emmanuel_arankar 30/10/2023"Uzumaki" de Junji Ito
"Uzumaki", um mangá criado por Junji Ito, é uma obra verdadeiramente perturbadora. À medida que adentramos no mundo intricado e grotesco que Ito construiu, torna-se evidente que esta não é uma história de terror típica. O estilo de horror asiático, tão distinto da perspectiva ocidental, permeia cada página, entregando um senso de medo e desconforto que perdura muito tempo após o término do último capítulo.
O primeiro ponto a ser apreciado em "Uzumaki" é a edição publicada pela editora Devir. É um volume lindamente confeccionado, consistente com o estilo da coleção Tsuru, apresentando uma capa que aumenta seu apelo geral. A qualidade do papel, se a memória não me falha, é do tipo luxuoso, de cor creme, que é agradável aos olhos e evita que o conteúdo transpareça para o outro lado da página. O volume substancial, com 656 páginas, simboliza a profundidade e intensidade da narrativa que contém. Não se trata apenas da história, pois a Devir incluiu conteúdo adicional na forma de artigos criados especificamente para esta edição. Esses artigos exploram vários aspectos de "Uzumaki", como a experiência do leitor ao encontrar a obra de Ito e os fundamentos psicológicos da história de "Uzumaki", ajudando os leitores a compreender o contexto social mais amplo do povo japonês. Embora algumas partes do texto possam parecer divagar, a qualidade geral desses materiais suplementares melhora a experiência de leitura.
A arte de Junji Ito pode parecer inicialmente simples quando examinada de perto. Os detalhes de fundo em seus painéis não são tão minuciosamente definidos como em outros mangás, e ele frequentemente utiliza painéis em branco para criar uma atmosfera de vazio. No entanto, Ito compensa essa simplicidade por meio de sua habilidade magistral em criar situações inquietantes. Uma das marcas registradas de seu trabalho é a maneira como ele constrói minuciosamente um crescendo que leva a uma cena repugnante e bizarra. Algumas das histórias servem exclusivamente para construir um clímax bizarro e grotesco. Ito tem um domínio excepcional das estruturas corporais, o que é essencial para criar o nível de distorção encontrado em suas histórias. Por exemplo, a cena da batalha de cabelos é tão bizarra que desafia a descrição em palavras. Pode até haver um toque do horror cósmico lovecraftiano nas histórias de Ito, evocando memórias do conto de Lovecraft, "A Cor que Cai do Espaço".
Outro mérito da arte de Ito é como ele transmite efetivamente as expressões. Alguns dos personagens que ele cria possuem olhares profundamente perturbadores. Por exemplo, a garota que se torna uma perseguidora de Shuichi no início de "Uzumaki". Testemunhamos como seu comportamento muda gradualmente, o que é perceptível em seus traços físicos e gestos. No final, você pode sentir o olhar psicótico direcionado ao personagem. Em seguida, há as expressões desoladas das pessoas durante o capítulo do tornado. É o tipo de medo que atinge um ponto em que nada mais importa.
No entanto, a maior fraqueza na narrativa reside nos próprios personagens. Como a história consiste em uma série de contos menores interconectados, o autor não tem ampla oportunidade de desenvolver totalmente os personagens. Se pensarmos logicamente, o personagem principal da história é a cidade de Kurozu em si. A cidade está incessantemente sob ataque pela maldição da espiral. Observamos a desintegração progressiva de cada elemento da cidade até que praticamente não reste nada. Seus habitantes servem como meros vasos, usados para destruir a própria cidade. Como meros vasos, eles não são projetados para um desenvolvimento profundo do personagem. O autor não parece ter o desejo de criar narrativas menores explorando os problemas desses indivíduos. Às vezes, a história toma rumos estranhos, e as reações das pessoas diante da crise que assola a cidade parecem inexplicáveis. Eles não se comportam de maneira convincente. Mesmo os personagens no cerne da história carecem de comportamentos compreensíveis.
Kirie funciona como os olhos do leitor na narrativa. Não é por acaso que ela não tem uma personalidade bem definida. Mesmo após muitos capítulos, não consigo determinar se a personagem é fraca ou forte, tímida ou extrovertida. Kirie é responsável por impulsionar a história. Quando ela toma uma decisão, algo significativo acontece. Shuichi, por outro lado, é um personagem que não gostei particularmente. Ele é talvez um dos piores namorados de todos os tempos. Embora isso seja subjetivo, tenho a suspeita de que Ito pode ter se inspirado em Cassandra, a oráculo de Tróia, para criar esse personagem. Shuichi é o vidente que sabe quando a maldição da espiral atacará, mas ninguém acredita em suas palavras. Ele repete essa cena ao longo de toda a narrativa sem qualquer possibilidade de mudança.
