Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Thiago 11/05/2023

Foram basicamente 6 anos para ler esse livro e no fim só digo que terminei pq não consigo parar uma leitura até finalizar mesmo que esteja muito massante. Me perdoe quem gosta, mas é chato pra caraleo.

Gio 05/10/2021

Gigante?
Gigantesco, mas não só em tamanho como também em profundidade e riqueza. Parecia quase interminável no começo, porém depois do fim fica um vazio. Foram tantos personagens, histórias e emoções?
Pedro 05/10/2021minha estante
"São tantas emoções."
Roberto Carlos
??????

Juliana 02/06/2021

Inesquecível
Que livro maravilhoso. Ele tem um ritmo próprio. Demorei uns 5 meses para terminá-lo, mas não porque a narrativa fosse arrastada ou intrincada, pelo contrário... Tirando a dificuldade inicial de lembrar e reconhecer tantos personagens e seus nomes complicados a narrativa é fluida e prazerosa, mas tem seu próprio tempo... É preciso ter paciência. É uma história para se degustar aos poucos.
Já li outros livros longos na minha vida, mas esse foi diferente. Nesses 5 meses minha vida mudou totalmente. E não sei, acho que sempre que me lembrar de Guerra e Paz vou me lembrar também desses momentos.
Vou sentir falta da Natasha, do Bokonlski, dos Rostov, e outros. Tinha personagens com os quais eu não simpatizei no início e no fim estava apegada a eles. Esse é o poder da narrativa do Tolstoi.
Pontos importantes:
Essa tradução é primorosa.
É legal tentar anotar os nomes dos personagens, no início, para facilitar a leitura.
A ironia e rejeição que ele tem por Napoleão é divertidíssima.
Super recomendo essa edição, parabéns a todas as profissionais envolvidas (editora, tradutoras, revisoras são todas mulheres, achei muito legal).

"Parecia exprimir a ideia de que todas as aspirações à felicidade foram postas em nós não para serem satisfeitas, mas para nos atormentarem."

Edna 28/03/2020

Trechos Atuais
Guerra e Paz ? I ? Liev Tolstói
Foto Fev/2020 ? Ler clássico é traduzir toda a história #trechosatuais

"Boa jornada faz quem em sua casa fica em paz." P.83

"Nada, nada, eu ñ desejaria mais nada, se eu estivesse lá", pensou Rostov. " Só em mim é neste sol há tanta felicidade, enquanto aqui....gemidos, sofrimentos, horrores, e este tumulto, está correria...Ahora estão gritando de novo alguma coisa, ....e eu estou correndo junto com eles, e aí está ela, a morte, sobre mim, à minha volta...." P.184

"A gente tem medo do desconhecido." P.218

"No escuro, parecia correr um rio invisível e sombrio, sempre numa só direção, zumbindo num sussurro.." P.238

"Ñ deseje nada para si; ñ procure, ñ perturbe, ñ inveja...mas viva como se estivesse preparada para tudo." P.268

"...sentiam a sua insignificância, ...grãos de areia naquele mar de gente, e ao mesmo tempo, sentiam ser uma parte daquele todo enorme." P.295

"Numa hora de tal sentimento de amor, de enlevo e de abnegação, o que importam todas as nossas discussões e ofensas?" P.297

"Nós só podemos saber que ñ sabemos nada. E esse é o grau mais elevado da sabedoria humana." P.414

"A vida é a luz do homem, e a luz acende na treva, e a treva ñ a acolhe." P.527

#Leiaumlivro
#Leiaemcasa
#todoscontraocoronavirus

Hildeberto 12/07/2023

O filme do Snoopy estava certo
Concordo com o filme do Snoopy: "Guerra e Paz", de Léon Tolstói é um dos, senão o, melhor romance já escrito.

