Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Vinny Britto 11/01/2019

Este livro pra mim foi mais uma prova de que toda vez que youtubers e blogs elogiam sem limites, o resultado final dificilmente será o divulgado.

O livro é ruim? Não!
Mais está longe de ser tão bom quanto estão vendendo ou tão assustador. Sei que emoções são relativas, mas afirmar que essa foi a leitura mais assustadora que alguém fez é forçar a barra.

O mistério é interessantíssimo até começar a se revelar e pra mim foi perdendo a graça. Também achei a narrativa confusa, a história é narrada alternando a época dos acontecimentos, o problema é que às vezes não fica tão claro a linha temporal e acaba ficando um pouco confuso.

Leitura mediana e que acabarei esquecendo em pouco tempo!
Natália Tomazeli 11/01/2019minha estante
poxa :(
Eu já tinha lido que era meio confusa a narrativa mesmo

Belarmino.Alves 11/01/2019minha estante
Boas conclusão.

Belarmino.Alves 11/01/2019minha estante
Boas conclusões

Joelma 11/01/2019minha estante
Hummm... eu já tenho problemas com livros muito hypados... vai mais pra baixo da pilha!

Vinny Britto 11/01/2019minha estante
Mesmo problema que eu tenho Joelma.

Cripta Da Leitura 12/01/2019minha estante
Também estou lendo esse livro, depois de ouvir falar dele no canal da Bia Paludetto, mas como estou lendo um outro livro que estou amando, eu não estou conseguindo dar continuidade nesse, acho que estou no terceiro capítulo.

Tah_marques 12/01/2019minha estante
Eu até que gostei, mas tbm achei que tem alguns problemas, como por exemplo tem milhares de personagens que estão la mas não fazem diferença nenhuma na historia, só deixa mais confuso.

BaaelFire 22/01/2019minha estante
Até agora não entendi o pq ter a Raquel e o Bruno ?, gostei mas eu estava com uma expectativa tão alta por conta de que os Booktubers enalteceram de um jeito que meu deus era o livro do século! Ouvi falar que dava um puta medo que não sei mais o que mas pra mim começou a ficar mais pro lado de terror lá pra 70% do livro e quando eu pensei q ia ficar terrorzão fui iludido mais uma vez. Uma pena

Vinny Britto 22/01/2019minha estante
Até hoje procuro esse tal medo.

Cripta Da Leitura 23/01/2019minha estante
Com a velocidade que eu estou lendo esse livro, sabe-se lá quando eu vou terminar, pois as poucas vezes que eu pego ele pra ler me dá sono rs... acho que estou em uns 30 por cento ainda, já faz umas duas semanas ou mais .

Noeli 31/01/2019minha estante
Kkkkk...achei a mesma coisa! Por isso nem vejo esses vídeos de youtubers e blogs! Li pq uma amiga disse que gostou...que era assustador. Mas também estou procurando o susto até agora! ;)

Drica 30/04/2019minha estante
Deve ser aquele medo "pré-histórico"... kkkk Da época em que até a sombra dava medo... kkkkkkkk

Drica 30/04/2019minha estante
E eu vou ler em outubro...

Beatriz 05/11/2017

Pode ser que eu tenha um leve medo do escuro agora
Faz um tempinho que queria falar um pouco mais sobre Nova Jaguaruara em uma resenha, o livro de terror brasileiro que li no Kindle Unlimited. O livro de terror nacional do escritor Mauro Lopes me pegou muito de surpresa por vários motivos, e por isso achei que seria legal compartilhar com vocês.

A história aqui se passa em uma pequena cidade no interior do Ceará, Jaguaruara. Onde um evento curioso acontece todos os dias, no mesmo horário. Quando o relógio de todos da região bate a 00:00 todas as luzes se apagam, todas elas, até mesmo as lamparinas e velas. Esse breu geral se instala até o relógio marcar 00:01. Algo bem simples e corriqueiro que já faz parte da vida dos habitantes dessa cidadezinha faz muito, muito tempo e estranha os forasteiros.

Quando um grupo de pesquisadores e cientistas se hospedam no hotel da cidade para estudar e analisar o terreno para uma possível instalação de torres de energia eólica na região e começam a perceber que essa cidade tem muito mais do que aparenta. E que esse mistério de queda de energia pode ser muito mais profundo do que acreditavam.

O Mauro faz um trabalho muito bom neste livro, entrelaçando partes do passado e apresentando inicialmente personagens que parecem alheios a narrativa, mas que no fim tudo se encaixa como uma tapeçaria e a historia absolutamente macabra da cidade é exposta.

