Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Bea 08/11/2020

Coloquei muita expectativa por ser um livro "hypado" esse ano entre os booktubers e igs literários, mas não achei grande coisa. Não sei, alguns pontos ficaram soltos. A Rachel envolvida na história sem explicação, não entendi várias coisas!

Jadechemale 10/05/2021

Nem bom e nem ruim
A história é envolvente mas faltou o aprofundamento de alguns personagens e deixou algumas lacunas. Mas foi bom p passar o tempo

@jana450 17/06/2020

Se tivesse mais uma estrela eu daria por todo MEDO
Poderia ser uma simples história do interior, uma lenda porém NÃO ela toma proporções maiores, em um dado momento me lembrou o filme BACURAU, depois fui arrebatada para um filme de terror tipo CONSTANTINE e daí permaneci até o final.
Com certeza vou procurar um livro levinho depois desse de preferência uma comédia romântica estilo CARINA RISSI pra ver se volto a dormir sem pensar em nada do que acabei de ler, me considero forte para leituras semelhantes, leio RAPHAEL MONTES qualquer horário sem dramas, mas talvez por ser de um interior fiz associaçãoe fiquei com medo.

juggu 05/05/2021

É...
Não é aquele terror absurdo que todos falam, a sinopse é tão tão boa que eu esperava muito mais. O retrato do mal ficou um pouco ridículo pra mim, mas entendo que isso depende do que cada um acredita. Também não curti as decisões dos personagens e o final foi bem corrido.
Enfim, vale a pena ler por ser um terror nacional e pela linha temporal do livro que eu gostei bastante e ficava ansiosa para saber a importância do personagem para a história.
Thais645 05/05/2021minha estante
Concordo com você. Li o livro e tive impressões similares.

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
Eu parei quase na metade. Irei continuar. É um terror interessante, mas concordo que em alguns momentos dava para ser trabalhado mais coisa.

juggu 05/05/2021minha estante
É verdade amgs tinha tudo para ser meu favoritado, ele podia ter explorado muito mais

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
E é um terror nacional sobre uma história, que aparentemente, é lenda ou causo de algum lugar. Achei massa a ideia, a construção...mas faltou algo, e olha q ainda nem terminei kkkk

Lucs 25/09/2023

Excelente!
Eu comecei a conhecer o trabalho de Amaurício pelo O Galinheiro. Achei incrível mas pra mim a obra se atrapalhou no extenso flashback, recurso que não aprecio. Na verdade até tolero se forem curtos. O que diferencia Nova Jaguaruana de O Galinheiro, e que curti muito, é que ao invés de flashback ele usa narrativas em tempos diferentes sem mencionar que o faz.
Quanto a história achei excelente, leitura que te prende do começo ao fim. Não imaginava que fosse tão satânico.
E fiquei com vontade de ver essa obra transposta para um filme ou uma série.

ErickdeAlbuquerque 18/03/2021

Uma história bem contada
Que história instigante. Gostei muito de ler esse livro. Possui uma linguagem simples e muito bem escrita. A trama é muito interessante, com um ar de mistério sobrenatural. O cenário de interior brasileiro e os flahsbacks foram responsáveis por 90% da emoção da história, que foi muito bem construída, do incio ao fim. Muito bem contextualizado, como se o autor tivesse nascido em Nova Jaguaruara (não sei se nasceu mesmo kkkk). Por mais livros como esse, que homenageam nosso interior e nossa cultura.

lau 06/06/2021

nossa, não encontro palavras pra nova jaguaruara. a escrita é muito boa e você consegue ter uma leitura tão fluída que é impossível se desagarrar dela. acreditei que a grande quantidade de personagens impactaria de forma negativa o decorrer da obra, mas o autor conseguiu fazer boa colocação deles. porém, uma coisa me deixou intrigada: a professora raquel. enfim, era mais que necessário um melhor desenvolvimento dela para melhor compreendermos suas raízes e sua ligação com a trama. senti que ela foi mais uma coisa para se deixar no ar e desconsertar o leitor.

VitorLeite 19/09/2020

Uma história um tanto... surpreendente.
De início fiquei bastante curioso para entender como as histórias contadas neste livro se relacionariam, já que pareciam tão alheias umas às outras. Gostei bastante da forma como o autor alternava entre presente e passado (ainda que eu tenha demorado a notar essas mudanças temporais rs) e da forma como desenvolveu os personagens.

