Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Apollinea 05/12/2021

Eu vivi e amei junto com eles
É sem dúvida meu livro favorito, esse ano eu reli pela terceira vez e foi tão bom talvez até melhor que as primeiras. É sempre uma experiência, eu sempre posso viver na Itália, sempre posso sentir o gosto de damasco e sempre posso chorar por um amor de verão porque esse livro essa escrita me absorvem e me tocam o cerne.
Que o livro é sobre desejo todo mundo sabe, mas é muito além, é sobre juventude, liberdade e melancolia.
O Élio é extremamente inteligente e amado. Pode parecer dramático pra muitos, mas quem teve 17 anos e se apaixonou sabe exatamente o que ele tá sentido e descrevendo, a vontade que vem e desaparece, o jeito de flertar sem saber, a demora em perceber que alguém tá apaixonado por ele, o desejo pela pessoa que ele gosta, e principalmente a maneira como cada pequeno jeito e particularidade do Oliver é absurdamente interessante pra ele aliás dá pra perceber muito mais do Élio do que do Oli só pelo jeito dele de falar.
O Oliver é impossível de não gostar, até porque a maneira que ele é descrito leva a crer que toda a Itália ama ele, cativante, inteligente, boêmio e ainda assim reservado. Ele é cuidadoso e não é tão óbvio mas ele gosta tanto do Élio quanto o Élio gosta dele ( mesmo que não pareça eu sei ) há momentos em que se percebe muito o medo do Oliver e muito do que ele sente e também o fato de não achar que é tão correspondido, inclusive há cenas em que ele fala que para o Élio aquilo era passageiro ou só uma brincadeira e pra ele definitivamente não.

A família do Élio, o contexto a vida na Itália nos anos 80 e no verão, o mar o vinho e a paz, tudo isso é um espetáculo a parte, dá vontade de viver lá, de conversar com os personagens, de comer com eles de sentir a brisa na pele.

Essa foram minhas últimas palavras ( escritas) quando eu terminei de ler:
" Eu nem de perto li todos os livros que eu pretendo, e eu sei que vou passar por uma infinidade de palavra. mas essas últimas, Suas últimas, sempre vão me atingir no peito, não importa que eu já tenha decorado e sejam mais minhas agora do que suas."
Caroline 05/12/2021minha estante
adorei a resenha! também está nos meus favoritos ??

Apollinea 05/12/2021minha estante
Caroline my obrigada ??
sou muito mais feliz depois desse comentário

DaniMac 08/12/2021minha estante
Amei a sua resenha ,já li o livro e se tornou um dos meus favoritos, já indo para a releitura , o filme também. Sinto a mesma coisa, me teletransporto para a Itália e sinto a brisa na pele, é incrível a sensação que esse livro consegue me passar.

cryrachel 14/12/2021minha estante
amei tanto se eu ler mesmo saiba que foi por causa da sua resenha

Apollinea 14/12/2021minha estante
Rachel teu comentário tá no meu coração pra sempre. se ler algum dia porfavor comente comigo eu vou adorar

K.G | @kennedy guedes 20/01/2018

Escrita " Bonita" pra pouco conteudo.
ENTAO EU LI ME CHAME PELO SEU NOME.... E PACEIRAS EU TO BEM CHATEADO.

To chateado porque eu queria ter gostado mais desse livro, queria vir na internet e elogia-lo em todos os lugares, porque a Literatura LGBTQ(RSTUVXZ) merece SIM, estar mais presente, merece sim, um maior reconhecimento, fico feliz pelo sucesso do livro, mas infelizmente ele nao aconteceu pra mim.

Resumidamente a sinopse, é a historia de um garoto que o pai dele meio que da aulas de verao pra escritores, e em um desses veroes, ele acaba se apaixonando por um desses rapazes, Que é um rapaz mais velho mais maduro... e os dois meio que vao tendo ai os seus " vamo no banheiro pra gente se beijar" so que no caso aqui é um penhasco.

