Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Amanda 21/01/2020

Uma homenagem ao amor e à vida.

É fácil fazer uma resenha e dizer que gostei disso e daquilo, o que não funcionou e criticar o autor/a por certas escolhas, mas isso se torna fácil porque eu acabo me apropriando da história.
E quando essa apropriação não vem por completo?
Como resenhar um livro que eu tenho plena certeza que não absorvi tudo que poderia (ou deveria)? Talvez já deva colocá-lo na lista de releituras.

É como chegar num museu, ver uma obra de arte e olhar, olhar, olhar e não entender porra nenhuma. Nem sempre a gente vai entender tudo. Algumas coisas fazem sentido, outras parecem que não, outras vamos ter que acreditar no artista e aceitar que o que ele faz e diz é verdade.

"ele precisava aceitar a natureza paradoxal do pensamento do filósofo, não simplesmente explicá-lo."

Elio tem a alma de um artista (acho que precisa ser artista para criar um artista), eles são diferentes. Sei que são. Mas eu mesma não sou uma artista, então não poderia dizer como é ter essa alma, interpretá-la, compreendê-la e falar com certeza sobre todas as mensagens do livro. A impressão e reação ao ler é mais emocional do que racional, eu tentei por vezes expressar em palavras e falhei, então após muito esforço, este é o melhor resultado final para a resenha que consegui.

É uma narração diferente. Muito introspectiva, sem pudores ao invadir os pensamentos do personagem principal. É uma narração ao mesmo tempo pura, ao mesmo tempo densa, ao mesmo tempo "opa, cancela a cena do pêssego", ao mesmo tempo mil outras coisas. Traz uma abordagem honesta e madura sobre os sentimentos humanos, uma mensagem linda sobre a auto aceitação e mostra como é preciso ter coragem para admitir a verdade para si mesmo e para os outros.

"O que eu não percebia era que essa vontade de testar o desejo nada mais é do que um ardil para conseguir o que se quer sem admitir o desejo."

Lida com os sentimentos e suas contradições mais íntimas, vergonhas, desejos, sonhos, medos. Podemos ser os dois lados da mesma moeda. O ser humano é complexo e ler sobre um personagem e conseguir sentir todas essas emoções ao mesmo tempo dá um mérito incrível para o autor, e essa mistura e veracidade de tantas emoções intensifica a experiência do leitor. É sentir e compreender um sentimento 'apesar de' e também 'por causa de' outro.

Depois de muito pensar, acho que a mensagem principal do livro é:
Liberte-se
Permita-se
Sinta
Viva

"alguns, por medo de fazer qualquer desvio, acabam levando uma vida errada até morrer."

Mas posso ter entendido tudo errado.
Sou uma fraude literária e metade do que acho que sei é pura pose. Mas como evoluir, se não por um desafio?

Entendo quem não gostou do livro, realmente, ele pode ser complicado. Ainda mais se você considerar o texto literal, mas acho que não é sobre isso que ele se trata. Tem muita coisa escondida nas entre linhas e nas metáforas e na interpretação de metáforas que não parecem metáforas.

E no final, para não terminar o livro de forma tradicional, voltamos ao início. Onde tudo começou. Mas sem saber como terminou. Porque a moral da história não depende do seu desfecho.

"Fique quieto, não diga nada, e se não puder dizer "sim", não diga "não", diga "depois"."
Ana 22/01/2020minha estante
Quem é você usurpadora que está chamando Amanda de fraude literária?!
Brincadeira...
Mais uma resenha incrível!

Amanda 22/01/2020minha estante
Vou acreditar em você. Mas ainda estou com a sensação que está faltando alguma coisa, esperando pelo meu momento eureka.

Ana 25/01/2020minha estante
Talvez após a releitura vc consiga completar a resenha. Por enquanto acho que vc descreveu belamente a impressão que o livro causou e não vejo defeitos.

