A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Jéssica 14/03/2021

Para todas as futuras mulheres velhas
Um retrato do que é se ver mulher... e se ver velha. Quem foi você? Quem é você agora? O que mobiliza sua existência agora? O que é SER mulher?

Nana 24/07/2023

Livro nr 27 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "França"

Esse é meu segundo livro da Simone de Beauvoir e gostei muito dos dois. O primeiro que li dela foi "Mal-entendido em Moscou"
Aqui temos três contos ótimos, com personagens muito convincentes, o tempo todo tive a sensação de estar lendo histórias reais.

O primeiro conto: "A idade da discrição", eu amei, me identifiquei, sofri e me emocionei junto com a protagonista.
O segundo: "Monólogo" é uma loucura, me deixou angustiada com o desespero daquela mulher. Mas gosto quando a leitura me tira da zona de conforto e me joga na realidade da vida.
O terceiro: "A mulher desiludida" também é muito incômodo pois trata da traição, sendo que senti raiva do marido Maurice, e ao mesmo tempo eu tinha vontade de dizer para a Monique "deixa esse homem ir, não fica mendigando o amor dele por favor", aiiii que desespero me deu!

Bom, em resumo, na minha opinião é uma ótima escritora, um ótimo livro e recomendo principalmente para mulheres maduras (acima dos 40 anos) pois nos faz refletir e ajuda no crescimento pessoal.

Luisa 20/07/2022

acabei de lembrar que ainda não tinha feito a resenha desse. achei muito interessante mas demorei um tanto pra terminar as três histórias. quando engatei na leitura da terceira, já tinha esquecido um pouco sobre as outras duas, mas lembro que fiquei curiosa na primeira e bem desestimulada na segunda. a terceira foi lenta mas foi a melhor. provavelmente é um bom livro pra uma leitura mais madura, quem sabe em algumas décadas eu releia?

Sandrinha 28/08/2020

Profundamente triste!
Nossa, são apenas 3 contos! Mas são 3 contos de matar!!! Meu Deus, pensei que não conseguiria chegar ao fim de tão pesado e angustiante é esse livro, pelo menos para mim!
Gente, que autora cruel, amei! Foi o meu primeiro contato com ela, que bom que comecei por esse livro... ???
Amei, indico muito, menos para mulheres recém separadas. É triste! É sofrido! ??

Madu 08/06/2021

Um livro que todas deveriam ler.
Simone de Beauvoir dividiu a mulher desiludida em 3 contos, onde ambos possuem histórias, personagens e cenários diferentes, porém contém suas similidariedades: em todas histórias é possível enxergar as dificuldades da mulher ao chegar em sua longevidade, principalmente dentro do contexto patriarcal.
Durante o livro, percebe-se que todas mulheres contidas na obra possuem dificuldades no quesito de amor próprio, que acompanha o apego emocional - todas personagens não conseguem se enxergar como algo além de esposas e mães, e é demonstrado uma primordialidade pelo casamento.
Em contrapartida, os personagens masculinos são caracterizados como livres, e são mostrados fora do contexto matrimonial.
Ao longo do livro refleti bastante sobre a frase " Homens aprendem a amar muitas coisas, e as mulheres aprendem a amar sobretudo, os homens." esta síntese é demonstrada ao longo da obra de diversas formas, gostaria de destacar especificamente esta parte do terceiro conto "a mulher desiludida" : "Parece-me não haver mais nada para fazer. Agora tricotar, cozinhar, ler, tudo me parece em vão. O amor de Maurice dava importância a cada minuto de minha vida. Ela está vazia. Tudo está vazio: os objetos, os instantes e eu."

Esta obra é perfeita, e li ela em um momento essencial da minha vida, recomendo a todas lerem.

sarahoqueiroz 27/04/2023

Um livro difícil
É perceptível a opinião da Simone sobre o papel da mulher na sociedade e a importância de ter uma vida que foque em si mesmo em detrimento de uma vida relagada ao cuidado dos outros.

Larissa.Cifarelli 30/04/2021

Contos
Este livro contém três novelas, cada uma delas com uma problemática vivida por mulheres, como a chegada da velhice, o luto, traição e recomeço.

daleriku 12/01/2024

Algumas citações e acontecimentos do livro realmente me pegaram e sinto que vão me marcar por um longo tempo.
"Nenhum homem ama por mais de 20 anos, há é uma raridade que ele tenha te amado por 15" não foram essas as exatas palavras, mas são as que eu não vou esquecer.
Três mulheres, três relacionamentos fadados a desavenças e fins. Até onde vamos quando nos acomodamos em algo e não vemos uma opção diferente para seguir?

