Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

lecofaria 19/08/2023

Um legítimo terror nacional
Conheci Amaurício Lopes devido a O Galinheiro, um thriller incrível, cheio de reviravoltas e com uma trama daquelas que nos prendem desde a primeira página. Nada mais natural então do que, curioso com o autor, ir buscar outras de suas obras. E foi assim que cheguei a Nova Jaguaruara, que decidi ler como fiz com O Galinheiro, sem ler nenhuma sinopse.
Aqui, no primeiro trabalho lançado por Amaurício Lopes, o gênero é o terror, com dois pés fincados no sobrenatural. O que me surpreendeu é que O Galinheiro não foi uma evolução do autor e sim uma continuidade em bom nível de uma estreia excepcional com essa primeira obra.
Não darei spoiler aqui, mas basta saber que em Nova Jaguaruara temos dezenas de personagens, idas e vindas no tempo e uma trama MUITO BEM ESCRITA, viciante e que, até a última página, prende a nossa atenção.
O melhor pra mim foi que tem uma coisa que não é explicadinha em uma das tramas que se entrelaçam e que me fez ir e voltar no livro, pensando: é isso mesmo? Tal pessoa é parente daquela pessoa lá? Só pode!
Incrivel e obrigatório para os fãs de um bom terror genuinamente tupiniquim e que não apela para soluções fáceis.

Terminei a Leitura em: 19/08/2023
Cotação: 5 estrelas em 5

site: https://www.instagram.com/resenhasdoleco/
Claudinei 21/08/2023minha estante
Já está na minha lista... depois desse relato fiquei mais animado pra ler... o galinheiro achei ótimo!

Laryana.Victorino 18/08/2023

INCRÍVEL! Eu acho que é o primeiro livro de terror que me fez sentar direito e ficar encarando a porta pra ver se tinha alguma coisa ali.

Até o capítulo 5, eu estava bem confusa sobre o que se tratava a história de fato, porque ela não é linear, e os personagens (como minha memória é péssima ainda, foi difícil ficar tentando conectar os personagens antigos com os atuais), mas a partir desse capítulo foi ficando mais fácil e deu pra se habituar.

A única coisa que senti mais falta foi uma profundidade maior nos personagens da história recente, achei que eles foram muito vagamente descritos e não deu pra criar um vínculo muito forte com eles, então qualquer coisa que acontecesse era meio que um "ok". Não sei se essa era a intenção do autor também, vai que.

Enfim, muito bom!!!

tabatafreiitas 15/08/2023

Quando o autor vai escrever outro??
Eu li os dois livros desse autor e os dois são os melhores que li esse ano!
Que leitura maluca, eu fiquei alucinada para saber o que de fato acontecia nessa cidade. Ao ler as avaliações subestimei o fato do livro dar tanto medo, mas a medida que a leitura avançava fui percebendo que não conseguiria ler durante a noite!
A história é simplesmente fascinante! Eu amei o desenvolvimento dos personagens e suas conexões, perdi a conta de quantas vezes me surpreendi com os fatos, de quantas vezes lamentei os sumiços. O último capítulo para mim foi sem dúvida o que eu mais temi, fiz questão de ler de dia kk!
Não vejo a hora dele lançar outro livro, por favor LEIAM.
Flavia_Lo 15/08/2023minha estante
Ele tem outro livro, O Galinheiro, eu gosto um pouco menos do que esse, mas também é muito bom

tabatafreiitas 15/08/2023minha estante
Eu li o galinheiro também!! Preciso que ele escreva outro kkk

Flavia_Lo 15/08/2023minha estante
Simm, somos duas, os livros dele são muito bons

Vicky 12/08/2023

Bom mistério, mas podia melhorar
O livro foi, a princípio, bem difícil para mim. Os três primeiros capítulos são sobre personagens diferentes, em localizações tempo-espaciais diferentes e sem uma conexão, a princípio. Fiquei muito confusa e lia bem devagar. Foi só quando atingi 1/3 do livro é que comecei a entender realmente o que estava acontecendo. Tem personagens atuais e do passado, e o livro é contato como num caleidoscópio, em facetas, mas isso não é algo tão claro para o leitor até que se tenha avançado bastante na leitura. Assim, depois desse ponto, a história aviva um interesse, e a leitura fica mais fluída. No final, valeu a pena, tem um mistério que cativa e elementos do folclore nordestino. Outro ponto a se considerar são os personagens, que aparecem como atores numa peça, mas não consegui me identificar ou sentir uma conexão forte com nenhum deles.

JoãoLer 12/08/2023

Maravilhoso
Gostei está de parabéns pela história, só que tem que ler e prestar muita atenção porque não é uma história linear então é só ler devagar e com atenção mais achei maravilhoso o final ???

Yurizin 11/08/2023

Nova Jaguaruara
"Nova Jaguaruara" é uma envolvente exploração da vida na fictícia cidade de Jaguaruara, entrelaçando personagens e tramas para destacar temas universais como identidade e ambição. Embora densa em alguns pontos, a narrativa rica e evocativa transporta os leitores para esse mundo cativante, mesmo que o desfecho possa deixar algumas pontas soltas, comprometendo ligeiramente a sensação de conclusão satisfatória.