Em certa medida, entendi por que a maldição da espiral ocorre. No entanto, é importante notar que os leitores precisam fazer um esforço significativo para absorver completamente o que o autor apresenta no final. Torna-se evidente que não há um começo explicitamente explicável para tudo o que acontece em Kurozu à medida que a história avança. Gradualmente, a história atinge seu clímax e mergulha no caos. "Uzumaki" parece ser uma história trágica em que algo eterno intervém nas vidas humanas. Não há um horror convencional na trama, e nada acontece porque alguém deseja ou algo sobrenatural intervém. Em vez disso, a história parece ser desencadeada pela existência da cidade. Torna-se evidente que um evento do passado distante afetará o futuro da cidade. A maldição da espiral é inevitável. O autor parece transmitir esse medo inevitável quando alguém percebe que ele ou ela será o próximo na fila, e que não há esc
apatória. Esse horror vai consumi-lo. A ideia de que não há um fim, e que o horror se repetirá, como visto no final da história, é terrível. Esse horror continuará eternamente.
As pessoas de Kurozu eventualmente aceitam seu destino e vivem em seu mundo estranho. O final serve como uma reflexão do que acontece quando você se submete voluntariamente à maldição da espiral. Uma espiral é uma forma interminável, e, à medida que a história avança, torna-se claro que não há escapatória. Quando alguém se torna obcecado por ela, nunca pode se libertar, e isso é particularmente evidente nos capítulos finais. Os personagens e suas transformações revelam como a maldição finalmente os consome.
Um dos aspectos mais perturbadores de "Uzumaki" é a maneira como aborda o horror corporal. O horror corporal é um subgênero que envolve a degeneração e distorção do corpo humano, muitas vezes tomando uma forma repugnante e grotesca. Ito é um mestre do horror corporal, e ele o emprega de forma eficaz nesta história. O conceito de espirais afetando os estados físicos e mentais dos personagens é genuinamente inquietante. Você encontrará cenas de pessoas torcendo e contorcendo seus corpos, frequentemente de maneiras grotescas e dolorosas. As imagens podem ser bastante perturbadoras, e Ito não se esquiva de mostrar detalhes gráficos. É o tipo de horror que penetra sob a pele e, mesmo depois de terminar a leitura, você pode sentir uma sensação duradoura de desconforto.
"Uzumaki" também mergulha no horror psicológico. À medida que a maldição se apodera da cidade, as mentes dos personagens começam a se desintegrar. Eles se tornam obcecados por espirais, e sua sanidade se deteriora. Esse horror psicológico é, sem dúvida, mais perturbador do que as transformações físicas, pois explora o medo de perder a própria mente. O declínio dos personagens na insanidade é retratado de maneira arrepiante e convincente, acrescentando outra camada de horror à história.
Além disso, "Uzumaki" consegue borrar a linha entre a realidade e a irrealidade. À medida que a maldição se intensifica, a própria cidade se torna um lugar surreal e pesadelos. Os edifícios torcem e se distorcem, as leis da física são desafiadas, e a fronteira entre sonhos e realidade se torna cada vez mais obscura. Essa qualidade onírica adiciona à sensação geral de desconforto, pois os leitores nunca têm certeza do que é real e do que é produto da sanidade em deterioração dos personagens.
Outro aspecto notável de "Uzumaki" é a exploração temática da obsessão. A maldição da espiral leva as pessoas à obsessão, e essa obsessão muitas vezes é retratada de maneira perturbadora e extrema. Os personagens ficam obcecados por espirais ao ponto da loucura, e esse tema serve como um comentário sobre a natureza destrutiva da obsessão. É um conto de advertência sobre os perigos de ser consumido por suas obsessões e como isso pode levar a uma espiral descendente (trocadilho intencional) rumo à loucura.
Em conclusão, "Uzumaki" é uma obra-prima do horror que transcende as fronteiras do gênero. A arte intrincada e grotesca de Junji Ito cria uma atmosfera perturbadora e inquietante que persiste na mente do leitor muito tempo após a última página. A história combina elementos de horror corporal, horror psicológico e horror cósmico para oferecer uma experiência verdadeiramente única e aterrorizante. Embora o desenvolvimento dos personagens possa deixar a desejar, a narrativa se destaca na criação de uma atmosfera de medo inevitável e na exploração dos temas da obsessão e da desintegração da mente humana. "Uzumaki" é uma leitura obrigatória para quem aprecia o horror em sua forma mais perturbadora e provocadora. É uma jornada rumo à loucura e ao desconhecido, e uma vez que você entra no mundo de "Uzumaki", não há como voltar atrás.