Jane 57821 06/12/2020

Gente, eu recomendo, que sabor delicioso!!!
Esse é simplesmente um dos romances mais lindos que eu já li, só tenho a agradecer o André Aciman por ter escrito essa obra prima ???
Clara Oliveira 06/12/2020minha estante
Vou ler ele ainda esse mês. Tô muito ansiosa. Assisti ao filme e fiquei apaixonada

Jane 57821 06/12/2020minha estante
A coisa que eu mais gostei foi a escrita que é super poética, mesmo sendo uma narrativa um pouco mais lenta é tudo muito mágico, sendo super envolvente! Espero que goste da leitura, depois me conta o que achou ?

Clara Oliveira 06/12/2020minha estante
Okay. Espero gostar :)

Leo Oliveira 21/02/2018

A minha relação com "Me chame pelo seu nome" é um pouco conturbada, talvez eu tenha colocado expectativa demais, me frustrado com algumas cenas específicas ou o livro simplesmente não funcionou para mim. E isso não quer dizer que ele não seja bom e bem escrito, mas a história de Elio e Oliver me incomodou - principalmente - na forma como é narrada. A construção de fatos e a maneira como eles foram desenvolvidos me irritaram em alguns momentos, a montanha russa de emoções dos personagens deixou o enredo inconstante e extremamente entediante. A primeira parte foi maravilhosa e me conectou de imediato aos personagens, mas as demais - com exceção da última "Canto Escuro" que foi simplesmente incrível - me fizeram revirar os olhos e fechar o livro inúmeras vezes (e isso é bem gritante uma vez que levei um mês para lê-lo).

Eu queria, do fundo do meu coração, ter gostado mais da história e aproveitado ela da mesma forma que muitos outros leitores. Mas, como falei, a narrativa de Aciman e a forma como seus personagens se comportam não me agradaram nem um pouco.
Augusto 11/03/2018minha estante
Quero muito ler ??

Cleiton 08/04/2018minha estante
Já minha relação com este livro foi maravilhosa li em dois dias não consegui largar da história.

Mirela 09/02/2022minha estante
Sei que o protagonista é adolescente, o que torna ele insuportável por natureza, mas ainda sim, o Élio se torna inseguro e irritante em tantos aspectos que incomoda o leitor. Mesmo com um plano de fundo muito bom, o brilho se perde

sah 20/04/2021

call me by your name ? :)
O autor descreve os sentimentos com uma intensidade e uma perfeição que me tocaram muito. Tem um ar melancólico e belo, me tocou de uma forma mt íntima (me identifiquei com várias coisas, principalmente com as emoções do Elio), senti e vivi cada pedacinho da história, a ansiedade, a tristeza, o nervosismo, a espera e a excitação dos personagens de uma forma incrível.
Eu amei também o lugar por onde tudo se passa, as vielas escuras em Roma, as rochas, os rios, a livraria, o bar... tantos lugares com tanta história pra contar.
Foi uma experiência mt boa e com certeza é algo q vou levar pro resto da minha vida

ps: pra mim o final do livro foi bemmm melhor do que oq eles fizeram no filme
Carla.Maciel 20/04/2021minha estante
O penhasco de Monet foi meu lugar preferido do livro. Linda história.

niavenoso 21/04/2021minha estante
esse livro é simplesmente perfeito, o autor consegue fazer com que você se sinta lá, junto com eles, você vai sentindo as emoções junto com eles e isso é incrível

Léo 03/06/2021minha estante
Sou obrigado a concordar. Depois da cena do pêssego eu tive que deixar o livro de lado e caçar algo pra me distrair tamanho constrangedor eu achei.

