Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

lecofaria 19/08/2023

Um legítimo terror nacional
Conheci Amaurício Lopes devido a O Galinheiro, um thriller incrível, cheio de reviravoltas e com uma trama daquelas que nos prendem desde a primeira página. Nada mais natural então do que, curioso com o autor, ir buscar outras de suas obras. E foi assim que cheguei a Nova Jaguaruara, que decidi ler como fiz com O Galinheiro, sem ler nenhuma sinopse.
Aqui, no primeiro trabalho lançado por Amaurício Lopes, o gênero é o terror, com dois pés fincados no sobrenatural. O que me surpreendeu é que O Galinheiro não foi uma evolução do autor e sim uma continuidade em bom nível de uma estreia excepcional com essa primeira obra.
Não darei spoiler aqui, mas basta saber que em Nova Jaguaruara temos dezenas de personagens, idas e vindas no tempo e uma trama MUITO BEM ESCRITA, viciante e que, até a última página, prende a nossa atenção.
O melhor pra mim foi que tem uma coisa que não é explicadinha em uma das tramas que se entrelaçam e que me fez ir e voltar no livro, pensando: é isso mesmo? Tal pessoa é parente daquela pessoa lá? Só pode!
Incrivel e obrigatório para os fãs de um bom terror genuinamente tupiniquim e que não apela para soluções fáceis.

Terminei a Leitura em: 19/08/2023
Cotação: 5 estrelas em 5

site: https://www.instagram.com/resenhasdoleco/
Claudinei 21/08/2023minha estante
Já está na minha lista... depois desse relato fiquei mais animado pra ler... o galinheiro achei ótimo!

KaioPi 26/06/2020

Um 5 estrelas sem medo de ser feliz
Esse livro merece todo o hype que tem, é um genuíno livro de terror brasileiro. Muita gente fala sobre o medo que dá ler esse livro, confesso que não senti medo, mas, é aquele tipo de livro que você fica pensando nele quando termina. A leitura é rápida, a ambientação é maravilhosa, fácil formar as imagens na cabeça, até mesmo as cenas mais macabras. Se você vai relamente ler esse livro não leia resenhas mais elaboradas sobre. Eu li as cegas, e a história me surpreendeu. O que faz esse livro ser maravilhoso é por ser nacional, por trazer um enredo de terror genuinamente nordestino. Por ser cearense, cresci ouvindo lendas macabras sobre o interior do estado. No livro as lendas talvez não sejam tão irreais assim.

eufernandafreitas 14/05/2021

Nova Jaguaruara
Nossa, eu tava com a expectativa lá no alto com esse livro por conta das resenhas sobre ele e não é que ele entrega muito mesmo?
Assusta um pouco sim, mas nada de mais (só se você tiver medo de escuro e do nada lembrar do livro entre 00h e 00h01).

Mariottoni 11/06/2020

Medo
Nunca faço resenha aqui, isso também não é uma resenha mas queria dizer que eu nunca fiquei tão cagado lendo um livro. Não foi na maior parte do livro que em geral é bem de boa de ler mas teve algumas cenas específicas que foi complicado.
A.Paula.Sz 16/06/2020minha estante
Kkkkkkk
Adorei hahaha

Rosi 26/06/2020

MEDO!!!
Acredito que vou passar um certo período para me recuperar dessa leitura.
Nova Jaguaruara foi um livro fluído do começo ao fim, uma leitura que prende e, mesmo com todo o medo, você vai até o fim. Recomendo demais a leitura, principalmente para os leitores do meu amado Nordeste!!!

jojolvr 24/07/2023

A escrita desse autor sempre me prende. o terror me deixa com medo e ler de noite me deixa mais assustada ainda.

eu gostei da criação dos personagens, gostei como cada capítulo me deixou ansiosa pelo próximo, gostei de acompanhar cada perspectiva do livro. muito bom! a leitura fica melhor por ser nacional.

meu único ponto negativo foi o final que quebrou minhas expectativas e deixou as coisas fáceis e fora da realidade (a estória ja é, mas bem mais).

