A Quinta Estação

A Quinta Estação N. K. Jemisin

Resenhas - A Quinta Estação

Lizandra 29/10/2023

Tava com muito medo de ler esse livro e não ser tudo isso que falavam, mas desde o primeiro momento o livro entrega uma experiência única ao leitor. Demorei um pouco pra me acostumar com o tipo de narração, a verdade é que eu ficava me perguntando tempo todo pq seria daquele jeito. Todos os pontos de vista são interessantes, eu gostava mt do que tava lendo em um dos pontos de vista e quando acabava o capítulo ficava com receio e ir logo ler o próximo pq achava que não iria gostar por estar mt interessada no anterior, mas sempre me surpreendia e me via ainda mais interessada no próximo kkkk. A história em si é muito boa, de vdd, bem diferente e original, quando tudo começa a se encaixar é mt satisfatório, esse é um livro que vc tem que prestar atenção, a própria autora alerta a gente pra isso e em determinado momento quando vc lê algo e decide reler um evento que ja aconteceu e percebe oq está acontecendo de vdd, é mt louco e mt maior. Tem umas partes que achei bem pesadas, senti muito pelos personagens e isso tornou a história mais real. Terminei esse livro com muuita vontade de pegar o próximo, acho que a história ainda vai crescer muito.
Lucas1664 29/10/2023minha estante
Foi exatamente o que senti quando li na primeira vez. Ainda bem que eu comprei o segundo junto com o primeiro rsrs

Evelyn.Brena 27/10/2023

Damaya - Syenite - Essun
Esta história é contada em três pontos de vista, durante o decorrer do livro você percebe que cada um se passa em um ?tempo? diferente, e isso é só uma das partes geniais desse livro. A autora fez uma introdução ao mundo gigantesco que ela criou, cheio de tantas informações que era de se esperar que em algum momento ficasse chato ou cansativo. Não ficou!. Eu tive um medinho de começar a ler esse livro por ele ser enorme e já ter visto algumas resenhas não tão boas, acabou se tornando uma bela surpresa, fiquei encantada com tudo, amei e sofri junto os personagens. Alabaster, Hoa, Corundum.

Spoiler alert ?

Apenas uma coisa me incomodou: a motivação da Essun durante quase 600 páginas foi achar o marido, e talvez essa também seja a motivação dela no segundo livro, espero muito que não! Existe tanto a ser explorado, estou ansiosa pelos próximos livros. 5 ?? + ??

Madu_o 24/10/2023

MUITO BOM
Ja li faz alguns dias ent não sei mais muito o que comentar kkkkkk mas o livro é muito e me deixou com muita vontade de ler tudo o que essa autora ja escreveu

Douglas 14/10/2023

5 Motivos (e um extra!) para ler "A Quinta Estação"
Resenha também disponível no meu Instagram literário: @doug_reads

"Até a pedra mais dura pode se fragmentar. Só é necessária a força certa, aplicada na juntura certa de ângulos. Um fulcro de pressão e fraqueza."

1) Um cataclisma em forma de prólogo
Prepare-se para um dos prólogos mais diferentes e devastadores que você vai ler. Logo de cara um evento cataclísmico abala o mundo, e a forma como esses eventos são narrados pela N. K. Jemisin te deixarão sacudidos, tamanha sensação de estar perdido no meio de acontecimentos sem muita explicação concreta e de contexto, visto que a leitura recém começou.

2) As várias semelhanças com a nossa realidade
Você verá muitas semelhanças em termos de elementos presentes no dia a dia dos personagens com o nosso próprio mundo. Entretanto, não existem pontos em comum mais gritantes do que as diversas pautas sociais que são brilhantemente criticadas pela autora por meio das atitudes de seus personagens e da forma como a sociedade se organiza e trata seus indivíduos. Com certeza você perceberá muitas semelhanças culturais e sociais com nosso passado e presente.

3) Personagens únicos
Damaya, Syenite, Essun, Alabaster, Hoa, Tonkee, Schaffa e Innon são personagens interessantíssimos e muito distintos entre si. Cada um possui sua própria força, bem como complexos, traumas e características que são totalmente explicadas por meio de tudo que aconteceu com cada um e de suas realidades perante o mundo. Há, inclusive, muita crítica a pautas sociais nessas características, portanto espere muita verossimilhança nos personagens.

4) Mitologia
A Orogenia, poder de manipular a energia do planeta, é o pilar da mitologia em A Quinta Estação. Tal habilidade pode não apenas rachar as estruturas do mundo (literalmente!) como também moldar quase que totalidade da mentalidade dos povos de Quietude (o supercontinente onde se passa a história). Ao longo das páginas, este poder é não apenas explicado como habilidade, como também uma característica a ser temida e marginalizada por aqueles que não a possuem.