A primeira coisa que impacta nesse livro logo no começo é a forma com que o autor escreve. É UM ESCRITA EXTREMAMENTE POETICA, extremamente romantica e floriada, por parte de um dos personagens, que narra a historia em primeira pessoa.

Quase nao existem dialogos, o livro possui Longas e longas descrições, tipo UM PARAGRAFO PRA EXPRESSAR QUE O CARA TA LOUCO PRA DAR (nao disse o que....).
Isso pra mim torna a leitura EXTREMAMENTE MAÇANTE em alguns momentos, e torna a historia UM POUCO IRREAL, ja que as pessoas nao se expressam dessa forma. O que faz com que a escrita seja bonita, porem rasa, nao me transmitiu sentimentos, nao me transmitiu verdade.

Por outro lado o autor conseguiu trazer BELEZA a narrativa, conseguiu trazer leveza, ATE AS CENAS DE SEXO SAO FOFAS.

O enredo pra mim tambem ficou MUITO A DESEJAR, durante 90% do livro, o autor traz uma historia MUITO CLICHE, bastante previsível, e ele mascara tudo isso com uma escrita bonita, MAS SE VC PEGAR O CERNE DA HISTORIA, é morna, sem graça, sem surpresas.

Os protagonistas sao MUITO IRRITANTES, O mais jovem é imaturo e carente, o mais velho, é um pouco " embuste" e distante. Não conseguir TORCER, NAO CONSEGUI GOSTAR DELES.

O final tem uma amadurecida na historia, mas eu ainda nao sei se gostei ou nao do rumo que as coisas tomaram

Pra mim é um livro que peca no excesso, e tambem peca por faltar muitas coisas.

O livro nao tem inconsistências, nao tem furos, a sua experiência com ele vai depender muito da sua visao de RELACIONAMENTO, de romance, DE NARRATIVA, vai muito da sua percepção pessoal.

AGORA VOU VER O FILME, PQ TEM UMAS CENAS, QUE EU NEM COMECEI A VER, MAS A CALCINHA JA CAIU COM A UMIDADE. HAHA
Lai 20/01/2018minha estante
Qria ver tua resenha de Não conte a ninguém da Rebecca Done...

Zotori 18/02/2018minha estante
Acho que você foi a única pessoa que descreveu exatamente o que eu sento com essa leitura.

Alessandra 17/03/2018minha estante
Exatamente o que eu pensei! Tava até me achando estranha por não estar morrendo de amores pelo livro. Leitura maçante demais. Descrições demais. Diálogos de menos.

Tatiana Patrícia 15/05/2018minha estante
Também me senti assim... Querendo muuuito gostar do livro, massss...
Não foi o que eu esperava!

Marli.Ramires 05/09/2018minha estante
Geralmente estou de acordo com suas resenhas! Mas este livro eu achei mais realista do que sonhador sabe? O rapaz que estava descobrindo a própria sexualidade passa essa situação de crise, do tipo: gosto dele, mas gosto dela também. Um dia estava de boas com os próprios desejos e no dia seguinte estava subindo pelas paredes. (ALERTA DE SPOILER) E o final.... ah o final.... que gostaríamos de ter visto e não vimos está mais próximo da realidade do que nunca! Como abir mão das próprias realidades e se lançar num relacionamento completamente novo e não exatamente aceito pela sociedade? Acho que faz muito sentido para muitas pessoas hoje em dia...

cris.leal 26/01/2018

Agridoce...
Receber hóspedes durante o verão em sua mansão na Riviera Italiana, era o modo como um renomado professor universitário ajudava jovens escritores a revisar seus manuscritos antes da publicação. O convidado no verão de 1983 é Oliver, um professor universitário americano, de 24 anos, que pretende revisar sua dissertação sobre Heráclito, o filósofo grego que afirmou que tudo está em permanente mudança, por isso é impossível entrar no mesmo rio duas vezes, pois as águas já são outras e nós já não somos os mesmos.

