Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

elohafloria 11/07/2023

Esperava mais
Quero começar dizendo que eu gostei. Gostei de muitos elementos da história, especialmente a ambientação e os personagens. Achei uma vibe meio Auto da Compadecida e adorei o clima de cidadezinha do interior.

Gostei também da mudança entre os períodos, porém ao meu ver poderia ser mais explícito. Demorei para entender que tinham partes do passado e partes do mesmo tempo presente, mas em linhas paralelas da história.

Agora, o maior defeito para mim foi a explicação rasa e simplista dos mistérios. Por exemplo, a maior chamada do livro desde o início, a questão das luzes à meia noite, foi explicada muito rápido.

Outro ponto, que talvez seja de gosto pessoal: não gosto quando o monstro da história aparece de forma tão clara. Me dá muito mais medo quando é algo a espreita, escondido e encoberto.

E o final? Achei bem mais ou menos.

Enfim, foi uma leitura média. Se você tiver Kindle Unlimited, eu indico, é bom ler thrillers nacionais.

Fe 10/07/2023

CONFUSO!
Vim para Nova Jaguaruara direto de O Galinheiro, livro do mesmo autor, havia gostado, avaliei como 4 estrelas e apesar de achar vários defeitos, mais gostei do que ao contrário.

Aqui, em Nova Jaguaruara, acontece o contrário. Eu quase não consegui encontrar qualidades, tive que buscá-las no mar de defeitos.

São MUITAS idas e vindas no tempo e nos lugares, alternando o ciclo de pessoas e quem estava envolvida direta e indiretamente na trama principal. É realmente bem confuso, bem desnecessário até.

A trama demora demais para se revelar, sendo necessário 50% do livro para alguns detalhes e 70% para a maioria dos detalhes e o leitor começar a entender algo.

Também achei mais longo do que o necessário. 300 páginas poderiam ter sido reduzidas para 240, talvez até menos.

Quanto ao terror, vi muitas pessoas e até a Bia Paludetto resenhando que é bem presente e super aterrorizante. Para quem já leu Stephen King ou até contos de terror, não vai se arrepiar nesse livro.

O autor escreve bem, tá aí O galinheiro que não me deixa mentir, mas aqui se perde totalmente na execução de uma boa ideia.
Maria4043 27/07/2023minha estante
Real! Dá para notar que com o livro "O Galinheiro", a escrita do autor amadureceu e se tornou mais límpida.

Vicks 10/07/2023

O demônio pode ser derrotado?
Não fique acordado até meia noite!!!!
gostei demais desse livro, mesmo nunca tendo sido fã de livros de terror que envolvem demônios
a única coisa que me incomoda é a questão do tempo no livro, a narração não apenas é zero linear, como é "aleatória", idas e vindas de passados bem desconexos, porém (na minha humilde opinião) o autor conseguiu fazer essas passagens de tempo aqui, de uma maneira bem mais interessante (definitivamente essa é a palavra) do que em O Galinheiro

tabatatucat 09/07/2023

Mais um livro sensacional do Amauricio Lopes, já se tornou um dos meus autores favoritos! Leitura rápida e super envolvente, que você não consegue parar de ler.

RaquelSales17 07/07/2023

Eu gostei do livro, mas me esforcei para terminar Não gosto de livros que intercalam presente e passado Entretanto para que gosta de livros perturbadores é um prato cheio Tem de tudo horrível que se possa imaginar

Carline 05/07/2023

Que loucura
Gente que loucura, que susto no final, graças a Deus Vicente soube tomar uma decisão sabia e se livrou

Eduardo 02/07/2023

Incrível
Vim da obra O Galinheiro dele com expectativas gigantescas. Adorei aquele livro e via as pessoas falando que ainda não superava o Nova Jaguaruara. Bom, de fato estavam certos quanto a esse aqui ser genial, no entanto, ainda continuo preferindo O Galinheiro.

Gostei muito das trocas de tempo entre os personagens e cenários que, aos poucos, vão se juntando e explicando uns aos outros. Não fui muito fã da grande apresentação de uma vez a vários personagens que ocorreu no início do livro, mas devido ao contexto, é compreensível. Realmente tem muitos personagens e já mal me lembro o nome da grande maioria, no entanto suas ações ficam marcadas.
Acho que as cenas com o Bruno poderiam ter sido um pouquinho mais exploradas, mas ainda assim foram divertidíssimas.
Não senti um clima tão macabro quanto o do Galinheiro e tampouco tive medo, mas foi uma ótima experiência e de fato, muito tensa.

