Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

fullmetalism 06/01/2024

Terror religioso e sobrenatural
Esse, diferente de "o galinheiro", é um livro para os amantes de terror mais sobrenatural, com tema mais voltado ao cristianismo, com abordagem de deus, diabo, e o medo que perpassa as lendas de gerações numa cidadezinha do interior. é uma história bem construída, apesar de confusa em alguns momentos, por apresentar pontos de vistas de diversos personagens e ser necessário ter uma boa memória pra se lembrar de alguns detalhes mencionados em outros capítulos; mas, de toda forma, isso foi a maior graça para mim na leitura, pois nos dá a oportunidade de juntar as pecinhas do quebra-cabeça nós mesmos, aguardando ansiosamente para as próximas descobertas a cada capítulo. ao final, acho que ficou tudo um pouco corrido demais, não sei se por impressão minha, mas de toda forma a história não é prejudicada.

andreza 05/01/2024

História complexa final simples
Eu tava muito empolgada com esse livro, ainda mais depois de ler o galinheiro. o fato da história ter várias linhas do tempo achei que seria pq as histórias se ligariam em algum ponto, mas nem sempre. qual o sentido daquela cena de abuso? e Maria, o filho dela, a traição, o cunhado ficou por isso mesmo? e o sinal que Raquel tem? o dinheiro era amaldiçoado pq? os demônios foram trás só do Vicente pq? sabe muita coisa ficou por isso mesmo sem explicação

Tais 04/01/2024

Cidade fantasma cheia de gente
Top! História completa e muito bem escrita e ambientada.

Todos os personagens aqui tem passado e futuro. É um livro bem redondinho e com muita perspectiva. Adoro as referências regionais. Nos sentimos no Nordeste? Sim! Mas mais ainda, conseguimos nos sentir em uma cidade pequena.

Sobre a única ponta ?solta?, acredito que Raquel é neta de Bonifácio, pois, ela comenta que seu pai era de Nova Jaguaruara, e não que viveu a vida toda lá. Ela também diz que seu pai se chama Luiz e mãe Tereza.
Já pro final do livro sabemos que Bonifácio e Cândida tiveram ao menos uns 4/5 filhos e que todos deixaram a cidade. Mas, gosto que o autor não explicou isso muito bem, pois, da mesma forma que o dom de Bonifácio sempre foi um mistério na época, agora o de Raquel - no presente, também é.

Um livro bom, viu? Um terror nacional, com muitas referências, com facilidade de explorar o bem e o mal, céu e inferno, mas o que mais comove e surpreende é a maldade presente nos seres humanos, a dualidade das suas crenças e atitudes.

Primeiro do ano!
jordana109 04/01/2024minha estante
Acabei agora e fiquei muito confusa com a Luiza, tipo a carta do pai no envelope amarelo etc, a ligação dela... Achei meio solto

daphnemerces 19/01/2024minha estante
Tbm tem a marca atrás da orelha

Cris 01/01/2024

01.01.2024
Suspense muito bom, não conseguia parar de ler. A cada capítulo vamos conhecendo a história de cada personagem e o seu papel no enredo. À meia noite as luzes da cidade Nova Jaguaruara se apagava e após um minuto acendia novamente, isso, por gerações. Vamos descobrir o mistério por traz disso e se a geração atual irá conseguir desfazer essa maldição.
Fabricio268 01/01/2024minha estante
Um viva aos escritores tupiniquins! ???

jordana109 04/01/2024minha estante
Também achei o final meio desconexo tendo em vista toda a complexidade do que foi aprendendo antes
E tipo, dinheiro amaldiçoado pq sim? Igreja amaldiçoada pq sim? N sei foi meio ata

skoobtina 09/01/2024minha estante
foi ata demais!

