Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Kairo. 01/12/2023

Eliot e sua paixão
Eu não me lembro como foi minha adolescência, e menos ainda a saída dela. Estava preocupado demais ficando bebado e não pensando em nada além de festas. Durante os livros vários momentos eu fiquei pensando que Eliot é um garoto de 40 anos que vive no corpo de um de 17, e talvez seja mesmo.
Gostei muito da história, gostei dos personagens, e em como Eliot entende que no fim ele é bi não gay.

Mas eu fico com a ressalva que é um amor que, não vejo em um garoto de 17 anos, o tesão, e os momentos loucos, completamente, mas não sei se toda melancolia, amor e sofrimento que se passa nas descrições de Eliot são válidas, mas do que eu sei, eu nunca me apaixonei.

st4rberry 01/12/2023

Sem palavras!
Pela primeira vez li por completo o livro que inspirou meu filme favorito, foi uma experiência lenta pois ao longo da jornada do elio e do oliver, optei por desfrutar dessa obra por completo.
as descrições (seja dos sentimentos do elio ou dos locais em b.) me transportavam para aquele cenário no norte da italia, como se eu fosse presente nessa história!

ao andré aciman, meus sinceros parabéns.

Ikaro Uzumaki 30/11/2023

Arte.
É arte, isso é indiscutível. Uma obra que irá perdurar além do tempo, um futuro clássico literário. Mesmo em um mundo distópico, sem livros, este viveria para sempre no subconsciente dos indivíduos que, não somente o leram, mas também compreenderam todas as palavras escritas. Isso é o que é interessante em apreciar uma obra prima, muitos irão entender e ficarão fascinados com tal construção de mundo, tempo e sentimento, já outros tirarão as palavras do autor de contexto, mas o que seria de um bom escritor sem ser incompreendido ao menos uma vez?
Tive receio ao dar início a esta leitura, tendo em vista quem recebi inúmeras opiniões acerca da narrativa, da forma lenta e entediante André Acimán levava suas palavras, mas não senti nada disso. Pelo contrário, foi tudo isso que me arrebatou completamente. A maneira poética na qual André escreve hei de conquistar até o leitor não letrado.
PERFEITO!
ICÔNICO!
ATEMPORAL!

capitalismos 30/11/2023

Deliciosamente apaixonante
?eu conseguia ler o seu rosto enquanto o imaginava desviando o olhar ao abrir uma garrafa de vinho ou trocar a musica, porque ele também ia flagrar o pensamento passando pela minha cabeça, e ia querer que eu soubesse que estava debatendo exatamente a mesma coisa, porque, enquanto servia o vinho para a esposa, para mim, para si mesmo, finalmente perceberíamos que ele era mais eu do que eu mesma tinha sido, porque, quando se tornou e eu me tornei ele na cama tantos anos antes, ele foi e para sempre seria, muito depois de cada bifurcação da vida ter feito seu papel, meu irmão, meu amigo, meu pai, meu filho, meu marido, meu amante, meu EU.?

? venha, vou levá-lo à igreja de são tiago antes que você mude de ideia ? falei finalmente ? ainda temos tempo antes do almoço. você se lembra do caminho?
? eu me lembro do caminho
? você se lembra do caminho ? ressoei.
ele olhou para mim e sorriu. isso me deixou animado. talvez por saber que ele estava me provocando.
vinte anos atrás foram ontem, e ontem foi esta manhã, e esta manhã parecia a anos luz de distância.
? sou como você ? disse ele ? eu me lembro de tudo.
parei por um instante. de você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quanto estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, e ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo pra mim, e, como foi naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.

Lara 29/11/2023

Esse livro é impecável no que se propõe a entregar, eu já tinha lido, e resolvi reler por ter gostado demais quando eu li, e tentar observar os pontos que são muito criticados nele e ver se eu teria uma impressão diferente da leitura. Sim, eu tive uma visão nova agora, mas só me fez gostar mais da leitura.

