O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O jardim das borboletas

Guilherme.Ribeiro 18/06/2019

Um enredo bruto e promissor, mas com um final decepcionante
Sabe, há muitos livros que tem um enorme potencial justamente por apostarem no "chocar para conquistar". O livro é violento, sem vergonha de demonstrar o horror da obsessão do homem chamado de "O jardineiro", porém alerto para um plot twist totalmente desnecessário no final, que arruinou, ao meu ver, todo o desenvolvimento até ali, porque simplesmente pareceu forçado e colocado de qualquer jeito na história. Apesar de ter gostado de Maya, não sei se lerei a continuação.

Larissa N. 29/06/2019

Criativo dentro de um tema que já é tão difundido
Gostei muito de como a história é levada para um caminho original dentro de um tema que teoricamente não teria muito no que surpreender. Ainda que hajam falhas de percurso, como situações não críveis dentro do enredo, atinge a curiosidade ver situações um tanto inusitadas com personagens que se tornam imprevisíveis pelas dúvidas morais que se seguem. É um livro para se ler com a cabeça mais aberta pelas novidades que se tem a oferecer do que pelo enredo fechadinho.

Maria Clara | @aclaraleu 12/07/2019

Resenha @pixelbooks
Uma das minhas leituras de fevereiro foi o livro O Jardim das Borboletas, que foi o livro do último #PamdeBel. Mas, antes de comentar essa resenha quero deixar bem claro que este livro possui muitos gatilhos, muitos deles relacionados à abusos físicos e sexuais, estupro e violência no geral, então, se você é sensível a algum desses temas, não recomendamos a leitura do livro. ⠀
Neste livro, lançado pela @planetadelivrosbrasil, somos jogados logo de cara em um interrogatório policial. Aparentemente algum grande esquema acabou de ser desmascarado e a jovem Maya está sendo interrogada para contar o que aconteceu durante o tempo em que foi sequestrada e esteve no temido “Jardim das Borboletas”.

Logo de cara achei estranho o fato do livro ser dividido em apenas três partes e não possuir capítulos, mas, não se preocupem, cada parte é subdividida em tópicos e vai se alternando entre as lembranças do passado da Maya e o tempo presente, onde aos poucos, somos apresentados ao enredo da história e todas as suas nuances.

Algo me surpreendeu muito foi o enredo dessa história. A julgar pela capa, sempre achei que o livro fosse algum tipo de romance, mas, ao me aprofundar nessa leitura, fui descobrindo que a autora passou longe de qualquer tipo de enredo fofo e feliz. Indo por um lado sombrio e com um tema que eu nunca havia visto antes em nenhum outro livro.

Fiquei muito assustada com o tamanho dos capítulos, mas confesso que a escrita da autora é tão fluida e agradável - apesar do tema pesado - que li o livro super rápido. Mesmo o início também sendo meio confuso no começo, tudo começa a se explicar com o decorrer do depoimento da Maya e você acaba se vendo cada vez mais envolvido nesta trama.

O único ponto que me fez tirar diminuir a nota do livro foi o final. Achei que o plot não foi tão convincente assim e que as explicações da autora acabaram ficando meio rasas e confusas, no entanto, este fato não conseguiu diminuir o impacto que senti no decorrer da leitura.

Enfim, uma leitura bastante recomendada para todos que estejam dispostos a ler um livro com uma temática bem diferente e muito pesada.

site: https://www.instagram.com/p/BvCIZJegLOI/

Tamires.Assumpcao 26/07/2019

Fica um pouco difícil fazer uma resenha sem entregar o livro, mas já vi aqui que falaram basicamente os pontos principais dele, o resto vai sendo entregue ao longo da leitura e acredito que é isso que nos prende a ela.
Comecei a ler despretensiosamente, nunca tinha ouvido falar da escritora Dot Hutchison, confesso até que o comprei pela capa e sinopse sem ao menos ter lido resenhas, o que achei bom pois li sem criar expectativas e apenas me entreguei a leitura.
De início o achei até meio "bobo", a personagem não me impressionou tanto e desacelerei, mas daí bateu a curiosidade em continuar (ponto forte do livro) e me prendeu. Comecei a gostar da personagem, da perspicácia dela, dos seus gostos, Dot usou referências dentro da literatura para moldar a personagem e eu achei isso realmente incrível. Só que de repente tudo fica um pouco confuso, os diálogos voltam a ficar sem graça, o tom de humor usado em certos momentos fica um pouco exagerado e mais do meio pro final no livro comecei a desacelerar novamente, finalizei e me senti assistindo uma série muito boa porém com um desfecho corrido e fraco.
No geral é um bom livro, trata muito sobre a relação parental, sobre traumas, sobre a identidade de cada personagem, sobre o conceito do "amor" na visão de um psicopata e o principal, sobre família, que nem sempre trata-se do laço de sangue.

isabella 03/08/2019

Resenha (03/08/2019)
Esquisito. As meninas vivem aprisionadas, levam uma vida horrível, são abusadas todas os dias e têm ?prazo de validade?. Mesmo assim, agem na maior naturalidade de uma maneira incômoda. Fiquei o livro todo me perguntando quando que alguma personagem iria agir que nem uma pessoa real.

