H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

giu 14/08/2020

Um tanto quanto decepcionante para mim
Dou 3 estrelas para a minha experiência, não para a edição, já que a Darkside nunca peca.
Comprei o livro todo cheio de expectativas por sempre ter ouvido muito bem sobre o autor e sua importância e influência na cultura pop. Seus contos inspiraram diversas historias, desenhos e até musicas que eu amo desde pequeno, logo estava super empolgado para me aventurar pelas páginas desse terror cósmico.
A "decepção", chamemos assim, foi em notar a prolixidade do autor logo de cara. Claro que isso não é um defeito ou um problema em si, por isso coloquei "decepção" entre aspas, pois é algo pessoal meu. Uma escrita demasiadamente prolixa, para mim, tira qualquer imersão que eu pudesse sentir ao ler a história. No geral eu posso estar achando interessante o que eu estou a ler, mas o excesso de detalhes me deixa consideravelmente entediado.
Outra coisa que não gostei, e é de novo algo pessoal, é que os contos não tem um início e muito menos um fim propriamente dito, então eu termino o conto cheio de perguntas como: tá, mas.. o que acontece agora? Fica por isso mesmo?
É possível que eu não tenha maturidade o suficiente para apreciar com propriedade a grande obra que são os contos de H.P. Lovecraft, sim é possível. Mas como enfatizei algumas vezes nesta resenha, esta é só a minha opinião, a opinião de um leigo que tentou se aventurar no terror cósmico lovecraftiano e acabou não se divertindo nem se interessando tanto quanto esperava.

Andre.Gbur 24/08/2020

Envolvente
Está edição da Darkside nos traz alguns dos contos de um dos precursores do terror, junto de várias anotações de rodapé para matar nossas curiosidades dos contos assim como várias curiosidades referentes ao Lovecraft e até mesmo parte de suas anotações que deram origem aos contos. Nesses contos podemos conhecer algumas das criaturas criadas por H. P. Lovecraft e nos aprofundar em suas criações. Os contos possuem personagens ou objetos ou locais que acabam interligando um a outro, nascendo um universo do sobrenatural.

Jana 26/08/2020

Medo?
Esse foi meu primeiro contato com a obra do Lovecraft e estou decepcionada! Não achei nada de tão aterrorizante e dessa seleção de contos o único que me fez ter apreensão e ficar curiosa querendo ler rápido foi o ?Herbert West: reanimator?, os outros todos são arrastados, chatos, desinteressantes e descritivos demais. Ainda mais depois que eu descobri sobre ele ser racista, minha vontade se foi mais ainda. Eu tenho mais um Box com 3 contos dele para ler, mas vamos ver se vou conseguir.

Rafael 03/09/2020

Embora se apresente numa edição impecável, como é de praxe da Darkside, essa antologia deixou e muito a desejar na escolha dos contos que a compõem – ou o próprio autor é simplesmente isso: incapaz de instigar o medo, de causar impacto com o universo apresentado, resta decepção à repetição.

O Chamado de Cthulhu é um conto enfadonho, repetitivo ao extremo, cansativo e de pouco horror, enquanto a história do Necronomicon, que permeia grande parte do livro, é rasa e insuficiente. A única história que me chamou a atenção foi Hebert West: Reanimator, mas é evidente que o autor bebeu muito de outras fontes, além de ser muito repetitivo e cansativo, já disse isso?!

Lu 07/09/2020

Decepcionada...
Foi o único livro desse ano que eu não consegui terminar. Leitura arrastada, não tem nada de medo, contos sem graça. Só salvou o designer/capa que está sensacional! Darkside sempre arrasando!

flaviathaiss 07/09/2020

Um mestre!
Eu achei o livro demais! Muito bem organizado como só a Darkside sabe fazer. Não dou 5 estrelas por "Nas montanhas da loucura" que estava com uma expectativa muito grande e não foi atingida, foi bem difícil ir até o fim de Nas montanhas da loucura, a história é densa, lenta, esticada, extremamente detalhada, com muitas referências geológicas (inclusive é onde da pra perceber o fascínio de Lovecraft por geologia e arqueologia), achei uma leitura complicada e não gostei, os fãs dessa história que me perdoem kkkkk talvez eu não tenha lido num bom momento, penso em reler futuramente e ver se mudo de opinião. Achei interessante saber de outras histórias que eu não ouvia falar muito, e que eu gostei demais como "Herbert West: Reanimator" que com certeza é minha favorita "Ajudem-me! Afaste-se, seu pequeno demônio maldito de cabeça amarela - mantenha essa maldita agulha longe de mim!" p.75, e o cagaço? Kkkkk, "Dagon" também que apesar de ser curto é muito bom, "A cidade sem nome" é sensacional, aquelas que fazem a cabeça explodir né kkkkk "Cão de caça" também é foda, marquei vários trechos que me deixava surtada como esse "Mas depois de três noites ouvi novamente o latido, e depois de uma semana eu sentia olhos estranhos sobre mim sempre que escurecia" p.110, cê tá doido! E "Deus! Se você pudesse ver o que estou vendo!" p.96 de "O depoimento de Randolph Carter", uma história curta e aterrorizante, também gostei de "O chamado de Cthulhu" mas esperava mais da história, e acho que a leitura de "A sombra vinda do Tempo" foi prejudicada por mim mesma pós ler "Nas montanhas da loucura" kkkkkk preciso reler em outro momento também. Os extras do livro são demais e acho que muito importante pra quem quer conhecer mais sobre Lovecraft e seu mundo, as influências, referências, sua vida, os achados raros, fiquei muito empolgada lendo e imaginando Lovecraft em Providence de onde se inspirava. Livro recomendadissimo, e no aguarde do volume 2!

