Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Jeni 05/05/2021

"clássico que indico de olhos fechados."
Escrito entre 1865 - 1869 pelo russo Liev Tolstoi, este tratado monumental nos convida a acompanhar um retrato da aristocracia russa à época das guerras napoleônicas, cobrindo um intervalo de tempo que vai desde a batalha de Austerlitz até a malfadada invasão francesa à Russia pelas lentes de Pierre, o jovem e entusiasmado pelas conquistas da Revolução Francesa conde de Bezukov, Vasili, o general Mikhail Kutuzov e até o imperador Alexandre I .
Só que não se deixe enganar: Longe de ser um mero romance de época, Tolstoi adota uma posição crítica, apresentando uma aristocracia cada vez mais alheia aos processos históricos da época. Além disto, ao longo da leitura, a sensação que reina é que todo este esforço hercúleo de escrita fora empreendido a fim de responder um questionamento aparentemente simples: quem faz a História? São os tais nobres, desconectados da realidade que os cerca? São os heróis que estampam o protagonismo histórico? Ou são as pessoas comuns, alheias muitas vezes ao papel que desempenham e que na maioria das vezes sequer são mencionadas nos registros históricos oficiais?
Toda essa discussão é bem apresentada, com uma escrita que consegue ser incrivelmente fluida e imersiva, intercalando ótimas descrições de batalhas com minuciosas narrativas da vida aristocrática russa. Com toda essas características, dá para dizer que ?Guerra e Paz? merece o seu lugar nos clássicos da literatura universal, mostrando retratos da natureza humana em meio ao caos da guerra e na harmonia da paz.

Gio 05/10/2021

Gigante?
Gigantesco, mas não só em tamanho como também em profundidade e riqueza. Parecia quase interminável no começo, porém depois do fim fica um vazio. Foram tantos personagens, histórias e emoções?
Pedro 05/10/2021minha estante
"São tantas emoções."
Roberto Carlos
??????

Sassenach 12/03/2021

"Não compete às pessoas decidir o que é justo e injusto. As pessoas sempre erraram e continuarão a errar, acima de tudo quando querem decidir o que é justo e injusto."

Izabella 19/05/2021

Escrevendo essa resenha 2 meses depois de ter finalizado o livro. Eu tinha(tenho?) certo receio de ler classicão (livros clássicos com grande número de páginas) que eu li. Nem me lembro bem porque comecei esse. Mas não me arrependo. Pelo contrário, foi uma experiência que me mudou como leitora. Até hoje me pego pensando na história e nos personagens. E sinto saudades. Nunca pensei que iria gostar tanto, porque não gosto muito de ler nada com a temática de guerra, mas esse é muito mais sobre as pessoas envolvidas e os seus desenvolvimentos, do que a guerra em si. Claro que a guerra é importante e é o cenário de fundo, mas foram as histórias pessoais que mais mexeram comigo.
Como foi meu primeiro livrão (de novo, número de páginas) e com nomes russos, anotei todos os nomes que iam aparecendo e ia deixando os mais importantes. Fui fazendo pequenos resumos conforme ia lendo também, para não me perder na história.
Foi uma ótima experiência, e pretendo relê-lo algum dia (não em breve, pois estou com projetos de ler outros livrões), e com toda certeza quero ler mais de Tolstoi.