Nat 03/06/2021minha estante
SIMM

Lara 19/04/2021

Poético e APAIXONANTE!
Um dos livros mais lindos que já li. Incrível como um amor por mais breve que seja pode mudar e marcar nossas vidas pra sempre! Mesmo sendo um livro pequeno ele é completo. E esse livro me trouxe uma sensação de que as vezes achamos que sabemos de tudo, mas na verdade não sabemos de nada. Deduzimos coisas que ao nosso ponto de vista faz total sentindo mas em relação ao ponto de vista do outro, estamos completamente enganados. Expressar os sentimentos é importante e talvez se Elio e Oliver tivessem feito isso antes...
chris 19/04/2021minha estante
muito maravilhoso ?

Lara 19/04/2021minha estante
eu amei demais ? tô querendo ler Me encontre agr

lia 30/05/2021

"Sustente meu olhar e me chame pelo seu nome"
O que realmente estragou o livro foi a idade do Elio. Seria bem melhor se ele tivesse 18 e o Oliver 25, mas tudo bem.
É um livro com uma escrita poética, você lê e pensa muito sobre o que aconteceu no final, mas não sente vontade de ler novamente.

"Ninguêm gosta de ficar sozinho, mas aprendi a conviver com a solidão.".
Guto 30/05/2021minha estante
Leitura rápida pra fazer em 2 dia e sair da ressaca literária ? eu gostei bastante quando eu li

Guto 30/05/2021minha estante
*1dia*

Léo 03/06/2021

Decepcionante
Sem dúvida um dos piores livros que já li!
Este livro foi minha primeira experiência com um romance de temática gay, e bem... não foi o que eu esperava.
Primeiramente, eu não curti muito a escrita do autor. Os fatos aqui decorridos não seguem uma linha cronológica muito clara, a maioria são narrado estilo "certa tarde teve isso, outra tarde teve aquilo". O que faz até sentido já que os fatos aqui se tratam de lembranças de uma época da juventude do protagonista.
No entanto, o que realmente me desagradou foi o excesso de frases e discursos de cunho erótico e sexual; como o trecho em que Elio compara segurar um pêssego a segurar a bunda de Oliver, ou morder a fruta a morder o membro do mesmo; ou quando em menos de 25 páginas de história, o protagonista deseje que o outro adentre seu quarto e faça o que quiser com o ele. Eu compreendo que sexo é algo perfeitamente natural, mas EU PESSOALMENTE não gosto de ver relações carnais tratadas de maneira tão banal em uma trama de romance. E não tem a ver com ser uma trama LGBT.
Isso combinou pra eu ter certa antipatia pelo casal principal, embora eu me identificasse com as sensações narradas por Elio quanto à experiência de se apaixonar pela primeira vez, as constantes inseguranças e dependência emocional do outro. Claro que nem tudo foi negativo, um dos trechos que gostei muito foi o do primeiro beijo, mas no geral a trama me deixou entediado.
Eu já havia dito que romance jovem talvez não seja pra mim. Talvez em outro momento eu retome a leitura, mas por agora não.
pazuzuls 04/06/2021minha estante
Olha já não é a primeira vez que vejo comentários iguais aos seus sobre esse livro, inclusive um ou dois meses atrás estava discutindo com umas colegas sobre ele e comentaram que se incomodaram com os mesmos aspectos (principalmente sobre os discursos de cunho erótico e sexual). Deve ter sido uma leitura cansativa.

Léo 04/06/2021minha estante
Sem dúvida foi. Obrigado por seu comentário, às vezes parece que sou a única pessoa no planeta que não gostou desse livro pq todo mundo só elogia e às vezes me sinto mal me perguntando se não li errado ksks.

Gu 30/09/2020

Se não depois, quando?
Me chame pelo seu nome foi uma experiência fantástica para mim nos livros de romance, um livro quente, bem construído, bem amarradinho em tudo que deveria ser, fala não só do romance avassalador e fervoroso dos personagens Oliver e Elio, mas como também trata de temas como o luto, o viver a juventude, a beleza da vida a nossa volta, a maturidade e acima de tudo a superação, não só sobre outras pessoas que passaram por nossas vidas, mas também pelo "eu" que deixamos para trás.

