Tudo Nela Brilha E Queima

Tudo Nela Brilha E Queima Ryane Leão

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Nanda 25/10/2020

Esse livro tem poemas para todos os gostos.

Os poemas que são sobre as mulheres, sobre a vida como mulher nessa sociedade e o recorte de mulher negra, sobre ter relação entre as mulheres como troca e não como rivalidade = TUDO PRA MIM

Porém, os que são do ponto de amor, não são do meu gosto, acho já clichê pra esse tipo de livro.

heleninha2801 18/04/2022

Poesia é abraço pro coração
Ler esse livro devagarinho foi muito gostoso. Pude degustar de suas páginas em vários cantinhos, e talvez quando revisitá-los, me lembrarei dos poemas que li quando estive por ali. No ônibus, comentando com as pessoas e lendo para elas; no sofazinho em frente à sala na escola, também com companhia; em casa sozinha antes de dormir; em cima da árvore sentindo o vento passar...

Acho que o mais especial de ler um livro de poemas é fazê-lo com calma, e confesso que eu poderia ter me demorado muito mais, mas ainda assim aproveitei bastante. Parece que fica mais fácil respirar quando a gente se identifica na poesia da outra, e foi isso que senti em muitos dos versos da ryane (hehe, ela gosta de escrever sem maiúscula então vou fazer-lhe esta homenagem).

Lê-la me fez querer saber mais sobre sua vida, com mais detalhes e etc, porque percebe-se que muito do que ela expressa foi inspirado em suas vivências (como para a maioria dos poetas), e algumas coisas foram bem pesadas. Abusos, opressões e violências aparecem em sua escrita, às vezes de forma explícita, às vezes não. Mas ela mostra também, em muitos de seus versos que é possível se reerguer, e o quão forte ela vem se consolidando como mulher preta nesse nosso mundo tão caótico e opressor, que ainda dificulta e ofende sua existência e a de tantas outras mulheres. Ela se fortalece com sua escrita, e permite que o fruto de sua poesia fortaleça outras pessoas também.

Ela nos revela suas diversas faces, dizendo-nos que mesmo as mais bravas guerreiras também precisam de colo de vez em quando, e que está tudo bem ser assim.

Ela nos mostra que tudo nela brilha e queima por meio de seus intensos poemas de luta e amor.
Leitora sem sentido 18/04/2022minha estante
Já pensou em escrever um livro??!! Nem li o livro mas a resenha...?

heleninha2801 18/04/2022minha estante
Já sim!! Amo escrever?

Bit 20/04/2022minha estante
lindo lindo?

dpassarinha 25/08/2022

Ah eu amei a leitura. Às vezes precisamos de um quentinho assim na alma, que nos fortalece e lembre a força que existe dentro da gente.

psraissafreire 16/07/2022

Me deu até vontade de escrever poesias
Nossa, muito maravilhoso, sério. Eu já tinha visto ele na estante de uma amiga em 2019, mas só li agora. Ryane Leão demonstra ser uma guerreira com as palavras de maneira que vi poucas pessoas fazerem algo parecido. Leiam.

janaina478 06/08/2020

esperava mais...
eu tinha boas expectativas pra esse livro, mas ele segue a mesma fórmula 'instagramável' que muitos outros por aí.
ele possuí palavras bonitas e fortes, mas esse formato de espaçamento não funciona comigo (tal qual rupi kaur - a inspiração da autora é bem transparente).
é um bonito trabalho, mas não é marcante, pelo menos não para mim :/

Queren-Hapuque 11/08/2020

É bom, mas...
Expectativa é algo que evito tanto, mas admito que ela tava alta com essa leitura.
É bom? É sim. Mas senti em vários momentos que menos é mais. Muitas vezes achei que o excesso de palavras me deixou perdida, sem saber exatamente qual a mensagem que a autora gostaria de passar.
Por exemplo, por momentos duas ou três frases diziam muito, muito mesmo. Mas as frases que se seguiam por vezes tiravam um pouco o contexto ou mesmo a força das frases iniciais.
Creio que a forma que o livro foi editado não funcionou pra mim, mas novamente essa foi uma experiência minha. Então, eu entendo que pra muitos foi uma ótima experiência.