Aqui temos várias personificação do mal e do terror, tanto na história da cidade quanto na vida dos personagens que aparecem e dão forma a história. São poucas páginas que conseguiram me deixar alerta e ter pesadelos horríveis com as "coisas" que apareceram nesse livro.

Outro ponto positivo foi a realidade dos personagens, a profundidade de cada um. Como todos eram vivos em suas formas e no final seguiram cada qual seu rumo. O que contribuiu muito para a veracidade do livro. Bonifácio e sua história certamente vai ser algo que vai ficar gravado em minha mente por muito tempo.

Eu nunca me assusto com terror, não existe S. King, ou Atividade Paranormal que consegue me surpreender hoje em dia. Mas este livro me pegou de jeito, e quando eu vi eu tava com um olho na porta, outro na leitura. Acredito que o fator mais marcante foi ele ser nacional, ter me posto mais perto de terrores, demônios e pessoas ruins. Nunca mais vou viajar para o nordeste e ver as pequenas cidades da mesma forma. Esse livro foi uma das melhores leituras de 2017 e eu indico para todos que gostam do tema e tem culhão para aguentar um demônio ou dois (ou dezenas).

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2018/01/10/nova-jaguaruara-mauro-lopes/
JV Barcelos 22/11/2019minha estante
ô Beatriz so vim te contar que eu to lendo esse livro por culpa sua e do seu video indicando ele. TO AMANDO, voce nao erra, é nois bjo

Fê Fucci 17/01/2020minha estante
Somos dois então kkkkk
Li de tanto ouvir vc falar dele, e adivinha AMEEEII demais.

Suelen.Pina 21/02/2020minha estante
Beatriz, e a marca que Vicente e Raquel tinham no pescoço? O que significa?

Myrna 27/07/2020minha estante
Hahahaha o primeiro livro que me matou de medo. Já experimentei uma leve tensão em O Iluminando, mas nada igual a esse.

Gato Preto 21/05/2021minha estante
Gostei da sua resenha! Vai pra minha lista!

Hellaa 22/12/2022minha estante
Esse livro me fez sentir medo, do escuro , olha só. Reparei que o autor está com o nome diferente, não era Mauro Lopes? ??

Gecilene1 18/02/2023minha estante
Não senti medo não
E tbm não gostei muito do final ?

Karla321 23/07/2023minha estante
Comecei a ler agora .. Depois de ler Galinheiro...

arihypegirl 18/08/2023minha estante
No final eu fiquei sem entender porque o Bonifácio nasceu com o dom, e se a Raquel seria uma neta dele (pela pinta no pescoço que o Bruno observa no final). Também não entendi muito bem a relevância do pai da Raquel, não sei de me desatentei em algum momento da leitura. Esse livro consegue realmente ser assustador, eu amei.

Pandora 06/11/2017

Dormi de luz acesa!
Amiguinhos... confesso que dormi de luz acesa!!! :D
Que livro de terror fantástico... e com história ambientada no Ceará! Se vocês são daqueles que acham que escritor brasileiro não sabe escrever livro de terror, revejam seus conceitos.

Eu não sei quem é Mauro Lopes, mas adoraria saber. Fui xeretar no Google, achei um político, um fotógrafo e um marceneiro. Nada de escritor; o que não o impede de ser multiprofissional. Ouvi dizer que este é seu livro de estreia. Uau!

A narrativa não é linear; nos primeiros capítulos somos apresentados a vários personagens que fazem parte de tempos diferentes na história. Mas dá pra imaginar mais ou menos a época por alguns detalhes.

O mote do livro é que a pequena Jaguaruara, cidade litorânea do Ceará, é sede de dois estranhos fenômenos: 1º: todos os dias exatamente à meia-noite, a cidade fica às escuras por um minuto; 2º: alguns habitantes da cidade simplesmente sumiram do mapa. Além disso, na estrada que liga à cidade a uma vila de pescadores, há uma igreja abandonada da qual ninguém se aproxima.

A cidade vive uma época de tranquilidade quando recebe a visita de uma equipe de dois engenheiros elétricos, dois geógrafos e uma bióloga com o intuito de analisar os arredores e decidir se ali é um local propício para a instalação de torres de energia eólica. Ao mesmo tempo em que ficam animados com a presença dos forasteiros, que podem pôr fim à frequente queda de energia, os habitantes da cidadezinha ficam receosos de que pessoas estranhas à cidade tenham acesso aos seus segredos.

