Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

haroeira 20/01/2009

Maravilha!
Tolstói escreveu este livro em 1965. A história se passa entre 1805 e 1813 e retrata a vida na Rússia quando da expansão napoleônica na Europa. (É como se um escritor, no ano 2000, escrevesse sobre a 2a. Guerra Mundial.) Até que Napoleão, já conquistando tudo, esbarra na fronteira e no tratado de não-agressão com a Mãe Rússia, como é chamada por ele. Se não me engano, o czar russo é Alexandre. Então, Napoleão parte pra invasão da Rússia. Em suma: é um romance entremeado de história, muito bem contado e explorado por Tolstói. Mostra a influência da cultura francesa na Europa, mostra que a alta casta russa só dialogava em francês, deixando o idioma russo para os menos cultos. Mostra uma São Petesburgo totalmente afrancesada nos costumes, na cultura, enfim, é um obra-prima. Detalhe: duas pérolas tem o livro. Uma: qdo Napoleão chega para tomar Moscou. As suas elucubrações sobre estar toamndo a Mãe Rússia são sensacionais. A segunda: qdo Napoleão analisa um campo depois da batalha e faz quase que um mea-culpa pelos mortos. Maravilhoso. Guerra e Paz é uma leitura obrigatória. Curiosidade: qdo foi perguntado a Tolstói se a humanidade teria valido a pena, ele respondeu: A Divina Comédia, de Dante, valeu a pena.
fe 20/01/2009minha estante
escreveu em 1865.

Maitê 07/05/2016

Livro favorito da vida
Li o livro pela primeira vez a 8 anos atrás. Senti que já estava na hora de reler e ganhei a nova edição da Cosac Naify. Edição fantástica, com uma tradução muito melhor do que a que eu havia lido anteriormente.
Enfim, é difícil resenhar esse livro por ele ter tantas camadas e ser tão completo. Personagens tridimensionais, críticas sociais, comédia, cenas fortes, guerra é um romance de parte o coração. Sei que muitos temem ler esse livro pelo seu tamanho, mas acreditem, Tolstoi escreve tão magnificamente que você não perceber que já se passaram inúmeras páginas. A história e seus personagens ficam com você durante toda a leitura, impossível esquecê-los, sempre imaginamos o que está acontecendo com eles.
Leonardo 12/12/2017minha estante
Olá, a primeira edição que você leu, por acaso, foi da L&PM? Obrigado.

Thais 25/03/2023

A forma que devorei os últimos 2 tomos da primeira parte, diz muito a respeito desse romance ser incrível. Ao mesmo que não quero que termine nunca, devoro pra saber as consequências e o desfecho dessa história.
Tolstoi, te admiro cada vez mais! Leiam essa obra primorosa.
Rodrigo 26/03/2023minha estante
Uma dia pretendo fazer o mesmo!

Ana Ramos 12/12/2017

O q falar dessa grande obra que ja nao tenha sido dito?
Apenas leiam!! Novelão da globo + History Channel. :P Babado.
Jose.Marques 11/01/2019minha estante
Guerra e Paz é o meu livro favorito e mostra como um país é capaz de se defender mesmo de um inimigo muito mais poderoso e mesmo perdendo muitas batalhas não perde a guerra e como isso pode influir na vida dos seus habitantes e gostei muito da estratégia usada quando Napoleão entrou em Moscou. Mas não entendi o motivo do medo de Napoleão para deixar A Rússia. Grande livro.

Herick 26/11/2012

Impossível dar uma nota menor do que a máxima para este livro.
Apesar de ter lido uma versão resumida (fiquei com muita raiva quando vi isso, mas tudo bem), é incontestável o quão bom Tolstói é! Ele retrata as tramas da corte e a vida dos personagens de forma magistral. Houve um momento em que me identifiquei a tal ponto com um personagem em situação deplorável, que me senti um inútil (para quem leu, era Piotr durante suas crises existenciais).

Mas a guerra é a melhor parte. O autor não se mostra a favor de nenhum dos lados (França ou Rússia), e de uma forma crua que eu nunca vi, ele explicita o quanto os mais simples acasos influenciam na vitória e na derrota, além do fato de que quase nenhuma estratégia de guerra é efetivamente realizada. Eu fiquei até frustado com o quão imbecil foi o rei da Rússia, Alexandre I, de não reparar e intervir na escolha de seus generais, que não faziam nada certo por causa de rixas infantis, relacionadas à disputas de notoriedade social.