5) A narração
N. K. Jemisin ousa em A Quinta Estação ao mesclar diferentes focos narrativos para os pontos de vista de seus personagens - por exemplo, a narração em segunda pessoa é a maneira escolhida para os capítulos focados em Essun. Há uma razão para tal estilo de escrita, mas o uso dela, por si só, traz um requinte descritivo potente aos sentimentos de Essun enquanto ela percorre seu caminho.

Extra) Reviravoltas não faltam
Prepare-se para ser surpreendido com reviravoltas e revelações impactantes. Diversos detalhes e pistas são sutilmente distribuídos ao longo da história, de modo que o leitor passa a desconfiar de algumas questões narrativas e de enredo - e que, ao serem reveladas, causarão muita surpresa e euforia para ler mais.

site: https://www.instagram.com/p/Cn915EyL32d/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Marli 05/10/2023

Uma história fantástica, bem escrita e interesante!!!
Essun sofre muito e perde muito ao longo de toda a história!
Gostei da leitura!!!

Luanabookclub 04/10/2023

Primeiro da serie
Trilogia Terra Partida!!! N.K Jenkins

? A quinta estação começa com um primeiro livro escrito de uma forma poética que se mantém durante toda a série, porém tive um choque com essa escrita e com a forma que ela optou para contar essa história. Achei difícil, cheio de termos e nomes de personagens difíceis e muita coisa que ela não explica. Mas não espere isso dessa autora, ela não mastiga as coisas pra gente, ela te envolve em algo desconhecido e com coisas que só serão explicadas no último livro. Teve um plot no final que não descobri.

livronaesquina 14/09/2023

Minha nova fantasia preferida
Vencedor do prêmio Hugo em 2015, A Quinta Estação é uma obra-prima.

Essun acaba de perder o filho e sente que seu mundo está acabando, a única coisa que a mantém minimamente sã é o fato da filha ainda estar viva e desaparecida.

Mas não é só o mundo de Essun que está acabando, o mundo onde ela vive também está. A Quietude é um grande continente governado por leis naturais e humanas muito diferentes das nossas. Nele existem os orogenes, humanos capazes de usar o poder da terra (de abalos sísmicos e vulcões, por exemplo) e a controlar.

Quando acontece algum tremor muito grande ou um vulcão entra em atividade, pode começar uma série de acontecimentos na atmosfera do planeta, o que torna a vida nele muito difícil. Esses momentos são chamados de Estação.

Tinha muito tempo que eu não lia uma fantasia tão boa. Esse livro me fez relembrar o que esse gênero tem para oferecer e como ele pode ser potente em transmitir a mensagem que quer.

Usando um mundo fictício, N K Jemisin refletiu perfeitamente as complexidades de nosso mundo. Como subjugamos os diferentes e criamos sistemas inteiros para impedir que eles se rebelem.

A construção de mundo é impecável, a escrita, a construção dos personagens, a forma que a autora escolheu contar essa história, tudo é incrível. E quando vc acha que a autora não podia ser mais genial, ela vai lá e te surpreende com a capacidade de criar enredos muito bem amarrados.

Nem uma palavra nesse livro é atoa, tudo é proposital e maravilhosamente bem interconectado.

O mais genial de tudo pra mim, foi como ela foi seguindo 3 personagens, contando ao mesmo tempo essas 3 histórias e junto com isso mostrando como o mundo funciona, de forma bem lenta e com propósito, levando o leitor a vivenciar cada etapa da vida dessas personagens.

As relações entre os personagens são tão complexas quanto a construção de mundo. Uma história muito madura e difícil de encarar, onde os personagens são muito feridos e não conseguem superar.

Não é uma história feliz, te deixa bem desesperançoso, mas, ao mesmo tempo, curioso e querendo que Essun consiga encontrar a filha e ter um pouco de paz.

Beatriz 10/09/2023

Que história foda.
Pprt, isso é provavelmente umas das 3 coisas mais interessantes q eu já li na minha vida (e talvez A mais interessante).
Não teve um ponto da história em que eu não estivesse ABSURDAMENTE curiosa pra saber oq viria em seguida, que livro INCRÍVEL.
Personagens interessantíssimos, história absurdamente interessante, sistema de magia interessante, sociedade interessante. Tudo nesse livro é absurdamente interessante (desculpe por ter repetido essas palavras tantas vezes, mas é necessário) e sempre te deixa curioso e instigado com os acontecimentos.

