Uzumaki

Uzumaki Junji Ito

Resenhas - Uzumaki

Jenny 04/12/2023

Um dos melhores
Sem dúvidas, Uzumaki é um dos contos mais incríveis do Junji Iti. Viciante, divertido e curioso. Conhecer o universo de contos do Junji é realmente magnífico.

Yasmin.Luizy 22/11/2023

Amei
Não estava com medo no início, mas em alguns momentos foi construindo um certo terror e amei a história, tirando a protagonista meramente insuportável, foi uma boa leitura. Vou procurar mais do autor.

Aladeon 20/11/2023

Um horror cósmico
O mangá retrata a história dos acontecimentos estranhos que ocorrem numa dada cidade, pequena e pacata. Sua narrativa é leve em contraste com imagens grotescas. Indico para quem quer apreciar uma leitura de terror com um ritimo lento, sem pressa e que te choca com imagens gráficas a cada virada de página.

Emilly473 20/11/2023

Achei bem interessante a forma que foi contada a história e como tudo é interligado, a única coisa que eu gostaria que tivesse sido mais explorado é o porquê dos dois protagonista conseguirem sair das situações com tanta facilidade!

emmanuel_arankar 30/10/2023

"Uzumaki" de Junji Ito

"Uzumaki", um mangá criado por Junji Ito, é uma obra verdadeiramente perturbadora. À medida que adentramos no mundo intricado e grotesco que Ito construiu, torna-se evidente que esta não é uma história de terror típica. O estilo de horror asiático, tão distinto da perspectiva ocidental, permeia cada página, entregando um senso de medo e desconforto que perdura muito tempo após o término do último capítulo.

O primeiro ponto a ser apreciado em "Uzumaki" é a edição publicada pela editora Devir. É um volume lindamente confeccionado, consistente com o estilo da coleção Tsuru, apresentando uma capa que aumenta seu apelo geral. A qualidade do papel, se a memória não me falha, é do tipo luxuoso, de cor creme, que é agradável aos olhos e evita que o conteúdo transpareça para o outro lado da página. O volume substancial, com 656 páginas, simboliza a profundidade e intensidade da narrativa que contém. Não se trata apenas da história, pois a Devir incluiu conteúdo adicional na forma de artigos criados especificamente para esta edição. Esses artigos exploram vários aspectos de "Uzumaki", como a experiência do leitor ao encontrar a obra de Ito e os fundamentos psicológicos da história de "Uzumaki", ajudando os leitores a compreender o contexto social mais amplo do povo japonês. Embora algumas partes do texto possam parecer divagar, a qualidade geral desses materiais suplementares melhora a experiência de leitura.

A arte de Junji Ito pode parecer inicialmente simples quando examinada de perto. Os detalhes de fundo em seus painéis não são tão minuciosamente definidos como em outros mangás, e ele frequentemente utiliza painéis em branco para criar uma atmosfera de vazio. No entanto, Ito compensa essa simplicidade por meio de sua habilidade magistral em criar situações inquietantes. Uma das marcas registradas de seu trabalho é a maneira como ele constrói minuciosamente um crescendo que leva a uma cena repugnante e bizarra. Algumas das histórias servem exclusivamente para construir um clímax bizarro e grotesco. Ito tem um domínio excepcional das estruturas corporais, o que é essencial para criar o nível de distorção encontrado em suas histórias. Por exemplo, a cena da batalha de cabelos é tão bizarra que desafia a descrição em palavras. Pode até haver um toque do horror cósmico lovecraftiano nas histórias de Ito, evocando memórias do conto de Lovecraft, "A Cor que Cai do Espaço".

Outro mérito da arte de Ito é como ele transmite efetivamente as expressões. Alguns dos personagens que ele cria possuem olhares profundamente perturbadores. Por exemplo, a garota que se torna uma perseguidora de Shuichi no início de "Uzumaki". Testemunhamos como seu comportamento muda gradualmente, o que é perceptível em seus traços físicos e gestos. No final, você pode sentir o olhar psicótico direcionado ao personagem. Em seguida, há as expressões desoladas das pessoas durante o capítulo do tornado. É o tipo de medo que atinge um ponto em que nada mais importa.

No entanto, a maior fraqueza na narrativa reside nos próprios personagens. Como a história consiste em uma série de contos menores interconectados, o autor não tem ampla oportunidade de desenvolver totalmente os personagens. Se pensarmos logicamente, o personagem principal da história é a cidade de Kurozu em si. A cidade está incessantemente sob ataque pela maldição da espiral. Observamos a desintegração progressiva de cada elemento da cidade até que praticamente não reste nada. Seus habitantes servem como meros vasos, usados para destruir a própria cidade. Como meros vasos, eles não são projetados para um desenvolvimento profundo do personagem. O autor não parece ter o desejo de criar narrativas menores explorando os problemas desses indivíduos. Às vezes, a história toma rumos estranhos, e as reações das pessoas diante da crise que assola a cidade parecem inexplicáveis. Eles não se comportam de maneira convincente. Mesmo os personagens no cerne da história carecem de comportamentos compreensíveis.