Tiago675 09/02/2018

Minha história preferida de sempre
Em 2012 coloquei "Guerra e Paz" como meta de leitura, porém à época só encontrei um PDF com erros de português e de edição. Esqueci por quatro anos. Então, em 2016, vi a série da BBC "War and Peace" e fiquei maravilhado; que série! Que personagens! Que história! Foi ali, nos episódios finais, que tomei a decisão de ler este livro a qualquer preço, no entanto percebi que não era uma decisão fácil: não havia boas edições em português e a Cosac Naify esgotara sua belíssima edição, a qual custava, na internet, quase 900 reais. Esperei. Em 2017 a Cia das Letras resolve reeditar a única edição traduzida diretamente do russo e esta que tenho em mãos; custou uma pequena fortuna? Sim, mas valeu cada centavo. A tradução é linda e moderna, o papel de qualidade; há mapas e um pequeno glossário com as personagens históricas da época. A história gira em torno das famílias Rostóv, Bolkónski, Kuráguin e Bezhúkov. Cada uma delas entrelaçadas pelo destino e pelas Guerras Napoleônicas. Assim como em Downton Abbey, esta série, sob a perspectiva da elite russa, mostra o "fim do mundo" do Antigo Regime e o nascimento do mundo burguês, liberal e republicano; ali, Napoleão, ao contrário do que pensamos, é um monstro. Suas guerras e batalhas são desnudadas para o pavor do leitor, este que não verá nada de heroico na carnifica daqueles tempos. Tal como as batalhas são lindamente representadas, são também lindamente representadas a vida real da aristocracia russa, seus problemas e a sua humanidade. É a História pura, como nós a vivemos. O mundo desaba? Sim, mas muitas personagens estão presas ao amor, às intrigas e ao prazer mundano. Com poucas exceções, não há mal ou bem absoluto. Até Pierra, minha personagem preferida, engana o leitor com sua mudança e recaída... como nós, como nossas mudanças. Amo este livro porque amo a Rússia, amo Napoleão e amo aquele tempo; porém, acima de tudo, amo este livro porque ele é o retrato mais real de uma época: como diz em um determinado trecho, todos nós fugimos da vida. E eu me vi refugiado entre as páginas deste primeiro tomo desta obra délicieuse, como dizem os afrancesados russos do livro.
TgOliveira 09/02/2018minha estante
Gostei da resenha. Ainda estou acabendo o primeiro livro, mas estou adorando. Lendo sem pressa. Acho que as descrições são excelentes, primorosas nos detalhes, mas sem deixar a leitura mais lenta.

TgOliveira 09/02/2018minha estante
Gostei da resenha. Ainda estou acabando o primeiro livro, mas já estou adorando. Lendo sem pressa. Acho que as descrições são excelentes, primorosas nos detalhes, mas sem deixar a leitura mais lenta.

Tiago675 10/02/2018minha estante
Exatamente! A tradução e o estilo de Tolstói fazem a leitura ser muito agradável e leve.

Maria 10/10/2021minha estante
Amei a resenha! :D Comecei a ler no Kindle, numa edição semelhante àquela que você encontrou em PDF. Então dei-me conta de que um livro como Guerra e Paz merecia um certo e$forço. E...tcharam...aventurei-me nos sebos on line até conseguir uma edição da Cosac Naify. :P Está valendo cada centavo! Que livro magnífico! Amo muito tudo isso! :P

de Paula 21/03/2021

Monumental
Bem, não vou negar que demorei um tempinho para terminar o segundo volume de Guerra e Paz, por dois motivos: não queria terminar, por ser tão maravilhoso, e por não aguentar mais o Tolstói criticando o Napoleão, pois já estava se tornando redundante e cansativo. Passei diversas leituras à frente e decidi terminar, sem nenhum arrependimento.

Neste volume temos a guerra na Rússia, em 1812, diferente do primeiro e segundo tomos, onde temos intervalos de batalhas e a vida moscovita e de São Petersburgo, agora o foco será quase completamente na invasão napoleônica. Conseguimos perceber o amadurecimento dos personagens e mudanças de ideais. Muitos destinos são traçados e os finais determinados nos terceiro e quarto tomos.

Não quero me afixar aos acontecimentos de cada personagem, até porque são muitos. Gostaria de deixar registrado o ciclo do Pierre, o personagem com maior crescimento e amadurecimento desse colosso. O filho ilegítimo do início da história, o marido ciumento, o maçon dedicado, o marido frio e o homem responsável por matar a besta do Apocalipse se torna um homem absolutamente completo, feliz, acima de tudo, sábio. Menção honrosa e necessária ao Platon Karatáiev, homem humilde e simples que fez Pierre mudar toda sua percepção de vida.