Não é uma leitura fácil, nem rápida - e eis a sua beleza. Tolstói escreveu algo sobre um grandioso acontecimento histórico - as Guerras Napoleônicas - ao mesmo tempo que mergulhou nas profundezas das almas de suas personagens e que contemplou verdades eternas, porém indecifráveis.

Cada personagem, cada situação, cada fato parecem reais, vivos: são pessoas que já conhecemos, situações que já passamos, fatos que já presenciamos.

Tolstói foi além: conseguiu mostrar de forma poética o que une nossas histórias individuais à história maior. Porém, o mais belo do autor é sua sutileza: em nenhum momento ele exalta o feito dos grandes homens; Napoleão foi menos elogiado do que um soldado; para ele, maior e melhor do que conquistar nações é ser uma pessoa boa; a vida em si é o que importa.
Deisi 12/07/2023minha estante
Então tu assistiu né ?

Hildeberto 12/07/2023minha estante
Com certeza kkkk

Deisi 12/07/2023minha estante
Também assistir. E tenho aqueles quadrinhos que saiu pela LPM em capa dura. Esses livros eu tenho ciúmes ??? não dou, não empresto e não vendo kkkk

Bianca.Drewnowski 16/07/2023minha estante
Também pretendo ler por causa do Snoopy ?

clichesliterarios 22/02/2022

Surpreendente!
Eu acho que esse foi um clássicos que eu mais gostei!
Eu não conhecia quase nada sobre a história quando comecei a leitura, apenas que era sobre as Guerras Napoleônicas. Mas até aí, eu não tinha noção da profundidade que Tolstoi iria trabalhar, e eu adorei.

De início eu fiquei super perdida! Com todos os personagens e seus nomes em russo. Mas quando eu comecei a guardar eles, eu pude realmente me conectar com cada uma das personagens e com seus desejos e seus erros. Então agora estou bem curiosa para a segunda parte para ver, qual rumo essa história vai tomar!
Kássio Meniglim 22/02/2022minha estante
Está na minha lista! Tolstói é excelente ?

Veri 04/12/2023

Coragem e super recomendo!
Não é para qualquer um encarar uma leitura de mais de 2200 páginas. É preciso ter coragem, paciência, e o oposto do imediatismo que vivemos hoje. Mas quem encara, como eu, não se arrepende. Não é a toa que tem 5 estrelas até hoje.

Tolstoy demorou 5 ANOS para escrever esta obra prima, que eu demorei 5 meses para ler.

Não me arrependi em nenhum momento (bem, talvez no epílogo) e sentia que estava lendo uma série da netfl1x de tão divertido que foi. Algo tipo Downton Abbey, mas na Rússia e um século antes.

Tem intriga, romance, encontros e desencontros, permeados por reflexões profundas sobre guerra, paz, poder e sociedade.

Um clássico, épico, colossal, desses que marcam a gente.

Paula1882 03/08/2020

Segunda vez que leio esse clássico, mas primeira vez que sinto que entendi bem. Provavelmente se eu ler de novo vou ter a mesma sensação. Um novelão!

