Nova Jaguaruara

Resenhas - Nova Jaguaruara

NothingIsHere 05/10/2023minha estante
Oie

NothingIsHere 05/10/2023minha estante
Eu não fui a única sem entender a Raquel!
Que sinalzinho é aquele?
Fiquei perdida.
Qual a ligação do pai dela?

Manoel.Ramalho 05/10/2023minha estante
Com ctz não foi a única... ficou totalmente sem explicação toda a história dela... por alguns instantes eu cheguei a acreditar que ela tivesse algum parentesco com o Bonifácio... mas ficou sem explicação... aquele ponto no pescoço também ficou sem explicação... mas fico imaginando quantas centenas de páginas a mais resultariam estas explicações... e quantos novos personagens surgiriam, pois a cada soluço que o autor dava, brotava 2 personagens...

Luciane.Gunji 28/09/2023

Fiquei empolgada com a sinopse, mas na metade da leitura fui perdendo o interesse.Tive esperança de que fosse melhorar - o que não aconteceu. E isso nada tem a ver com a qualidade da obra, e sim com a expectativa que carregamos.

Fanny 28/09/2023

Nova Jaguaruara - 4?
Adianto que esse não é um livro que me deu muito tesão para fazer uma resenha do tipo Ô GENTE, LÊ ISSO AQUI.
Mas confesso que foi algo fora da curva do que eu tenho lido há mais de um ano e acredito que esse ano tenha sido vários "fora da curva" para mim.

Nova Jaguaruara é uma cidade super isolada, o interior do interior, que guarda um terrível mal que a população ali tenta esconder de todos os visitantes e do restante do mundo.

Eu vejo como se eles fossem o Chernobyl apocalíptico, sabe.

A história conta sobre monstros, formas malignas, o mal personificado.
Eu demorei um tanto a me conectar com os personagens, porque foi uma intimidade que o escritor forçou nos primeiros capítulos. Eles já chegaram sem pedir licença e colocando o pé em cima do sofá. Ele tentou contar histórias de forma paralela e até eu me habituar a isso, fiquei com um leve bloqueio que não foi difícil de ser quebrado lá pelo décimo capítulo, quando eu entendi a transcrição do tempo, passado e presente.

Amo notar também que o autor Amaurício pegou casos reais e históricos e o pôs no seu livro de ficção. Eu tenho uma paixão ao notar que o escritor se empenhou em mostrar o trabalho que fez.

Aos que ainda estão em dúvida, Nova Jaguaruara não existe no mapa, mas talvez isso não seja 100% verdade.

Lucs 25/09/2023

Excelente!
Eu comecei a conhecer o trabalho de Amaurício pelo O Galinheiro. Achei incrível mas pra mim a obra se atrapalhou no extenso flashback, recurso que não aprecio. Na verdade até tolero se forem curtos. O que diferencia Nova Jaguaruana de O Galinheiro, e que curti muito, é que ao invés de flashback ele usa narrativas em tempos diferentes sem mencionar que o faz.
Quanto a história achei excelente, leitura que te prende do começo ao fim. Não imaginava que fosse tão satânico.
E fiquei com vontade de ver essa obra transposta para um filme ou uma série.

Mariana.Alcorta 25/09/2023

Gostei muito do livro, já havia lido O Galinheiro do mesmo autor e ele escreve muito bem. Confesso que esperava ficar com mais medo, acho que fiquei mais impactada com O Galinheiro, apesar de Nova Jaguaruara ser realmente de terror. Mas mesmo assim é uma ótima história e vale a leitura.

Flavia_Lo 20/09/2023

Segundo livro do Amaurício que eu leio, O Galinheiro me deixou em choque completo, mas Nova Jaguaruara foi de cair o uc da bund@.
Esse cenário de cidadezinha pequena e transformar crendices do povo, que são passadas de geração a geração, em uma história aterrorizante, que não se parece fantasiosa, mas sim uma realidade possível.