David 13/09/2020

Sentimentos conflitantes
Desnecessário falar sobre a beleza e o esmero costumeiro das edições da Darkside Books. O volume é belíssimo. ?? Agora... Ler Lovecraft, assim como os contos de seu mestre Edgar Alan Poe, é uma tarefa desafiadora. Posso salientar o brilhantismo do criador do Cthulhu e sua vontade incansável de incutir o pânico e o desespero em seu leitor, mas, fazendo um paralelo com nossos autores queridos Machado de Assis, José de Alencar ou mesmo Olavo Bilac, fica claro que a forma com que apresentam suas obras é primorosamente rebuscada e de difícil digestão (para mim, pelo menos! ?). Chegar ao fim do conto "Nas Montanhas da Loucura" foi ex-tre-ma-men-te penoso e achei que não valeu a pena ralar meu cérebro pra concatenar todas aquelas orações chatas e sentir só um "tiquim" de medo... As adaptações para os quadrinhos ou para o cinema são uma receita bem mais palatável para se deleitar com o horror que, a princípio, deveria ser o item mais observável das histórias. Colocando isso de lado, o universo Lovecraftiano é fabuloso e não vou me cansar de consumi-lo. Vou ler de novo a HQ do Gou Tanabe pra tirar o gosto ruim da boca. ?

Albeli 15/09/2020

Não deu medo!
O primeiro volume compilado de contos de Lovecraft da editora Darkside traz uma escrita bem elaborada e tramas intergaláticas que misturam suspense e terror. Achei que " O Chamado de Cthulhu" daria medo, porém não me impressionou tanto. O conto que mais gostei foi "Herbert West: Reanimator" que beira ao absurdo e é muito interessante! O volume é perfeito e traz muitas informações sobre o autor que nos ajudam a entender sua escrita. Para quem gosta de suspense e terror com uma grande quantidade de monstros essa é uma ótima escolha!

Gu 17/09/2020

Lovecraft, o gênio! Mas peraí...
Meu primeiro contato com a literatura de Lovecraft foi um misto de admiração e "nhé".

Essa edição maravilhosa da Darkside apresenta alguns contos ótimos, alguns bons e alguns ruins, mas no todo, faz uma boa apresentação sobre quem é o autor, seu estilo e os famosos mitos de Cthulhu.

As repetições de temas e situações são a marca do Lovecraft, e isso pode causar confusão quando se lê um livro com vários contos consecutivos, principalmente as histórias dos mitos de Cthulhu que em alguns níveis pode-se dizer que se encontram.

"Nas Montanhas da Loucura" e "A sombra Vinda do Tempo" são contos desnecessariamente longos e repetitivos, mas valem pela expansão da mitologia incrível.

Dagon e A Cidade Sem Nome foram os meus contos favoritos.

Infelizmente o autor não viveu o suficiente para criar uma uma mitologia que fizesse sentido no todo, então o que nos resta é criar sentido e conexões entre as histórias, mas isso pode ser bastante interessante.

Alex 17/09/2020

Genial e... Redundante
Não me entendam mal, é inegável que H.P Lovecraft é um dos autores mais influentes do século XX, mas o meu primeiro contato com sua obra varia do genial ao tédio. Comecei a edição espetacular da Darkside num hype absurdo, "Dagon" é um dos melhores contos do autor. Mas, conforme continuei a leitura, vi que sua obra não tinha mais nada de novo. Sempre se desenvolvendo a temática da mesma forma e com a mesma abordagem os contos "Nas Montanhas da Loucura" e "A Sombra Vinda Do Tempo" foram um tédio quase que completo porque eu já sabia o que esperar, senti falta de uma abordagem diferente, como em "O Chamado de Cthulhu" e as primeiras 40/50 páginas de "Nas Montanhas Da Loucura" que plantam um mistério instigante mas depois volta ao território familiar. Enfim, ao final, fico com os contos mais curtos do autor. Meu top 3: "Dagon", "O Chamado de Cthulhu" e "O Cão de Caça"

Luiz.Machado 18/09/2020

A obra de H.P Lovecraft, nos traz o horror sutilmente nos jogando em um emaranhado até que estejamos presos na história, é no final de cada história sempre querendo mais.

Gabes 19/09/2020

Esse livro foi minha primeira experiência com Lovecraft e vejo agora que foi uma escolha acertada, todos os contos são incríveis, além de incluir artes com ideias dos monstros e extras como: cartas, passos do autor e etc.

Patrick 19/09/2020

Lovecraft um dos grandes nomes do terror, é considerado o pai do horror cósmico. É um ótimo livro, com um bom acabamento e belas imagens. Particularmente meu conto favorito foi o Nas montanhas da loucura..

Ana Paula 20/09/2020

Lovecraft
Meu primeiro livro do autor. Demorei a me adaptar a sua maneira de escrita e excesso na sua linguagem.
Vou dar minhas notas para cada conto:
Dagon:3,0
A cidade sem nome: 3,5