Jéssica (@simboraler) 01/03/2022

Maravilhoso e já estou com saudade
Hora de me despedir deste livro incrível e também dos seus personagens, que ficaram comigo e me fizeram companhia por tanto tempo.
Esse livro tem absolutamente tudo que uma trama precisa, nós ficamos tensos, rimos, ficamos tristes, ficamos surpresos, é um prato cheio. Críticas aos historiadores, personagens realmente humanos, com suas qualidades e imperfeições, política, guerra, opinião pública, romance, religião, etc.
Aqui, Tolstói nos retrata com um olhar russo, os acontecimentos da Batalha de Austerlitz (1085) e também sobre a Campanha Russa (1812) na Era Napoleônica. Com muitas críticas aos historiadores, principalmente os franceses, Liev faz questão de retratar Napoleão com um tolo e desmistificar toda a visão heroica e poderosa que se foi criada dele. Tolstói deixa muito evidente que não se pode confiar nas retratações dos documentos oficiais da guerra, pois sempre serão retratados da forma mais conveniente ao lado da guerra em que o está redigindo. Assim como até mesmo os próprios militares distorcem os acontecimentos ao contar para outras colegas, tentando se vangloriar cada vez mais. Então, o que nos garante que tudo aquilo ali é o que de fato aconteceu? Além disso, Liev exalta nomes de altas patentes russas que foram menosprezadas, mas que para ele, merecem um grande crédito.
Além disso, todo o cenário da guerra, os acontecimentos e cada passo, como o campo de batalha, as conversas entre os superiores, as decisões e as baixas, são contadas com riqueza de detalhes, onde os mapas nas edições nos auxiliam muito na visão de todo o embate.
Também vemos como a sociedade russa se comportou durante essa guerra, as atitudes, em quem realmente atingiu, tudo o que foi necessário realizar não na parte do exército, mas sim na parte social.
Mas, nem só de guerra é feito esse livro, temos personagens marcantes e apaixonantes, nos mostrando o outro lado, das administrações de patrimônio, período de caça que era comum na época, os bailes, os mexericos, as festas de encontro das sociedades, a religião, os amores e as paixões. E aqui, devo tirar o chapéu ao autor, pois ele conseguiu criar personagens completamente diferentes um do outro e acima de tudo, humanos! Que cometem erros, acertos, que tentam, desistem, um retrato realmente da sociedade. A única coisa que não gostei muito foi da finalização da Natacha, não esperava que fosse assim e pra mim, ela merecia um upgrade muito melhor, mas isso você precisará ler para compreender.
Fica a dica de um livro SEN-SA-CI-O-NAL!!!

