Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Ana Saeger 07/05/2020

SENSACIONAL
Comecei a ler Nova Jaguaruara depois que vi um vídeo da Beatriz Paludetto e eu achei simplesmente incrível!! É uma história muito bem construída, as coisas vão se encaixando ao longo do livro. Fala de uma cidade do nordeste que tem um mistério: todo dia a meia noite a luz apaga por 1min. Durante a história, um grupo de amigos chega na cidade a trabalho e acabam se envolvendo com a história da cidade, o que não acaba muito bem para eles. É muito gostoso de ler, te deixa curioso a cada página. SUPER RECOMENDO! Só não dou 5 estrelas porque não queria que
acabasse, ahaha.

Daniella 28/01/2022

um misto de religiosidade popular e realismo mágico.
intrigante e ao mesmo tempo familiar. quem é do nordeste sabe os mistérios e encantos que existem nos interiores, cada um com suas histórias e lendas, que quem pode provar que não são verdadeiras? o ritmo de leitura é frenético pois o autor alterna entre passado e presente e entre personagens, assim vc só consegue montar o quebra cabeça da história no meio do livro. quando vc realmente entende o que está rolando vc literalmente engole o livro para saber como terminará. o grande vilão e a questão do livro é semelhante ao de grande sertão veredas, o diabo existe, logo se ele existe o seu oposto, Deus, também existe. ou seria o homem o causador de todo mal? contudo, fica enrolando um pouco no final e o desfecho se dá rapidamente sem muitas explicações, ficando alguns nós soltos. mas é uma leitura para se deliciar e ficar com medo do escuro, afinal quem pode estar à espreita?
ara 28/01/2022minha estante
Eu adoreei

Daniella 28/01/2022minha estante
muito bomm

VitorLeite 19/09/2020

Uma história um tanto... surpreendente.
De início fiquei bastante curioso para entender como as histórias contadas neste livro se relacionariam, já que pareciam tão alheias umas às outras. Gostei bastante da forma como o autor alternava entre presente e passado (ainda que eu tenha demorado a notar essas mudanças temporais rs) e da forma como desenvolveu os personagens.

O fato de ser uma história de terror/mistério cuja ambientação ocorre no nordeste brasileiro deixou tudo muito mais próximo da (minha) realidade: o clima, a vegetação, os problemas, as lendas, as personalidades... Tudo contribuiu para uma boa experiência de leitura.

Entretanto, algo me incomodou da metade para o final do livro. Não tenho certeza se foram alguns acontecimentos irreais demais de engolir ou se foi a explicação macabra que estava por trás desses acontecimentos. Talvez se eu soubesse exatamente do que o livro trataria, nem tivesse o começado pra começo de conversa. Mas já que o fiz, não posso negar que o autor fez um trabalho muito bom na construção da narrativa e que, àqueles que gostam (?) de histórias envolvendo demônio(s) e etc, certamente deverão, talvez, gostar da obra muito mais do que eu.
Ceds 20/09/2020minha estante
Boa noite, eu queria saber uma coisa sobre esse livro (ainda não li): ele tem algum/a caso/cena de possessão?

VitorLeite 20/09/2020minha estante
Spoiler a seguir:

Sim. O autor não se prolonga neles, não detalha demais etc, mas esses casos são meio que "essenciais" para a trama. Não vou explicar como para não dar mais spoiler. A não ser que não pretenda ler e queira saber mesmo assim.

Alessandra.Adams 10/06/2022

Um livro muito bom, com uma narrativa que prende o leitor.
Uma trama construida com elementos muito bem trabalhados pelo autor.

lau 06/06/2021

nossa, não encontro palavras pra nova jaguaruara. a escrita é muito boa e você consegue ter uma leitura tão fluída que é impossível se desagarrar dela. acreditei que a grande quantidade de personagens impactaria de forma negativa o decorrer da obra, mas o autor conseguiu fazer boa colocação deles. porém, uma coisa me deixou intrigada: a professora raquel. enfim, era mais que necessário um melhor desenvolvimento dela para melhor compreendermos suas raízes e sua ligação com a trama. senti que ela foi mais uma coisa para se deixar no ar e desconsertar o leitor.