Elio, o filho de 17 anos do estimado anfitrião, imediatamente se encanta por Oliver e descobre a intensidade da primeira paixão. Mesmo incerto sobre sua sexualidade, atormentado e amedrontado, o rapaz fica obcecado pelo americano. Apesar de não compreender bem o seu objeto de desejo, que ora o incentiva, ora o trata com distanciamento, Elio deseja e sonha com o primeiro encontro e o primeiro beijo. Determinado, investe na sua intuição e, aos poucos, em meio às lindas e ensolaradas paisagens da costa italiana, Oliver entrega os pontos e um romance quente e intenso floresce entre eles.

O livro é contado por Elio, que numa narrativa inquieta e tocante, vai nos mostrando como aquele relacionamento de verão moldou seu coração para sempre. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói um universo no qual se reconhecem as mais delicadas e fortes emoções do primeiro amor. Sem sombra de dúvida, "Me Chame Pelo Seu Nome" comove e inspira, independente de orientação sexual.

Em uma entrevista o autor disse: "O interessante é que eu não usei a palavra 'amor' no livro, mas esta é a única palavra que pode descrever o que acontece no romance, porque não há outra explicação. É um amor de uma vida inteira de uma pessoa para outra."

É bem assim!

site: http://www.newsdacris.com.br/2018/01/resenha-me-chame-pelo-seu-nome-de-andre.html
Rafael 26/01/2018minha estante
É maravilhoso!

cris.leal 27/01/2018minha estante
Gostei muito também!

Caroline 05/07/2021minha estante
Que linda resenha, Cris! Gosto bastante da fotografia do filme. A Itália é maravilhosa. Amei a citação ao autor no final da sua resenha ?

Vinicius 13/07/2022minha estante
A resenha da Cris sendo novamente decisiva para incluir um livro na minha estante ! Amo !

Rafael 27/01/2018

Magistral!
O casal deste romance começa com a paixão ardente que sufoca o protagonista e se transforma em melancolia. Um amor desses que nasce sem avisar e cresce silenciosamente dentro de nós e que por fim nos consome e causa dependência. Muitas vezes enquanto você lê você se pergunta qual é o objetivo destas falas sem sentidos, destes acontecimentos monótonos do dia-a-dia, de toda essa enrolação. Mas a vida é uma enrolação, é uma sofocação de sonhos, ela é puro medo e covardia. E para mim esse é o ponto alto do livro. Cada detalhe do romance deles adicionado traz mais profundidade a obra. Essa é a beleza. Os pensamentos do protagonista dissecados criam uma face arrogante e egoísta. Mas lá no final, no finalzinho você entende porque ele é assim. É neste ponto que você entende tudo que ele sente. É o ódio de viver constantemente escondendo seus sentimentos, se moldando ao olhos dos outros, cuspidos em sarcasmo, numa guerra fútil egocêntrica para apenas ter a falsa sensação de domínio sobre o outro. É sobre falar e perder o pouco que se tinha. É sobre se silenciar e sofrer em silêncio.
Um dos livros mais tocantes que já li. Nas últimas páginas chorei tanto que passei a noite remoendo. Magistral!
Mauriceia.Soares 28/01/2018minha estante
Amei o livro meu amigo é Amei mas ainda ter o prazer de ter lindo esse livro maravilhoso com vc Rafael canal ???so não gostei da parte que choramos fiquei vermelha parecendo um tomate mas valeu muito a pena

Mauriceia.Soares 28/01/2018minha estante
Amei o livro mas amei mas ainda ter lindo ele com vc meu amigo Rafael canal foi o melhor livro que JÁ lemos juntos é maravilhoso SÓ não gostei da parte que choramos fiquei parecendo um tomate vermelho mas valeu a pena

Thiago 14/02/2018minha estante
Também não sei como consegui let as últimas páginas com tanta emoção!!

