Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

joanna.tell 24/01/2024

Nova Jaguaruara
Eu achei lindo como as histórias se cruzaram e se interligaram, a leitura bem fluida para mim e não é um livro com apego a personagem, pelo menos para mim, eu senti isso, esses personagens ali numa cidadezinha apenas para fazer a história acontecer, e deu certo!
queria ter sentindo o medo das partes assustadoras, mas não aconteceu, ainda deixei para ler apenas de noite, não aconteceu, infelizmente.:(
esperei algo arrebatador no final, algo sinistro, mas é um final simples e que deixa claro que o mal sempre está a espreita.
Sabrina 20/02/2024minha estante
Livro sem apego é triste

joanna.tell 21/02/2024minha estante
pois é, acontece?

deysi 21/01/2024

Assustadoramente perfeito
Que história excelente!! No inicio da pra se perder um pouco com a quantidade de personagens e diferentes historias que vão se conectando e nos fazendo entender o que aconteceu na cidade e com aquelas pessoas. Não saber o "tempo" em que esta passando cada história me chateou no início mas dá um ar de mistério maior, no fim das contas.

Faz você sentir um medinho do escuro e uma aflição terrível ?
Amei!!

Thalissa15 19/01/2024

Um bom suspense
Gostei do livro e da forma como a história dos personagens se conectam. É um livro cheio de suspense, terror sobrenatural e superstições.
É um bom livro, mas não achei que tive grandes surpresas na leitura, nada inesperado, mas a estória é bem escrita e nos prende do início ao fim.
Possui muitos gatilhos, cenas de violênci@ e est*pr*. Só recomendo para quem gosta de terror, se não gosta não vai conseguir ler.

daphnemerces 19/01/2024

Muito bom!
Que livro booommm!!!! Amei a escrita e a forma que a história era contada, se interligando sempre passado e futuro.

Tive que ler só no ônibus pq não tive coragem de ler a noite :s

é viciante, a escrita é ótima, os personagens são otimos, mesmo pulando histórias e indo passado pro presente, consegui me apegar a eles (ex: Bonifácio) e que interessante ver o início de tudo isso!! E achei que nenhum nó ficou perdido.

Quero ler o galinheiro :)

gfb_04 19/01/2024

O homem tem pressa e se vicia em soluções práticas para seus problemas.
Assim como no outro livro, o único problema foi o seu tamanho, algumas historias seriam bem melhores se fossem reduzidas.

Crisvity 17/01/2024

Você tem medo do escuro?
Olha eu adoro O Galinheiro… mas esse aqui é diferenciado. Essa foi uma leitura muito diferente pra mim em diversos sentidos.Nesse livro somos apresentados a uma cidade aparentemente pacata, mas com um grande segredo protegido pelos moradores,onde todos os dias quando o relógio marcar 00:00 toda a cidade é engolida pela escuridão por um minuto inteiro.

O livro brinca com um medo inconsciente comum a todos: o medo do escuro. A sensação de que enquanto você dorme tem alguém ou alguma coisa te observando. O medo ligado à ignorância de não saber o que você pode esperar que saia dali. O medo primordial do desconhecido. Isso é de fato perturbador.

Em alguns momentos a leitura fica um pouco menos fluida e até confusa, porque vai caminhando entre passado e presente, então em um núcleo acontecem coisas interessantes e no outro coisas não tão interessantes assim, mas a medida que o livro vai avançando esse aspecto se torna um dos seus pontos mais positivos.

O jeito que as situações vão sendo apresentadas de pouco em pouco, acontecimentos do início do livro que só vão fazer sentido no final da história. É maravilhoso de ler cada peça se encaixando perfeitamente. Tudo ficando mais bizarro a cada momento chegando na finalização que é um grande ensaio de loucura macabra.

É um livro consideravelmente longo então você acaba passando muito tempo nessa realidade com esses personagens, e você enxerga o sofrimento de cada um e seus medos. Bonifácio é o ponto de virada do livro, ele marca a maior oposição contra o mal desta cidade, mas também o seu declínio. Todos os envolvidos parecem estar em uma luta constante contra o mal…. ou seria contra o mal que existe dentro de cada um?

Quanto ao final, senti que ficaram algumas coisas em aberto referente a alguns personagens e acontecimentos que poderiam ser mais explorados e explicados.

No geral é uma leitura incrível, cheia de acontecimentos marcantes e que podem ficar na sua mente por muito tempo, principalmente quando for noite, naquele horário que todos deveriam estar dormindo, e você olhar para aquele canto escuro que sempre te incomoda.