Mari 26/06/2020

amei!
primeiro terror nacional que eu leio, e gostei muuito!! não me deu medo como li em várias resenhas, mas fiquei tensa lendo

Carol 07/10/2020

Terrorzão nacional!! ?
Fazia um tempo que um livro de terror não me deixava com medo.

Adorei o modo com que o autor construiu a história, sem tirar o foco da personagem principal que é a cidade em si.

Obs: A vontade de acender velas durante a leitura à noite foi imensa...

Aline @maesliterarias 09/08/2020

Confesso não ser uma leitora super ativa em relação aos nacionais, porém já considero essa umas das melhores histórias que li por aqui.
A história é ambientada no Ceará, o que já foi bem diferente (pra mim) em se tratando de localidade.
No começo tive certa dificuldade com a quantidade de personagens, cada um sendo representado num capítulo, que a princípio não tinham ligação nenhuma.
Passada a confusão inicial, a coisa fica realmente boa e segredos e histórias vão sendo revelados, e claro tudo começa a ganhar sentindo.
Admito que houve mais mortes do que eu estava esperando, porém não achei tão assustador quanto imaginei que fosse ser.
A história é muito bem construída, fluída e com ritmo, a curiosidade de saber o que está por trás dos mistérios de Nova Jaguaruara me fizeram sofrer a cada vez que eu precisava interromper a leitura.

Bruna Tiene 18/12/2021

Ritmo e terror contante!!!
Um livro simples, rápido....cheio de cenas incríveis de terror!!!!
O que mais me conquistou nesse livro é a constância da leitura!!!
Não tem pontos frenéticos, mas também não tem ponto parado!!!

Você lê rápido, descobrindo, entendendo, e passando medo....

Em alguns momentos achei a linguagem até simples demais, mas isso, agora, pensando bem, me fez colocá-lo na lista de indicações para quem quer começar a ler terror!!!

A vontade agora é conhecer Nova Jaguaruara e passar aquele um minuto em completa escuridão!! rs......
abacate 18/12/2021minha estante
uau

abacate 18/12/2021minha estante
amei a indicação

Bruna Tiene 18/12/2021minha estante
Ahhhh que legal!!!! ??

Ester 23/01/2022

Não tenho palavras de como esse livro é incrível, no começo vc fica perdida, são vários tempos diferentes acontecendo mas isso vai se interligando no decorrer do livro, as questões que o livro trás são violência, ganância, traição, religião etc. AMEI

Bel 23/06/2021

vou largar, achei a escrita chata e não consegui me prender ou ver graça na história, esperava mais.

Manu 31/10/2022

Terror que dá medo!
Esse livro é bom demais! Sério, como não conheci esse livro antes? Começando a falar da leitura né, é bem fluida, do tipo que você ler rapidamente. O autor te prende no livro desde o início, te deixando muito curioso e com muito medo ao mesmo tempo. O começo pode parecer um pouco confuso, mas logo tudo vai se encaixando e você vai entendendo tudo. O entendo muito bem construído, ótimos personagens também. Tem muitos, e como vocês sabem, eu ruim de memórias pra nome, não consegui decorar muitos não. A parte do terror, não achei tão pesado, mas fazia tempo que não sentia tanto medo com um livro de terror, e eu amo sentir medo. Meu medo de escuro aumentou? Com certeza! Porém né, amei demais.
desconhecido4 31/10/2022minha estante
Preciso muito reler! Foi um dos favoritos da época.

EwertonNabuco 21/10/2020

Um dos melhores livros de terror que já li.
Nunca mais vejo as cidades do interior com os mesmos olhos.

Ferreira Linhares 28/07/2020

Assustador e surpreendente!!
Confesso que tive um pouco de dificuldade para dormir depois de ler várias partes de livro...
No início não me prendeu muito a atenção, mas conforme fui lendo os capítulos fui me envolvendo com a história, ainda mais por se passar no Brasil.
No fim o bem venceu o mal! Só digo isso rs

Williane 20/06/2021

Nova Jaguaruara
Confesso, que não dava muito por esse livro, mas, gostei muito! Foi o primeiro livro passado aqui no Brasil que eu li, em um estado do nordeste, e foi muito legal ler essa representatividade. No livro, contém uma lenda que ouvi quando criança e me deparar com isso foi bem nostálgico. Por um momento, no final do livro, achei que ia começar tudo de novo... Até fiquei apreensiva. Espero que leiam e gostem do livro também.