Bernardo.Baethgen 08/06/2018minha estante
call me by your name é uma obra-prima digna de um tristan und isolde. para mim elio é sem duvida um inocente, um ingenuo. oliver é um sujeito completamente pausteurizado. li alguns trechos do livro - estou comprando hoje e ansioso por te-lo em mãos - e acho que a leitura de james ivory é muito muito sensível. o elio de chalamet é um garoto timido e extremamente sincero. apaixonado e absolutamente inocente. marzia é uma jovem muito forte, fortissima, de uma honestidade absoluta. o engraçado é que quando vi o filme pela primeria vez ( foi na internet, lenta e jurássica) eu odiei até onde assisti. queria jogar note com net, filme e tudo pela janela do apartamento. mas...no momento em que oliver da a explicação etimológica da palavra abricot, falei para mim mesmo que o filme tinha algo sério. a partir daí o filme me pegou pela goela e fiquei preso a ele. call me by your name é ao mesmo tempo richard wagner e pushkin - o eugene onegin. só que tatiana consegue se libertar de eugene, ao passo que elio, não. não seria exagerado afirmar que elio sofreu um "estupro" emocional, e até certo modo, físico. mesmo que tenha "consentido". podemos ver isso quando ele tem a ansia de vômito em bergamo - roma no livro - oliver, que como mais velho deveria cuidar de elio, vai ate ele, mais por um certo senso de obrigação do que por compaixão - alias, compaixão é o que oliver não tem. de maneira alguma. na cena em que ele vê elio dormindo no hotel, calmamente, o que ele vê, na verdade, é que aquilo o estava incomodando. um peso, um elo que ele, oliver, não tinha qualquer intenção de ter ou arcar. é tocante quando eles se despedem na estação (filme) o gesto com a mão direita meio fechada na garganta - estava literalmente tentando tirar aquela sensação de sufoco, de aperto - e oliver? nada, nem um gesto de compaixão, rachmones ( em yddish). entra no carro de 2ª classe e pronto! foi-se. que elio fique com a sensação de dor, solidão, e até mesmo de culpa ( afinal, não é ele, elio, o esquisito?) por não ter ficado com oliver. oliver é um sedutor da altura do duque da mantova, em rigoletto. oliver joga tremendamente com elio, como na cena da relva. ele faz algo do tipo: "nao vou me aproximar de voce, é voce quem fará isso". e anella? e mr. perlman? o que poderiam fazer?
no principio achei anella muito chata. mas depois a vi com outros olhos. que mãe! só que uma mãe européia! mas no fundo uma yddishe mamme! só que européia! apesar do carinho, da segurança, do amor, o mundo de elio é um mundo silencioso, quase vazio. apenas marzia e mafalda trazem algo de vivo. há amor entre elio e os pais, que ao meu ver entendem - já tarde - a necessidade de serem mais verbais, mais warmly. cheguei à náusea quando oliver diz a elio pelo telefone que sentira mr. perlman e anella falarem com ele como se fosse com um genro ou something like that. dá para perceber o asco que oliver sente. oliver é o medíocre bem sucedido. elio é genuinamente inteligente, nada academico, mas original, vital. e igualmente vital, absolutamente sincera é sua entrega. pelo que li, me parece que temos que ler desconfiando, não das palavras, dos sentimentos de elio, mas de suas conclusões, precipitadas, equivocadas, pelo grau de ingenuidade e paixão em que o personagem se encontra

