O poder dos quietos

Susan Cain

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pâmela 04/06/2022

Bom livro, dá até dicas para os introvertidos
Gostei bastante do livro, dá espaço para autoavaliação, tem várias dicas para quem é introvertido em como agir em várias situações. O livro me trouxe reflexões/lembranças de comportamentos que já tive, me mostrando que muitas coisas foram devido à minha introversão. Gostei muito que tem várias histórias para exemplificar, além dos vários estudos que a autora mostrou e referenciou no final do livro. Com certeza valeu a leitura, já tenho planos de ler novamente no futuro, principalmente se for ter filhos introvertidos, pois no último capítulo há várias dicas.

Joao 21/03/2022

O norte e o sul do temperamento
No final do livro, em uma das notas de agradecimento, a autora diz que o livro é sobre a introversão vista de um ponto de vista cultural. E acredito que não tenha uma frase melhor para descrever essa leitura. Crescemos e vivemos em um mundo onde a introversão é vista como negativa, algo a se melhorar.

Susan nos mostra, provando por A + B, de diversas forma, que não é assim que a banda toca. Da mesma maneira que um extrovertido recarrega suas baterias sociais indo à festa e buscando outros tipos de diversão, ao mesmo tempo, tá tudo bem os introvertidos passarem mais tempo em casa curtindo e fazendo as coisas que mais os agradam. E não tem nada de errado com isso.

O que mais me chamou atenção na leitura foi que toda ideia apresentada tinha sua explicação detalhada, cheia de exemplos e experimentos sociais de especialistas. Desmembrando os problemas, ou chegando até a sua origem, conseguimos descobrir o ponto falho.

Foi uma leitura muito acrescentadora, extremamente necessária para mim. É um livro interessante para os dois lados, para os introvertidos e extrovertidos. Pois em nossa trajetória, sempre iremos cruzar com esses estilos de personalidades no nosso caminho, e saber lidar da melhor maneira acrescenta muito na relação.

"Um alerta sobre a importância da introspecção e dos momentos de solidão numa era de incessantes retuítes, postagens e curtidas. Excelente."
- CNN.com

iara 20/02/2022

Livro sobre introvertidos
Livro baseado em vários estudos que explicam o comportamento dos introvertidos e a sua dificuldade de viver num mundo que supervaloriza a extroversão

mitapirema 24/06/2020

Um livro que TODOS deveriam ler!
Um dos livros mais importantes da minha vida! Sempre me questionei sobre os muitos porquês da minha existência. Ao longo tempo, por me posicionar na sociedade de forma tão destoante dos padrões, achei que havia algo errado comigo. Então nas páginas desse livro não só aprendi que não era o único que se sentia assim, como encontrei respostas para todos os meus porquês! Hoje aceito quem sou sem receios de culpa ou vergonha, e orientado pelo auto-conhecimento faço escolhas melhores. Aprendi que a introversão é meu super-poder!

Vinicius.Pedrosa 07/02/2020

Ótimo
O livro mostra bastantes em exemplos e dicas como as pessoas são diferentes e conseguem se impor e crescer da melhor forma, ensina a ver o lado bom da introspecção e que pode ajudar em alguns momentos assim como lidar com essas pessoas quando em família.

Enry 22/09/2019

Desvendendo o temperamento dos quietos
Susan Cain faz um excelente trabalho nos apresentando a dinâmica que existe entre a introversão e a extroversão. Ela nos mostra como que a extroversão se tornou o modelo padrão e foi fomentada na sociedade ocidental, também como que essa ideia é perpetuada pelas instituições. No meio do livro o assunto fica um pouco arrastado, mas não menos interessante, quando é abordada a questão de temperamento, DNA, e ambiente familiar na construção de nossas personalidades. A terceira e última parte do livro foi a minha favorita, onde assuntos de ordem mais rotineira ilustram a tentativa de Susan em equilibrar essa balança que atualmente tende de maneira desproporcional pro lado das pessoas extrovertidas. Vale muito a pena para quem quer entender a diferença entre introversão e timidez e encontrar respostas para comportamentos que são vistos com aversão.

Leilane 07/09/2019

Relação de amor e ódio.
O começo do livro foi sensacional. Descobri muito sobre mim mesma, uma introvertida clássica. Foi legal ver alguém dizer "tudo bem querer ficar sozinho para recuperar suas energias". No entanto, o livro perdeu um pouco do apelo pra mim a partir do momento em que a autora alfinetou duas grandes referências minhas: Dale Carnagie e Tony Robbins. Como se fosse errado querer melhorar as habilidades interpessoais, a oratória. Em alguns momentos, me incomodava esse lado da crítica aos extrovertidos. Achei que o livro puxa DEMAIS para as vantagens dos introvertidos (sim, eu sei que é justamente esse o propósito de falar sobre o PODER dps quietos). Mas tornou a leitura cansativa. Voltei a gostar mais para o fim do livro, em que ela dá mais exemplos do que introvertidos e extrovertidos podem aprender uns com os outros.
De forma geral, recomendo a leitura. O começo já vale. Mas não vai para os favoritos, bem longe disso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5