Kirie funciona como os olhos do leitor na narrativa. Não é por acaso que ela não tem uma personalidade bem definida. Mesmo após muitos capítulos, não consigo determinar se a personagem é fraca ou forte, tímida ou extrovertida. Kirie é responsável por impulsionar a história. Quando ela toma uma decisão, algo significativo acontece. Shuichi, por outro lado, é um personagem que não gostei particularmente. Ele é talvez um dos piores namorados de todos os tempos. Embora isso seja subjetivo, tenho a suspeita de que Ito pode ter se inspirado em Cassandra, a oráculo de Tróia, para criar esse personagem. Shuichi é o vidente que sabe quando a maldição da espiral atacará, mas ninguém acredita em suas palavras. Ele repete essa cena ao longo de toda a narrativa sem qualquer possibilidade de mudança.

Em certa medida, entendi por que a maldição da espiral ocorre. No entanto, é importante notar que os leitores precisam fazer um esforço significativo para absorver completamente o que o autor apresenta no final. Torna-se evidente que não há um começo explicitamente explicável para tudo o que acontece em Kurozu à medida que a história avança. Gradualmente, a história atinge seu clímax e mergulha no caos. "Uzumaki" parece ser uma história trágica em que algo eterno intervém nas vidas humanas. Não há um horror convencional na trama, e nada acontece porque alguém deseja ou algo sobrenatural intervém. Em vez disso, a história parece ser desencadeada pela existência da cidade. Torna-se evidente que um evento do passado distante afetará o futuro da cidade. A maldição da espiral é inevitável. O autor parece transmitir esse medo inevitável quando alguém percebe que ele ou ela será o próximo na fila, e que não há esc
apatória. Esse horror vai consumi-lo. A ideia de que não há um fim, e que o horror se repetirá, como visto no final da história, é terrível. Esse horror continuará eternamente.

As pessoas de Kurozu eventualmente aceitam seu destino e vivem em seu mundo estranho. O final serve como uma reflexão do que acontece quando você se submete voluntariamente à maldição da espiral. Uma espiral é uma forma interminável, e, à medida que a história avança, torna-se claro que não há escapatória. Quando alguém se torna obcecado por ela, nunca pode se libertar, e isso é particularmente evidente nos capítulos finais. Os personagens e suas transformações revelam como a maldição finalmente os consome.

Um dos aspectos mais perturbadores de "Uzumaki" é a maneira como aborda o horror corporal. O horror corporal é um subgênero que envolve a degeneração e distorção do corpo humano, muitas vezes tomando uma forma repugnante e grotesca. Ito é um mestre do horror corporal, e ele o emprega de forma eficaz nesta história. O conceito de espirais afetando os estados físicos e mentais dos personagens é genuinamente inquietante. Você encontrará cenas de pessoas torcendo e contorcendo seus corpos, frequentemente de maneiras grotescas e dolorosas. As imagens podem ser bastante perturbadoras, e Ito não se esquiva de mostrar detalhes gráficos. É o tipo de horror que penetra sob a pele e, mesmo depois de terminar a leitura, você pode sentir uma sensação duradoura de desconforto.

"Uzumaki" também mergulha no horror psicológico. À medida que a maldição se apodera da cidade, as mentes dos personagens começam a se desintegrar. Eles se tornam obcecados por espirais, e sua sanidade se deteriora. Esse horror psicológico é, sem dúvida, mais perturbador do que as transformações físicas, pois explora o medo de perder a própria mente. O declínio dos personagens na insanidade é retratado de maneira arrepiante e convincente, acrescentando outra camada de horror à história.

Além disso, "Uzumaki" consegue borrar a linha entre a realidade e a irrealidade. À medida que a maldição se intensifica, a própria cidade se torna um lugar surreal e pesadelos. Os edifícios torcem e se distorcem, as leis da física são desafiadas, e a fronteira entre sonhos e realidade se torna cada vez mais obscura. Essa qualidade onírica adiciona à sensação geral de desconforto, pois os leitores nunca têm certeza do que é real e do que é produto da sanidade em deterioração dos personagens.