Fábio 24/03/2020

você vai me matar se parar
Livro incrível, de escrita leve e fluidez de história. Sutil como Elio e ácida como Oliver. Uma história que contagia, que remete tanta literatura e nos transporta para a Itália de 1980.
Ter 17 anos se descobrir o que se passa no interior do seu ser, sem ao menos saber o que acontece. O corpo em ebulição desejo, desejo, desejo. Quem nunca passou por essa fase tentando entender a linguagem corporal os sentimentos e a atração física por todos os tipos de criaturas que andam na terra.
Quem nunca viveu um amor que não morre jamais mesmo que o primeiro amor tenha ido embora? Quem nunca teve um momento nostalgia por um fragmento do passado? O livro é um romance entre dois rapazes e o que isso importa?! Amor sempre será amor seja entre pessoas iguais ou um coelho apaixonado por um porco espinho, sempre prevalecerá o sentimento e não a opinião alheia.
Já li alguns livros dessa categoria e "me chame pelo seu nome" me fez lembrar de muitas histórias, vividas e ouvidas emolduradas no álbum do passado, quem sabe no penhasco de Monet.
Final leve mas triste com o "q" de continuidade!
Rocky Noboa 24/03/2020minha estante
Amo demais esse livro. Um dos meus favoritos :)

Fábio 24/03/2020minha estante
é o livro perfeito para se ler várias vezes, essas desventuras e aventuras que o amor proporciona são tão reais quanto a ficção do livro. Hoje ele passou para a minha lista dos favoritos.

Jefferson Vianna 24/03/2020minha estante
Amo muito! Poesia do começo ao fim...

Fábio 24/03/2020minha estante
sim, cheio de boas referências isso que torna a leitura mas fácil.

Lili 05/04/2019

Me Chame pelo Seu Nome
Achei esse livro bem ruinzinho e honestamente não entendi o hype.

Escatologia.
~Frutofilia~ XD
Dramas existenciais.

Se a Bella de Crepúsculo fosse um homem gay ela se chamaria Elio.

O que salva um pouquinho o livro é o pai do Elio. Mas na minha opinião não vale a leitura.
Gabriela 19/09/2019minha estante
Hahaha Não li, nem vi o filme, mas o trailer me deu o deja vu da hype de "Azul é a cor mais quente", então nem corri para assistir.

Lili 19/09/2019minha estante
Gabiiiiiii que saudade de vc!!!
Nossa, eu achei esse livro realmente ruim. >.

Gabriela 20/09/2019minha estante
O sentimento é recíproco. Sempre lembro de você quando olho para o "Beber, Jogar, F@#er", ou o "Bom de Cama", ou o "Precisamos falar sobre o Kevin" na estante. =]

Lili 21/09/2019minha estante

Lauraa Machado 13/03/2018

Um livro corajoso, vulnerável e lindo
Esse livro não é para todo mundo. Sei que nenhum é, que tem sempre alguém, seja honestamente ou por pura insegurança e necessidade de se sentir diferente e especial, que não gosta de algum livro. Mas o que quero dizer sempre que uso essa frase é que o livro não é do tipo que agrada fácil, que conquista a maioria das pessoas, que será entendido por todo mundo que ler. Estou impressionada com a fama que ele conquistou (mesmo que tenha sido por causa do filme) entre pessoas que parecem tão distantes do estilo dele.

A primeira coisa que me fez perceber que este livro não é para todo mundo foi sua honestidade. Talvez honestidade seja uma palavra simples demais para o jeito que a história foi narrada sem medo, sem pudor, sem qualquer inibição. Do mesmo modo em que os dois personagens se entregam completamente um ao outro, a escrita é feita de intimidade e vulnerabilidade completas, de filosofia e poesia, e de detalhes reais e fantasiosos, idealizados, eróticos, românticos, dolorosos e vergonhosos. Ela abraça todas as emoções do Elio, das mais intensas e obsessivas às mais simples e impulsivas, sem medo de entregar demais. Foi extremamente corajoso do autor escrever esse livro como seu primeiro.