Esse livro me impactou de uma forma tão violenta, que as lições que tiro dele são para a vida toda, sobre como lidar consigo mesmo e com a vida a sua volta.

Me chame pelo seu nome é uma obra de arte literária, me destruiu com a mais bela delicadeza que poderia fazer, me deixou tão impactado e estagnado que eu vou precisar de um tempo até tomar outro livro em minhas mãos.

Por fim o que tenho a dizer é que essa obra tão profunda sobre muitos temas tocantes em nossa vida, abre feridas que você nem sabia que tinha, ou até nem possuía ferida alguma. Recomendo 100%
Douglas 09/10/2020minha estante
Que resenha linda, garoto

Gu 11/10/2020minha estante
aaaaaa muito obrigado ??

Karoline 27/05/2021

Gostei
Esse livro me deu um quentinho no coração, me fez rir e sentir vergonha alheia (eita pêssego guerreiro kkkkkk). A ambientação é muito boa sem fazer exageros, amo o jeito do elio
Lucas Bronze 02/06/2021minha estante
Eu ainda não li o livro mas vi o filme, EU NÃO TANKO A CENA DO PESSEGO PQP, PQ OLIVER PQ?

Karoline 03/06/2021minha estante
Sim vei kkkkkkkkk q ódii

Ana 05/05/2021minha estante
Quando a gente lê de forma crítica, reconhecendo as falhas, a obra não perde o valor emocional para o leitor. Tua resenha diz tudo! ?

Thaina66 05/05/2021minha estante
Essa última parte me destruiu de uma forma que eu nunca poderia ter imaginado

Junior.Nunes 03/07/2020

Sentimentos Que Todos Passam
Me Chame Pelo Seu Nome, foi escrito pelo André Aciman, é um livro sobre sentimentos e sensações e sobre experiências, muito realista e muito belo, sobretudo é uma história sobre crescimento, enfrentar as duras realidades da vida e sobre lidar com sentimentos internos.
Elio é um garoto de 17 anos, e ele passa todos os verões no norte da Itália com a família, seu pai o professor Perlman em todos os verões sede um quarto para um aluno acadêmico que queiram ajudar com as pesquisas universitárias de seu pai. Os verões monótonos e chatos de Elio muda quando Oliver um americano chega para ajudar seu pai com as pesquisas. Oliver, de 24 anos, um rapaz alto, atraente, inteligente e sedutor, é tambem um escritor em potencial que acaba se envolvendo com Elio.
No livro vemos tudo pela visão do Elio, ou seja, tudo é passado e transmitido com sentimentos, sentimentos conflitantes, inseguranças, suas vontades, seus desejos, a paixão que ele sente e todos seus sentimentos novos, e tudo isso de forma intensa, e mesmo assim não deixa de ser um livro sobre amor, sobre romance e sobre paixão.
Christopher.Juan 03/07/2020minha estante
Perfect my Junior!

Christopher.Juan 02/12/2020minha estante
?????

thiffany 02/10/2020

Cor Cordium
Não tem palavras que descrevam o quanto eu amei esse livro e o tanto que ele de certa forma foi essencial pra mim!!

Chorar: ok
Gritar de felicidade: ok
Ficar triste junto com o Elio: ok
Chorar dnv: ok

Esse romance é perfeito.
Lido em 9 dias...
Dany 20/10/2020minha estante
Um dos romances mais lindos que já li.

thiffany 05/11/2020minha estante
Perfeitooo

Gabe 01/04/2021minha estante
A gente sempre acha que a última pessoa que gostamos vai ser a mais especial, mas com o tempo vemos que não.

Victoria1022 02/04/2021minha estante
SIMMM! Existe tanta gente interesante no mundo sabe

sah 21/04/2021minha estante
simm, eu vi o filme primeiro e me surpreendi mt com o livro, tem tantos detalhes tão importantes q infelizmente n da pra ver no filme

niavenoso 21/04/2021minha estante
simm, o filme é muito bom, porém o livro é tão perfeito