Vanessa.Tosta 12/05/2021

Simplesmente incrível.
Eu gostei muito desse livro, a história é bem desenvolvida e aterrorizante na medida certa. Encontrei esse livro por acaso no kindleunlimited, deveria ser mais conhecido. Se você tiver a oportunidade e gostar de histórias de terror, leia esse livro e não irá se arrepender. Com certeza entrará para a minha lista de "favoritos".
Quanto ao terror, não é tão terror assim, numa escala de 0 à 5, seria um 3.

May 07/06/2020

"Nova Jaguaruara" me assustou de verdade em vários momentos, gostei da escrita e do clima de mistério e terror que ele trás. No geral eu curti, mas achei pesado e muito desnecessário colocar cenas de estupro e incesto no livro. Fora esse "detalhe", vale a leitura.

Livinha 22/01/2021

Experiência muito positiva que tive com esse livro!
Apesar de não ter levado nenhum susto, alguns capítulos me deixaram impressionada, e outros me deixaram super curiosa com o que iria acontecer com os personagens.
Meu único problema foram os diálogos, principalmente do Bruno. Muitas vezes parecia que era um adulto falando e não uma criança de 10 anos. Aliás, mesmo as falas dos adultos eram algumas vezes estranhas de ler pois não parecia que eu estava lendo um diálogo e sim um texto formal....
Mas a história no geral supera esse problema, recomendo a leitura!

Thaina 08/04/2022

Será que somente eu achei confuso?...
O que aconteceu aqui não deu muito para entender, então vamos tentar organizar. ?

De fato, a escrita do autor é muito intrigante e junto com o enredo, nos desperta a curiosidade aos acontecimentos do livro. Mas, conforme vamos lendo, enxergamos somente um montão de ideias boas, mas sem nenhum aprofundamento.

O autor divide os capítulos por personagens e esses estão em diversos tempos e lugares. Então, temos um grupo de pessoas chegando a nova Jaguaruara em um capítulo e no outro já pulamos para algumas décadas atrás.

Parece boa essa divisão, certo? Mas não aqui!!! O autor perde páginas com histórias paralelas que não são relevantes para o enredo principal e no fim acaba se perdendo ainda mais ao tentar criar um desfecho.

Chegamos no fim e nos perguntamos? QUE?? QUE PERSONAGEM ALEATÓRIA E SEM IMPORTÂNCIA!!

Um outro ponto muito ruim, foi que o autor tenta, de uma forma incoveniente e rasa, encaixar na história questões filosóficas e sociais que não tinham harmonia com o tema ou intuito do livro. Afinal, não era para ser um livro de terror ou suspense (pelo menos eu penso que sim).

Que pena...Termino então esse livro com um grande: QUE PENA! Uma escrita boa e chamativa, com uma premissa muito interessante, mas que não foi bem trabalhada

Anna 30/09/2023

Terrorzin de levis
Gostei mt tbm, mas não tanto quanto o galinheiro, li o galinheiro em uma tarde e esse já achei mais denso e descritivo então acabei me enrolando pra terminar. Um ponto extremamente positivo dos livros do Amaurício é como ele monta os capítulos, o cara é um gênio.

Mesmo nesse livro, ainda fiquei meio assim com o final, parece que sempre me falta alguma explicação hahah

Luce.Clara 13/05/2021

Não fluiu pra mim.
Infelizmente não senti que foi uma boa leitura. Uma narrativa muito lenta, confusa e que sinceramente não me agradou nada. A história, admito que despertou curiosidade, mas nada demais. Queria muito ter gostado, por ser um autor nacional, mas não rolou. Ainda senti uma sensação de peso lendo esse livro que tornou a experiência ainda mais desagradável. Leiam para tirarem as próprias conclusões, mas particularmente não recomendo.

Feh 26/04/2020

Gostei da história, é boa mas n me prendeu. Pode ser pq a fase q eu to passando esse livro não me interessou tanto, talvez em outra época eu gostasse mais.