E foi uma honra ler esse livro, fazer parte dessa intimidade que não era minha. Fiquei impressionada quando percebi a quantidade de emoções diferentes que eu tinha já sentido e reconheci no Elio, e mais ainda quando vi quantas sentia em poucas frases. Fiquei ansiosa, plena e feliz, ri às vezes, para frases abaixo perceber toda a tristeza da situação e logo em seguida ser consolada pela beleza desse amor existir. Foram tantas emoções mesmo, que terminei chorando meus olhos fora (choro super fácil com livros, mas esse consegue tirar lágrimas até de quem não chora), daquele tipo de choro que é mais emotivo do que racional. É até um pouco assustador ver meu próprio luto pelo final da história, ainda que ele me dê certo consolo. Não foi só nessa hora que chorei como se tivesse perdido algo valioso que nunca encontraria de novo. Minha parte favorita é a conversa do Elio com seu pai perto do final, e, ainda que o livro já não tivesse me dado nada para pensar ou para sentir antes, ele teria valido completamente a pena só por ela.

É difícil dizer se recomendo o livro. Recomendo, é claro, mas tenho medo de fazê-lo cair em mãos de quem não o entenderá ou merecerá. O texto parece difícil de longe, com frases e parágrafos longos, mas que eu lia como se pensasse junto com Elio, quase freneticamente. As falas também são misturadas às vezes em narração, de vez em quando sem qualquer indicação, o que eu achei ótimo, na verdade, não cheguei a ficar confundida sobre quem falava. Nunca poderia imaginar que isso me agradaria, principalmente porque não é do tipo de coisa que agrada a maioria das pessoas. Como eu falei, um livro que fica com você, que te faz repensar muita coisa, invejar dor e se entregar à história. Não é para todo mundo.
Andréa Araújo 14/03/2018minha estante
Eu senti poesia até na resenha, imagino como será ler, porque eu definitivamente quero ler!

.anA 17/03/2018minha estante
Acho que você falou tudo e um pouco mais. Pra quem estiver aberto para sentir, esse é o livro, que não foi feito para ser lido :3
Linda resenha!!

Lauraa Machado 17/03/2018minha estante
undefined

Bia 01/04/2018minha estante
Laura linda! (Tenho seu livro e surtei quando vi sua resenha por aqui!)
Suas palavras disseram tudo aquilo que eu queria dizer, mas não consigo nesse momento porque me sinto speechless depois de terminar a leitura. Eu chorei porque transbordei um sentimento doido, a pureza do amor, a leveza do pai juntamente com aquelas palavras dele que era tão profundas e me fizeram pensar e repensar minha vida.
Como você disse, esse livro não é pra qualquer pessoa, é preciso entender o Elio e mais ainda se colocar no lugar dele, como um garoto de 17 anos que sabe tanto sobre tantas coisas (algo que até o próprio Oliver notou) e um adolescente quase adulto que está vivendo seu primeiro amor, suas primeiras experiências realmente carnais e sentimentais da forma nua e crua, como são. A narração é "confusa" para muitos inclusive por isso, pelo fato dele pensar de maneira frenética, pela ansiedade nas palavras que ele simplesmente joga ali, mas que não são aleatória nem jogadas sem motivo algum. Meu Deus! Eu tô em uma ressaca profunda, e tô sentindo como você disse, como se tivesse perdido algo valioso, como se estivesse de luto. Não sei como vou me recuperar desse livro.

Riquelmy.Ferreira 18/07/2021

"O sentido do fluir do rio não é que todas as coisas mudam para que não as encontremos duas vezes, mas que algumas coisas permanecem as mesmas apenas por mudar."
Ilam 18/07/2021minha estante
Olha que gay

Riquelmy.Ferreira 19/07/2021minha estante
uma vibe mais vegana ?

jane 21/07/2021minha estante
meu deus eu li o livro a um tempo

jane 21/07/2021minha estante
aí perdi a página que tem essa citação, vc sabe qual é???

sabrinasilva26 07/05/2022

Decepcionante
Vamos começar falando que o Elio tem uma obsessão pelo Oliver. Aquilo não é amor, não é paixão, é um sentimento estranho e obsessivo que me deixou desconfortável o livro inteiro.

