A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson

Resenhas -

Gus 25/09/2023

Tem momento na nossa vida que a gente precisa ler algumas coisas óbvias pra destravar, sinto que passei por isso nesse livro. De forma geral, gostei.

Cattapan 25/09/2023

Esqueça tudo o eu você sabe sobre a vida, essas ideias podem, e provavelmente estão, erradas.

Entre nesse livro de mente aberta e pronto pra questionar todos os seus valores e metas pessoais, ressignifique cada pensamento e ação.

Falcão 23/09/2023

Simplesmente sensacional
Nem sei o que falar sobre esse livro, é só muito bom e me ajudou bastante sobre várias coisas na minha vida kk

Tita 20/09/2023

Para rir e refletir
É um livro sobre escolher com o que se importar.
O autor conta histórias reais que usa como exemplos no decorrer do livro e a forma como ele conta deixa tudo bem interessante e foram as partes que fiquei mais presa na leitura.
Tem um humor ácido, mas as reflexões são bem relevantes.
Vale a pena ler.

gisllv 19/09/2023

De longe um dos meus queridinhos.
"Tudo que vale a pena na vida só é obtido ao superar o sentimento negativo associado a ele".
A sutil arte de ligar o fod4-se é perfeito para quem quer entrar no mundo da leitura (como eu, por exemplo). A linguagem é simples e leve, isso o torna ótimo para ler durante o dia.
Agora chega de formalidade.
É lapada seca atrás de lapada seca!
Eu jurei que ia ser um livro tranquilo de autoajuda, mas foi cada lapadao que levei.
Esse livro abriu a minha mente e me fez entender que a vida não precisa ser tão chata e pesada assim.
Com ele, pude perceber que:
Não, eu não sou especial.
EU sou totalmente responsável por minhas emoções e reações a certas situações. Porque mais que alguém tenha me machucado, a responsabilidade é minha, eu tenho que aprender a lidar com ele de uma forma menos dolorosa, e sem tentar ficar jogando essa responsabilidade em outra pessoa.
Resumidamente, uma livro perfeito de autoajuda.
Recomendaria tranquilamente a qualquer pessoa.
Mark Manson, obrigada por essa maravilha que nos proporcionou!!
Ansiosa para ler o segundo livro (fudeu geral), acho que vou transcender kkkkkk

Ana 18/09/2023

Tapas na cara.
Sim, tenho que dizer que com essa leitura eu tive grandes "descobertas" ou melhor consegui ver melhor o que já não me era novidade, e sem contar que também levei uns tapinhas na cara do tipo "ara de ser uma trouxa de roupa suja e vá se lavar" kkkkk óbvio que não no sentido literal mas é quase isso.
É um livro que eu recomendaria para alguém que, está tentando entender um pouco de como a sociedade pensa e a gente, mas ao todo acho que a maioria das pessoas sabem, mas preferem simplesmente ligar o "f*da-se" da formas mais estúpida possível.

Luquass 17/09/2023

Slk, mó tapão na cara
Confesso q tenho preconceito com livros de auto ajuda, porém tinha visto alguns trechos desse livro no ttk e achei interessante, meu irmão acabou comprando então peguei emprestado já q eu n tinha muita opção de leitura no momento.
A linguagem dele é bem diferente de outros livros, é algo mais nosso com palavrões e gírias, nada muito exagerado, mais como se fosse alguém conversando contigo sem tentar parecer um filósofo e os caraio. Ainda com relação a escrita, ela é muito de fácil compreensão digamos assim, consegui ler ele bem rápido por conta disso.
Vamos ao q mais interessa, os conselhos q este livro nos proporciona. Levei vários tapas na cara com ele, doeu admito, principalmente com relação ao ego e sempre querer estar certo de tudo, mas faz parte. Um trecho no livro, mais no começo, ele fala sobre ser responsáveis pelas coisa q acontecem em nossa vida, claro q n controlamos tudo, mas controlamos como vamos reagir a certa situação, e real faz muito sentido, n da pra ficar só se lamentando, teve outros trechos q eu achei muito bom, como os "valores de merda" mas n quero me aprofundar muito. No final do livros onde se fala sobre a morte e como aprendemos tendo experiências novas, eu me senti motivado a parar de ser tão tímido com as pessoas, acabo perdendo muito com isso, vou tentar botar em prática.
Gostei do livro, só n dei 5 estrelas pq é de auto ajuda, e esse tipo de livro n merece essa bola toda, é um livro muito bom para vc ler um treco todo dia, ele é divido em sub capítulos, então é tranquilo. Após a sua leitura tbm seria interessante reler trechos de vez em quando, infelizmente n poderei fazer isso já q o livro n é meu, enfim, bons ensinamentos, leitura fácil e boas referências.