Natasha e Nikolai foram os personagens que mais me frustraram, porque imaginava um fechamento incrível para eles, embora não fosse muito fã da Natasha depois de tudo o que ela fez com o Andrei, ao cair na lábia do Anatole. Mas, o Nickolai, depois de cair na jogatina, teve sua remissão no exército e sua ascensão com a ajuda de Denissóv. No entanto, as pessoas que os irmãos se tornaram me entristeceu, principalmente pelo potencial.

Mária teve um belo desenvolvimento e seu auge está no quarto tomo, finalmente sua luta foi recompensada, mesmo com sua feiura, reforçada em diversos momentos. Ela precisou se tornar muito forte e independente para permanecer viva e cuidar dos seus, considerando todas os obstáculos da guerra. Uma personagem explendorosa.

Senti falta de alguns finais, dos personagens fictícios, que foram tão explorados no primeiro volume, simplesmente foram esquecidos por não serem parte da grande família abnegada e perfeita, após suas redenções pessoais.

A escrita de Tolstói é perfeita, o foco nas pessoas e indivíduos para contar os acontecimentos importantes da história é fenomenal, embora tenhamos hoje autores com esse estilo literário, na época do lançamento era inovador e não se encaixava em nenhuma escola. As histórias monumentais eram contadas por historiadores, não artistas, o que foi uma grande disrupção no século XVIII.

Agora, entro no mérito de suas visões e posicionamentos históricos. Não vamos nos iludir que o ponto de vista do autor seja o mais correto, mas nos faz pensar em questões humanas importantes sobre o curso da História e como o conceito de poder se estabelece na sociedade. Na edição da Companhia das Letras há um estudo sobre o Tolstói e Guerra e Paz.

Não se assuste com a segunda parte do epílogo! Pense nela como o TCC do Tolstói sobre Napoleão não ser um gênio. É muito divertido ler com isso em mente, porque ele acaba sendo muito redundante em defender seu ponto de vista, reforçando seus argumentos em diversos capítulos, sem mudar de assunto, somente falando o que ele já tinha deixado claro durante o restante do livro. Pode ser cansativo ler direto, talvez seja necessário ler aos poucos.

Considerando a sociedade russa e sua vanguarda em assuntos importantes, como libertação dos servos e divórcio, o final de Natasha e Mária é machista, inclusive Tolstói critica o feminismo, que já era uma vertente em discussão na época, porque apagam e tiram o potencial e há uma quebra da personalidade das personagens.

É um livro monumental, daqueles que você precisa ler em algum momento da vida e vai aprender muito sobre a vida, sobre o curso da História e as relações sociais, em períodos de Guerra e Paz.

Thiago 11/05/2023

Foram basicamente 6 anos para ler esse livro e no fim só digo que terminei pq não consigo parar uma leitura até finalizar mesmo que esteja muito massante. Me perdoe quem gosta, mas é chato pra caraleo.

Sassenach 22/03/2021

"Vejo apenas uma conjunção de circunstâncias que ocorre em qualquer fenômeno da vida, e vejo que, por mais que eu examine e por mais minuciosamente que observe o ponteiro do relógio, a válvula e as rodas da locomotiva e os brotos do carvalho, não reconheço a causa do ressoar dos sinos, do movimento da locomotiva e do vento da primavera. Para tanto tenho de mudar completamente meu ponto de observação e estudar as leis do movimento do vapor, dos sinos e do vento. O mesmo precisa fazer a história."