O que resume Guerra e Paz e o destaca como um dos maiores da literatura desde o século XIX, é o quão cru o ser humano - em pensamentos e atitudes - e a Guerra são apresentados. Inquestionavelmente perturbador!
Edméia 20/12/2015minha estante
*Estou curiosa quanto a este livro, Herick ! Mas, deixarei-o para um outro momento ! São muitas páginas ! Ainda estou no início do meu resgate como leitora ! (*A gente casa, tem filhos, trabalha fora de casa e ... vai parando de ler com frequência ! Triste isto.) *Obrigada pelo teu comentário, Herick !!!

Diego 12/02/2017

Único defeito do livro é... Longo demais. Dica para quem quiser ler:
Não é uma leitura fácil, em virtude dos nomes russos.

Para tornar a leitura algo mais inteligível: primeiro leia o apêndice da vida de Tolstoi, depois leia a segunda parte do epílogo (não terá spoilers). Você verá o que Tolstoi tentou fazer na medida que vai lendo, não só depois que terminar de ler.

É um livro muito bom, Tolstoi era um rapaz muito inteligente. Considero ele uma pessoa...Pura demais. Não conseguia viver na "hipocrisia". Obviamente, ele enaltece os russos que detiveram Napoleão. Mas sempre busca o real retrato da guerra. Ao contrário de muitos, não achei o livro engraçado sem ser em duas partes, ambas envolvendo o niilista da história, o príncipe Andrei.

De fato, acredito que o livro podia ter (pelo menos) umas 500 páginas a menos, até o fim do tomo I a leitura se mostrou bem arrastada, mas depois ela fluiu razoavelmente bem.

Enfim, gosto é gosto, é um grande livro (não só pelo número de páginas). Esperava algo do nível de Os Miseráveis... Não encontrei, infelizmente. Mas não deixa de ser uma ótima história e que provoca profundas reflexões (assim como Os Maias).
Fernando Garcia 22/01/2018minha estante
undefined

Gio 05/10/2021

Gigante?
Gigantesco, mas não só em tamanho como também em profundidade e riqueza. Parecia quase interminável no começo, porém depois do fim fica um vazio. Foram tantos personagens, histórias e emoções?
Pedro 05/10/2021minha estante
"São tantas emoções."
Roberto Carlos
??????

Sanoli 07/02/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/02/vol-1-e-2-guerra-e-paz-leon-tolstoi.html
Henrique 05/07/2017minha estante
undefined

Sandra 11/02/2021

O livro é incrível, se tornou favorito da vida!
A leitura rende muito, pois, além de ser fluída, a história prende o tempo todo. Eu terminava um capítulo doida pra ler o próximo.
Os personagens são interessantíssimos, psicologicamente muito bem construídos, com ótimas reflexões ao longo do livro. Eu me apeguei com vários, especialmente com Natacha, Andrei e Pierre.
Mesmo as cenas de batalha (que são muitas) e eu acreditava que me deixariam entediada, são muito boas, envolventes e emocionantes. Uma em específico me fez chorar.
Ao longo da narrativa tem algumas considerações histórico-filosóficas do Tolstói que também são bem legais e nos aproxima do pensamento dele. Não acho que elas atrapalhem a narrativa, como já vi algumas pessoas dizerem. Ao contrário, a tese sobre História de Tolstói deixa a narrativa ainda melhor e mais singular.
Enfim, vale todo o tempo e dedicação que a obra exige, é uma delícia, maravilhosa mesmo!
Kássio Meniglim 16/05/2022minha estante
??????

Fernanda 21/01/2023

"Guerra e Paz" é simplesmente um dos melhores livros que já li e, arrisco dizer, um dos melhores livros existentes. Os personagens, as histórias contadas, o tipo de pesquisa que Tolstói teve que fazer para escrever, as reflexões filosóficas contidas ao longo do livro, a descrição das cenas de batalha... é tudo muito envolvente. Confesso que fiquei órfã dos personagens, que já os via e percebia como íntimos, como pessoas que conheci, e isso é devido ao modo com Tolstói escreveu e descreveu todos os pormenores da narrativa. Não posso deixar de notar que todas as reflexões filosóficas feitas ao longo dos capítulos são confirmadas pelo segundo epílogo, que apesar de ser longo e confuso em alguns pontos (confesso que eu preferiria mais um epílogo com os personagens da obra) é um ensaio que detalha e explica muito do que se passa na história do livro.
É a primeira obra de Tolstói que li e, com certeza, abriu um novo mundo de livros dele pra mim, que já estou em busca de outros. Ah, além de tudo, me fez ficar muito curiosa sobre como seria o livro completo sobre os dezembristas. Bem que ele poderia ter escrito, né?
IsaAlb 21/01/2023minha estante
Pierre Bezúkhov meu único e verdadeiro grande amor não há ninguém se iguale ?