Os moradores dessa cidade vivem com muita simplicidade, num universo repleto de violência em um sistema arcaico familiar.

O autor brinca muito com passado, presente e localizações distintas, sem sinalizar de maneira óbvia em cada capítulo, no começo isso me deixou muito confusa e até eu me acostumar demorou um pouco.

Esse mistério criado, cheio de críticas a sociedade e ação das pessoas. Me deixou completamente obcecada, com essa narrativa imersiva, tão real, brincando com elementos religiosos e crenças.

Enfim, uma leitura pra te deixar inquieto, que brinca com demônios fantasiosos e com demônios reais, como a seca, a miséria, a fome que assolam essa cidadezinha fictícia no interior do Ceará, mas é tão real em muitos cantos do nosso país.

Fiquei muito agoniada, nunca pensei que amaria tanto um livro de terror. Leiam e apoiem autores nacionais

Theoempalavras 19/09/2023

Não leia de noite ?
Livro muito bem construído a narrativa, os personagens, começa com várias histórias e depois elas se ligam entre si. A ambientação do livro é perfeita, me deu medo algumas vezes lendo durante a noite, e cheio de plot twist durante todo o livro.

Enfim, indico muito, vou ler mais desse autor, quem gosta de um terror moderado esse é perfeito.

Ana Ferraz 18/09/2023

Medo
Não esperava sentir o medo e arrepio que senti lendo. Com uma frase no fim de alguns capítulos eu já estava com o c* na mão, realmente incrível. Depois de um dos capítulos, tive que dormir com a minha mãe, nunca mais.

__Brenno 18/09/2023

"NOVA JAGUARUARA" - AMAURÍCIO LOPES
Intercalando duas linhas de tempo com um século de diferença, o autor Amaurício Lopes construe a narrativa de um cidade açoitada pelo próprio Satanás.
A história acompanha Bonifácio, um homem com dom divino que desafia o ciclo natural da vida. E, cem anos depois, um grupo de pessoas que vão por trabalho à Nova Jaguaruara.
Assim, mostrando a origem do contato diabólico na cidade e destruição da passagem satânica.
Ao longo das páginas, temos a sensação de algo nos incomodando, a presença do mal.

Jenecy 16/09/2023

Macabro
Esse livro não é de suspense. É de terror, terror bem macabro. Esse autor está conseguindo me surpreender com estórias diferentes, nada clichês, bem amarradas, não fica ponta solta. E olha q foram muitos detalhes, muito enredo que vai se ligando ao longo da estória. Gostei bastante.

Fabio.Fatori 15/09/2023

Ótimo para sair da ressaca.
Que leitura gostosa, fácil que flui, escritor de talento.
A história é bem pensada, usando alguns mitos locais, porém achei a amarração final um pouco fraca, estava um plot Twist que não veio. Ainda acho o galinheiro melhor amarrado. Valeu muito a leitura

Erika 14/09/2023

Que leitura maravilhosa. Eu adorei a escrita do Amauricio Lopes, a forma como ele desenvolve cada um dos personagens e a vida deles em Jaguaruara até tudo acontecer e ser a Nova Jaguaruara. Eu recomendo demais a leitura, pois é curta e envolvente. Por diversas vezes dá um arrepio, mas vale muito ler.

Andrea 14/09/2023

Esperava um pouco mas do final. A falta de linearidade me deixou confusa algumas vezes, mas é um otimo livro! Todo amarrado, sem ponta solta e bem assustador!

Cleberson 11/09/2023

Um passeio pelo nordeste brasileiro
Tipo de leitura que faz você adentrar na criatividade, se imergir no mundo de aonde acontece a trama.

Para quem não está familiarizado com as lendas e crenças da regiao nordeste, pode estranhar alguns jargões como : cobra na rede e importância de sonhos.

Com ótimos personagens o livro deixará sempre algum mistério aberto para se surpreender no futuro, as viradas não serão algo holidiano; porém lhe fará lembrar por um bom tempo da trama.