Outro aspecto notável de "Uzumaki" é a exploração temática da obsessão. A maldição da espiral leva as pessoas à obsessão, e essa obsessão muitas vezes é retratada de maneira perturbadora e extrema. Os personagens ficam obcecados por espirais ao ponto da loucura, e esse tema serve como um comentário sobre a natureza destrutiva da obsessão. É um conto de advertência sobre os perigos de ser consumido por suas obsessões e como isso pode levar a uma espiral descendente (trocadilho intencional) rumo à loucura.

Em conclusão, "Uzumaki" é uma obra-prima do horror que transcende as fronteiras do gênero. A arte intrincada e grotesca de Junji Ito cria uma atmosfera perturbadora e inquietante que persiste na mente do leitor muito tempo após a última página. A história combina elementos de horror corporal, horror psicológico e horror cósmico para oferecer uma experiência verdadeiramente única e aterrorizante. Embora o desenvolvimento dos personagens possa deixar a desejar, a narrativa se destaca na criação de uma atmosfera de medo inevitável e na exploração dos temas da obsessão e da desintegração da mente humana. "Uzumaki" é uma leitura obrigatória para quem aprecia o horror em sua forma mais perturbadora e provocadora. É uma jornada rumo à loucura e ao desconhecido, e uma vez que você entra no mundo de "Uzumaki", não há como voltar atrás.

soro fisiológico 27/10/2023

O melhor que li até agora
Nesse ele desenvolve mais a história e há vários conceitos que a fazem ser uma obra incrível. Me lembrou um pouco de ordem paranormal a cidade, onde quem fica nela o tempo passa mais rápido e têm diversos fatores que a fazem ser bizarra. A arte entrega muito, ela passa a mensagem de horror necessária.

Eu adorei o Seichi, ele sabe que não há escapatória, mas ainda assim continua tentando, mesmo sabendo que não tem como mudar os fatores.
Carmem.Bernardo 28/10/2023minha estante
meu favorito??

soro fisiológico 28/10/2023minha estante
muito bom!!

cachorro chupetão 29/10/2023minha estante
MDS você gosta de gatinhos e junji Ito, que perfeição

soro fisiológico 30/10/2023minha estante
vc também? ?

cachorro chupetão 30/10/2023minha estante
amo, amo HQ, mangá, quadrinho e gatinhos num geral???

soro fisiológico 30/10/2023minha estante
perfeição tbm ?

yarisyoyi 21/10/2023

Te amo, junjito!
Eu criei muita expectativa acerca de Uzumaki e a leitura valeu super a pena; confesso que senti um medinho e é meio que impossível não sentir uma ponta de angústia (pérolas do gênero terror)

Lauz 17/10/2023

Horrorosamente genial !
Uzumaki de Junji Ito foi uma descoberta deliciosa sobre o Body horror! Nunca imaginaria que teria medo de espirais! Junji trata a entidade que assombra uma vila com maestria , muita coisa bizarra acontece de maneiras sempre inesperadas e inovadoras no cenário horror/gore! Eu devorei esse mangá sinistro e com certeza lerei outras obras do Autor.

Eddie.blathanna 12/10/2023

OBRA PRIMA
Nenhum Mangá do passado, presente ou futuro será melhor que este. Perfeito, maravilhoso, nojento, confuso, emocionante, inigualável. Junji Ito Sempai entregou tudo o que era possível entregar em uma obra, e muito mais. Amém.

GabrielJurubeba 04/10/2023

Acho que eu esperava um pouco mais
É certo que eu nunca mais vou olhar pra espirais da mesma forma, mas tirando isso, achei que ia ter mais coisas pra uma obra tão aclamada, esse formato de contos me pegou de surpresa, achei que fosse ser mais linear, mas não atrapalhou muito, só não senti que foi tão assustador. Um monte de cenas extremamente populares e bem faladas eu só achei meio eh, nada cativou tanto meu interesse

Anniye 01/10/2023

Uzumaki
Adorei Uzumaki, achei a história bem doida, mas muito interessante.
Enfim, Junji Ito sempre entregando ilustrações nojentas, assustadoras e meio agoniantes, eu recomendo só aviso que tem algumas partes que são meio ruins pra quem tem tripofobia.

Ricc 30/09/2023

Espirais por toda parte. No ar, na água, nas casas, nos corpos das pessoas...

Uzumaki é uma experiência medonha e aterrorizante. Um terror assustador capaz de perturbar até o mais acostumado com esse tipo de leitura.

Cenas nojentas e traumáticas, mortes, misticismo e mistério.

Uzumaki foi minha primeira leitura completa de um mangá e gostei bastante!

LaAs237 29/09/2023

Junji Ito, sério que loucura que ele escreve.
Quando finalizei a HQ eu fiquei até com medo de ver alguma espiral e entrar em transe.
A cada avanço eu ficava me questionando "que p©rr@ é essa que estou lendo?"