O casal tem pontos problemáticos, e isso fica muito claro ao observar todos os sentimentos do Elio, jovem de 17 anos que vive um turbilhão de emoções, ao conviver por um verão, com Oliver, que tem 24. O fato do Oliver não ser ideal pro Elio só deixa tudo mais intenso, o Elio se envolve perdidamente por um cara que não fez bem pra ele, ele fala repetidamente sobre como ele se sente inseguro perto do Oliver, sobre como essa relação moldou a forma com que ele se relaciona na vida presente dele (o ponto de vista é basicamente do Elio mais velho relembrando o passado), todos os momentos de romantização do relacionamento são do Elio precisando romantizar isso pra lidar com tudo.

O Elio narra de uma forma muito linda e emocionante todo o processo dele de se descobrir, ele é só um adolescente vivendo intensamente um momento muito delicado, ele se sente mal, se compara com os outros, se diminui, se permite, se joga, sofre, se arrepende, se apaixona demais, tenta esconder esse sentimento. Ele é um jovem vivendo provavelmente a relação mais intensa da vida dele, que o vai afetar pra sempre, a relação fez bem pra ele? Eu genuinamente acho que não, e acho que ta tudo bem isso ser descrito no livro.

Eu acho a escrita do livro muito fluída, ele é dividido em 4 partes, não tem capítulos, e ao invés de me incomodar, me fez ficar mais maravilhada, toda essa estrutura pra mim tem toda relação com a forma como o Elio enxergou as etapas da relação, que ele nunca foi capaz de superar totalmente.

Um dos melhores livros que eu ja li, eu entendo muito que muitas pessoas se sentem incomodadas com a relação dos dois, e eu acho corretíssimo, mas não acho que isso diminui o livro de forma alguma.

A forma com que acompanhamos o Elio no processo de relembrar tudo que aconteceu com eles dois, depois de provavelmente encontrar o Oliver pela última vez é lindo, eu admiro demais a forma como foi escrito, e eu me identifico demais com o Elio como personagem, ele é totalmente humano e se você se dispõe a entende-lo, acho muito difícil não se conectar com ele.

Não falei muito do Oliver nessa resenha por sentir que o Livro é do Elio, é totalmente sobre ele, os sentimentos dele e sobre como ele observou o relacionamento dos dois. O Oliver em si é um personagem muito difícil de analisar pra mim, não temos muitas informações dele, em muitos momentos eu acho ele desnecessário, acho que ele provocou muitas questões negativas no Elio, mas em outros eu só sinto que ele queria muito viver essa relação mas se sentia muito preso em diversas amarras que ele tem, sentia que esse ar arrogante era medo de demonstrar algo que ele sente que não pode.

Eu tenho muito mais coisas pra falar sobre o livro, mas foram esses os pontos que ficaram mais marcados em mim agora fazendo essa resenha. No mais, eu indico muito o livro, aproveitei demais essa leitura e eu acho o livro muito muito bom.

Comentário mais off: Acho o Elio muito o nosso taylor Swift da literatura, acho os queridos muito semelhantes, e no final do livro eu senti uma vibe muito The 1, associei demais com o midnights no geral também, no sentido de lembrar do passado e observar as coisas que você fez, muitas vezes se culpando, se perguntando se aquela pessoa era a certa, se você poderia ter feito algo diferente. Senti muito essa relação entre a loirinha e o Elio.

Julio482 26/11/2023

Não sei o que sentir...
Días após terminar esse livro eu ainda não sei o que sentir, não sei se odeio, não sei se gosto, ou não sei se só sinto nojo mesmo kk.

Entre partes scátologicas e pornográficas (e as vezes as duas juntas), sinto que o romance poderia ter tido um pouco mais de protagonismo nisso.

Quando falamos sobre um romance de verão em um lugar paradisíaco como é a costa italiana, é inevitável não pensar num romance lindo e com um final trágico, e realmente acho que era isso que o autor queria trazer mas com um toque de sadismo um pouco maior.

O autor de 67 anos não consegue fazer com que entendamos a cabeça de um adolescente de 17 anos (acho que nem ele mesmo entende), sinceramente as cenas de sexo falham miseravelmente em qualquer outra questão se não dar um pouco de nojo. Não exagero quando digo que tiver que dar uma pausa na leitura em certos momentos pra me recompor do nojo.