Mauro tem uma narrativa tão interessante, que não consegui desgrudar do livro enquanto não terminei a leitura. Ele apresenta vários fragmentos que aos poucos vão se juntando e fazendo todo o sentido.

Alguns pequenos erros escaparam à revisão, mas na minha opinião, não ofuscaram o brilho desta narrativa. Tomara que o autor escreva outros livros tão interessantes quanto este e que boas editoras se interessem!
Lu 07/11/2017minha estante
Opa! Fiquei interessada. Tô atrás de um livro de terror do bom.

Pandora 07/11/2017minha estante
Eu sou estranha, mas os normais também têm gostado.

Lu 08/11/2017minha estante
Hahahaha vou ler pra saber.

Carla 13/11/2017minha estante
Adorei! Deu medo mesmo!!! Que pena que acabou!

Pandora 14/11/2017minha estante
Carla, fazia tempo que um livro não me dava medo assim.

Carla 14/11/2017minha estante
Sim!!! Em mim tbm!!!

Lucas.Saletti 03/12/2017minha estante
Realmente me surpreendeu muito positivamente. Terror nacional de altíssima qualidade!

Pandora 03/12/2017minha estante
Me surpreendeu também. Tomara que o autor produza mais livros bons como este, Lucas.

Jaque Moreira 28/08/2020

Assustador
Neste livro você encontra um medo sutil, e que aos poucos apresenta seu terror e de como tudo começou. Recomendo!
Piro 27/10/2021minha estante
Vale a pena Jaque Moreira?

Jaque Moreira 05/11/2021minha estante
Vale muito a pena. A construção da história e dos personagens são otimos.

Piro 05/11/2021minha estante
Valeu, obrigado. Coloquei na minha lista de leituras futuras

Jaque Moreira 05/11/2021minha estante
Magina. Boa leitura! Depois me fala se gostou.

Piro 05/11/2021minha estante
Ok, pode deixar

Noeli 31/01/2019

Nada tão espetacular!
Uma ideia interessante, mas achei que teve algumas falhas. É classificado como livro de terror, mas não senti medo em momento algum (sério que alguns leitores ficaram com medo do escuro?) Rsrsrs. A linha temporal de seus personagens me deixou super confusa. Vi alguns erros de digitação e concordância que podem ser facilmente corrigidos. O final foi, no mínimo, incompleto... Recomendo apenas como distração...se não tiver nada melhor pra ler.
P.S.: por favor, parem de dizer que é tão bom quanto Stephen King! Não tem nada a ver...kkkk
Pandora 01/02/2019minha estante
Que pena que você não gostou... eu amei! Senti medo de verdade.

Noeli 01/02/2019minha estante
Pois é, Denise. Talvez, se o autor tivesse explorado melhor o tema, teria ficado mais interessante! :(

Noeli 01/02/2019minha estante
Noeli segundos atrás

Pois é, Denise. Talvez, se o autor tivesse explorado melhor o tema, não tivesse deixado alguns "furos", ou escrito de forma menos "confusa", teria ficado mais interessante! :(

Pandora 01/02/2019minha estante
Nem achei confuso... mas opinião é opinião, né?
Bom fim de semana, Noeli! :*

Noeli 02/02/2019minha estante
Obrigada! Pra vc também! :*

Italo 01/11/2017

Um diamante bruto esperando ser lapidado
A história narrada por Mauro é cativante. O enredo me prendeu, me deixou curioso. O que causa os apagões à meia noite? Como os personagens enfrentariam a situação? Mas o principal problema é justamente com os personagens. Não senti vínculo com nenhum deles. Talvez os nomes tão genéricos contribuíram muito para isso. Percebi também vários erros de digitação, concordância e sentido. Uma boa revisão resolveria o problema. E uma boa editora tornaria esse diamante bruto em uma jóia excepcional!
Cacá Diefe 09/11/2017minha estante
Concordo plenamente Italo! Mas foi bem melhor que muito livrinho gringo desse tipo que já li.

Italo 09/11/2017minha estante
E põe melhor nisso, Cacá! A narrativa é muito bem construída. Como falei, só falta um bom editor pra amarrar tudo.

@desaniversarios 23/11/2017minha estante
Achei que ficou faltando uma explicação para a Raquel e a Alice... Inimigas? Amantes?
O que a mãe da Raquel quis dizer quando falou sobre a Raquel ter filhos e perguntou: o que diriam de vcs 3?
Algo assim, não lembro mais kkkk

Cacá Diefe 24/11/2017minha estante
Juliane... amantes. Acho que ficou até bem
claro isso. Tu não achou?

