Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Babi 09/09/2023

Assombroso
Acho que esse foi o primeiro livro que me deixou MORRENDO DE MEDO de VERDADE. Foi o primeiro livro que li do autor e ele tem um talento enorme para criar cenários e personagens tridimensionais. A leitura foi muito fluída e a história passou voando. O livro se passa em duas épocas diferentes, numa cidade no interior do Ceará chamada Nova Jaguaruara. Temos dois núcleos de personagens. Um dos pontos de vista se passa numa época que me parece ser no inicío do século XX e os outros se passam numa época mais recente.
Acho que esse é um dos livros que é interessante não saber nada da história e ir descobrindo enquanto lê porque a sacada é GENIAL. A forma como o autor utiliza e abusa a religião e os elementos cristãos pra compor sua prosa é admirável. Cinco estrelas favoritado e com certeza merece uma releitura.

Fernanda.Assis 09/09/2023

Este é o segundo livro deste autor que leio, e confesso que estava com muito medo de começar a lê-lo. Sou uma pessoa extremamente medrosa quando se trata de histórias de terror e horror. Desde o início, ao mergulhar em "Nova Jaguaruara", eu estava constantemente apreensivo. Tinha medo de ler à noite, e depois dessa história, meu medo aumentou ainda mais.

Neste livro, exploramos a história de uma pequena cidade chamada Nova Jaguaruara, onde todas as noites, à meia-noite, todas as luzes se apagam, e coisas estranhas podem acontecer, como pessoas desaparecendo. Apesar do meu medo, gostei bastante da narrativa, especialmente quando ela explorava o passado da cidade e utilizava a dualidade do céu e inferno como base para a trama de horror e mistério.

É um livro que recomendo, especialmente para aqueles que apreciam histórias desse gênero. Você ficará inquieto durante boa parte da leitura. No entanto, houve algumas coisas que me incomodaram, principalmente em relação à estrutura narrativa. No início, cada capítulo se concentra em um personagem diferente e se passa em tempos distintos. Isso me deixou um pouco confusa, pois demorei a entender o que estava acontecendo. Além disso, quando a história de um personagem estava ficando intrigante e eu queria saber mais, o capítulo mudava abruptamente para outra pessoa, deixando-me no escuro sobre o que estava acontecendo. No entanto, no final, tudo se encaixou e consegui entender melhor os eventos estranhos que assolavam essa cidade.

Suzy 07/09/2023

Instigante.
A escrito é muito boa e o suspense incrível. Gostei do autor ficar intercalando entre o presente e o passado, são vários personagens na história que você fica pensando o que uma coisa tem a ver com a outra, e no final faz todo sentido. A relação entre "Messias?" com o Demônio foi algo criativo feito. Tem várias partes que eu consideraria bem pesada e bizarra, mas dá pra ler. De resto achei tudo bem legal.

Stephanie 06/09/2023

Meu Deus não sei nem o que dizer sobre essa história, a história da cidade fica ainda mais curiosa a cada página, ameiii

Patricia.Pinzan 05/09/2023

Ótima experiência.
Tenho tido boas experiências com o autor, esse é o segundo que leio e gostei muito. A narrativa é muito interessante.

João Vitor Schulte 05/09/2023

O sertão e o inferno
Um belíssimo e mistério terror contado entre as origens cearenses, misturando lendas locais com uma fantasia que prende o leitor do início ao fim. História impecável, escrita que prende, entretanto o vício de usar ?o(a) mesmo(a)? para substituir pronome pessoal no livro inteiro me incomodou bastante. Precisa de uma reedição urgente corrigindo os erros de português.

Maju Deolindo 03/09/2023

Nova jaguaruara
Tô enrolando para ler esse livro a mil séculos, já vi muita recomendação de influenciados que eu gosto elogiando a leitura. E no geral valeu muito a pena, leitura fluida e impactante, alguns enredos me pegaram totalmente desprevenida.

Loli.carol 03/09/2023

Ótimo, mas será q poderia ter sido melhor?
Gostei muito do impacto que as diversas histórias paralelas causaram na leitura, deixa a gente super curioso para saber qual a relação entre elas. O suspense foi ótimo e intrigante, mas a resolução eu não sei se gostei tanto?
Ficaram alguns pontos em aberto também, por exemplo: quem era Luís? Da onde veio a marca na professora Raquel? São descendentes do Bonifácio? Não sei? Acho que esse lado da história poderia ter sido melhor explorado.
Mas no geral foi muito bom, uma super experiência de leitura. Adorei ter um cenário brasileiro como fundo de toda a história!