Lizandra 30/06/2023

??
O cenário de interior de nordeste é sempre bom pra terror, um dos meus tipos preferidos. Amei o clima de suspense, mais até do que o plot. Os personagens e os elementos envolvidos são interessantes.
Recomendo a leitura quando estiverem procurando algo na vibe, sem pressa nem expectativa de desvendar nada logo.
Favoritado ?

guiguê 30/06/2023

Assombro, Pecado e raizes.
Suspense nacional de tirar o fôlego, envolvente como uma história contada pela vó, história essa que bate de frente com o sobrenatural e o ?real?, a igreja e o diabo a ganância e esperança que dias melhores virão.

Yasmin.Schlomer 29/06/2023

Dormir depois dessa é que eu quero ver
Caros leitores, como posso explicar a experiência que tive ao ler esse livro??
Ultimamente ando procurando livros nacionais para ler e o gênero que mais me cativou foi o suspense/terror mesmo quase não conseguindo dormir depois de ler. Obviamente estou enrolando porque não quero nem pensar em dormir agora.
Achei a história a contrução da história muito interessante pelos diferentes olhares em que a história é contada. Fiquei com um pouco de medo, talvez não tanto quanto um terror mais psicológico, mas os fatos são de prender os olhos na página sem querer ler mas ao mesmo tempo querendo saber o que vai acontecer.
Vale a pena a leitura, é um livro nacional muito bom, meu único erro é ler esse tipo de coisa a noite?

Mari Calvet 29/06/2023

Sou péssima de título
Tá, esse livro é muito bom. No começo fiquei perdida pela quantidade de personagens na história e por nada fazer muito sentido no início fiquei bastante curiosa e isso me fez continuar a leitura gostei bastante do final de alguns personagens mais da professora ficou um pouco a desejar

Kleilson.Torquatto 26/06/2023

Uma história de terror brasileira.
Mais uma vez esse autor me surpreendeu demais!! É o segundo livro que li dele, e esse com certeza é o melhor.

O livro traz uma história de terror bem construída e com personagens misteriosos que levam o leitor a viajar pela cultura, tradições e acontecimentos bem peculiares de uma cidadezinha no interior do Ceará.

A história é contada de uma forma fantástica meio que obscura, trazendo muito o realismo mágico atrelado aquelas lendas de terror contadas pelos nossos antepassados em cidadezinhas interioranas.

Traz uma história não linear, abordada entre saltos de tempos desvendando os mistérios envoltos a essa cidade.

Um ponto muito positivo que amei, é a forma com que o autor desenvolveu o ambiente, é tão real que me fez esquecer de tudo a minha volta enquanto eu estava lendo, e aguçava a minha curiosidade a cada página.

Facilmente daria uma filme de terror muito bom!!
Eu gostei demais e super indico conhecer a escrita primorosa do autor tanto neste livro como no outro ? O Galinheiro?.
Leonardo1436 27/06/2023minha estante
Nos dois livros dele eu só lia imaginando cenas de um filme FOD#

Kleilson.Torquatto 27/06/2023minha estante
Vdd!! Tbm viajei. ??

Cketh 28/06/2023minha estante
Dá uma baita adaptação mesmo

vic0nas 26/06/2023

Li esse livro pela primeira vez em 2017, e essa semana fiz um releitura. Ambas as vezes foram incríveis, praticamente engoli o livro em 1 dia nas duas.

O enredo que o Amauricio trás pra gente é sensacional, temos varias historias paralelas sendo contadas ao mesmo tempo e todas elas são maravilhosas, a gente passa o livro inteiro querendo mais e mais só pra saber como elas vão se encaixar ao fim. Mesmo com o livro não sendo tão grande, a gente se apega completamente aos personagens, depois de algumas horas após finalizar o livro você se pega pensando putz e o fulano de tal. É bom demais.

Esse livro só não é 5 estrelas pra mim porque no livro inteiro a gente fica com aquela sensação de que no próximo capitulo vamos chegar ao ápice da historia agora e vai ter aquela revelação e o super medo, mas não acontece. O final é um pouco fraco pro tanto que expectativa que é criado.