O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Maria 19/02/2022

Primeiro de muitos?
Livro gostinho de ler, chocada que o "spread-eagle" não existia, ao menos de acordo com o autor. Tem muita coisa pra rolar ainda nessa série, não sei quando vou continuar.

Diego Matos 01/03/2012

Um héroi muito questionável!
Bernard Cornweel mais uma vez apresenta uma obra histórica empolgante como é de seu estilo, mas diferente de outros livro que aprentam figuras heróicas e honradas do período dos cavaleiros de Arthur Pendragon, em Crónicas Saxônicas um ante-heroi divertido, com indole extremamente duvidosa, dotado de um humor ácido e de uma cara de paú extraordinária. Além de revelar detalhadamente a cultura dos barbaros saxões.

Olgashion 30/04/2020

O começo é um pouco chato mas depois que desenrola a história de Uthred é muito bacana principalmente como ele se envolve com os dinamarqueses!
Léo 30/04/2020minha estante
Saga magnífica. Recentemente terminei o volume 11. Amo demais.

Carol.Alves 02/05/2020

"O destino é tudo "
Uhtred perde o pai e o irmão num ataque viking e é levado por eles. Seu tio usurpa suas terras e seu título de nobreza. Ragnar, o dinamarquês que se apossou de Uthred, cuida dele como um filho. Só que os dinamarqueses querem tomar a Inglaterra, a guerra começa e Uhtred só tem a intenção de reaver o que é seu, ele quer vingança. Um romance histórico fascinante de tirar o fôlego do início ao fim . O que será que acontecerá com nosso herói, qual é o destino traçado pelas fiandeiras de Asgard?

Ruan.Rodrigo 19/04/2020

Opinião
Uma das melhores coisas que fiz esse ano foi ter iniciado essa série por indicação de uma vendedora de livros, simplesmente incrível e nem preciso citar que o livro é bem melhor do que a série lançada na Netflix...

Alê Guimarães 04/06/2020

Cornwell é o mestre das batalhas, das narrativas históricas medievais. Você só precisa saber disso.

Aresandio 13/04/2023

Ótimo
Primeiro livro da série crônicas saxônicas, o livro tem uma ótima fluidez te faz ler rápido no momento de tensão e calmo nos momentos chatos, óbvio.
Demonstra muito bem como eram as batalhas de verdade da época.
Bruno.Oliveira 15/04/2023minha estante
Brabo ?? Qualquer dia me empresta esse livro ? Kkkkkk

Aresandio 18/05/2023minha estante
Não

Gustavo.Junqueira 25/06/2021

Que os portões de Valhalla estejam abertos para nos !
Mesmo com toda a demora para finalizar a leitura não consigo parar de pensar o qual grande e rico em detalhes este livro é.
Se seu gosto é sobre a cultura nórdica e suas batalhar, sobre suas crenças este livro é para você. Ao acompanhar Uhtred em sua jornada vemos como ele vai crescendo dividido em dois mundos e para qual Deus esta sua fé.

drezolis 10/04/2023

Leitura fluída e cativante. É impressionante o conhecimento do autor sobre a época e os costumes, geografia, etc.

Muito bom reler conhecendo um pouco da vida de Bernard Cornwell e perceber detalhes interessantes, como sua aversão a religiosidade e como toda crença em "Crônicas Saxônicas" é desdenhada.

Guilherme6421 09/10/2022

Bom demais
Já gosto dessa temática e tive um bom primeiro contato com o autor lendo Stonehenge, então estava bem empolgado. A forma que todo o contexto histórico é apresentado junto a ficção é excelente, por temos, basicamente, dois inícios de duas histórias em uma (que fica mais interessante lendo a nota histórica do final), e toda a base e tom do livro já estarem apresentados. Os personagens também são ótimos e a forma que eles interagem é excelente, em diversas situações. Tudo é grande e você sente isso enquanto lê, com uma ótima progressão e ritmo. E, claro, excelentes lutas e batalhas.

Tauan 24/09/2015

Cornwell traz de volta suas paredes de escudo, suas arengas e seus queijos duros.
Ele também traz outro jovem rapaz que crescerá, ganhará poder e narrará a história de um grande senhor.
Desta vez nosso narrador é Uhtred, filho de Uhtred, filho de Uhtred que também era filho de um Uhtred, filho de outro Uhtred; pois o apenas um Uhtred, filho de Uhtred, poderia herdar a fortaleza da família, Bebbanburg (atual Bamburgh).
Quando Uhtred contava dez anos de idade, seu irmão foi morto em uma pequena batalha com um grupo de dinamarqueses que começava a invadir a Inglaterra.
A seguir, seu pai é morto pelo mesmo grupo, em uma batalha maior. A batalha em que o reino da Nortúmbria (atual Northumberland) caiu. Foi também nesta ocasião que Uhtred passou a conviver com Ragnar, o ass
assino de seu irmão, e o homem que seria um verdadeiro para Uhtred.
Durante sua adolescência, entre os dinamarqueses, Uhtred aprendeu seu modo de vida e suas crenças (muito melhores do que a chatice que o padre Beocca tentava lhe ensinar). Ele também participa da gradativa tomada da Inglaterra, passando dos saxões para os dinamarqueses.
É também nesse período de sua vida que nosso narrador conhece o rei de Wessex, Alfredo, o Grande. Wessex é o único dos quatro reinos ingleses a resistir aos dinamarqueses.
Paralelamente, também na vida de Uhtred, seu tio Aelfric se apodera de Bebbanburg e chega a tramar a morte do sobrinho para consolidar seu domínio. Isso serve para manter Uhtred lembrado de seu dever de reaver as terras da família, mesmo se sentindo cada vez mais dinamarquês.
Mais uma vez Cornwell constrói uma trama capaz de aprisionar o leitor do começo ao fim, com suas ricas descrições e pesquisas históricas.