@desaniversarios 20/12/2017minha estante
Não achei muito claro! Kkkkk

Juh Saint 25/10/2020

TERROR BRASILEIRO EM ALTA!!
Não dava nada por esse livro e ganhei um dos meus favoritos, como é bom qd isso vem.
A prpria capa já dá um receio e a premissa das luzes apagarem na meia noite é so acereja do bolo pra uma estoria que nos causa pavor atraves do desconhecido e da imaginaçao pelos personagens mais velhos, que "preferem n falar oq tem no local, na estranha igreja de destaque na cidade".

O grupo de personagens é mt esperto, embora o desenvolvimento n seja mt grande entre eles, mas eu sempr gosto de falar de um personagem em especifico e quem se destacou p mim é o Bonifacio. Peguei simpatia por ele na primeira parte q ele aparece, no explora de seu passado e ate qd ele enfrentava oq dava la, anjo sensato!! Bruno tb é uma criança q as vezes te da uns cagaços mas vc ama e sofre horrores tb, vc provalmente vai sofrer com a estória dele pq ngm aguenta criança sofrendo de descaso no ambiente da familia.

Queria mais das personagens femininas e a estória da professora n se encaixo bem na trama.
O psicologico dos personagens é mt bem escrito , o inicio da trama n entrega mt isso mas do meio pro final a angustia q eles passam é um ponto chave do autor
ah talvez as linhas de tempo irritem alguns leitores iniciantes, pq as vezes é bem dificil ele fica indo e voltando o tempo todo.......

Qdo explorava o passado eu queria q voltasse logo pro presente ps é la q me dava mais medo, pra alguns leitores isso deve tirar a tensao, pra mim n tirou akpsokaoposka

Se preparem pq em varias partes da medo sim, é pesado sim TEM PARTES (isso mesmo no plural, tem varias) COM ESTUPROS E FICA O AVISO!! e principalmente pra quem tem medo de escuro, espirito, de coisa sobrenatural e de VELHO FALANDO DE FORMA ASSUSTADORA!!
Delicia ter lido ele antes do "halloween" se é q vai ter nesse ano.
Acho q esse livro foi meu dia das bruxas de quarentena akspapkspao
Edison.Eduarddo 25/10/2020minha estante
Muito curioso com esse livro, agora quero muito le-lo!!!

Juh Saint 26/10/2020minha estante
se n se importa com as linhas d tempo malucas, vai amaar!!

Nara 27/10/2020minha estante
Adorei esse livro tb!

Fabio 28/10/2020minha estante
Esse livro é muito bom.

Aletheia (@almaletrada) 28/06/2021

Assustadoramente maravilhoso!
Eu tinha baixado esse livro há muito tempo, fico me perguntando porque não li antes.

Foi maravilhoso passear novamente pelo meu Ceará, ver cidades que já visitei sendo citadas e a minha amada Fortaleza da qual sou filha.

O autor nos entrega uma estória de suspense/terror que não me deixou de fazer conexões o tempo inteiro com King.

Nessa leitura passamos a conhecer a cidade de Nova Jaguaruara, localizada e envolta em lendas e histórias passadas de uma geração à outra. Um fato é incontestável: todos avisam que ninguém pode chegar perto da velha igreja abandonada!

Quando um grupo chega de Fortaleza para a instalação de um parque eólico, novos eventos começam a acontecer, despertando forças que até então estavam adormecidas.

O autor cria conexões entre o passado e o presente, revelando nos capítulos as nuances de como o evento surgiu. No início é meio confuso até entendermos o desenrolar da alternância de capítulos, mas quando a estória engata é vertiginosamente e deliciosamente aterrorizante.

O escrito me fez lembrar das igrejas abandonadas na estrada em Baturité e Santana do Acaraú, esta última relatada como amaldiçoada. Outra conexão interessante foi com a cidade de Jaguaribara, que foi desapropriada para a construção de um açude (o Castanhão) dando origem a cidade de Nova Jaguaribara, me fez lembrar as duas cidades relatadas na estória.
b1ktwpas 28/06/2021minha estante
Foi um dos melhores que li o ano passado!

