Uzumaki Junji Ito

Resenhas - Uzumaki

robin 14/01/2024

Junji Ito e Obsessões
Uzumaki é mais um bom mangá do mestre Ito, que recomendo principalmente àqueles que querem começar a ler as obras do autor.

Em geral, não me agradou tanto por causa da quantidade de "por ques" que ficaram me atormentando até a última página da história. Por que a protagonista e sua família continuaram na cidade mesmo sabendo da maldição da espiral? Essa é minha principal dúvida! Na minha interpretação, a família estava (assim como toda cidade) hipnotizada pelas bizarrices por trás das maldições e cansada de tudo que acontecia. Mas mesmo isso me traz mais um "por que", simplesmente não faz sentido toda essa inércia dos personagens da obra.

O que mais me interessou após ler essa e várias outras coisas do autor é a relação entre obsessões e suas histórias!! Grande parte dos mangás dele traz essa narrativa de personagens obcecados com algo e como isso afeta negativamente a vida deles. É incrível ler algo e notar algo como uma "assinatura" do autor, e é isso que considero essa repetição de temática: a assinatura de Junji Ito.

Milena1196 11/01/2024

Essa obra do mestre do horror é bem cativante. Você fica ali na expectativa de saber da onde que é que aquela espirais surgiram e qual o efeito delas sobre as pessoas daquela cidade. Não gostei muito do final porque as minhas perguntas permaneceram sem respostas. Contudo, continua sendo uma história bem interessante e com traços bastante chamativos.

koshimotoo 10/01/2024

SE LOUCO, que bagulho bom. A cada instante era uma doidera diferente, pra que no final fizesse sentido! Estou fascinada

Lais Souza 09/01/2024

Primeira leitura do ano, que história perturbadora, nunca tinha lido nada do Junji Ito, é tudo muito gore e perturbador as vezes da até um medinho, gostei demais, só não dei 5 estrelas porque achei que em um dado momento da história a cronologia ficou um pouco confusa, gostaria de mais explicações também, mas mesmo assim foi muito interessante, no futuro lerei outras obras desse autor.

Milan2 09/01/2024

Uzumaki
Não tem como você se arrepender de ler uma obra do junji ito! Perfeito, sem defeito, apenas leia imediatamente!

Gabriele 31/12/2023

Este foi o meu primeiro contato com as obras de Junji Ito e não esperava que iria amar tanto. Uma história bizarra e desconcertante. Nunca mais vou ver espirais da mesma forma

skuser02844 27/12/2023

Odiei o fato das pessoas virarem caramujos, juro que foi uma agonia enorme ler essas partes, Uzumaki realmente me deixou com o pé atrás, no fim nós sabíamos pra onde ia a história toda.

Greice21 24/12/2023

Espirais por toda parte
Acontecimentos grotescos começam a surgir em Kurôzu, a pequena localidade onde Kirie Goshima nasceu e cresceu. O vento sopra em curvas, folhas e ramos se enrolam e a fumaça expelida do crematório sobe desenhando redemoinhos funestos. Logo os humanos também são afetados pelo fenômeno helicoidal. Cabelos se revolvem em círculos e corpos se retorcem... Kirie tenta escapar da cidade para fugir da maldição da espiral...

Lari 24/12/2023

Bizarro!
Amoooo!
É a minha obra favorita do Junji Ito, você não consegue parar de ler depois que começa, instiga demais.
Realmente, é bem perturbador, dá agonia em vários momentos e o final é romanticamente triste e estranho.
Recomendo muito KKKK ??