Rodolfo Mondoni 19/01/2024

NECESSÁRIO
Descobri que precisava ler esse livro ao longo de suas páginas. A leitura me ajudou a entender melhor minha mãe, minha esposa, enfim, é um livro fundamenta. E a Simone escreve magistralmente.

dionisocastro 19/07/2022

Impressionante a forma como a história de três mulheres francesas refletindo sobre sua própria solidão e envelhecimento me tocam tão profundamente que vivo cada uma das histórias como se fosse a minha própria. Simone de Beauvoir tem esse efeito em mim.

Eu conheci a Simone de Beauvoir em discussões sobre feminismo e antes de ler esse livro, resumia a autora a suas teorias apenas. Foi uma surpresa mais que especial descobrir, que além de cunhar algumas das mais importantes teorias de gênero, ela também se revelou como uma das minhas escritoras de ficção favoritas.

Meus pais, professores de ensino médio, receberam dinheiro do Estado para comprar vários livros e, na falta de opções mais conhecidas, decidimos por escolher encher nossas prateleiras com livros de Beauvoir. Uma das melhores decisões que tivemos.

Em meio a uma das épocas mais pesadas da pandemia e o vácuo que terminar Anna Kariênina me deixou, encontrei esse livro. Qual não foi a minha surpresa ao encontrar três histórias tão profundas e tão bem escritas. Poucas pessoas são capazes de usar a primeira pessoa e o formato diário quanto Simone de Beauvoir.

É um livro curto, mas pelas suas temáticas exige tempo para sua leitura. Também exige o máximo possível de saúde mental. As teorias completamente existencialistas de Beauvoir invadem de forma profunda a vida dessas mulheres e colocam a realidade em cheque.

Certamente um de meus livros favoritos e um dos que mais me fez pensar.

Marcos Nandi 22/04/2023

O destino não está em suas mãos. Lide com isso!
O presente livro conta com duas narrativas de mulheres abusadas pelo sistema imposto por uma sociedade estruturada no patriarcado.

Aqui é uma estrutura ficcional, apesar de não ser tanto! Já que tudo que consta nas linhas deste livro, pode muito bem acontecer com pessoas reais, em especial, mulheres que são pressionadas pela sociedade a serem mães, a serem donas de casa etc.

Todos os conflitos do livro são muito reais e me lembram muito os livros da Elena Ferrante.

Achei sensacional!

Conto 1 - A idade da discrição: Que texto difícil, duro, cruel, mas sensacional. Um conto sobre a velhice e o "deixar partir", liberar o filho do seu ninho.
Temos a história de um casal de sessenta anos lidando com o fato do filho tomar suas próprias decisões e que vai de encontro contra os ensinamentos que lhe foi ensinado na infância.
A mãe é a mais afetada.
A mais ferida. E a que mais sofre frustração, inclusive, em relação a seu livro que está aquém das expectativas da crítica.
Que texto verdadeiro, a todo momento a gente entende os motivos da mãe, a decepção que a mesma sente por envelhecer e por ser aviltada.
Obviamente a Simone levanta questões importantes como o conflito de gerações (dentro da própria esquerda), a vontade de ascender profissionalmente a custa de seus ideais, e claro, a força da mulher como mulher per si, que a sociedade impõe uma maternidade de forma compulsória e que impõe também, o não aceite sobre a velhice e soprepuja qualquer talento que se tenha. Sensacional!

Conto 2 - A mulher desiludida: O conto/novela que dá título ao livro, vai dar conta de uma mulher que resolve se despir de sua solidão escrevendo um diário.
Uma mulher que se dedicou à vida e à criação de suas duas filhas e ao seu casamento longevo de 22 anos.
Até que ela descobre um relacionamento extraconjugal do marido.
Na solidão pelo crescimento de suas filhas e a traição de seu marido, a protagonista faz uma verdadeira escolha de Sófia. Aceitar a traição e "dividir" o marido com a amante? Ou começar tudo do zero?

O conto me lembrou muito da relação entre ela e o Sartre, sua dependência emocional e a abertura de uma relação de forma abrupta e não consensual.

doraareads 10/01/2024

Mulheres, apenas leiam!!!
Que livro forte, meus amigos!! três contos que falam com profundidade dos dramas relacionados a ser mulher! Não espere alegria!