Aletheia (@almaletrada) 28/06/2021minha estante
Fiquei encantada com a escrita do autor. No Ceará tem realmente um igreja considerada amaldiçoada. Acho que daí surgiu a referência pra ele.

b1ktwpas 28/06/2021minha estante
Muito bom ler romances/estórias que se passam em nossa terra, né? Ano passado li dois que se passam no Ceará, este e "A cabeça do santo", que também é excelente.

Aletheia (@almaletrada) 28/06/2021minha estante
Tô curiosa pra ler esse também. Ele é tão empolgante quanto Nova Jaguaruara?

Perla 22/02/2021minha estante
Parente do Bonifácio, curou a mãe do Bruno. Acho que é isso...

bia 22/02/2021minha estante
Hmmm não tinha percebido essa possível cura aí não, boa! Obrigada

Perla 22/02/2021minha estante
Achei que evolução do método de cura do Bonifácio foi muito interessante: através de um belo e merecido tapa na cara. ?

M.A 24/02/2021minha estante
O pai do Bonifácio estava em Fortaleza quando morreu, nao estava? acho que ela pode ser parente de um filho bastardo dele, irmão do Bonifácio.

Gabi 04/06/2020

Uma dose de suspense.
O livro conta a história de Nova Jaguaruara, uma cidade fictícia no Ceará, que todas as noites é invadida pela absoluta escuridão por exato um minuto em circunstâncias misteriosas e desconhecidas pelos moradores.
Com capítulos curtos e dinâmicos, o autor se preocupa em criar uma atmosfera misteriosa que aos poucos vai se desvendando e ganhando sentido para o leitor.
Durante a leitura, vamos nos deparando com inúmeros personagens e suas estórias que aos poucos vão se entrelaçando e que acabam por se dividir em duas linhas temporais conectadas.
A criação segmentada do universo e do suspense pelo autor são os pontos mais fortes do livro, pois são capazes de prender o leitor e instigá-lo a dar continuidade a obra. Além disso, é fundamental destacar a exploração inteligente da região cearense e de sua história que demonstram o trabalho do Mauro em estudar a área.
Entretanto o livro não atingiu às minhas expectativas, talvez devido às teorias criadas por mim antes de lê-lo que no meu achismo guiaram o livro para um patamar diferente. Portanto, acho importante colocar que o livro não é um verdadeiro terror, está mais para um suspense sobrenatural bem escrito.
Por fim, é um livro que indico e vale sim a pena principalmente por ser de um autor nacional e se passar na região Nordeste, que raramente é explorada nos livros.

*aviso: este livro contém cenas de violência sexual (se resumem a um capítulo) e está de certa forma conectado a religião e fé.*
Daniel.Malaquias 25/06/2020minha estante
Só uma observação, Nova Jaguaruana não é uma cidade fictícia, ela realmente existe no estado do Ceará.

Gabi 25/06/2020minha estante
A cidade do livro é Nova Jaguaruara, quando eu pesquisei só encontrei a cidade Nova Jaguaruana no Ceará. Os nomes são bem parecidos e deve ter sido a intenção do autor ;)

Bibs 06/01/2021minha estante
Não concordo quando dizes que não é um terror, porque é sim. Terro não é apenas o que te causa medo, mas elementos que compõem uma história que a classificam como e, no caso de Nova Jaguaruara, é classificado com um terror sim (elementos sobrenaturais, cenas de violência e de terror psicológico). Enquanto ao comentário do Daniel, a cidade do interior do Ceará se chama Nova JaguaruANA a do livro é Nova JaguaruARA hahahaha

Gabi 07/01/2021minha estante
Super concordo com seu comentário Bibs, mas quando falamos de terror geralmente vem à mente a expectativa do medo e achei importante salientar que nem todos vão ter esse sentimento durante a leitura. Portanto, na minha perspectiva eu não admito a obra como terror justamente por isso, mas claro que pela perspectiva literária é super válida tal classificação.

Gustavo Rodrigues 20/08/2021

Tava procurando um livro de terror fácil de ler e vi muita gente falando bem desse aqui, então decidi encarar e não me arrependi. Vale os elogios que recebe!

O início é um pouco confuso, já que o autor vai intercalando entre algumas histórias e isso me deixou um pouco perdido quanto a quem seria o protagonista e tal, mas aos poucos as histórias vão convergindo e tudo fica claro.

Enquanto tava só no suspense eu tava achando um livro ok, mas quando começou o terror de verdade, aí sim o negócio ficou bom. Acho que o autor foi muito criativo e teve uma mente bem bizarra pra escrever isso daqui. ?