Marcos.Gonçalves 18/02/2023

Entendi porque é um grande clássico
Comecei achando que seria uma literatura complexa, difícil e que não iria gostar. Felizmente me enganei.
É simplesmente um dos melhores livros que já li. Tem drama, pensamentos filosóficos, profundidade de vários personagens, fofoca, intriga e muita ação. Não temos "Paz", mas "Guerra" e intriga temos de um monte. Foi um livro que li lentamente, pois foi uma leitura conjunta, mas é tão grande que poucas páginas por dia, parecia algo grandioso. Vai ser um favorito da vida e é certeza que vou pensar muito sobre mesmo depois de meses após a leitura.
Feliz que é só a metade.
aartemesalva-nat 18/02/2023minha estante

Trechos Atuais
Guerra e Paz ? I ? Liev Tolstói
Foto Fev/2020 ? Ler clássico é traduzir toda a história #trechosatuais

"Boa jornada faz quem em sua casa fica em paz." P.83

"Nada, nada, eu ñ desejaria mais nada, se eu estivesse lá", pensou Rostov. " Só em mim é neste sol há tanta felicidade, enquanto aqui....gemidos, sofrimentos, horrores, e este tumulto, está correria...Ahora estão gritando de novo alguma coisa, ....e eu estou correndo junto com eles, e aí está ela, a morte, sobre mim, à minha volta...." P.184

"A gente tem medo do desconhecido." P.218

"No escuro, parecia correr um rio invisível e sombrio, sempre numa só direção, zumbindo num sussurro.." P.238

"Ñ deseje nada para si; ñ procure, ñ perturbe, ñ inveja...mas viva como se estivesse preparada para tudo." P.268

"...sentiam a sua insignificância, ...grãos de areia naquele mar de gente, e ao mesmo tempo, sentiam ser uma parte daquele todo enorme." P.295

"Numa hora de tal sentimento de amor, de enlevo e de abnegação, o que importam todas as nossas discussões e ofensas?" P.297

"Nós só podemos saber que ñ sabemos nada. E esse é o grau mais elevado da sabedoria humana." P.414

"A vida é a luz do homem, e a luz acende na treva, e a treva ñ a acolhe." P.527

#Leiaumlivro
#Leiaemcasa
#todoscontraocoronavirus

Jessica858 29/04/2023

Guerra e Paz descreve a guerra napoleônica e nos mostra como a sociedade russa se comportava nesse momento histórico. Mesmo sendo um livro fictício temos uma vaga noção do momento. O romance de Tolstoi não me prendeu tanto mas não deixa de ser um livro extraordinário.

Kowa 25/04/2022

Ler Guerra e Paz, é uma daquelas coisas que você faz na vida e não se arrepende... Apesar de ser um livro grande e digamos complexo, se compararmos a outros livros... pode-se dizer que é incrível...

Paula1882 03/08/2020

Segunda vez que leio esse clássico, mas primeira vez que sinto que entendi bem. Provavelmente se eu ler de novo vou ter a mesma sensação. Um novelão!

Juliana 02/06/2021

Inesquecível
Que livro maravilhoso. Ele tem um ritmo próprio. Demorei uns 5 meses para terminá-lo, mas não porque a narrativa fosse arrastada ou intrincada, pelo contrário... Tirando a dificuldade inicial de lembrar e reconhecer tantos personagens e seus nomes complicados a narrativa é fluida e prazerosa, mas tem seu próprio tempo... É preciso ter paciência. É uma história para se degustar aos poucos.
Já li outros livros longos na minha vida, mas esse foi diferente. Nesses 5 meses minha vida mudou totalmente. E não sei, acho que sempre que me lembrar de Guerra e Paz vou me lembrar também desses momentos.
Vou sentir falta da Natasha, do Bokonlski, dos Rostov, e outros. Tinha personagens com os quais eu não simpatizei no início e no fim estava apegada a eles. Esse é o poder da narrativa do Tolstoi.
Pontos importantes:
Essa tradução é primorosa.
É legal tentar anotar os nomes dos personagens, no início, para facilitar a leitura.
A ironia e rejeição que ele tem por Napoleão é divertidíssima.
Super recomendo essa edição, parabéns a todas as profissionais envolvidas (editora, tradutoras, revisoras são todas mulheres, achei muito legal).

"Parecia exprimir a ideia de que todas as aspirações à felicidade foram postas em nós não para serem satisfeitas, mas para nos atormentarem."