E o romance que podia ser tão bem explorado foi deixado de lado para que desse espaço para que vejamos tudo o que um suposto adolescente de 17 anos quer fazer com homem que ele está afim.

Por fim espero que a próxima obra do autor seja sobre um homem de 67 anos porque aí eu sinto que ele vai entender mais afundo o personagem.

(Supostamente.)

Maria23 24/11/2023

Elio, Elio, Elio
Esse livro é lindo, apesar de algumas problemáticas é emocionante ler a história deste romance de verão.
Eu achei que fosse odiar a escrita por ela não ser separada por capítulos, mas eu amei acompanhar o pensamentos loucos do Elio, foi realmente como se eu estivesse dentro da cabeça dele.
Confesso, que não teria gostado tanto do livro se não tivesse assistido o filme, mas ainda sim ele me prendeu do começou ao fim.

Mcavoy 21/11/2023

Gays depressivos
Até hoje estou encantada por esse livro. não sou muito fã de romance, mas esse é uma exceção, fiquei emotiva a maior parte do livro, prometeu tudo e entregou tudo.

mrcghostface 21/11/2023

LEIAM!
Apenas direi isso, leiam.
Meu livro favorito da vida toda, a forma como o autor aborda o romance, o sexo e a sexualidade de uma forma leve e sutil e nem um pouco vulgar deixa o livro tão sexy de uma forma natural e você torce a todo momento pelo romance dos protagonistas darem certo, o filme é uma adaptação extremamente fiel ao livro extremamente emocionante.

Bonnie Moon Berry 20/11/2023

Esse aqui é uma leitura que gostaria de fazer a muito tempo mas enrolei. Nas primeiras páginas achei que a história estava correndo rápida demais, muitos acontecimentos para poucas páginas, mas chega uma hora que ele simplesmente diminui. Não sei se foi só eu que percebi isso, ou se a estrutura da escrita que me deu esse sentimento. É um livro um pouco denso, mas nada que seja muito complicado de ler. Mesmo tendo gostado do livro, esse é um dos raros momentos que digo: o filme é melhor.

Gleybson.Almeida 20/11/2023

O livro possui uma escrita linda e poética, você realmente se vê dentro da cabeça do Ellio e é muito fácil de se identificar com o adolescente loucamente apaixonado por alguém ao ponto de querer abdicar de si por essa pessoa. Embora tenha algumas problemáticas, o amor que um sente pelo outro é lindo e a forma como demonstram notando os pequenos detalhes um do outro, com pequenos toques nas escondidas e no cuidado mútuo que ambos possuem é escrito com tanta veracidade que você chega a querer acreditar que em algum lugar da Itália, duas pessoas se amaram tanto, por um verão, que se tornaram uma.
Anne<3 27/11/2023minha estante
Moço, tipo cada um tem seu gosto, mas sinceramente nn acho que pedofilia e abuso psicológico deva ser descrito como lindo KKKK

Maria 18/11/2023

O final desse livro foi que nem terminar um relacionamento, isso porque senti o mesmo nó na garganta e sensação triste de que algo que eu não queria que acabasse estava prestes a acabar.
eu sei que o livro é problemático e que tem cenas absurdas mas não posso desconsiderar o fato de como a escrita e bonita e que talvez exprima sensações válidas para alguém.
da mesma forma como no filme uma das minhas partes preferidas é o relacionamento do elio com os pais, é uma coisa linda de ler e a conversa que eles tem, aquela conversa da volta da viagem, é tão bonita e sensível e tocante.
toda essa ideia de que o interior da itália é lindíssimo tem uma parte essencial pra mim, talvez pelo simples fato de ser em um interior também.

Giovanna.Guimell 17/11/2023

Call me by your name and I...
Nem acredito que vou dizer isso, o filme é 10 vezes melhor. o livro é bom, mas tem cenas, falas, pensamento e ações dos personagens que me deixaram MUITO desconfortável. eu só queria mandar o Élio pra uma terapia, pq as coisas que ele pensava em relação ao Oliver não eram nada saudáveis. a diferença de idade não me incomodou mto mas algumas partes eram bem arrastadas.
mas é bom! ?