Ana 22/12/2023

Bizarro no início, repetitivo no meio e cansativo no final.
Publicado em 1998 e de autoria do famoso mangaká de terror Junji Ito.
Temos aqui estranhos eventos que ocorrem na pequena cidade de Kurôzu, no Japão. São várias histórias intercaladas por dois personagens principais que são kirie Goshima e Shuichi Saito. No começo estava muito engajada na estória por causa dos pais do Shuichi, dá uma sensação de angústia, pois é evidente que algo muito ruim acontecerá. Mas com o passar das páginas e das histórias essa sensação vai diminuindo porque tantas coisas bizarras e escatológicas vão acontecendo que chega um momento que não choca mais. E tbm achei repetitivo tudo ser causado pela espiral. As personagens sabem que coisas esquisitas estão acontecendo na cidade e ninguém pensa em sair de lá. É como se as espirais provocassem um encanto, um tipo de hipnose na maioria das pessoas. Kirie e Shuichi são os únicos que não são afetados por elas, no entanto, continuam lá.
No texto de apoio fala que as espirais podem ser interpretadas como metáfora para o capitalismo, que consome e engole tudo transformando as relações entre as pessoas e criando um clima de animosidade, competição e violência. Tirando a humanidade delas e qualquer noção de empatia. Achei essa interpretação bastante interessante. Mas das estórias em si, não curti muito.

Nath @biscoito.esperto 20/12/2023

Todo mundo que me conhece sabe que eu amo um terror, seja em formato de filme, livro, jogo, seriado, enfim... literalmente qualquer coisa. No entanto, minha carteirinha de fã de terror estava incompleta, pois eu nunca havia lido nenhum mangá do mestre do horror Junji Ito.

Comecei lendo "Fragmentos do Horror". Apesar de interessante, eu ainda não tinha entendido o que tornava o Junji Ito tão cultuado, por isso decidi ir de uma vez para sua história mais famosa e mais elogiada. Uzumaki, que do japonês quer dizer “espiral”, “vórtice” ou “redemoinho”, é uma história de terror cósmico que merece demais essa nomenclatura.

São mais de 600 páginas que documentam a descida vertiginosa de toda uma cidade na maldição da espiral, que enlouquece as pessoas, modifica seus corpos, altera o clima e cria o mais puro caos e horror. Eu adorei esse mangá, só achei que a história ficou um pouco repetitiva em alguns momentos. O final foi primoroso.

site: www.nathlambert.blogspot.com

hey_fireheart 18/12/2023

Uzumaki
Essa é a segunda obra do Junji Ito que eu leio e só confirmou mais uma vez que eu não sirvo pra ler esse homem ?

As histórias dele são muito confusas pra mim, sou incapaz de entender qualquer coisa ou aproveitar a leitura tanto quanto eu provavelmente deveria.

Achei Uzumaki muito melhor do que Tomie, isso devo dizer. Esse pelo menos teve um início, meio e fim.

As artes são impecáveis, apesar de todos os personagens terem sempre os mesmos rostos praticamente ?

Enfim, não acho que é o meu estilo de mangá apesar de achar o Junji Ito um cara foda com tudo que produz.

flaags 17/12/2023

Junji ito não tava pra brincadeira quando escreveu essa aberração/perfeição, ao contrário de tomie esse é realmente um terror psicológico com uma arte extremamente perturbadora
melhor obra do junji de longe
ladysnow 17/12/2023minha estante
uma hr dessa e esses nerdolas lendo mangá

Kit_Kat_ 14/12/2023

Apaixonei por esse autor!
Nem me recordo de como resolvi ler Junji Ito, apenas me lembro de que esse foi o primeiro mangá dele que li e imediatamente soube que não pararia mais. Suas histórias são envolventes e, se eu pudesse, esqueceria todos os seus livros apenas para poder ler de novo como se fosse a primeira vez. Uzumaki é perfeito, conta a história de uma jovenzinha que mora em uma cidade um tanto quanto estranha, em que o vento sopra diferente, a água corre de maneira peculiar, as flores brotam de maneira nunca antes vista, tudo parece espiralar. É como se fosse uma doença, aos poucos as espirais te contaminam com os seus intermináveis redemoinhos e te hipnotizam, você quer mais espirais, coleções delas. Até o momento em que nota que não existiria nada melhor do que se tornar uma espiral!
Vou evitar dar spoilers aqui, mas vale a pena muito ler. Junji Ito é fantástico em todas suas obras.

carolvieirx 14/12/2023

Fascinante
Meu primeiro livro do Junji Ito e já fiquei apaixonada. O terror que ele escreve e desenha é fascinante, assim como as espirais do mangá. Bizarro e obsessivo.