Juju.lodes 16/09/2023

Recomendo demais
Meu Deus que livro maravilhoso se vc tiver um tempo leia ou escute o audiobook dele que tbm é perfeito, não sei se foi a fase que eu estou ou algo do tipo mas esse livro me ajudou muito a entender as coisas, com oque realmente me importar e como a sinceridade salva um relacionamento ou uma amizade.

marys.canhots 14/09/2023

A sútil arte de ligar o ? #$%!&
Um verdadeiro tapa na cara , literalmente. Além de ter uma leitura fácil é um livro que te acorda pra vida , que te mostra que dá pra ser feliz sem se preocupar com tudo e com todos , te mostra a ser humano e a se priorizar. Não significa que vc meteu um ?? #$%!& ? que vc é uma pessoa que não se importa com nada e com ninguém , vc só está se priorizando e descartando tudo aquilo que não vai te agregar a nada. Recomendo muito!

Nah S 13/09/2023

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se - Mark Manson
Infelizmente me decepcionei muito com esse livro, tão falado no mundo empresarial.

Para mim, o autor foi bastante contraditório em suas ideias e radical demais quando queria fazer uma aproximação de identificação com o leitor. Ele usa muito o "nós fazemos isso e aquilo..." de forma muito generalista e com atitudes que não acredito ser nem a opinião da maioria das pessoas, enfim. Achei muito forçado, porém não é de todo ruim. Dei uma estrela por conta da reflexão sobre valores pessoais em que baseamos a vida, e os exemplos dados dos Beatles, do guitarrista, do tenente e do hippie, que foram ótimos. Também achei interessante as citações de Bukowski e achei bem pertinente com o estilo de escrita de Mark, que percebe-se, se identifica bastante com ele.

Minhas críticas foram que o autor realmente se perdeu completamente no enredo em vários momentos. Para mim, ninguém pratica o autoconhecimento pra se definir de modo imutável, como o autor coloca. Mais na frente, ele critica o que chama de "projetos de imortalidade" das pessoas, que querem deixar marcas no mundo para serem lembradas, sendo que posteriormente começa a falar na importância do legado... Sem dúvidas, o autor mais contraditório que já li junto com Augusto Cury em Prisioneiros da mente!

Arrastei esse livro até o fim porque uma coisa boa que aprendi ao me tornar leitora é estar aberta a ouvir opiniões diferentes da minha, até para poder dizer com propriedade minha opnião e não com base numa leitura pela metade.

Mas claro, esse é meu humilde ponto de vista. Muitas outras pessoas podem gostar da leitura, como de fato gostam, então, experimente e tire suas próprias conclusões.

Ah! E pelo o que entendi, a sutil arte de ligar o f*da-se se trata de deixa de lado o que não é essencial nas nossas vidas, sendo esse essencial as coisas supérfluas e que geralmente surgem da necessidade de vaidade e competitividade impostas pela dinâmica do mundo atual que vivemos. Neste ponto, nós concordamos então, leia.

*****Minha citação favorita:

"Você é definido pelas batalhas que está disposto a lutar"

Priscila 12/09/2023

Bem f*da-se
O livro fala o tempo todo em como não devemos ligar para o que os outros pensam e para nossas inseguranças em fazer algo que possa ser imprudente só na nossa cabeça. As pessoas não se importam e a vida é curta.

Renata.Tavares 11/09/2023

Com uma linguagem informal, o livro parece ser uma conversa com sua melhor amiga e ela vai dizer a mais pura verdade na sua cara.
Sem essa de pensamento positivo, e sem prometer soluções mágicas para sua vida, o autor conversa de forma mais franca possível, compartilhando experiências humanas muitos fáceis de identificar.
Ele ensina a usar a dor para amadurecer, ensina a sofrer e explica que não tem nada errado em não ser como a maioria. Ele coloca o sofrimento como motivador da busca pela mudança e não tem nada demais em ligar o fod@-se as vezes.

Dani Veiga 11/09/2023

Clichêzão com pitada de revolta
Achei que o livro, foi bem razoável, mas não precisava ser tão longo para conceitos tão simples e óbvios, acredito que o interesse do leitor em ler esse livro está exatamente em estratégias para sair de cenários desafiadores, não apenas em confirmações de se ter que sair de situações obviamente injustas.
Acho que vale a leitura, mas ao passar da metade do livro se torna entediante a pegada de revolta que o autor tenta trazer como forma de incentivo e impulso para mudança.
Acaba sendo mais do mesmo. Esse é o tipo de autoajuda que eu realmente acho pouco eficaz e cansativo.

Miih 11/09/2023

?Em resumo: Nem tente.?
?A vida em si já é uma forma de sofrimento.?
?Eu não queria aquilo de verdade. Minha paixão era pelo resultado.?
?Bukowski escreveu: todos vamos morrer, todos nós. Que circo! só isso deveria nos fazer amar uns aos outros, mas não. Ficamos apavorados e somos esmagados pelas trivialidades da vida; somos consumidos pelo nada.?

Andressa 10/09/2023

Faz pensar, mas dá para jogar muita coisa fora
Eu não gosto de livros de auto ajuda, e sempre fui relutante para ler esse livro também, mas comecei a ler como se não quisesse nada e acabei gostando de muita coisa que li pois me abriu a mente para pensar sobre alguns aspectos da minha vida que sempre levei a ferro e fogo. Há coisas que poderiam ser facilmente jogadas no lixo? Sim. Mas me colocou para pensar e refletir sobre a minha vida.