Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Lays86 19/10/2023

Aterrorizante
Como uma pessoa que ficou extremamente surpresa e impactada por O Galinheiro, não poderia deixar de ler essa outra obra do autor, e meus amigos, que livro! Extremamente viciante, me fez tirar tempo de onde não tinha para concluir a leitura o mais rápido possível. A conexão entre as histórias é fascinante, mesmo cada capítulo sendo mais exclusivo para um grupo de personagens, o autor não deixa haver confusão entre as questões apresentadas, tornando tudo ainda mais surpreendente. Além disso, o terror em si é impecável, eu me vi submersa em todas as partes mais ?diabólicas?, me levando a um medo totalmente realista. Fiquei muito curiosa quanto à personagem Raquel, seria um ?vem por aí? do autor? Não aceito não como resposta hahaha

Recomendo muito a leitura para quem gosta de um bom suspense e histórias sobrenaturais.

livukinha 19/10/2023

Nova Jaguaruara
Comecei a ler esse livro porque li O Galinheiro e amei. Não posso dizer que esse tenha me decepcionado. Confesso que são muitas histórias misturadas e isso me confundiu um pouco. As vezes precisava voltar para poder lembrar quem era quem, mas depois fluiu muito bem. O livro desenvolveu bem, me prendeu e sanou todas as minhas dúvidas. Eu recomendo

Raira6 17/10/2023

Nova Jaguaruara
Gente, seguinte, livro tem uma narrativa muito boa, flui muito, Mas que final horrível é esse ? que ódio o livro tinha de tudo pra ser bom, mas ainda quero ler o outro desse autor?

DistintoFelps 17/10/2023

Nova Jaguaruara e seus empecilhos
Nova Jaguaruara é uma cidade como qualquer outra, com muitas casas, lojas e diversas outras construções de uma pequena cidade, até uma pequena igreja que é conhecida por todos. Tem seus habitantes, alguns peculiares, mas em sua maioria cidadãos comuns que vivem suas vidas como quaisquer outros moradores. Contudo, há uma pequena peculiaridade, um pequeno detalhe que interfere no bem-estar de toda a cidade, todo dia à meia noite, todas as luzes se apagam, por um minuto, sem exceção. Sendo assim, acompanhamos a trajetória de um grupo de pessoas que tentam desvendar esse mistério, mas não somente da cidade, mas também sobre eles mesmos.

Primeiramente, gostaria de ressaltar que este é um dos poucos livros nacionais de terror sobrenatural, isso por si só é um destaque impressionante ao meu ver.

Amaurício Lopes consegue gerenciar e unificar diversos contos, mesmo que sobre um âmbito específico, sobre a cidade de Nova Jaguaruara, uma cidade construída recentemente e com diversos segredos e peculiaridades. Sendo assim, ao ler esta obra notei que o autor conseguiu progredir com a trama de maneira eficiente e diferenciada, sendo bem diferente de tantas outras tramas disponíveis atualmente.
Recomendo este livro para todos os tipos de leitores, já que possui uma linguagem fácil e usual, principalmente a todos os aficcionados por terror sobrenatural e livros nacionais.

Nati Sampaio 17/10/2023

Um livro bacana, bem escrito, bem ambientado. Gostei de como se deu o mistério, mas achei a resolução dele meio? forçada, talvez?
Gostei da ida e volta ao passado/presente entre os capítulos, gostei da escrita e dos personagens, de modo geral. Acho que alguns personagens, em excesso, não precisavam de tanto destaque, mas tudo bem.
O plot do livro era um pouco óbvio, não senti medo. O que gostei mesmo foi a forma que o autor escreve e a ambientação da trama.
De um modo geral, um bom livro!

Larissa1218 15/10/2023

Não achei tão assustador, mas é um terror bem interessante que me prendeu bastante. Por boa parte do livro achei que iria dar 4 estrelas, mas a partir dos 70% a forma que a história foi se desenrolando foi um pouco ?folclórica? demais pro meu gosto. Mas ainda assim achei um livro muito bom.

lendoeuconto 14/10/2023

Só leiam!
Ler este livro me remeteu ao medo que eu tinha quando ouvia as histórias de terror na rádio pelo querido Eli Corrêa. Foi muito bom ler este livro, sentir medo, entender o mistério, imaginar as cenas contadas pelo autor.
Indico pra quem gosta de mistério, lendas urbanas e histórias que são cheias de surpresas e tensão.
Leitura fluida, interessante!

lalasilvas 10/10/2023

Não é um gênero que eu curto muito pois sou cagona mas amei, a escrita, os capítulos, tudo muito envolvente.
só queria repostas sobre q diacho é a Raquel??????????