RayLima 22/08/2023

Mulheres perdidas
A Mulher Desiludida é um livro que reúne as história de três mulheres que estão passando por momentos difíceis. O que elas têm em comum além da desilusão? Todas estão lidando com o peso que é envelhecer, um processo difícil para todos, mas especialmente mais complexo para as mulheres, a quem a sociedade cobra uma eterna jovialidade de corpo e espírito. E esse peso de ir contra as leis naturais do tempo custa muito psicologicamente e emocionalmente.

?É na velhice que os fantasmas do arrependimento e da culpa costumam aparecer com mais frequência. Quando se chega a um tempo no qual o que ainda falta viver é muito menos do que o que já se viveu, o passado, as memórias e as escolhas que não foram feitas invadem o presente e exigem uma injusta prestação de contas para a qual dificilmente nos preparamos.?

Narrado em primeira pessoa o livro se divide em três partes: ?A idade da discrição?, ?Monólogo? e ?A mulher desiludida?. Cada parte é narrada por uma personagem diferente, as histórias são independentes. A primeira narradora é uma mulher com quase 60 anos de idade, bem sucedida academicamente, mãe de um filho único e casada com um cientista. Ela e o marido tem visões distintas sobre a velhice. Ela vai ter que aprender a assumir e aceitar as mudanças dessa fase após ser surpreendida com uma novidade que lhe foge do controle.

?No oceano do tempo, eu era um rochedo batido por ondas sempre novas e que não se move nem se gasta. E, de repente, o fluxo me arrasta e me arrastará até que eu encalhe na morte.?

A segunda narradora, que nos fala através de um monólogo, é uma mulher odiosa, amarga e ressentida pelos traumas causados pela mãe e pelos homens de sua vida. Agora ela vive solitária, remoendo seu passado e tendo que carregar o fardo pesado de seus erros, que acabaram lhe custando muito caro.

?Ninguém nunca pensa em mim. É como se eu tivesse sido apagada do mundo. Como se eu nunca tivesse existido. Será que eu existo??

A terceira narradora certamente foi a que mais mexeu comigo. Através de seu diário vamos acompanhar por alguns meses essa mulher, esposa e mãe zelosa, que sempre se doou tanto pelos outros (marido, filhas, amigos) descer ao fundo do poço após a descoberta de uma grande desilusão. Ela percebe então que não sabe mais quem é ela mesma e quase chega à loucura tentando juntar as peças que compõem seu passado em busca de uma saída pro futuro.

?Meu Deus, uma vida é tão plana, é clara, decorre naturalmente quando tudo vai bem. E basta um esbarrão. Descobre-se que é opaca, que não se sabe nada sobre as pessoas, nem sobre si próprio, nem sobre os outros: o que são, o que pensam, o que fazem, como nos veem.?

Obs.: Essa terceira narrativa me lembrou bastante o livro ?Dias de abandono? da Elena Ferrante, então se você já leu e gostou, provavelmente irá gostar desse livro também.

Obs.2: Eu só havia lido ?O segundo sexo? da Simone de Beauvoir, então esse é o primeiro livro de ficção dela que eu tenho o prazer de ler, com certeza foi um ótimo começo e me empolgou para ler mais obras da autora.
Fabio 22/08/2023minha estante
Que resenha hein?
Uma máquina de escrever!!!!!
Parabéns ,Ray!???

RayLima 22/08/2023minha estante
Obrigada, Fábio ?

Alê | @alexandrejjr 24/08/2023minha estante
Parabéns pelo belo texto, Ray, em especial pelo título! Gosto muito quando outras pessoas por aqui no Skoob colocam títulos em suas resenhas, apontamentos ou comentários. Pra mim é um item indispensável, pois confere uma digital, única e exclusiva, a cada texto. Assim como tu relatasse, também estou tendo minha primeira incursão à ficção da Beauvoir numa novelinha póstuma ? que, confesso, não sei se foi a melhor escolha. Até o momento tenho gostado do estilo refinado e, ao mesmo tempo, simples da prosa dela. Gosto dessa literatura que busca profundidade sem floreios.

RayLima 24/08/2023minha estante
@alexandrejjr eu gostei muito da escrita dela nesse livro, me lembrou bastante o estilo da Elena Ferrante, que eu também sou fã! Elas escrevem sobre sentimentos bem específicos da perspectiva feminina, creio que para os homens deve ser difícil esse tipo de leitura.