Fernanda631 09/11/2022

Guerra e Paz
Ler "Guerra e Paz" sempre foi um sonho, cujo realizei a alguns anos, momento que me senti pronta e preparada para essa jornada, e finalmente terminei suas 2.536 paginas. A sensação de concluir um calhamaço assim é indescritível. A escrita do Tolstói é um deleite.
O romance de Tolstói aborda sobre o caráter fatídico dos conflitos sangrentos nas relações humanas. Explora as origens das guerras napoleônicas no Oriente (em 1805 e 1812) e seus resultados, focando nos seus impactos gerais sobre a vida do povo russo, mas também nos destinos individuais dos atingidos por esses eventos históricos.
Não existe um personagem principal em Guerra e Paz, apesar de alguns deles ganharem mais destaque do que outros. Esse é um livro sobre a vida russa e sobre como essas vidas foram afetadas pela guerra. A obra reflete sobre as consequências de uma guerra na vida de homens, mulheres e crianças. Com cada homem morto no campo de batalha, todo o seu inimitável mundo espiritual perece, milhares de fios são rompidos, os destinos de seus entes queridos implacavelmente mutilados.
O leitor começa acompanhando uma reunião na casa de uma personagem, aí algumas pessoas vão chegando, personagens que vão surgindo, mais pessoas aparecem, e mais e mais e mais, aumentando o número de pessoas no local. E é aí que é entendido ou melhor, compreendido a real dificuldade na leitura dessa obra. São muitos personagens, e os nomes russos tendem a ser complicados.
Guerra e Paz não é um livro para ler em qualquer lugar. A narrativa é realmente envolvente e, nesse sentido, os vários personagens dificultam que o leitor se sinta entediado. Os pontos de vista estão sempre mudando em momentos interessantes e eu ia lendo querendo que voltasse logo para aquele outro personagem e assim por diante, pelo motivo obvio que qualquer leitor vai entender, queremos saber o que acontecera co o personagem, ou seu pensamento a respeito dos acontecimento que estão acontecendo no momento.
Esse é um livro que você precisa sentar e ler, com lápis e papel do lado para auxiliar na sua compreensão. Existem listas de personagens na internet, mas, eu recomendo que cada um faça seus próprios esquemas da forma que fizer mais sentido, porque cada pessoa aprende ou entende de uma forma especifica e nem sempre os esquemas da internet com os personagens irá ajudar você novo leitor.
Eu ia anotando os nomes dos personagens, seus laços com outros personagens e características que eu achava marcante, interessante ou importante. Aí, quando eu precisava, eu consultava e, com o tempo, eu fui lembrando dos personagens mais importantes e não precisava consultar minhas notas o tempo todo. É importante mencionar que a dificuldade gerada pelo número elevado de personagens é apenas uma dificuldade inicial e passageira, conforme for encaminhando a leitura vai se tornando mais fácil, e como eu disse, se você tomar notas e se organizar, logo isso deixará de ser um problema.
Em Guerra e Paz, assim como em Anna Kariênina, Tolstói trabalha muitos antagonismos, como fica explícito no próprio título. A pobreza e a riqueza são exploradas, assim como a juventude e a maturidade, o amor e a indiferença, e também as diferentes e controversas funções de uma guerra. Os debates que os personagens travam sobre a guerra que está por vir e a forma como cada um encara isso foram alguns dos pontos que eu realmente adorei. A honra e o desejo de ser lembrado é posto em questão frente à necessidade de permanecer vivo.
Tolstói consegue dar profundidade a todos os seus personagens. Cada personagem tem suas próprias angústias, suas dúvidas, seus medos, seus anseios e desejos e sonhos e, em meio a toda essa vida, surge uma guerra que coloca tudo em um plano diferente, onde tudo é mais incerto e nada é previsível, como é a vida real.
Tolstói constrói seus personagens em cima de sutilezas e nuances, fazendo com que o leitor vá absorvendo pouco a pouco daquela personalidade. Alguns exemplos, Pierre é ingênuo e tolo, Vassíli é um oportunista e Andrei é constantemente insatisfeito e controverso. Não é como se fulano fosse bom e ciclano ruim, são nuances, variações de uma mesma característica, de uma mesma pessoa. Da mesma forma que o leitor sente pena de Pierre, sente também repulsa pela sua ingenuidade extrema. Assim como Andrei, que nos desperta compaixão e raiva ao mesmo tempo. Pierre é claramente inspirado no próprio Tolstói, basta conhecer um pouquinho sobre a história do autor para perceber que o personagem foi inspirado nele próprio.
A evolução dos personagens é algo único de se acompanhar, principalmente se levarmos em consideração que a situação de guerra é atípica e extrema, o que gera um desenvolvimento de personagens diferenciado, brilhantemente feito por Tolstói. O desejo de ir para a guerra quando não se sabe o que realmente é a guerra é contraposto com o desejo de voltar para casa depois que se vive os terrores da guerra de fato. Me senti em um jogo cruel em que eu torcia pelos personagens ao mesmo tempo que sabia que tudo poderia acontecer, lembrando que guerras são reais, e pessoas assim existem.
Antes do início da guerra, acompanhamos as pessoas se divertindo e as conversas sobre a guerra ainda soando como algo relativamente distante e talvez até implausível e, conforme as páginas vão passando, começa a parecer que uma nuvem negra vai surgindo e cobrindo tudo. A guerra se torna o assunto principal e os medos se tornam muito mais reais. Tolstói misturou fatos históricos com ficção e criou uma obra épica.
O livro vai ficando mais triste e pesado conforme os relatos de guerra vão ganhando espaço. Algumas passagens são bem pesadas e as reflexões são bastante sombrias, não se esqueça o livro aborda a temática guerra. Tolstói alterna fatos históricos com ficção, descrições de guerra com momentos divertidos, cenas de riqueza com relatos pesados de guerra. É um livro complexo e completo, com ação, romance, drama e comédia. Gosto de como o autor humanizou uma guerra que, a princípio, a gente só conhece a visão geral por conta do que estudamos na escola. A guerra também é uma prova da resistência do homem e da sua capacidade de descobrir o significado de sua existência, mesmo sob as condições mais adversas.
É insensato querer que um livro com mais de 2.536páginas seja fluido e legal o tempo todo, teve momentos em que a leitura foi cansativa sim, é uma obra brilhante, mas também detalhista e minuciosa sobre algo triste e cruel. Porém, dada a magnitude dessa obra, acho que o que importa é a experiência de leitura. Os momentos chatos compõem essa experiência, que é grandiosa e épica do começo ao fim. Essa leitura me proporcionou momentos únicos. Eu ri, me emocionei, fiquei chocada, precisei fechar o livro para respirar, fiquei com raiva, fiquei sem acreditar em certas situações, enfim, uma centena de sentimentos. Guerra e Paz me despedaçou em muitos momentos, mas também me deixou com o coração aquecido, acredito que os leitores também terão essas emoções.
Eu gosto muito da técnica de escrita que o autor usa para transitar entre as passagens, ele conseguia aguçar minha curiosidade para os próximos acontecimentos e quebrar uma possível monotonia que uma cena muito longa poderia me causar. Esse dom que o autor tinha com as palavras fica muito evidente em Guerra e Paz, nas reflexões propostas pelo autor e na forma como ele elabora os personagens.
Com seu talento incomparável, Tolstói pinta o íntimo entrelaçamento do homem e da paisagem, tanto a física como a emocional, muitas vezes contrastando a majestade da natureza com a loucura humana, com o uso da mecânica da violência da guerra.
O romance é libertador e transformador, provocando uma mudança em nossa percepção e compreensão do mundo. Ninguém antes de Tolstói mostrou a guerra com tal realismo e poder artístico, negando qualquer interpretação romântica e vendo a guerra como a maior manifestação do mal, um fenômeno contrário à própria natureza do homem.
É preciso superar muitos medos comuns para encarar essa leitura. O medo de clássicos, o medo de obras russas e o medo de calhamaços, são exemplos. Eu recomendo fortemente, acho que nenhum leitor passa por essa obra sem ser transformado.
Não recomendo começar com uma obra assim tão grande logo de primeira, pois é uma obra russa não se esqueça que a escrita também pode ser considerada um pouco difícil para a maioria dos leitores, mas isso não diminui a magnitude da obra, que sendo sincera é perfeita!
A leitura de Guerra e Paz é magnífica.