Nadiny Prates 08/02/2016

Resolvi me embrenhar nas terras russas, viajando pelos caminhos da escrita do Tolstói. Foi uma jornada longa, as vezes árdua, afinal foram mais de 2500 páginas, mas foi uma leitura que só me acrescentou tanto em nível intelectual quanto pessoal,impossível sair dessa leitura indiferente, ou continuar sendo o mesmo leitor. Engana-se quem acha que clássico é enfadonho Guerra e Paz está aí para provar o contrário é um livro que diverte, emociona, entretêm e ensina.Possui momentos de grandes reflexões sobre a vida, sobre o mundo e a própria guerra.É uma história longa que atravessa vários anos, são muitas batalhas, muitas tramas e fatos históricos. Mas Tolstói soube conduzir sua narrativa de forma muito precisa, eliminando todo o supérfluo, é um texto conciso,objetivo e enxuto isso torna a narrativa muito fluida.A história possui uma gama imensa de personagens cativantes e complexos.Nos apegamos a eles torcemos, choramos e dói separar deles.É uma história linda!!Guerra e Paz que vai ficar marcada para sempre, e com certeza vou reler daqui alguns anos.Recomendo demais a leitura e quem tem medo de calhamaço, não temam esse livro é puro amor!!
Moo 07/03/2016minha estante
Vc já acabou? Como assim?!

Edna 27/04/2020

Monumental
"Não é um romance, muito menos uma epopéia, menos ainda uma crônica histórica(....)Não é poema ou novela. Guerra e Paz é aquilo que o autor quis e conseguiu expressar, na forma em que a obra foi expressa."

De uma forma nada convencional, #Tolstói escreveu essa Obra Monumental em 1869, cujo pano de fundo é a invasão napoleônica à Rússia, no princípio do século XIX, período que compreende de 1803 à 1815.

Ao terminar a leitura, me questionei sobre tantos detalhes, mas nem em três páginas eu seria capaz de resumí-la e dar um sentido amplo para que servisse como base e não deturpasse a vontade do Leitor que deseja conhece-la que só com uma leitura acolhida, relida, refletida pudesse ter a visão clara da filosofia contida que a faz grandiosa e complexa, sobre esse período histórico.

Vou tentar fazer um breve resumo sobre os personagens que foram mais marcantes:
Andrei que é um dos Personagens mais admirados pela maioria dos leitores não me cativou tanto, achava Ele muito frio com os seus, e não condiz muito com a grandeza e a integridade que se mostra ao longo da história mas sim, alguns trechos e sua remissão com Ele são muito....... comoventes.

Pierre me encantava e me fazia brigar por e com Ele desde o início da história por ser tão sem atitudes mas me cativou, mas logo após o incêndio de Moscou Ele é preso eo seu encontro com Karátiev o Platon o Mujique que não era dono nem de sua própria vida, mas sua grandeza de alma contagiou Pierre e foi sem dúvida o ponto alto da história, todo aquele despojamento de seu próprio Eu, levou Pierre a ficar muito melhor, antes não era mau, mas não tinha objetivos, até seu casamento com Helene era uma tortura e quando Ele percebe que a grande amizade e amor de que nutre por Natasha está fora do seu alcance Ele perde a vontade de viver e se lança desordenadamente fazendo e cometendo cada furo que te faz rir muito embora esteja entre as trincheiras.

A maior decepção a minha Natasha que era forte, que tinha suas ideias tão a frente do seu tempo! O que foi aquele casamento? (Tristeza me define)

Mária por tanto sofrer com a Tirania do Pai, e a muito custo consegue realizar o sonho do casamento, mas a que custo? Ter na mesma casa o grande amor do marido? Sonia! Toltói acabou com essas Mulheres, Mária ainda já tinha desenvolvido uma capacidade de lidar com o descaso e por isso suportava um Rostov mau humorado e machista, mas Sônia? Ignorou-a a seu próprio abandono.