Daianny.Andrade 29/12/2023

Terror nacional
O que falar desse livro? É um clássico terror nacional, que amei de paixão, tão a questão da oralidade, a questão das histórias contadas de geração a geração, inclusive as histórias de terror, ou melhor, a história de terror que se passa na igrejinha afastada da cidade. Além de tantos elementos regionais, como o local que é em Ceará, tem a questão de pequenas cidades esquecidas, a questão de um lugar mal assombrado e um terror de fato, um mal real. Acredito que todos esses elementos tornaram a história fantástica. Senti apenas a falta de conexão entre a história de Bonifácio e Raquel, ficou algo em aberto. No mais, leiam e valorizem a literatura nacional.

Flávio 28/12/2023

Um livro digno de uma série...
Esses livro inicialmente me atraiu pela capa e depois pela sinopse. Nova Jaguaruara é sem dúvida um livro para ser lido devagar, assimilando cada detalhe misterioso e aterrorizante dessa cidade cidadezinha no interior do Ceará. Cada plot twist que eu lia eu dava um grito! Muito bom! LEIAM!

Lucas.Domingos 28/12/2023

ESCRITA VICIANTE
Me peguei viciado na história, simplesmente incrível!
Leitura nacional que não deixa nada a perder para a tendência "estadunidense" ambientalista de enredos.
O livro apresenta aspectos interessantíssimos da cultura nordestina e desenrola as crenças e o "terror" de forma totalmente viciante e equilibrada!
Super recomendo

deborabaracho 26/12/2023

Se não curte terror, esse livro não é pra você
Acho surreal a ambientação que o Amaurício constrói, sério, é incrível!!! Me sinto totalmente imersa e presa na história.
A escrita é fluida, a narrativa é super interessante e impactante. Pra quem costuma a curar ressaca lendo um bom suspense, esse livro é MUITO bom, recomendo bastante!

O que interferiu na minha nota foi as pontas soltas em relação a Raquel. Fiquei esperando repostas, principalmente por ela ter a mesma manchinha que o Bonifácio. Qual a conexão? Seria a neta dele? Kkk enfim, não sei qual foi o intuito do autor, mas não curti tanto já que fiquei esperando que relação dela com Jaguaruara fosse desenvolvida e revelada no final.

Nícolas 25/12/2023

Terror no nordeste brasileiro
Livro com um terror bem construído e com boa ambientação. Gostei particularmente da forma como o autor juntou diferentes partes da história em uma única narrativa (pensei que ficaria estranho a princípio, mas funcionou bem).

Me deixou curioso para ler outros trabalhos do autor.

Rafael.Rodrigues 24/12/2023

Decepcionado ?
Mano, esse livro acabou sendo uma grande decepção! Ele não é muito falado, mas quando falam sobre ele, as pessoas são muito animadas para dizer o quanto é um bom livro. Porém, para mim não passa de mediano. Vamos lá, o meu maior problema foi os personagens, ele eram burros e fáceis de se irritar. Tipo, eu vou sair de noite sim, à procura de uma pessoa que provavelmente está morta só para eu morrer junto. Enfim, achei também bem hetero normativo e bem masculino. Basicamente todo o enredo gira em torno de homens e as mulheres têm pouca importância ou foco. Sobre o foco principal da trama, as tretas da igreja. Bom, começa a ficar bem interessante e legal com a origem e tudo mais, mas isso só acontece lá pelos 70% do livro. Mas da metade ele fica focando em histórias sem muita relevância e nos personagens sem sal. Só dou 3 estrelas por conta da reta final mesmo. Ainda assim, eu recomendo, a escrita não é ruim e a parte final é bem boa. Só acho que não foi para mim, uma pena.

iandray 23/12/2023

Conhecer Nova Jaguaruara foi simplesmente incrível. A tensão e a curiosidade pra saber como tudo ia terminar, que saborr. Só fiquei me perguntando qual era a conexão da Raquel com o Bonifácio, não ficou óbvio pra mim kkkk

soso 22/12/2023

Livro sensacional
Uma leitura muito boa, história sensacional e que nao da pra parar de ler.
gostei bastante do desenrolar