Bela 15/01/2024

Bom, mas poderia ser melhor
A história tem potencial, mas quando o leitor começa a criar interesse pelo personagem, ele literalmente SOME.

No mais, não se tem apego aos personagens, então o que acontece fica como um ?tanto faz? para o leitor.

A história gira em torno de uma viagem em grupo para uma cidadezinha que tem uma igreja e coisas bizarras acontecem. Genérico, né?

Mas é interessante e o terror foi bem ambientado.
Muito triste

Valentin 13/01/2024

Após ler ?O Galinheiro? do autor e diversas recomendações pra ler a Jaguaruara, a curiosidade ficou aguçada.

O livro é contado em diversos tempos. Achei a escrita um pouco artificial em vários pontos, principalmente nas falas da criança (muito incompatível com a maneira que uma criança falaria).

Alguns momentos me deixaram tensos, o que reforçou muito o terror proposto pelo livro. Entretanto, achei a linguagem de modo geral muito novelesca, o que me desanimou um pouco.

De tudo, não é um livro ruim. Tem muitas partes de terror e o enredo é envolvente, te deixando curioso na medida que a leitura avança.

CInt_lo 13/01/2024

Quando comecei a leitura estava esperando algo mais parecido com um thriller por já ter lido Galinheiro que é um dos meus livros favoritos de 2023 do autor.
Porém aqui encontramos algo mais sobrenatural com uma luta de bem e mal. Acho que por conta disso não gostei tanto da leitura. MAS devo ressaltar que a escrita, seleção de palavras e enredo foi trabalhando
Com muita habilidade.

?Não acredito nele.?Vicente aproveitou um momento em que ele olhava para fora e desligou o ar condicionado. Precisava fazer um teste. O vento lá fora continuava a soprar e o sol a bater no para-brisa.?Fala de Deus??disse voltando-se para ele.?Você tem que sair de cima do muro, meu caro. Não pode negar os dois lados para sempre. Ele existe! E a prova disso é que eu estou aqui. Agora sejamos francos um com o outro. Acreditar nele ou não, não faz diferença. Ele nem está aqui mesmo.?O que quer dizer??Exatamente o que ouviu. Uma criança que faz um castelo de areia e depois vai embora pra casa. Só isso.
Amo sobrenatural

Guga 11/01/2024

Cuidado com oque almeja
Bom, comecei o ano com uma leitura que tinha certeza que não teria como dar errado, uma vez que, adorei o segundo livro do autor e esse também era bem falado (e com razão).

Em ?Nova Jaguaruara? Iremos viajar para o Ceará, em uma pequena cidade, cujo nome ja foi citado no título. Tal cidade é assombrada: a meia noite todas as luzes se apagam e coisas obscuras acontecem. Um grupo de amigos vai a cidade tentar resolver este ?problema de energia? e junto com eles vamos conhecendo o mistério da cidade, enquanto em outros capítulos também vemos sua origem.

A escrita do autor com certeza melhorou no segundo livro mas aqui ela também está ótima, os capítulos se conectam de maneira incrível, é assombroso, tem gatilhos, dá um pouco de medo e te deixa curioso da primeira página até a ultima.

Minhas criticas vão apenas para o fato de ter muitos personagens (fiquei perdido com tantos nomes) e também achei que teria mais medo igual tive no segundo livro do autor. Mas nada que deixe o livro menos incrível do que é.

Amei.

Thi 11/01/2024

Surpreendente
? ? Não tenho mais medo. Você ainda tem? ? Da morte? Hoje não mais. O tempo prepara a gente para cada fase da vida.

Caramba, um turbilhão de acontecimentos bizarros e aterrorizantes, no final se encaixou com maestria. Recomendo ?

Bel Bravini 07/01/2024

Demônios brasileiros
Essa ótima obra conta a história de Nova Jaguaruara, uma cidade no interior do Ceará com sua história incerta se misturando com suas lendas.
Acompanhamos três núcleos distintos que se convergem explicando os acontecimentos sobrenaturais da cidade. No final, todos os arcos são fechados, as explicações são satisfatórias e a história é bem coesa. No entanto, o melhor são os detalhes. Pequenos fatos históricos, relações familiares emocionantes, violência doméstica mais assustadora que o sobrenatural, e a cereja do bolo: um diabo muito brasileiro! Que delícia ler alguma coisa que não tem cara de imitação gringa.
Só não dei 5 estrelas porque não ficou voltando na minha cabeça como o último 5 estrelas que favoritei.