lareS2 16/02/2023

Devo admitir que demorei mais do que o normal para completar a leitura, que às vezes se tornava maçante. Entretanto, a prática emprega por Tolstói na construção da história é incrível, realmente se percebe o limiar entre a guerra e a paz, contornada pelo horrores da guerra, e reforçada pela vida, que se pode dizer comum à época, das personagens principais, que são envoltas por questões e preocupações humanas.

Catarina436 25/05/2024

Encantada pela escrita de Tolstói
É um livro que você não consegue parar de ler, conforme a trama vai avançando. Para um livro de época, tem uma linguagem bem fluida e a leitura não se torna cansativa. Os personagens são complexos e bem construídos.
Recomendo fortemente a leitura e já estou ansiosa pelo próximo tomo e por outras obras do autor.

Gabi 25/04/2021

Monumental
É uma das obras que precisa ser lida mais de uma vez na vida.
Foi uma experiência incrível, tanto literária quanto histórica. É um daqueles livros que se tornam uma honra, uma honra poder ler.
Queria sentar e escrever uma resenha incrível, mas acredito que nada do que eu fale possa sintetizar o quão enriquecendora foi a experiência.

Nati 05/09/2020

Um romance com pitadas de História
Confesso que achei difícil acompanhar tudo o que acontece neste livro, pois a quantidade de personagens é muito extensa. No momento, não gostei muito. Tentarei outra vez daqui a alguns anos.