H.P. Lovecraft

H.P. Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Ana Paula 20/09/2020

Lovecraft
Meu primeiro livro do autor. Demorei a me adaptar a sua maneira de escrita e excesso na sua linguagem.
Vou dar minhas notas para cada conto:
Dagon:3,0
A história do Necronomicon: 3,0

Biel 123 22/09/2020

Rodrigo.Romanus 30/09/2020

Espera mais
Fiquei bastante decepcionado, esperava muito mais. A edição é linda mas os contos são confusos, linguagem prolixa, excesso de adjetivos. Gostei do conto Herbert West ? Reanimator e só.

Debora957 06/10/2020

Sempre ouvi falar com muita aclamação do HP Lovecraft, meu primeiro contato foi com essa edição da DarkSide, a edição é lindíssima, como tudo que a editora se propõe a fazer, mas as obras do autor foram decepcionantes... sempre a mesma narrativa sustentando quase todos os contos, sempre detalhes sobre geologia para validar elementos de tempos muito remotos nas histórias, coisas verdes e fedidas, ervas daninhas e um homem branco superior e mais sábio que todos. Em um dos contos ele diz que um lutador de boxe negro parece um gorila.

Tainá 19/10/2020

Medo Clássico
Talvez por não estar acostumada com livros de contos de terror foi uma leitura um pouco difícil para mim.
Possui alguns contos bem tediosos, porém tem outros que realmente te prendem e deixam com medo.
Os meus prediletos foram os que abordavam sobre o Cthulhu e outras criaturas antigas, pois, além de assustar um pouco, também incentiva a criatividade ao te fazer imaginar sobre as civilizações antigas dessas criaturas e até mesmo questionar se seria possível a existência delas.
Confesso que foi um livro que me forcei a ler para não abandonar, mas que acabou valendo o esforço.

Madu | O corvo livros 21/10/2020

Sou fã dos trabalhos do Lovecraft, mas talvez essa não seja a melhor coletânea, mesmo tendo o conto mais conhecido, "O chamado de Cthulhu", que reli junto com Dagon.
Dos inéditos (para mim) os que mais gostei foram os contos "Herbert West: Reanimator" e "Nas montanhas da loucura". O primeiro por ser mais próximo do terror propriamente dito e o segundo por ser muito bem escrito e trabalhado na ficção científica, apesar de um pouco longo e descritivo demais.
Não curti o último, "A sombra vinda do tempo", já os demais foram legais. Enfim, para primeiro contato com as obras do autor eu não recomendo muito essa edição que apesar de linda e bem trabalhada só traz um dos contos introdutórios, lembro que meu primeiro contato foi com uma edição de bolso da Martin Claret e eu gostei muito.

A nota é o resultado de uma média das avaliações individuais de cada conto:

Dagon: 3 estrelas
A cidade sem nome: 3 estrelas
Herbert West: Reanimator 4,5 estrelas
O depoimento de Randolph Carter: 3 estrelas
O cão de caça: 3 estrelas
O chamado de Cthulhu: 4 estrelas
Nas montanhas da loucura: 4 estrelas
A sombra vinda do tempo: 3 estrelas

Não avaliei separadamente A história do Necronomicon porque é mais um ensaio do que um conto.

Gostei dos extras, há informações relevantes e legais, outras nem tanto. Imagino que as cartas digitalizadas dele tenham encarecido a edição, são legais, mas irrelevantes porque nem dá pra ler.

Pedro.Yamashiro 30/10/2020

Muito bom!!
Primeira Experiência com Lovecraft, edição belíssima! pena que tem poucos contos.

Obs: O Conto "O chamado de Cthsuahaj" realmente é mto bom.

Jessy 31/10/2020

Inominável
"Morto não está o que pode eternamente jazer"

Primeiramente, eu tenho uma relação de amor e ódio com o Howard, rs.

A leitura é difícil por ter muitas descrições longas, tenho que ficar muito imersa na leitura pra não me distrair, e também pela quantidade de palavras pouco conhecidas.
Tu tem que decidir, ou leva o triplo do tempo pra ler, pois vai ler um dicionário ao mesmo tempo kkkk ou tu vai na fé e entende pelo contexto (assim como eu).

Entretanto (vou colar aqui um parágrafo do livro que descreve perfeitamente o que amo nas histórias dele) "explora a insignificância humana diante da imensidão do tempo e espaço, criando entidades (inomináveis e inimagináveis) que atravessam as esferas da realidade e se manifestam indiferentes em relação a nossa existência, causando todo tipo de calamidade. Com seu gigantismo blasfemo e quase onipotência, ele nos faz sentir o medo ao encarar nossa absurda irrelevância perante o universo".

Nathalia184 31/10/2020

Cthulhu vive!
"Quem conhece o fim? O que se ergueu, pode afundar, e o que afundou pode se erguer. O horror espreita e sonha nas profundezas, e a decadência se espalha sobre as vacilante dos homens. Chegará um momento - mas eu não devo, não posso pensar! Deixe-me rezar para que, se eu não sobreviver a esse manuscrito, meus executores possam colocar a cautela antes da audácia e garantir que ele nunca encontre outros olhos."