Elio não tem vida a partir da chegada do Oliver. É como se ele fosse uma estrela orbitando em volta do planeta que é Oliver. Nada mais na sua vida importa, ele não mantem interesse em nada que o objeto da sua obsessão não esteja envolvido.

Eu simplesmente bato palma para quem leu esse livro e conseguiu fazer um roteiro impecável como o do filme.

É uma leitura arrastada, por diversos momentos chata. Fui até o final simplesmente por amar o filme e querer conhecer a obra que foi sua origem.

No mais, decepcionada.
alicesrangel 07/05/2022minha estante
nossa sim, é bizarro saber oq o elio pensa em cada momento que adoro no filme

sabrinasilva26 07/05/2022minha estante
sim, como eu vou assistir aquela obra de arte depois disso???

fall.lav 12/05/2022minha estante
vc falou absolutamente TUDO,
+d 70% das avaliações são acima de 4 estrelas e eu fico: 'li o livro errado???'

sabrinasilva26 12/05/2022minha estante
Kkkkk não dá

Rael 17/03/2019minha estante
Você sintetizou perfeitamente bem tudo o que eu senti lendo esse livro.

João 07/05/2019minha estante
Eu estou lendo e tô chocado em como o Élio fantasia a relação com Oliver

Hummingbird 11/05/2019minha estante
É terrível

Daniel 27/07/2019minha estante
To lendo e percebendo o mesmo! Até que enfim alguém que está vendo que isso não é uma história de amor, e sim obsessão!

Gabi 19/03/2020

história arrastadíssima!!!
Xxxxzx 19/03/2020minha estante
Eu parei de ler. Confesso que esperava muito mais.

Gabi 19/03/2020minha estante
eu esperava bem mais também...

Elisa.Gabriela 16/11/2020minha estante
Gabi tô olhando aqui suas 3 estrelas e tentando adivinhar o motivo

Gabi 16/11/2020minha estante
amiga eu tb não sei..... e foi 2.5 ok!!!

yas 01/07/2022

ME CHAME PELO SEU NOME
meu deus que livro ruim, o que salva é a escrita poética mas ainda sim também é INSUPORTÁVEL porque é literalmente O LIVRO TODO com essa escrita o que faz ficar muito arrastado e chato. Não vou nem comentar das cenas nojentas como a do pêssego e cenas do Elio cheirando a cueca do Oliver. Esse livro me fez virar a favor da homofobia, bjs

Uma resenha medíocre pra um livro medíocre sim ?
Giovana.scopel 03/07/2022minha estante
KKKKKKKKJJK AMG
Eu surtei de madrugada e fui ler esse livro, agr tô em 70% e tô lendo na força do ódio

yas 04/07/2022minha estante
amiga eu li mto na força do ódio também

oitaloleal 09/07/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK EU AMEI Q VC DEFINIU EXATAMENTE O QUE EU SINTOOOOO eu odeio esse livro e só estou no começo, me deu uma ressaca e eu não quero ler nada. e sim, também vurei homofóbico

yas 11/07/2022minha estante
@oitaloleal amigoo esse livro tb me deu uma ressaca fudida viu, quanto mais eu lia mais eu queria morrer

Gu Vaz 19/03/2021

Paixão
Uma paixão de verão, tão forte quanto complexa, não passageira, mas contida pelo condicionamento social. Embora ela tenha sido vivida e apreciada, ainda traz consigo uma culpa familiar. É acima de tudo agridoce, mas muito bem saboreada.
@gabrielnscmt 21/03/2021minha estante
Quero muito ler, e ver o filme

@gabrielnscmt 21/03/2021minha estante
Já assistiu o filme?

Gu Vaz 22/03/2021minha estante
Vi sim, acho o livro mais bem explicado quando se trata de como um personagem pensa do outro, mais completo. Mas o filme é muito interessante também.