Sendo sincero, esse livro tem partes bem mais macabras que outros de terror que são mais "famosos". Não é todo mundo que tem coragem de colocar o próprio capeta na história e interligar com outras coisas tão assombrosas quanto.

Bom de verdade ??
Cristine 21/08/2021minha estante
Uau?. Adorei a resenha.
Já adicionei à lista

Leitorah 21/08/2021minha estante
Eu amo ??

Guilherme 21/08/2021minha estante
Não gosto de terror e mesmo assim me deu vontade de ler kkkk

Carol.Macario 22/08/2021minha estante
Esse livro realmente é bom!

juggu 05/05/2021

É...
Não é aquele terror absurdo que todos falam, a sinopse é tão tão boa que eu esperava muito mais. O retrato do mal ficou um pouco ridículo pra mim, mas entendo que isso depende do que cada um acredita. Também não curti as decisões dos personagens e o final foi bem corrido.
Enfim, vale a pena ler por ser um terror nacional e pela linha temporal do livro que eu gostei bastante e ficava ansiosa para saber a importância do personagem para a história.
Thais645 05/05/2021minha estante
Concordo com você. Li o livro e tive impressões similares.

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
Eu parei quase na metade. Irei continuar. É um terror interessante, mas concordo que em alguns momentos dava para ser trabalhado mais coisa.

juggu 05/05/2021minha estante
É verdade amgs tinha tudo para ser meu favoritado, ele podia ter explorado muito mais

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
E é um terror nacional sobre uma história, que aparentemente, é lenda ou causo de algum lugar. Achei massa a ideia, a construção...mas faltou algo, e olha q ainda nem terminei kkkk

Rafael Rodrigues 02/12/2021minha estante
Concordo com vc, tb não foi pra mim

Rafael Rodrigues 02/12/2021minha estante
Terminei sem entender nada, mas o que eu entendi achei fraco kkk

Filipe.Mello 02/12/2021minha estante
kakakkakakak

Lorena 12/08/2020

Verdadeiro filme de Terror
Até o capítulo 14 eu estava super gostando...
Mas daí surgiu o capítulo 15 e desandou, por que estou com muito medo!
Eu sei é só um livro e tal.... mas não quero ler mais nada de Terror.

A construção é excelente, o autor é ótimo, ele manda muito bem.

Mas não deu para mim.

A construção merece 5 estrelas? Sim, merece, mas levando em consideração o que estou sentindo e que não quero mais ler esse gênero vou dar nota 4.
Essa história deve ter os direitos autorais vendido para o Cinema.
Rafael Batista 13/08/2020minha estante
Socorro kkkkkkkkkkkk

Rafael Batista 13/08/2020minha estante
Eu fico imaginando como uma série da Netflix

Lorena 13/08/2020minha estante
Rafa, faria bastante sucesso !

Maria Clara Machado 15/07/2020minha estante
Sobre a Raquel, ao meu ver, ela teve um papel importante na mudança de vida do Bruno, ela curou a mãe dele.

Veja que em certo momento no final fala-se sobre o sinal atrás da orelha que ela tem, ou seja, ela seria a nova "bonifácio" kkkk mas não tinha conhecimento disso. Isso explica a necessidade que ela sentia de ajudar o menino ao ver sua situação. Ela deixa a medalha junto a foto na casa do Bruno, a mãe vê e diz-se que tem "algo a mais", mas não revelam o quê.

Acredito que esse "quê" seja o próprio poder de cura dela que salva a mãe do caminho da insanidade e vícios.

Só não entendi a necessidade de aparecer o pai espírito e a mãe dela... Acredito que foi pra tratar do tema lgbt, apenas.

O final do Vicente ainda não ficou claro pra mim. Acredito que ele tenha enfrentado o mal, não se submetendo aos efeitos dos demônios sobre sua vida, maaas acho muito raso kkk ainda tô refletindo pra entender.

Maria Clara Machado 15/07/2020minha estante
Ahh e também concordo com as cenas de estupro. Pra mim aqueles capítulos não acrescentaram em nada...

moranguinho 20/07/2020minha estante
Nossa a sua explicação foi muito boa! Eu tinha reparado na "marca" atrás da orelha da Raquel, mas não consegui lembrar de associar a nada!! O que você disse faz todo sentido.

Sobre o Vicente o que eu compreendi foi basicamente o que você disse mesmo, eu acho que ele meio que teve uma "provação" do maligno para ver se ele escolheria o dinheiro ou a humildade, e por fim ele escolhe se livrar do dinheiro.