ananuneszz 02/05/2023

Tudo nela brilha e queima
Confesso que só li esse porque tinha dois poemas específicos que eu salvo no instagram há anos e acho eles maravilhosos e eu sempre tive curiosidade pra ler o livro todo, e obviamente pra bater a meta do meskkkkkkkk (detalhes)
eu gostei bastante, tem diversos poemas que eu ficava de boca aberta de tão profundos que são, me peguei refletindo várias vezes! recomendo muitissimo!!!
Ma ð¹ 02/05/2023minha estante
Ei tt tt Aaaaa deve ser bom você é muito criteriosa

ananuneszz 03/05/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkk ah eu gostei

luizabelly 03/05/2023minha estante
quais são os poemas específicos?

@biblioteca.da.alma 12/08/2020

Rupo Kaur brasileira?
Essa obra nos traz poemas e textos sobre empoderamento, relacionamentos, crescimento, entre tantos outros temas. Achei uma leitura muito gostosa para se fazer intercalando com outros livros. Claramente dá pra ver que a autora se inspira na Rupi Kaur (escritora que eu amo), no entanto em alguns momentos os poemas são TÃO parecidos que acho que fica estranho, pois é como se você estivesse fazendo os mesmos poemas só que trocando as palavras. Porém, há vários que são super autênticos e todos são ótimos. Vale a pena.

Rafaela2414 09/08/2023

Poesias para ressaca
Poesias falam por si só né? Elas não são para opinar, apenas para sentir tudo que tem pra sentir. Acho que é exatamente isso e tá ótimo.

lililu 25/07/2023

Apoiem os nacionais
Bom, o que falar desse livro.
Não vou dizer que foi péssimo , até por que li coisas piores, mas eu esperava bem mais.
Achei um livro bem raso, com frases clichês.
Não leria novamente

Luh Rocha 07/04/2021

Poemas
O livro se trata de um livro de poemas que nos fazem refletir sobre amor, solidão, aceitação. É uma leitura rápida e profunda ao mesmo tempo.

*Si* 28/06/2021

Sobre o amor
Um respiro em meio ao caos, a poesia na função mais pura de encantar e emocionar. Meu primeiro contato com a escrita limpa e crua, rica e profunda dessa mulher de luta e amor. Adorei. Poemas curtos e tão significativos. Palavras espalhadas com uma precisão certeira. Quero ler mais, conhecer mais do trabalho dela. Me apaixonei.

"ela só ama
onde encontra alma
nas coisas"

kamylism 25/02/2022

Muito bom! Aguardei tanto tempo para ler esse livro e de repente, encontrei ele na mochila da minha mulher. Catei mesmo KKKKKKKK
Eu amei os poemas da Ryane nesse livro. Quero ler mais livros dela!

Lua 26/07/2020

Lembrete de força
Basicamente uma série de poemas que nos servem de lembrete pra nunca esquecermos da nossa força.
Acabei encontrando o livro por acaso e decidi começar a leitura. Como vim sem muita expectativas, minha experiência com o livro foi bem bacana.
Ele é levinho, rápido e acaba sempre despertando uma coisinha aqui ou ali. No geral, ele é bom.

GabrielaHolandaB 05/10/2020

Um pouco sem alma.
Apesar de ser um livro que me remete orgulho, por se tratar de uma mulher negra que é uma das poetisas mais famosas da atualidade e que imprime a valorização da mulher em seus poemas, acredito ter deixado de ser o público alvo desse estilo de poesia ?rupi kaur?. Parece que todos esses livros, desde a própria rupi kaur, até a Amanda lovelace e Ryanne, todos parecem sair de um mesmo livro, de uma mesma antologia, com algumas pouquíssimas exceções. São poemas superficiais, que não parecem partir da alma e dos sentimentos do autor, mas simplesmente são alguma constatação e foram dado enter no computador para seguir uma lógica poética. E, repito, isso não se aplica a todos os poemas, tanto que ainda dei uma nota razoável. Gostei de alguns, mas não a ponto de amar. E de outros não simplesmente não gostei, mas fui completamente indiferente, o que pode ser pior as vezes.