@gabrielnscmt 23/03/2021minha estante
Anham, foi isso que imaginei rsrsrs

De Olivato - @olivatobooks 26/05/2018

É isso
Este livro se passa na costa italiana e traz a história do Elio que tem 17 anos e é o filho de um professor universitário importante que durante o verão abre a sua casa para receber um novo escritor. Neste verão, o escritor escolhido se chama Oliver.

Oliver tem 24 anos e veio dos Estados Unidos. Elio se encanta desde o primeiro momento por esse estrangeiro que chama a atenção por ser espontâneo e bonito. A convivência entre eles não é fácil, mas passado esse momento, os dois começam a conviver mais e a paixão de Elio vai aumentando até que para sua surpresa, começa a ser retribuída por Oliver e promete ser a experiência mais intensa de sua vida.

Não me senti encantado por esse livro e vou dizer o porquê. Não gostei do amor obcecado que o Elio sente, teve um momento do livro que ele pensou que poderia matar o Oliver para se livrar do sentimento, ele até pensou em causar um acidente que deixasse o Oliver paraplégico porque pelo menos assim, nas palavras dele “saberia seu paradeiro e seria fácil encontra-lo”, isso não é saudável nem fofo.

Outra cena que eu não vi necessidade foi quando o Oliver usa o banheiro e o Elio pede pra ele não dar descarga porque ele quer ver – eu vou pensar que era apenas o xixi pra não tornar essa cena ainda pior – e criar uma maior intimidade entre eles.

Não gostei da forma como o Elio usa uma garota como se ela fosse apenas um objeto, inclusive ele gostava de transar com ela e depois transar com o Oliver pensando que ele estava sentindo no corpo do Elio o cheiro da garota. O livro é cheio de joguinhos onde um finge pro outro desapego e indiferença.

Mas não são apenas coisas ruins, o livro tem várias frases lindas, amei o significado do título, a aceitação narrada no livro também foi incrível. Ainda consigo sentir o impacto da última página.
No Skoob, eu dei 2 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/BhMLi7IloFp/?taken-by=olivatobooks
Tonný 26/05/2018minha estante
Só expectativas para este livro...

De Olivato - @olivatobooks 26/05/2018minha estante
Não gostei muito, infelizmente

Rai 26/05/2021minha estante
Amigo, antes eu tivesse lido tua resenha. Passei raiva lendo ontem e hoje :(

De Olivato - @olivatobooks 26/05/2021minha estante
Esse é complicado mesmo

Victor 09/01/2021

Intensamente poético
Não sabia se ia fazer essa resenha, mas acabei escrevendo algo no final das contas.

Ao iniciar a leitura você logo percebe que o livro é em um estilo mais narrado, com poucos diálogos, mas acho que a grandiosidade da obra é justamente essa, apesar de um pouco cansativo em alguns momentos, André destrincha os pensamentos mais íntimos de Elio sejam suas inseguranças até mesmo os mais variados nuances do desejo.

Com uma escrita poética e ao mesmo tempo crua em algumas partes, Aciman consegue descrever os sentimentos de forma tão intensa que é quase palpável, e você vai se pegar desejando ter uma conexão tão forte com alguém assim como Oliver e Elio.

Por ser bem descritivo, é fácil imaginar as paisagens e lugares descritos, e só digo uma coisa, a vontade de visitar a Itália após ler o livro deve ser algo comum a todo leitor.
luquescunha 09/01/2021minha estante
Eu não gostei muito do filme... o livro é melhor?

Victor 09/01/2021minha estante
Olha...se você já não gostou muito do filme, acho que não vai ter paciência pra o livro.

João 10/01/2021minha estante
To esperando minha cabeça esquecer um pouco do filme pra ler ele

luquescunha 10/01/2021minha estante
As vezes eu acho que assisti errado , as yags veneram esse livro e eu e meu namorado não gostamos, tipo ???????