Navarro 19/04/2020

O Ultimo Reino
A primeira vez que tive contato com um livro do Cornwell, foi com o Rei do Inverno, da saga Cronicas de Artur, desde então comecei a comprar todos os livros do autor, sempre me interessei muito por história e pela Idade Média, os livros dele tem esses dois fatores especiais para mim, um romance histórico, com certeza é meu gênero favorito.
O livro consta a história de Uthred, um saxão do oeste que perdeu seu pai quando criança numa luta contra os dinamarqueses,(que são os famosos Vikings, porém é errado afirmar que só os homens do norte eram Vikings, essa palavra era usada para os grupos que iam a determinado ponto, saqueavam, matavam e estupravam, sendo assim, o correto a se dizer é que aquele povo estava sendo Viking naquele momento) foi capturado como escravo, porém chamou atenção de um dinamarquês chamado Ragnar, e ele gostava de Uthred e o criou como um filho. Uthred aprendeu os costumes dinamarqueses e conheceu seus deuses, que por sua vez passou a adora-los e assim se tornou pagão aos olhos dos saxões. E, assim Uthred acaba indo atacar seu próprio povo ao lado dos dinamarqueses e aí que começa a desenrolar o enredo.
Cornwell nos apresenta o estilo de vida dinamarquês e nos faz ter muito mais apreço a eles do que para com os saxões, então o livro brinca com isso, do Uthred não saber qual é o seu lugar de fato, ele fica tentado aos dois lados, foi criado por dinamarqueses, porém tinha sangue saxão, o destino é inexorável, e o destino de Uthred estava diretamente ligado ao grande Rei saxão, o Rei Alfredo.

morbeck27 16/01/2023

O Último Reino
Foi uma experiência incrível ler este livro!!!

A escrita é muito fluida, super gostoso de ler. A medida que você vai acompanhando Uhtred, você vai se encantando e ao mesmo tempo se entristecendo pelo seu amadurecimento.

Os dilemas religiosos são maravilhosos. A forma de como Uhtred circula entre a religião nórdica-saxã e a cristã é primorosa. Chega um momento que realmente o seu pensamento sobre os deuses se torna nula, mas sempre fica aqueles resquícios que nos fazem acreditar naquilo que nós foi passado sobre aquelas "fábulas" de deuses e semideuses.

Os combates são demais! Nunca li um livro com tantos detalhes sobre batalhas, com conflitos que te fazem "participar" deles. Parece que você está no campo de batalha e consegue "enxergar" os movimentos dos combatentes ali.

A história de Uhtred é muito cativante. Cada personagem tem profundidade e o autor te faz apaixonar por cada um deles. Uma obra repleto de emoções, grandes batalhas, conflitos políticos e religiosos, alguns extremamente engraçados e outros que te fazem chorar.

Luís Gustavo 11/06/2020

Excelente!
Esse volume nos introduz na história que será explorada nos 10 volumes seguintes: o caminho de Alfredo para se tornar Alfredo, o Grande. Por ser uma ficção histórica, o autor narra um processo histórico usando personagens fictícios mesclados a outros que existiram de fato.

Cornwell escreve muitíssimo bem, com descrições boas e comedidas. A narração das batalhas te coloca no meio dos conflitos e te enchem de angústia.

Esse primeiro volume traz um Uhtred imaturo e impulsivo com diversos personagens bem diferentes ao seu redor.

Recomendo muito a leitura.

Milie0 20/01/2023

O destino é tudo
A construção do livro é riquíssima em detalhes já que conta com fatos históricos e a mistura com personagens fictícios deixa tudo melhor.

A infância do Uhtred entre os dinamarqueses é incrível, para mim é o melhor desse livro o Ragnar foi a melhor coisa q aconteceu com ele já q ele teve o amor de pai e achou uma família entre eles.

Mas seu coração pertence a Nortumbria e o seu destino tende a querer isso, vamos acompanhar sua jornada pra reconquistar o que é seu por direito de nascença mas no caminho acompanharemos batalhas épicas, intrigas e estratégias.