Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Isabelalalala 12/02/2024

A narrativa do autor é tão boa que, depois de ler "O galinheiro", senti falta e decidi ler o outro livro dele, ainda que com propostas diferentes. Enquanto o primeiro se mantém no horror de uma realidade humana, esse livro entra num ar fantasioso brilhante. É uma história de tantos degraus e detalhes que você passa a entender e gostar de fato da obra quando tudo se une, mais da metade do livro já lido. E mesmo assim, a "metade confusa" me deixou muito entretida.
Viva a literatura nacional! Recomendo pra quem quer ler um livro com uma pegada de cidade amaldiçoada, criaturas do mal e fluxo linear de presente e passado.

dessa77 06/02/2024

Merecia um filme ou série!
Acho que foi o primeiro livro nacional que li e foi por indicação da minha irmã. Do início ao meio foi um pouco arrastado pra mim, até porque não tô acostumada com essa escrita, mas o suspense e a curiosidade faz a gente querer ler mais e mais. O terror é ótimo!! Eu literalmente fiquei com medo do escuro depois que terminei de ler KK eu só queria um encerramento de arco pra Raquel, meio que ficou uma ponta solta ali! Ela era descendente do Bonifácio, o cara era praticamente um santo ou anjo!
Tirando o incógnita se o Pedro também foi visitado, o final me fez refletir bastante, principalmente a conversa com o Vicente. Quero um filme ou série pra essa história pra ontem! Seria incrível pra arte nacional.
Iago.Santiago 14/02/2024minha estante
No livro, a Raquel fala para o Bruno que conheceu alguém mas não fala quem é e que não podia namorar com o pai dele. (Será que esse alguém é a Alice?) E parece que o Vicente se livrou do capeta no final, pois ele acabou doando o resto do dinheiro da botija para uma senhora. E acho que ele recebeu a visita do capeta porque ele ficou com o dinheiro diferente de Rose que não ficou.

Sabrina 20/02/2024minha estante
Nossa que pecado tem tanto livro nacional bom

Lorena.Vasconcelos 31/01/2024

Quem disse que um livro não pode dar medo?
A história se passa no interior do ceará, mas especificamente numa cidade chamada Nova Jaguaruara.

essa cidade tem um mistério: toda noite, a meia noite, as luzes da cidade se apagam por 1 minuto e pessoas desaparecem, sem deixar vestígios.

mas por que isso acontece? é essa pergunta que o autor vai explicando, pouco a pouco, conforme vamos avançando na leitura.

de início, achei um pouco confuso, pois a cada capítulo o autor ia nos apresentando novos personagens e histórias que, num primeiro momento parecem não ter nada a ver uma com a outra, mas lá pro meio tudo se encaixa e as coisas começam a fazer sentido ?

a leitura demorou pra engatar, mas quando engatou, me pegou de jeito e conseguiu me surpreender. e me aterrorizar também, ao ponto de eu não querer sair do meu quarto a noite (sério) ?

por ele ser nacional, achei que consegui visualizar melhor a situação e as reflexões que o livro propõe, principalmente por fazer umas analogias de bem x mal muito verídicas pra quem é cristã como eu.

toda cidade de interior tem uma igreja central, normal. mas eu nunca mais vou vê-las da mesma forma.

recomendo muito a leitura pra quem gosta de um terrorzinho, mas atenção: é preciso ter coragem pra suportar um demônio (ou uma legião deles).
Deu medo?

Lorena.Vasconcelos 22/02/2024minha estante
SIM.

