Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Nati 16/12/2019

"Alguns infernos duram mil anos; outros, um dia. Mas nenhum é melhor que outro."
Esse livro foi uma surpresa boa. Tem um tempo que não leio nacional, e ainda mais fantasia, e o que encontrei aqui me deixou bem feliz. A construção de mundo é boa e bem feita, ainda que não das mais originais (tem bastante influência de Brandon Sanderson e Tolkien, e várias vezes eu fiz inúmero paralelos a Mistborn), e o plot, apesar de batido, é algo que eu sempre funciona pra mim. Os personagens são bem construídos, interessantes e tem uma boa dinâmica.

Esse volume faz seu papel de livro introdutório muito bem, com uma dinâmica entre passado e presente que vai revelando aos poucos os eventos que culminaram no que vemos no prólogo e trazendo boas reviravoltas que conseguiram me surpreender e me prender ainda mais nesse universo. Dito isso, apesar de entender a necessidade de apresentar Utherak, suas mitologias, os protagonistas que vamos acompanhar e sua situação até ali, achei que essa parte de introdução foi um pouco mais lenta do que eu gostaria e achei que a história demorou em apresentar seu propósito. Porém, uma vez que as coisas começaram a andar, só melhorou.

O final conseguiu trazer uma boa intensidade e deixar um gancho para a sequência que me fez querer seguir lendo, e imaginando os caminhos que o autor vai seguir aqui. Ordem Vermelha tem o potencial pra ser uma grande série de fantasia, e espero que todo esse potencial se concretize até o fim da saga.

Cerqueira 08/04/2020

Uma nova era virá...
Nunca havia lido livros desse gênero confesso que pensei que ia me pegar mais.
A história é muito boa apesar do começo ser um pouco lento, mas depois de um tempo de leitura me envolvi num mundo novo. Untherak foi criada com muitos detalhes que fazem sua imaginação ir além do esperado.

Os personagens da trama são figuras com raças e personalidades diferentes te levam acreditar que para um objetivo comum todos podem se ajudar. E creio que é essa mensagem deixada. Claro que deixou o gostinho de quero mais depois do epílogo.

Thamy 25/04/2020

Maravilhoso!
Sempre ouvia as pessoas falarem desse livro, mas sempre deixava a leitura pra depois. Finalmente peguei para ler e CARACA que livro ESPETACULAR! Agora é esperar a boa vontade do Omelete pra o segundo ser lançado. Não vejo a hora!

Davi.Winchester 03/06/2020

Foi um livro que no momento não dei muita importância, comprei na promoção e no fim se tornou o melhor livro de 2019 que eu li.

Zia 01/07/2020

Intrigante
O livro segue a história de Aelian e seus amigos enquanto iniciam uma revolução contra o poder governante de Untherak, o local onde vivem. Não esperava ter sido tão presa pela leitura, e nem me surpreender tanto quanto fui. A escrita é fluida e a história deixa um gostinho de quero mais, principalmente após os acontecimentos do epílogo.

Amanda 03/07/2020

Começo bem parado, mas ao longo do livro você começa ter a visão dos personagens, final deixou um gostinho de queto o segundo livro logo.

Lhy 15/08/2020

Me salvou da temida Ressaca Literária
Depois de muito tempo sem ler, resolvi pegar esse livro da estante por ser de um autor nacional. Ver fantasia sendo escrita por um brasileiro é realmente gratificante, minha leitura foi super rápida, os personagens te prendem, e os trechos no meio do livro nas páginas pretas me deixaram ainda mais cativada. O final me surpreendeu muito, fiquei um pouco triste, porém com muita vontade de uma continuação (espero que realmente tenha). Indico para quem quer começar tanto na fantasia, por ser um mundo de fácil entendimento, como para quem quer começar nacionais, por ser realmente muito bom!!

Zack_Newton 16/09/2020

MDS QUE LIVRO MARAVILHOSOA
Gente do céu, que livrao. Muito bem escrito, o enredo é muito bom, o final foi muito revelador, amei demais!!!

Ally 22/10/2020

O que dizer sobre essa obra maravilhosa, Ordem vermelha me prendeu de uma forma tão cativante que me fez favorita-lo desde o início.
Com uma mistura de fantasia, surrealidade e distopia essa história te faz se emocionar, sorrir, dar pulos de alegria, e também se indignar da forma mais hedionda.
Enfim, te faz sentir cada linha. O meu fascínio pelos personagens me fez querer conhecer cada vez mais esse incrível universo. Leiam muito e se encantem assim como eu.

@letiioliv 10/11/2020

QUE LIVRO É ESSE?!?!?!?!
MEU DEUS! Esse livro é tudo pra mim. Apesar de não ser o meu estilo de leitura, o livro é tão bem construído e a leitura se torna tão fluida no decorrer do tempo em que se lê que ele conquistou meu coração. As reviravoltas que o Felipe escreveu são muito improváveis, tanto que eu ficava boquiaberta toda hora! LEIAM ESSE LIVRO!!!!!!!

João Werneck 21/11/2020

Viva o vermelho.
Adorei a narrativa. Ela é dinâmica, você não se perde com os personagens, mesmo que leve umas certas páginas até que você se acostume com o ritmo, os eventos tem uma cadência maravilhosa (as explicações chegam no momento certo).
A representação dos povos talvez seja minha parte favorita. Cada um tem sua característica específica e que é aproveitada na história. Essas diferenças abrem brechas para discussões mais sociais, como o fato dos sinfos serem andrógenos (acho que o Felipe usa esse termo mesmo) e isso ser totalmente ok.
Adorei a história, o universo e todo o rumo que ela toma, mas acho que não aproveitei o suficiente. Cabe facilmente uma releitura no futuro.

