Moletom

Moletom Julio Azevedo

Resenhas - Moletom

Nana 08/12/2023

O livro é interessante e tem uma proposta legal. Mas acredito que poderia ter desenvolvido mais. Apesar disso, recomendo

dearelledream 03/12/2023

Um livro para refletir.
Moletom é um livro super bem criado para fazer as pessoas refletirem sobre como são suas vidas e como estão vivendo. De primeira impressão, achei que ia ser um clichê, mas a leitura foi desenvolvendo de forma fluída e satisfatória. Confesso que, me despertou muitos sentimentos e o final me emocionou demais. O livro é pequeno, mas é uma história que te prende e te deixa feliz. O autor abusou de todos os meios para criar uma história com identidade e o fez muito bem!! Este livro é para pessoas sensíveis e que ainda possuem esperança e encontrar um amor que dure. E também para pessoas que acreditam na simplicidade do acaso. Simplesmente cinco estrelas, simplesmente, perfeito!!

Jairo_books 24/11/2023

Poderia ser melhor.
É um livro que começa bem, ele é bem bonito visualmente por ter algumas partes ilustradas pelo próprio autor. Na história somos apresentados a Pedro que está começando uma nova vida, ganhamos pouquíssimo contexto de quem ele é, sobre as coisas que ele passou e o que ele quer da vida como escritor. No começo nos mostra quem são as pessoas da sua vida e o que ele procura mas depois que ele conhece o Lucas, o seu par romântico, todo o resto é descartado e so fica focando nele.

Na minha interpretação a obra foi uma carta escrita do autor para ele mesmo, eu senti que ele tava contando uma experiência que ele passou, algo que ele sentiu e que foi até romantizado até. Sobre quem é o Pedro a gente não tem uma grande descrição sobre como ele é, como se o autor não tivesse se preocupado com isso pois sentiu que pra pessoa que ele dedicou o livro (no caso ele mesmo) isso não era relevante.

Eu achei que o romance até certa parte tava indo bem, até metade do livro onde tudo começa a desandar, porque ele se aprofunda muito rápido, faltou uma conexão, eles se aproximaram tão rapidamente e eu não vi motivo para isso. Como disse anteriormente, para mim foi algo que o autor viveu e ele romantizou a relação, dando explicações do pq a outra pessoa agiu assim. Temos até o ponto de vista do Lucas e é como se ainda fosse o Pedro escrevendo.

Mas apesar de tudo é uma história boa até, tem momentos que a gente reflete, tipo algumas coisas são exageradas, explicações filosóficas do nada bem fora da realidade que não aconteciam na vida real ficando bem fora da realidade, além dos assuntos principais não serem explorados, mas dou desconto porque o ator tinha 18 anos quando publicou o que é um grande feito mas acho que faltou maturidade em algumas partes.

Resumindo, é uma boa história, um livro bom para se ter em ambientes escolares, que foi onde eu peguei esse livro, mas faltou o desenvolvimento, realismo e explicação. Mas gostei de abordar a questão da homofobia, mesmo não sendo o foco.
Gossipbooks0 24/11/2023minha estante
Uau, eu amei a sua analise. Apesar de você próprio disse que faltou mais contexto, confesso que me deixou curioso e com vontade de ler esse livro...

Jairo_books 11/12/2023minha estante
Tu leu amg??

Maktubb 24/11/2023

.....
Euuuuuuuu ameiiiiiiiiiiii,juro nn sabia q era gay mais mn chorei mt com o final sério, meu coração morreu.

Livia Sabiny 23/11/2023

Fofo.Lindo.Caprichoso.Bem feito...
Um livro curto e bem escrito,cheio de sentimentos.Julio Azevedo fez um sentir tristeza quando terminei de ler,queria mais páginas para ler a história de Pedro e Lucas.
Leio,releio, não me canso de sentir o conforto que as palavras,que os desenhos, quadrinhos e a história me trazem....