CAcero.Adenilzo 30/01/2024

Gostei muito! É viciante, dá um pouco de medo, tem bons personagens e muitas outras coisas que vão fazer você amar o livro. O livro vai alternando a história em capítulos, onde cada capítulo conta um pouco da história e da vivência dos personagens, achei isso muito legal.Mas essa alternância de capítulos também é chata, onde você quer continuar a ler sobre tal personagem e saber o que aconteceu com ele, mas para isso terá que ler um capítulo sobre personagens que não te cativaram tanto. O personagem que mais gostei foi o Bonifácio, gostei muito de toda sua história. Tem partes que pesadas, como a do abuso, a do suicídio, algumas mortes de secundários? Sobre a do abuso, que personagem infeliz, merecia a pior morte possível. A do suicídio foi mais pesado ainda por que foi um personagem que gostei muito. Achei o final um pouco corrido, não gostei muito. Tem gatilhos para uma continuação, o que eu queria muito que acontecesse, será que acontecerá?

HauX0 27/01/2024

Uma delícia de ler! Amei toda imersão que a história traz, o suspense e o terror. Gostei também das histórias dos personagens e como elas se interligam durante a história.

Thales 26/01/2024

Esse estava no meu radar fazia tempo
Me senti assistindo a um filme ou uma série sobrenatural. É muito gostosinho de ler. Gostei da narrativa e de todos os personagens e, principalmente, de como as estórias se cruzam. Confesso que o desfecho não me agradou muito e também senti falta de mais aprofundamento/desenvolvimento de alguns personagens que foram importantes para a história. Fora isso, o livro é show! Agora tô pronto para ler "O Galinheiro".

JoAo366 24/01/2024

Gostei
Achei um ótimo livro considerando que foi o primeiro do autor (ou um dos primeiros). Por mais que seja um obra de terror a leitura é bem fluida e cativante. O livro é formado por diversas estórias que se conectam, prendendo o leitor por diversos capítulos.

joanna.tell 24/01/2024

Nova Jaguaruara
Eu achei lindo como as histórias se cruzaram e se interligaram, a leitura bem fluida para mim e não é um livro com apego a personagem, pelo menos para mim, eu senti isso, esses personagens ali numa cidadezinha apenas para fazer a história acontecer, e deu certo!
queria ter sentindo o medo das partes assustadoras, mas não aconteceu, ainda deixei para ler apenas de noite, não aconteceu, infelizmente.:(
esperei algo arrebatador no final, algo sinistro, mas é um final simples e que deixa claro que o mal sempre está a espreita.
Sabrina 20/02/2024minha estante
Livro sem apego é triste

joanna.tell 21/02/2024minha estante
pois é, acontece?

deysi 21/01/2024

Assustadoramente perfeito
Que história excelente!! No inicio da pra se perder um pouco com a quantidade de personagens e diferentes historias que vão se conectando e nos fazendo entender o que aconteceu na cidade e com aquelas pessoas. Não saber o "tempo" em que esta passando cada história me chateou no início mas dá um ar de mistério maior, no fim das contas.

Faz você sentir um medinho do escuro e uma aflição terrível ?
Amei!!

Thalissa15 19/01/2024

Um bom suspense
Gostei do livro e da forma como a história dos personagens se conectam. É um livro cheio de suspense, terror sobrenatural e superstições.
É um bom livro, mas não achei que tive grandes surpresas na leitura, nada inesperado, mas a estória é bem escrita e nos prende do início ao fim.
Possui muitos gatilhos, cenas de violênci@ e est*pr*. Só recomendo para quem gosta de terror, se não gosta não vai conseguir ler.

daphnemerces 19/01/2024

Muito bom!
Que livro booommm!!!! Amei a escrita e a forma que a história era contada, se interligando sempre passado e futuro.

Tive que ler só no ônibus pq não tive coragem de ler a noite :s

é viciante, a escrita é ótima, os personagens são otimos, mesmo pulando histórias e indo passado pro presente, consegui me apegar a eles (ex: Bonifácio) e que interessante ver o início de tudo isso!! E achei que nenhum nó ficou perdido.

Quero ler o galinheiro :)

gfb_04 19/01/2024

O homem tem pressa e se vicia em soluções práticas para seus problemas.
Assim como no outro livro, o único problema foi o seu tamanho, algumas historias seriam bem melhores se fossem reduzidas.