Marcelo 23/11/2020

Demasiado lento
O livro demora para começar, umas 100 páginas na verdade. E, quando começa a pegar ritmo, ele corta para apresentar alguma minúcia do mundo. Por causa disso, você fica se questionando quanto as opções da construção do mundo.
Algumas raças são interessantíssimas apesar de terem clara inspiração nos clássicos de fantasias, mas aí pros anões o autor nem tenta disfarçar "são anões! Buracos, engenharia, forja e bebida!"
A escolha do vermelho como cor proibida em uma sociedade violenta me tirava totalmente da história quando alguém "fazia o sinal para afastar o mal da cor proibida". O sangue da maior parte das criaturas ainda é vermelho. O nascer do sol é vermelho. O fogo descontrolado também. E as pessoas reagem como se nunca tivessem visto a cor antes?
Ninguém briga? Ninguém menstrua?
Tirando isso, as amizades são bem escritas. Os relacionamentos amorosos, não.
As lutas na maior parte são ótimas, mas tem umas que não dá pra acreditar. Uns erros de tática dignos da 8 temporada de games of thrones.
Ainda assim, fiquei curioso para ler outro livro do autor. Talvez um com proporções menores, problemas mais individuais.

Carolina 22/12/2020

Fantasia brasileira incrível
Um mundo todo novo baseado em uma única cidade e um deserto, onde uma sociedade vive escravizada em função de uma deusa nada piedosa. Existem três momentos no livro, o primeiro é a descrição do surgimento de Una, a deusa; o segundo se passa tempos depois da história em si e aparece antes das partes, o livro é dividido em duas partes; e o terceiro é a descrição da história em si ao longo dos capítulos. A criação desse mundo é surpreendente, com espécies não antes descritas em outros livros, e rico em detalhes. Há referências a sociedade brasileira, como a favela, ao tráfico, a corrupção, a capoeira entre outros. Personagens riquíssimos, complexos, que sobrevivem aos terrores de Untherak. O foco da narrativa é a revolta de alguns personagens, e como uma narrativa inventada pode moldar toda uma sociedade. Críticas incríveis, o melhor livro de fantasia brasileiro que já li. Aguardo o lançamento da continuação.

Naryanne.Garcia 05/11/2021

Não sei nem oq dizer desse livro além de PERFEITO!

Untherak é a última região habitada do mundo, sendo povoada por vários seres diferentes e governados pela deusa de seis faces, Una.

A maior lei?
Obedecer a deusa sem questionamentos.

Porém, nem tudo é o que parece. E para tentar revelar a verdade e derrubar a deusa, um pequeno grupo rebelde surge nas entranhas de Untherak.

*****
A escrita do Felipe é fenomenal. O livro te envolve a cada página, com novos detalhes, reviravoltas e muito mistério sobre Untherak.
É simplesmente uma das melhores fantasias que já li, e digo isso sem nenhuma dúvida.
O livro vai te surpreendendo o tempo inteiro. E o final...
Não tenho nem o que falar desse final. Só quero a continuação desse livro perfeito.

Vic 08/11/2021

Uma fantasia nacional de respeito
Depois de muitos percalços por conta da faculdade, terminei essa leitura magnífica.
O universo criado por Felipe Castilho, que contou com a ajuda de profissionais que auxiliaram em sua organização, é completo e incrível. As raças e criaturas (seja ou não monstruosas) são perfeitas, únicas e construídas por meio de uma gama de referências folclóricas e literárias, assim como suas culturas, que são fascinantes.
É uma leitura que prende e envolve facilmente o leitor, a escrita do autor é um tanto excêntrica, ele tem um repertório único de expressões e sabe muito bem como descrever desde as cenas mais sérias, até as mais cômicas. Os personagens são cativantes e possuem suas camadas. A obra também tem um necessário tom crítico de acidez em muitos momentos, principalmente quanto a narrativas religiosas, obediência cega, manipulação do povo por parte do poder através de um regime baseado no medo, sofrimento e mortes como entretenimento, alienação, dentre muitos outros.
Claro que se pode fazer algumas ressalvas, afinal, dificilmente uma obra será cem por cento perfeita, como algumas reiterações que o autor fez que não eram necessárias, já que revelavam o óbvio, mas esses elementos não atrapalharam minha conexão com a obra. Não vejo a hora de ter em mãos o segundo volume, há uma revelação absurda no epílogo e quero muito saber o que aconteceu.
Vale ressaltar que me conectei demais com os personagens, teve uma morte em específico que passei um tempão chorando por conta dela (e olha que não sou de chorar por morte de personagem). Amei de coração todos os protagonistas, com suas peculiaridades e particularidades, só achei que a Venoma não foi muito bem desenvolvida nesse primeiro volume (assim como o relacionamento amoroso dela com outro personagem, que foi escassamente descrito, o que pessoalmente não me incomoda, já que não curto muito romances), afinal, pouco sabemos sobre ela, mas acredito que o autor irá compensar essa e outras lacunas no próximo volume.
Vemo-nos na degradação.

Observação: Raazi e Ziggy >>>>>>>>>>>>> all