única coisa q n gostei foi o tanto de personagem teve hora q n tava sabendo nem qm era, muitos nomes
Lays86 19/10/2023minha estante
Estou com o mesmo questionamento com a Raquel. Qual a ligação dela? Tem algo a mais que não consegui pegar ou realmente foi deixado como um suspense de forma proposital

July! 10/10/2023

Apesar de ter gostado, algumas coisas me incomodaram ao longo do desenrolar.
Mas no geral, indico a leitura.

-Koraline 10/10/2023

Nova Jaguaruara é um livro de terror nacional, que se passa no Ceará, e é uma história bastante interessante, especialmente as partes que se passam no passado. Em relação a dar sustos, o livro é muito melhor trabalhando o lado perverso dos seres humanos do que a questão sobrenatural. Mas mesmo assim, é um bom livro, e estou ansiosa para ler o próximo do autor.

Laís Gallier 10/10/2023

Medinho
Achei um bom livro no geral, confesso que em alguns momentos senti medo. Mas, como vi em uma resenha aqui, achei os diálogos muito ensaiados, faltou naturalidade. Também achei que faltou um plot twist, que sempre parecia estar para chegar, mas não veio.

bia 09/10/2023

Minha experiência foi ruim
Vi que é um livro bem avaliado e que agrada muita gente, então parto do princípio de que a leitura foi ruim pra mim por questões de gosto pessoal.

os capítulos são grandes e intercalam muitas situações e pessoas diferentes, a todo momento introduzindo algo na trama. isso seria bom se não fosse tão demorado o momento de conexão entre tudo isso. ficou maçante.

os diálogos são engessados e dão a impressão de que os personagens estavam lendo um roteiro. em relação às descrições do ambiente, foi o ponto alto do livro. tem uma boa representação do nordeste e, principalmente, de cidades do interior que sempre carregam uma lenda urbana por aí.

a violência explícita contra mulheres foi desnecessária, ao meu ver. parece que estava ali com o propósito de chocar, pois nada acrescentou à trama. também senti uma sexualização excessiva em relação às mulheres, com descrições muito específicas que não se igualavam às descrições masculinas.

a passagem do tempo foi confusa pra mim. não é apresentado de forma clara o que é passado e o que é presente, deixando o leitor descobrir apenas ao decorrer do capítulo. não é tão horrível pois não precisamos de tudo mastigado, mas ainda sim, foi confuso.

os personagens principais do presente têm o desenvolvimento deixado de lado quando os comparamos com os personagens do passado, que detêm maior desenvolvimento de personalidade.

a narrativa sobrenatural é boa e também é um ponto alto da escrita, trazendo demônios como pano de fundo pra um mal que assola uma cidadezinha. não me deu medo nem angústia, mas acho que foi uma boa escolha de ambientação.

essas foram minhas percepções pessoais, acredito que outras pessoas poderiam apreciar mais essa obra. só vale se atentar à densidade da escrita e entender que é um grande ?vem aí? que às vezes não chega.

RafaelDiogo20 08/10/2023

O melhor que temos
Arrisco dizer que é o melhor, ou pelo menos está entre os três melhores que li esse ano. Do mesmo escritor de "O galinheiro", a história desse livro consegue ser ainda melhor do que a sua primeira obra. A história é tão boa que quando acaba fica aquela sensação de vazio kkkk.

Pedroccaxx 06/10/2023

Nova Jaguaruara
Nova Jaguaruara com certeza é um dos melhores livros que eu li em 2023. O nordeste está tão bem representado em nomes e descrições. Adicionando um suspense/terror que dá medo em qualquer um, é uma junção perfeita para um livro que cativa, prende e faz você mergulhar no mundo criado. Quem mora no interior sabe que essas histórias são comuns. Na minha cidade, por exemplo, dizem que mora uma cobra cascavel enorme no dedinho mindinho de uma santa, entre muitas outras. Finalizei essa leitura olhando para os lados, morrendo de medo e inseguro do que eu poderia ver, principalmente no escuro. Livro bom, livro brasileiro, um dos melhores do ano. Estou ansioso para conhecer mais de Amauricio Lopes.