que gostou...que era assustador. Mas também estou procurando o susto até agora! ;)

Drica 30/04/2019minha estante
Deve ser aquele medo "pré-histórico"... kkkk Da época em que até a sombra dava medo... kkkkkkkk

Drica 30/04/2019minha estante
E eu vou ler em outubro...