O fato de ser uma história de terror/mistério cuja ambientação ocorre no nordeste brasileiro deixou tudo muito mais próximo da (minha) realidade: o clima, a vegetação, os problemas, as lendas, as personalidades... Tudo contribuiu para uma boa experiência de leitura.

Entretanto, algo me incomodou da metade para o final do livro. Não tenho certeza se foram alguns acontecimentos irreais demais de engolir ou se foi a explicação macabra que estava por trás desses acontecimentos. Talvez se eu soubesse exatamente do que o livro trataria, nem tivesse o começado pra começo de conversa. Mas já que o fiz, não posso negar que o autor fez um trabalho muito bom na construção da narrativa e que, àqueles que gostam (?) de histórias envolvendo demônio(s) e etc, certamente deverão, talvez, gostar da obra muito mais do que eu.
Ceds 20/09/2020minha estante
Boa noite, eu queria saber uma coisa sobre esse livro (ainda não li): ele tem algum/a caso/cena de possessão?

VitorLeite 20/09/2020minha estante
Spoiler a seguir:

Sim. O autor não se prolonga neles, não detalha demais etc, mas esses casos são meio que "essenciais" para a trama. Não vou explicar como para não dar mais spoiler. A não ser que não pretenda ler e queira saber mesmo assim.

-natalia 29/12/2021

"Um minuto apenas."
Que livro doido!!! Hahahah eu sabia um pouco do que se tratava, mas não imaginei que seria tão maluco assim. Apesar de algumas pessoas não terem gostado do fim da história, eu achei bem legal, e penso que fez jus ao gênero terror.
Algo que foi um pouco cansativo para mim foi o excesso de personagens com nomes não muito marcantes, o que me deixava meio confusa, e por vezes eu não lembrava mais quem era quem. Também fiquei confusa com a ordem cronológica dos capítulos, que só vamos entendendo mais tarde.
No mais, foi uma boa leitura, e bem diferente do que costumo ler. Achei legal a história se passar no interior do nordeste, a ambientação ficou muito boa e combinou com os acontecimentos.

Marcio Garcia 19/10/2020

Bom argumento, mas pouco explorado
Bom livro para ler entre leituras mais escolhidas.
Terror bem leve que se passa no interior do Ceará em épocas distintas. A história se entrelaça com parte no fim do século XIX e parte na década de 2010. O argumento é bem interessante, mas achei pouco aproveitado, e o mistério nos prende do início ao fim, mas o desenlace peca em não explicar direito as conexões entre os fatos e os motivos. Nem tudo fica no ar, mas temos muita ponta solta no final. De qualquer modo, entendo como uma boa leitura que poderia ser bem melhor.

Ana Saeger 07/05/2020

SENSACIONAL
Comecei a ler Nova Jaguaruara depois que vi um vídeo da Beatriz Paludetto e eu achei simplesmente incrível!! É uma história muito bem construída, as coisas vão se encaixando ao longo do livro. Fala de uma cidade do nordeste que tem um mistério: todo dia a meia noite a luz apaga por 1min. Durante a história, um grupo de amigos chega na cidade a trabalho e acabam se envolvendo com a história da cidade, o que não acaba muito bem para eles. É muito gostoso de ler, te deixa curioso a cada página. SUPER RECOMENDO! Só não dou 5 estrelas porque não queria que
acabasse, ahaha.

Daniella 28/01/2022

um misto de religiosidade popular e realismo mágico.
intrigante e ao mesmo tempo familiar. quem é do nordeste sabe os mistérios e encantos que existem nos interiores, cada um com suas histórias e lendas, que quem pode provar que não são verdadeiras? o ritmo de leitura é frenético pois o autor alterna entre passado e presente e entre personagens, assim vc só consegue montar o quebra cabeça da história no meio do livro. quando vc realmente entende o que está rolando vc literalmente engole o livro para saber como terminará. o grande vilão e a questão do livro é semelhante ao de grande sertão veredas, o diabo existe, logo se ele existe o seu oposto, Deus, também existe. ou seria o homem o causador de todo mal? contudo, fica enrolando um pouco no final e o desfecho se dá rapidamente sem muitas explicações, ficando alguns nós soltos. mas é uma leitura para se deliciar e ficar com medo do escuro, afinal quem pode estar à espreita?
ara 28/01/2022minha estante
Eu adoreei

Daniella 28/01/2022minha estante
muito bomm

"A MANA SABE LER" 27/06/2021

"Classificação do 37° Debate"
? Nova Jaguaruara

Deza 3?