Mônica R. 01/09/2023

Nova jaguaruara
Que delícia de livro, ainda mais pra quem é de cidade pequena. Parece que você fica imerso na história e vai ficando cada vez mais amedrontado. Recomendo!!

isabella.archela 31/08/2023

Fiquei com medo de igrejas
Que livro maravilhoso!! confesso que estava com uma certa preguicinha mas me surpreendeu muuuitoo.
foi o meu primeiro thriller nacional e foi uma ótima escolha. A escrita do amaurício é excelente, é detalhista mas não cansativa.
a única ressalva que tive sobre a história foi que às vezes ficou tudo muito confuso, sempre surgia um personagem novo e eu tinha que voltar as páginas pra lembrar do contexto, além disso, são várias histórias mescladas de diferentes épocas, tem que prestar muita atenção pra acompanhar, mas acho que foi exatamente o objetivo porque elas se interligam perfeitamente no final.
obs: achei que sentiria medo pelos comentários de todo mundo aqui, mas foi bem tranquilo.

GiGreenbriar 24/08/2023

Algumas partes do livro me deixaram entretida, mas no geral, estava achando o livro bem chato e confuso, ainda mais porque fica entercalando em várias histórias.

rafa // @_rafalapa 23/08/2023

Incrível!
Nossa, como eu gostei desse livro. MEU DEUS.
No começo desse livro eu confesso ter achado meio arrastado, nos primeiros capítulos são apresentados vários personagens novos, várias realidades e épocas diferentes, porém é simplesmente incrível como o autor consegue amarrar e destrinchar pouco a pouco tudo o que acontece nesse livro e com esses personagens, eu amei. Tudo faz sentido no final.

O terror não é um dos meus gêneros preferidos da literatura, na verdade estou me adentrando a passos lentos nesse tipo de livro, mas Nova Jaguaruara com toda certeza é um dos meus favoritos desse começo, muita sorte em ter encontrado esse livro e se eu me arrependo de uma coisa foi em ter enrolado tanto tempo para ler.

Ele traz um relato muito incrível, ao mesmo tempo realista e fantasioso do interior do Ceará. O autor foi incrível pela escolha do interior do Brasil e conseguir criar uma história de terror bem macabra dentro da realidade da seca, da miséria, da fome que muitas das vezes assolam o nosso país.

Incrível!

Landerson 22/08/2023

Esperava um pouco mais
Teve muitas partes boas e tals...
Mas esperava mais do final e não curti o final voltado pro Sobrenatural.
Recomendo sem grandes expectativas.

George65 21/08/2023

É bom, mas é uma bagunça
A história é realmente muito boa e me deixou muito curioso pra saber o motivo pelo qual as luzes sempre se apagavam Meia-noite. Outro mistério bem instigante girava em torno da velha igreja de Jaguaruara. A atmosfera sombria do local, os desaparecimentos? O enredo perfeito pra cativar o leitor que ama suspense e terror.
O único problema (pra mim) é o excesso de personagens. Muitos deles citados não tinham relevância alguma pra história e só serviram pra confundir.
E por falar em confusão, a história tem várias narrativas de tempos diferentes. O presente e o passado se tornaram um emaranhado grande, daqueles que só se descomplicam lá para seus 70% de leitura.
Nem sempre era fácil deduzir a época que estava sendo citada ou a que personagem o autor se referia toda vez que um capítulo novo começava.
Então sim, a história realmente é muito boa, os elementos sobrenaturais foram muito bons também, maaaas? acho que a ordem dos capítulos ficaram bem bagunçados. Talvez até fosse essa a intenção do autor, mas pra mim não funcionou. Acho que por eu ter lido antes O Galinheiro acabei aumentando as expectativas e acreditando que esse também teria uma narrativa bem mais fluida e melhor construída.

Kamila 20/08/2023

Comecei lendo o galinheiro , do mesmo autor, o livro é bizarro e muito bem escrito, esse foi o segundo dele que li e gostei mais. Uma história que te prende e a leitura flui. Recomendo.