Jaina 20/08/2019

Final decepcionante
Gostei da história até perto do fim.
Acho que a autora se perdeu na reta final. Ou se apressou ... Poderia ter desenvolvido melhor.

Monica Baumann 01/09/2019

Resenha: O Jardim das Borboletas - Dot Hutchison
Dividido em três partes, que correspondem, de um modo geral, a três dias, O Jardim das Borboletas

acompanha a história narrada por Maya a uma dupla de polícias, ao longo desse período de tempo. A jovem, que inicialmente percebemos ter sido resgatada de um “jardim” onde ela e outras jovens foram mantidas prisioneiras ao longo de vários anos, relata detalhadamente o que tinha sido a sua vida dentro do Jardim, bem como o seu percurso de vida anterior.

O Jardim onde Maya esteve aprisionada juntamente com cerca de outras 20 jovens era gerido pelo Jardineiro, um psicopata que curiosamente transparece das palavras dela como um homem normal, tirando o facto de manter jovens mulheres em cativeiro, abusar delas sexualmente e, assim que completassem 21 anos, assassiná-las e embalsamá-las, colocando-as depois em exibição num macabro corredor com paredes de vidro, como se elas fossem borboletas cuja beleza devesse ser preservada eternamente.

É um livro que aposta claramente no poder de choque para cativar o leitor. Para além do caráter objetivamente macabro da narrativa que é apresentada, a opção da autora em contar a história na primeira pessoa, sempre que o enredo retorna ao passado, empresta-lhe um tom subjetivo que ajuda a enfatizar a estranheza de toda a história.

Maya é uma sobrevivente, e isso é bastante notório desde o início do livro. Julgo que a sua caracterização é um dos aspectos mais bem conseguidos da história, porque apesar de ser uma vítima – e de eventualmente o ter sido ao longo de toda a vida – Maya mostra-nos também o seu lado negro e confesso que dei por mim várias vezes a questionar-me se ela não sofreria do Síndrome de Estocolmo.

Mas não é só Maya: todas as outras borboletas do Jardim são personagens interessantes por si próprias e as relações que se vão estabelecendo entre elas são outro dos pontos altos do livro. A partir de determinado ponto do livro, torna-se muito difícil abandoná-lo pela vontade em descobrirmos como conseguiu Maya fugir da sua prisão e, ainda que tenha achado que o final deixou um pouco a desejar relativamente a todo o enredo construído, esta foi sem dúvida uma leitura entusiasmante, que se destaca pela forma como a autora consegue equilibrar momentos negros com outros belos e delicados, num livro muito bem escrito.

É sem dúvida uma autora para continuar a descobrir.

Borboletas de verdade poderiam voar, escapar. As Borboletas do Jardineiro só podiam cair, e ainda assim raramente.

site: https://bebendolivro.blogspot.com/

@injoyce_ 02/10/2019

O Jardim das Borboletas
"Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora".
O livro relata a história de garotas sequestradas que ficam presas num jardim de uma mansão de um milionário psicopata.
O livro é narrado de acordo com o testemunho de uma das meninas do jadim.
O livro não me prendeu, porque de início já descobrimos quem são os psicopatas sequestradores.
Porém os relatos finais, são surpreendetes, espero que rosas de Maio prenda mais a atenção do leitor.

Elisangela 08/05/2020

Sensacional
Que livro bem escrito. Que história envolvente, que final incrível. Só o que tenho a dizer é: leiam esse livro, não vão se arrepender.

Marcia 14/06/2020

Livro bom, história bem criada, gostei da narrativa intercalada, mas não me prendeu. Achei que a apresentação do mistério da protagonista não foi suficiente pra dar aquela sensação de "o que será".

Haydée Navarro 14/06/2020

Eu adorei!
Minha edição tem capa dura, é bem bonita. A história ?prende? do início ao fim, a ponto de ficar ?triste? porque está acabando, mas, ao mesmo tempo, não aguentar esperar para descobrir a verdade sobre tudo.. Sobre as loucuras e maldades humanas levadas ao extremo de um modo impossível de se imaginar ?fora? do livro!

Adriana.Lopes 14/06/2020

Intrigante
Um colecionador de meninas-borboletas que tenta manter uma vida normal sem se afastar de um jardim bizarro.