Eu descobri um dos plots do livro bem no começo mas mesmo assim não atrapalhou minha leitura, da pra dizer que até melhorou um pouco.
Com toda certeza lerei os próximos, e estou ansiosa por isso.

Kari 10/09/2023

Excelente começo de triologia
"É um dom se nos tornar melhores. É uma maldição se deixarmos que nos destrua."

Eu sou burrinha pra fantasia bem elaborada, então teve coisas que eu não compreendi mesmo lendo com muita calma e é o primeiro livro da triologia então ainda tem muito o que desenvolver. A escrita é inteligente, relativamente fluída e a forma de narrar é única. As reflexões e os dramas são executados com habilidade e envolve fácil o leitor. Me apeguei um pouco a protagonistas, sofreu muito e ainda está tentando entender essa nova e desconhecida fase na sua vida. Espero poder terminar a triologia esse ano.

Nelson.Rattacaso 09/09/2023

N.K. Jemisin, o que você fez ?!
Meu Deus do céu, eu não sei nem por onde começar essa resenha... Mas vamos lá.

O primeiro livro da trilogia "A terra partida: livro 1 A quinta estação" é algo diferente de tudo o que já li nesses anos de leitor. Nas primeiras páginas, esse livro era uma total incógnita, não sabia se era um livro de fantasia ou de ficção científica, mas com o passar das páginas, pude observar que esse é um livro que mistura a fantasia e ficção científica com pura perfeição.

Devo dizer que não é um livro onde você já vai saber todas as respostas e sacar de cara o que a autora quer que você entenda, ela vai brincar com a sua mente de tal forma, que você é capaz de surtar com tantas teorias que vai criar.

Para mim, o ponto onde esse livro chega ao nivel de gênial é na escrita e no modo de a autora vai conta-la , ela vai brincar com você e fazer você questionar muitas coisas, como: onde essa história vai dá ?, Quem são essas personagens ? Elas vão se encontrar? É aí meus queridos, que dá metade para o final, vocês vão ver que ela estava te enganando o tempo todo.

As personagens e a história que envolve elas são maravilhosas, e Plot Twist que elas tem chega a ser babilônico de tão bom e bem construído que é.

É um livro para quem gosta de fantasia/ficção científica, não é um livro fácil de ler de início, mas com o tempo você vai pegando o jeito e se afundar nesse mundo maravilhoso criado por essa brilhante autora.

Paulolins 07/09/2023

Eu achava que iria adorar? mas fui me perdendo na história, cada vez mais confusa e menos clara.

Quase desisti várias vezes? terminei com a sensação de que poderia ter aproveitado mais se tivesse alguma explicação sobre esse vasto universo.

Juju 04/09/2023

Inovador e revolucionário ?
Eu ainda estou abismada com a qualidade desse livro, a construção do mundo é absurda de tão boa, a personagem principal é incrível, tridimensional, profunda, a gente sente oq ela sente e é mt bom acompanhar seus pensamentos. Eu amei os personagens secundários, a ambientação, os "sub-plots" q moveram a história e aquela constante sensação de q sempre tem algo maior por trás.
Em resumo eu amei demais o livro, adorei a escrita da Jemesin e quero ler tudo q ela ja escreveu. Esse livro foi refrescante e renovou meu amor pela fantasia q ultimamente só parecia sempre mais do mesmo.

Nathiê 20/08/2023

Atordoada
Você participa desse livro. É você quem anda, quem sabe, quem erra.

Fiquei atordoada, PORTANTO? amei!

Serio. NKJEMISIN vai te deixar fora do eixo (pegou a referência?), vc não vai entender nada e vai amar!

Bia 16/08/2023

A quinta estação
É assim que o mundo termina. Pela última vez.

Três coisas terríveis acontecem em um único dia: Essun volta para casa e descobre que seu marido assassinou brutalmente o próprio filho e sequestrou sua filha. Sanze, o poderoso império cujas inovações têm sido o fundamento da civilização por mais de mil anos, colapsa frente à destruição de sua maior cidade pelas mãos de um homem louco e vingativo.

E, no coração do único continente, uma grande fenda vermelha foi aberta e expele cinzas capazes de escurecer o céu e apagar o sol por anos. Ou séculos. Mas esta é a Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes - aqueles que empunham o poder da terra como uma arma - são mais temidos do que a longa e fria noite. E onde não há compaixão.

Le 15/08/2023

Incrível
Que mundo fantástico e real que a autora construiu.Em cada diálogo que existe, da para ver os lados controversos de quem está contando. Amei completamente como a história foi oferecendo os pedaços e como fizeram sentido para a protagonista.