Fico me perguntando se Tolstoi sentia prazer em nos apresentar e constituir Personagens tão fantásticos tão crus e humanos, que nos apegamos, para depois esmagá-los, como em Anna Karenina, mas aqui foi sinistro com Eles e a nós na mesma proporção.

??
#Fiqueemcasa
#Leiaumlivro
#todoscontraocoronavirus
Juliano 05/05/2020minha estante
Achei que o fato de ele constituir personagens fantásticos, principalmente a Natasha, e depois esmaga-los foi mais uma forma de demonstrar o funcionamento daquele binômio necessidade/liberdade. Natasha era excepcional, tinha uma energia incrível e talvez a possibilidade de mudar tudo e todos a sua volta. Mas nasceu naquele tempo, foi criada daquela forma, por aquela família e casou com aquela pessoa, que de certo modo restou a ela depois de tudo que aconteceu, sem que ela pudesse ter ingerência (noivado adiado em razão da vaidade do pai do noivo, rompimento ocorrido pela insistência e aproveitamento do Anatole - com participação da Helene...). Para ela tudo pareceu ocorrer de forma natural, necessária. Uma impressão que ela fala algumas vezes: "era assim que tinha que ser". Não se foi isso mesmo, mas senti que nada poderia ocorrer de modo diferente do que foi. A liberdade limitada pela necessidade.
Gostei da tua resenha. Meu encanto também foi mais com Pierre que com Andrei (embora com os dois dava uma pequena raiva - "mas porque fazer issoo, nãoo!").

Alberto 20/01/2022

Excelente, mas é para ser lido aos pouquinhos, como uma novela de TV
É, sim, um catatau, mas vale todo o esforço do leitor. Costumo dizer aos leitores mais jovens e acostumados às coisas ligeiras e diretas que é preciso se transportar para o passado para entender certas obras como esta. É preciso notar que 200 anos atrás não havia TV, rádio, internet. O livro era um dos poucos passatempos, e uma pessoa comum tinha acesso a uns poucos livros ao longo da vida. Quando um autor como Tolstói escrevia, tinha em mente um leitor que via o livro como um companheiro, alguém para entretê-lo por várias semanas ou meses. Por isso esses catataus do passado não têm pressa de concluir a história. Funcionam como uma novela da televisão, querem entreter o cliente por bastante tempo. Se você lê com olhos de leitor do século 21, querendo saber logo o final, não tem como aproveitar o livro. Então este livro é excelente se você pensa nele como uma companhia para um relacionamento de longo termo. É para ler aos pouquinhos todo dia. Dito isso, a história é boa, tem cenas fortes e personagens cativantes, a narrativa é interessante se consumida aos bocadinhos. Duas sugestões ainda. Primeira, faça um mapinha dos personagens, num caderno, para não se perder. São muitos, e personagens russos têm sempre vários nomes, no mínimo três nomes e um ou dois apelidos. Se você não anota, acaba se confundindo ou não sabendo quem está em cena. Segunda, pule os capítulos dissertativos: da metade para a frente há alguns capítulos, facilmente reconhecíveis, onde o autor discorre sobre as ideias dele acerca de História, da guerra, da Rússia, etc. São irrelevantes para a narrativa, e o leitor não perde nada se deixa de lê-los.
Rosangela Max 20/01/2022minha estante
Tolstói é maravilhoso! ?

Pam 29/04/2024

Enredo te conquista?
Aquele tipo de escrita que te faz se apegar aos personagens, não vendo o tempo de leitura passar. Entremeada de História, (tem como pano de fundo a invasão francesa à Rússia) o livro te faz pensar acontecimentos sob outro ângulo, como espectador próximo. Faz pensarmos no caráter mais humano de grandes figuras históricas, seus dilemas e conflitos nas tomadas de decisões. No fundo todos nós temos dúvidas, expectativas e dificuldades, a vida é o escolher entre caminhos. Nem sempre os resultados dessas escolhas serão bons, mas é nisso que consiste viver.

Só me incomoda que é o segundo livro do Tolstói que sinto que acabou meio ?do nada?, parece que o autor precisou encerrar logo a escrita kkkkkk. De resto, é admirável como ele manteve o ritmo da história com toda a extensão em páginas e em número de acontecimentos.

Caroline.Demantova 22/06/2016

Meu pai me apresentou Guerra e Paz para eu ler quando eu tinha 15 anos. Fenomenal. Livro denso claro, mas fenomenal para quem quer saber um pouco mais de história. Só as partes de iniciação na Maçonaria de Pietr são muito chatas.