Cristiane 01/08/2023

Gente!!
Primeira vez que um livro me deixou quase sem dormir por uma noite haha muito bom!!
Confesso que nem o título e nem a capa me fariam ficar interessada nesse livro, mas AINDA BEM que li O Galinheiro, que adorei, então fiquei sabendo de Nova Jaguaruara e não pude não ler. Gostei demais!
A leitura nos prende muito, ainda que com tantas trocas de personagens e idas e vindas do passado a gente possa ficar um pouco perdidos às vezes. Só não consegui dar cinco estrelas porque sinto que faltou algo, mesmo que eu não saiba bem o quê. Mas o livro é incrível! Um prato cheio pra quem curte terror e quer ler mais nacionais ambientados aqui no Brasil.

Vanessa Monteiro 27/07/2023

SENHOR AMADO O QUE Q FOI ISSO ???
Confesso que foi o primeiro livro da vida que me deixou com medo (fui inventar de ler à noite e madrugada) e a história é envolvente e cativante até o fim. O livro tem tudo para quem ama terror adora ler.
A história é construída por um mistério envolvendo algo macabro que ameaça a vida das pessoas em uma pequena cidade e uma velha igreja, desde início ao abordar as travessuras de dois irmãos sendo que um deles morre de forma aterrorizante (primeiro borraço) até o final quando uns bichos vem se alimentar de pessoas em carne viva (borraço ao quadrado) você fica preso na história de terror psicológico. Achei incrível como o autor conseguiu transmitir essa sensação ao leitor sendo que para mim aquela cena em que um "estranho" passa e doa uma cruz para o padre que coloca no tipo da igreja e depois santos começam a chorar sangue foram umas das passagens que mais me aterrorizaram em um livro. Apenas alguns pontos ficaram a desejar como a história da professora Raquel que pra mim ficou um pouco desconexo e sem sentido na história e não englobou algo útil. Recomendo a leitura para os corajosos, as cenas ficam na mente da gente por um tempo (na hora de dormir é mil vezes pior kkk ) pelo menos pra mim, mas se prepare para acender cômodo por cômodo até chegar ao banheiro de madrugada.

Maria4043 27/07/2023

Um mundo invertido diferentão
Nesta história tem de tudo: curandeiro (?), o capiroto, lgbt, criança depressiva, padre amigo do satã, etc (CONTÉM IRONIA).
Só falta a Enel dar uma olhadinha na queda de energia deles toda noite ?

Larissa3099 26/07/2023

Acho que comecei a leitura com expectativas altas por ouvir coisas muito boas sobre e por ter amado "O galinheiro", mas me decepcionei.

A maior parte do livro é super confusa e eu ficava esperando pelo momento que ia melhorar. É tanta coisa rolando e nada se conecta. Tantas pessoas e idas e vindas sobre cada um que eu esquecia quem era quem e demorei pra me acostumar com os personagens.

A história também não compensa a bagunça, achei beeem sem sentido. A premissa é muito legal mas foi trilhando um caminho nadaaa a ver. La pelos 70% as respostas vão surgindo mas não tem supresas, tudo fica mt óbvio o livro todo. O terror é fraco, os personagens são chatos. enfim, não gostei.

jojolvr 24/07/2023

A escrita desse autor sempre me prende. o terror me deixa com medo e ler de noite me deixa mais assustada ainda.

eu gostei da criação dos personagens, gostei como cada capítulo me deixou ansiosa pelo próximo, gostei de acompanhar cada perspectiva do livro. muito bom! a leitura fica melhor por ser nacional.

meu único ponto negativo foi o final que quebrou minhas expectativas e deixou as coisas fáceis e fora da realidade (a estória ja é, mas bem mais).

Dhe 19/07/2023

Meu Deus
Esse livro é muito bom, começei a ler e foi dificil parar, achei a escrita incrivel.
Fiquei curiosa com alguns pontos.
Recomendo o livro, uma leitura boa e fluída.
Sinto agora um pouco mais de medo do escuro.

mariajailza 15/07/2023

O autor me conquistou
Amei a escrita deste autor por isso fui lendo todos os livros dele.

Eu esperava um pouco mais dessa narrativa mas confesso que é aquele tipo de livro que te prende, porém o final um pouco sem sentido.

DéboraMP 15/07/2023

Nova Jaguaruara
Conta a história de uma cidade chamada Nova Jaguaruara e um segredo escondido pelos moradores mais antigos da cidade.

Todos os dias, à meia noite, todas as luzes da cidade de apagam e só voltam a acender quando dá 00:01.

Nesta cidade, todos os moradores sabem que não devem sair de casa durante a noite, sob o risco de desaparecer do mapa.

Para desvendar esse mistério conhecemos uma série de personagens que fazem parte do passado e do presente da cidade.

De início achei que eram muitos personagens entrando na história e não estava entendendo aonde isso ia chegar. Só depois de um determinado momento tudo fez sentido.

Gostei das cenas de terror, gostei do clima criado pelo autor e também do final. Cuidado com os gatilhos de violência e estupro. Não recomendo a leitura para menores de 18 anos.

maria 12/07/2023

Amém literatura nacional
confesso que não esperava tanto, e já tinha abandonado a leitura a uns anos atrás, mas resolvi dar mais uma chance e esse livro me surpreendeu muito!
o jogo passado x presente, as personagens, a ambientação (que eu ache incrível), tudo isso me fez devorar o livro. nada como um terror ambientado em uma cidadezinha católica nao é mesmo!
enfim muito bom 10/10, leiam nacionais !!!