Gabs171 18/11/2023

Moletom
Apesar de ser um livro curto, demorei um tempo considerável pra terminar de ler. Moletom conta a história do Lucas e do Pedro, duas pessoas aleatórias que acabam se conhecendo em um dia chuvoso, no café onde Lucas trabalha. Eu me interesso por esse tipo de romance, e estava engajada pois já li "Um Milhão de Finais Felizes", que é um dos meus livros favoritos, e percebi algumas semelhanças... Mas me decepcionei de certa forma, principalmente com a rapidez com que tudo acontece. confesso ter um pouco de preconceito com romance relâmpago. Apesar disso, o livro é rico em momentos que fazem refletir, trechos inspiradores e poéticos, sem contar com as ilustrações que são maravilhosas. Creio que se eu tivesse pegado esse livro e lido de uma vez teria aproveitado mais, mas como eu disse antes, a velocidade dos acontecimentos me desanimou um pouco. Será que eu sou desacreditada do amor? Ao mesmo tempo entendo que esse deve ter sido o propósito, uma obra curta, porém marcante e tenho certeza que é um livro com que muitas pessoas se identificam, assim como eu (mesmo que eu tenha tido uma inveja boa da relação desses dois, uma conexão com alguém - Kaukokaipuu - que eu ainda não tive a oportunidade de sentir nessa vida). Enfim, recomendo a obra pra quem busca um romance sem grandes turbulências.
"[...] sempre tive a companhia de plantinhas desde a minha infância. Cuidar delas e vê-las crescer, mesmo que em ritmos diferentes umas das outras, é uma metáfora que sempre gostei de levar comigo, pois sei que, independente de quanto tempo demore, no final elas sempre vão florir do mesmo jeito." :)

Manuca1 18/11/2023

Gente, que livro fofinho, sério.
Surtei em diversos momentos, sim. Ainda acho que esse livro dá um certo quentinho no coração? Sim também.
Eu acho que teve umas falhas no desenvolvimento do livro, mas a leitura é bem fluida, eu amei

Carol :) 02/11/2023

Poético.
Um amor poético, amável, confortável e muito mais.
Quando peguei esse livro para ler eu já esperava que fosse gostar, mas após ler eu posso dizer que amei! Supriu muito mais das minhas expectativas!
Pedro é um garoto escritor, comum, espetacular, acho que tudo nele me agradou muito, até o seu constante medo de tudo, ele é um personagem do qual você cria um afeto e se apega muito, como se fossem conhecidos!
Lucas é um querido, amável, carinhoso, eu o pediria em casamento se ele fosse hétero (e existesse)!
O livro trás questões reais de uma forma leve, não deixando tudo massante. A ideia de misturar a história com quadrinhos deixa tudo mais incrível!
Este é um livro que do começo ao fim eu amei, o único problema é que ele é muito curto e eu poderia ler 600 páginas dessa história tranquilamente. :)
"De tanto observar o mar pela janela, nunca aprendi a nadar." - Pedro.

Steffis 13/10/2023

Uma paixão simples.
A simplicidade desse livro é impressionante!

eu sinto em dizer que os acontecimentos são rapidos demais, o que faz os personagens parecerem... emocionados? mas mesmo assim, eu curti cada momento.

Giovanni80 09/10/2023

Bom mas fraco
É uma leitura fácil, de se acabar em poucas horas. É uma história boa e envolvente porém falta desenvolvimento, tanto da história como um todo como também dos personagens em si. Não é algo que atrapalhe a história em si, mas deixa a desejar em vários aspectos, tudo acontece muito rápido.

Berry 04/10/2023

Seu moletom
É um romance fofinho e rápido de ler, porém acho que tudo foi muito atropelado, não da pra se apegar no casal e tem muitas coisas em aberto. Não é ruim, mas não é dos melhores ao meu ver

beaaxh 29/09/2023

Nha
Foi bem interessante. A leitura é rapidinha e cheia de imagens fofas, algo carinhoso e simples.
Gostei do rumo das coisas

gabe leitor's version 22/09/2023

Esse livro é como um Moletom fino: aquece e deixa a desejar
Quando vi esse livro no estande da Alt na Bienal, achei extremamente fofo! Com ilustrações lindas, me encantei (principalmente porque estava em busca de histórias gays, e se fossem brasileiras ainda por cima, estava comprando). Porém, por ser curtinho, deixa a desejar um pouco. A escrita é boa, mas a história é um pouco mal contada. Parece mais um relato do que um livro de fato. Não que o autor seja ruim, que por sinal fez um bom trabalho nas poucas páginas de história, mas acho que faltou desenvolvimento tanto no personagem principal, quanto no relacionamento dele com o outro menino. Parecia que eu estava lendo uma transcrição de um curta de 40 minutos. É legal, ótimo pra passar o tempo, mas não empolga muito, não é tão catártico, mas vale a pena pelas lindas ilustrações!