Como parte da última leitura do mês de outubro, H.P. Lovecraft - Medo Clássico volume I traz uma coletânea com os melhores contos (na minha opinião) já escritas pelo autor, em uma edição recheada de ilustrações pavorosas, cartas e manuscritos do autor.

Os contos possuem toda a aura da insanidade e pavor causados por coisas desconhecidas, coisas que não somos capazes de explicar com palavras ou que somos capazes de enfrentar com uma mente sã.
Os contos em sua maioria são relatos científicos de homens que encontraram o inexplicável e enlouqueceram, o horror várias vezes causado unicamente pela sensação claustrofobica de estar em um lugar desconhecido do resto do mundo, cuja civilização seria incapaz de lidar com tal visão aterradora.

Parte do meu problema com a descrição das criaturas vem do fato de o autor ser abertamente racista (no conto de West, vemos o tamanho de sua aversão para com pessoas de cor). As ilustrações feitas no livro se afastam dessa descrição inicial, dando um aspecto verdadeiramente horrendo aos Grandes Antigos.

O legado mais importante deixado pelo autor foi a facilidade com que esse universo de terror cósmico pode ser expandido e como ele foi e ainda é explorado pelas diversas mídias que temos acesso hoje em dia (seja em jogos de rpg, jogos de console, séries de TV, músicas ou com os mangakás, filmes e livros).

(Uma dica para quem quiser ler os contos com uma atmosfera de horror ainda mais imersiva: pesquise no YouTube por trilhas sonoras baseadas nos contos de Cthulhu.)

Ernane 31/10/2020

Horror ancestral
H. P. mostra um horror diferente, inumano. Cosmico. Explora o horror que o homem possui de nao ser a raça mais inteligente e tb de ser uma raça fragil, e ate sugere que nao temos nem algo nem ninguem que nos proteja, como um deus.
E reduz nossa impprtancia existencial a praticamente zero, comparando com as putras raças ali visualizadas. Sem falar do ser cthullu.

Talvez o que estrague um pouco seja a inssitencia na mostragem de que as coisas sejam antigas e muito alem dos homens, palavras como eons e antigos se repetem muito. E que a descrição as vezes se confunde. Ppr ecemplo como descrever algo que nao reconheçamos, como angulos de dimensoes jamais vista pelo homem. Coisas assim acabam sendo digamos inexplicaveis, ja que somos humanos, bem como o
escritor. Rsrsrs. E o ultimo conto - a sombra vinda do tempo - pode ser interessante, que prende, porem a prolongacao excessiva tornou-o chato e repetitivo.

Lovecraft merece e muito o reconhecimento que tem. Otimo escritor.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 01/11/2020

?#EspecialHalloween?

Oi povo, eu (Cla?udia) - medrosa que sou e que na?o leio nada de terror sobrenatural - escolhi essa obra cla?ssica para celebrar o me?s do horror.

Abaixo, minhas considerac?o?es:

Vai por mim.. na?o da? medo algum ler os contos, ou eu teria pausado na primeira pa?gina. Apesar de ser mais conhecido por conta de suas criaturas mi?sticas, Lovecraft e? tambe?m um autor go?tico e quase filoso?fico, com uma linguagem por vezes formal, com palavras novas, inventadas e de difi?cil pronunciac?a?o, mas que consegue passar o desconforto de seus personagens e suas angu?stias. Adorei Lovecraft, tanto quanto Edgar Allan Poe, mestre e inspirac?a?o para o primeiro.

Sou da opinia?o que todo grande nome da literatura ganhou seu status por uma raza?o e que todo leitor - amante de livros - deveria tentar conhecer pelo menos uma obra de cada um desses ge?nios, independente do ge?nero que escrevam. H.P. Lovecraft e? um deles.

Mesmo que voce? nunca tenha lido nada do autor, ja? deve ter se deparado com a influe?ncia dele na cultura pop, seja em livros, jogos, filmes/se?ries. Lovecraft e? fonte de inspirac?a?o para diversos autores da literatura fanta?stica, como Neil Gaiman, Stephen King, George R.R. Martin etc. Bom, algo inquestiona?vel e? que esse autor revolucionou o terror, usando-se de elementos fanta?sticos ti?picos dos ge?neros fantasia e ficc?a?o cienti?fica.

A obra reu?ne 9 grandes histo?rias do horror co?smico de Lovecraft que narram o desconhecido por diferentes enredos, indo de explorac?o?es geolo?gicas, seres demoni?acos a livros dos mortos. E, o?bvio, la esta? o seu famoso monstro, Cthulhu.

Como leitora de primeira viagem do autor, super recomendo essa coleta?nea de contos nessa edic?a?o lindi?ssima que faz parte do selo Medo Cla?ssico da editora.

E, ai?? Ja? leu algo do H. P. Lovecraft?? Ficou curiosa(o)?? Medo vc na?o sentira?

Lukedo 01/11/2020

Uma ótima escolha pra iniciantes em Lovecraft, e definitivamente uma edição linda pela Darkside, porém senti falta de alguns contos fundamentais, como A Cor que Caiu do Céu ou Sussuros na Escuridão. Apesar disso, ótimo livro para quem quer se aprofundar mais no escritor.

Di 03/11/2020

Bom!
Gostei muito da mitologia envolvendo as criaturas que foram desenvolvidas por HPL, embora tenha gostado mais de alguns contos, do que de outros.